Na história do futebol alemão poucos se podem gabar de um palmarés do conquistado por Udo Lattek, ao longo da sua celebrada carreira como treinador onde conquistou por oito vezes o título de campeão alemão.
Origens humildes
Nascido a 16 de janeiro de 1935 em Bosemb [em polaco Boze] na Prússia Oriental, atual Polónia a 16 de Janeiro de 1935. Era ainda pequeno quando a Alemanha entrou na Segunda Guerra Mundial. No fim da Guerra a Prússia Oriental seria incorporada em parte na Polónia e em parte na União Soviética.
Como muitos dos seus conterrâneos da Prússia Oriental, no fim do conflito, Udo acompanhou a família na viagem para Ocidente, onde cresceu com o gosto pela bola e a ambição de se tornar professor.
Primeiras oportunidades
O Grande Bayern de Udo
A carreira de Lattek como treinador começou no Bayern de Munique, em 1970, clube pelo qual assinou quando saiu da DBF. O clube bávaro estava longe de ter o domínio actual - tinha apenas um título alemão no currículo - mas já contava com uma equipe talentosa, que acabaria por dominar o cenário nos anos seguintes. Sob o comando do técnico, o Bayern conquistou o seu primeiro tricampeonato, entre 72 e 74, o primeiro também da história do torneio.
O grande feito do técnico, no entanto, foi a conquista da Europa, em 1974, batendo o Atlético de Madrid na final. Pela primeira vez um clube alemão conquistava o maior troféu do futebol europeu. Lattek ainda iniciou a campanha do segundo título mas seria demitido e substituído por Dettmar Cramer, que fora seu colega na Mannschaft.
Sucesso também no Borussia Mönchengladbach
Lattek mudou de clube, mas seguiu vencendo. No Borussia M'Gladbach, o técnico foi campeão por mais duas vezes, conquistando a Bundesliga para os verdes em 76 e 77. Ao serviço de dois clubes conquistava cinco vezes a competição, tornando-se um caso sério de sucesso.
Na Europa, Lattek voltou a disputar uma final de Taça dos Campeões, porém desta vez foi derrotado, pelo Liverpool (1x3). Teria maior sucesso na Taça Uefa que venceu em 1979.
No Barcelona conquista a «terceira»
Depois de passagem apagada por Dortmund, Lattek tentou a sorte na Espanha, no Barcelona onde conseguiu um feito histórico: tornar-se o primeiro treinador a conquistar as três principais competições europeias, feito que só seria igualado poucos anos depois pelo italiano Trapattoni
A passagem por Espanha não seria tão feliz, e acabaria por abandonar o clube, mesmo depois da contratação de um jovem promissor argentino, de seu nome Diego Armando Maradona.
Novo tricampeonato no Bayern
Lattek voltou ao clube que apostou nele no início da carreira, o Bayern de Munique. Novamente foi feliz. Conquistou duas Taças da Alemanha, em 84 e 86, e novo tricampeonato da Bundesliga, entre 85 e 87. Disputou também mais uma final de Liga dos Campeões, em 87, que o FC Porto venceria por 2x1.
Encerrou a carreira, mas por três vezes voltou por curtos períodos, no Colónia, no Schalke 04 e mais tarde no Borussia Dortmund, que salvou da queda de divisão em 1999/200.
Nos últimos anos a sua luta principal foi contra o Parkinson. O treinador fora diagnosticado em 2013 com a doença degenerativa, e já tinha a saúde debilitada por outros problemas, como um AVC, em 2010, e uma operação para retirar um tumor no cérebro. No passado, no entanto, o lendário treinador se acostumou por comandar batalhas em campo, e a vencê-las. Contudo a morte levou a melhor e o genial treinador alemão partiu a 4 de fevereiro de 2015.