Mensagem aos nossos leitores
O zerozero faz, neste sábado, 20 anos e, é hoje, uma marca de referência no panorama digital em Portugal. A credibilidade conseguida ao nível de toda a pirâmide do Futebol, desde as entidades que regulam o Futebol Português, até aos dirigentes, treinadores e essencialmente atletas e adeptos, foi um trabalho que começou em 2003 e que, passados 20 anos, continua a ser uma missão para todos nós.
Sem pertencer a qualquer grande grupo de comunicação social, sem qualquer ligação a qualquer poder, o zerozero nasceu de uma ideia simples, que continua a ser aplicada todos os dias: o conceito que a informação desportiva em Portugal não se resume ao topo da pirâmide e que pode existir para todos, independentemente da Divisão, do Género, da Modalidade ou do Escalão da competição.
Futebol, Futsal ou outras modalidades, masculino ou feminino, Liga dos Campeões ou uma competição sub-10 de uma Associação Distrital podem ter a sua informação, os seus resultados, as suas estatísticas acessíveis para todos.
É uma obra de toda a equipa que trabalhou e trabalha no zerozero, e muito em particular de uma comunidade de milhares e milhares de colaboradores anónimos, uma espécie de "Tribo do Futebol", que abraçou com entusiasmo este desafio de contribuir para democratizar o acesso à informação. Só assim é possível tocarmos tanta gente, respeitarmos a dedicação de tantos atletas, treinadores e dirigentes e oferecermos tanta informação a todos os entusiastas do jogo, esse jogo que tantos nos apaixona.
O zerozero é hoje um espaço de jornalismo por excelência. Tem atualidade, tem reportagem, tem entrevista, tem informação única e exclusiva. Damos voz aos intervenientes, contamos histórias. Somos Podcasts e Videocasts. Marcamos presenças em todos os estádios do país e acompanhamos as nossas equipas ao estrangeiro. Não nos refugiamos na redação e vamos ao encontro do jogo e dos intervenientes, os nossos heróis.
Sim, erramos. Sim, podemos fazer melhor. Sim, vamos fazer melhor.
E, por isso, olhamos para estes 20 anos como mais uma etapa e não uma meta. Estamos numa relação de compromisso total com os nossos leitores, com olhos postos e foco em vários projetos, uns a ver a luz do dia nos próximos dias e outros a curto e médio prazo.
A título de exemplo, e numa ótica de parcerias estratégicas, salientamos a que temos com a Federação Portuguesa de Futebol enquanto autores do Grande Livro do Futebol Português, com toda a informação de toda a pirâmide do futebol, que continua a ser reforçada e que terá a publicação do 5º Livro (no caso a cobertura de toda a época 2022/23) nas próximas semanas.
Continuamos também a colaborar com a Liga Portugal, elaborando todos os media kits de todos jogos das competições profissionais disputados em Portugal e fornecemos outra informação posteriormente disponibilizada aos fãs e à família do futebol.
Contribuímos ainda com informação desportiva para o Grupo Impresa, através dos canais SIC e Tribuna Expresso.
Mas, se nos centrarmos no que disponibilizamos no zerozero, somos hoje companhia de mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo em cada mês. Somos fortes no pré-jogo, com informações sobre as equipas, jogos e competições, acompanhamos o desenrolar dos jogos com relatos ao minuto, com informações detalhadas e com a visão do Playmaker, e depois analisamos cada jogo ao detalhe, com crónicas, destaques, ficha de jogo, notas aos jogadores, reações dos protagonistas.
Somos a agenda do desporto em Portugal, somos o CV dos jogadores e treinadores, somos a maior Base de Dados de Futebol do Mundo, somos o garante de que a história deixa pegada digital. Ninguém preserva a informação desportiva como o zerozero e fazemo-lo com muita paixão.
A internacionalização do conceito é um objetivo e segue a um ritmo alto, com onze domínios internacionais e com leitores em todos os cantos do mundo. O ogol.com.br bate recordes a cada mês, o playmakerstats.com impacta o desporto em Inglaterra. Vamos por mais!
Um muito obrigado a quem nos lê, uma vénia à tal "Tribo" que é a essência do zerozero e um «até já» a quem ainda não usa o zerozero diariamente.