placardpt
Rio Ave e Sporting empataram a uma bola

Um empate caído do céu

2020/02/15 22:36

Sporting e Rio Ave empataram uma bola em Vila do Conde, num jogo em que o resultado acaba por ser muito simpático para os leões. A turma de Alvalade realizou uma das piores exibições da temporada, ao contrário dos vilacondenses, mas uma grande penalidade caída do céu acabou por salvar o leão e diminuir os estragos.

Quanto aos onzes, Carvalhal lançou Al Musrati para o lugar do castigado Tarantini, enquanto que Silas viu-se obrigado a regressar aos sistema de quatro defesas, apostando num meio-campo orfão de criatividade, composto por Eduardo, Doumbia e Wendel, sendo que Bolasie também regressou à titularidade.

Sonho para uns, pesadelo para outros

O Sporting entrou já pressionado pelo triunfo do Braga sobre o Benfica, mas, como tem sido hábito, os leões conseguiram complicar ainda mais o cenário logo a abrir. Cruzamento de Felipe Augusto no seguimento de um canto, ao qual Al Musrati corresponde ao segundo poste, assistindo Lucas Piazón para o primeiro da partida, ainda antes de estarem completados os dois minutos, numa entrada de sonho do vilacondenses.

Homens de Silas realizaram uma péssima exibição ©Vítor Parente / Kapta+
Sonho para o Rio Ave, mas pesadelo para o Sporting, que entrou mal e revelou muitas dificuldades ao longo de toda a primeira parte. Com Eduardo e Doumbia - o costa-marfinense esteve paupérrimo ao nível do passe - em claras dificuldades na primeira fase de construção e sem um médio criativo capaz de ligar o jogo e oferecer algo diferente no último terço, os leões não conseguiram praticamente nunca sair em posse para o ataque ou construir qualquer lance de perigo em organização ofensiva - uma arrancada de Coates e um remate à barra do Eduardo foram as únicas tentativas e partiram de iniciativas individuais.

Ao contrário do atletas leoninos, os homens de Carvalhal estavam confortáveis no jogo, com Taremi, Nuno Santos e Lucas Piazón a formarem uma sociedade interessante, à qual se juntava o lateral Diogo Figueiras, sempre muito intervertido no ataque - Max negou o golo ao Nuno Santos numa das melhores jogadas da primeira metade. A passividade leonina no processo defensivo - Coates era a exceção - só aumentava o ímpeto adversário e foi sem surpresa que o Rio Ave chegou ao intervalo em vantagem (1x0).

Quando já nada o fazia prever...

Apesar dos péssimos indicadores ao longo dos primeiros 45’, Silas optou por não mexer ao intervalo, mas o Sporting voltou a entrar muito mal e o técnico viu-se obrigado a lançar Jovane pouco depois do reatar da partida. Já o Rio Ave continuava por cima, com Diego Lopes e Taremi a protagonizarem as primeiras oportunidades da segunda parte.

A vida já estava difícil para o leão, mas pode sempre ficar pior…e ficou. A cerca de 20 minutos do final da partida, Sebastian Coates travou Taremi em falta junto à grande área e recebeu o segundo amarelo e a consequente ordem de expulsão. e que já era difícil parecia agora impossível. 

Carvalhal ficou perto de pleno sobre o Sporting nesta temporada ©Vítor Parente / Kapta+
O técnico do Sporting tentou contornar a situação com a entrada de Battaglia - juntou-se a Neto e Borja numa linha de três defesas, sendo que Bolasie e Ristovski eram agora os alas - e Plata. Inspirados pelas substituições, ou não, a verdade é que o Sporting conseguiu mesmo chegar ao empate, quando já nada o fazia prever. Bolasie arrancou uma grande penalidade e Jovane encarregou-se de a converter, diminuindo os estragos e oferecendo algum ânimo para o que restava do encontro.

A partir daqui, assistiu-se a um jogo mais partido, com as duas equipas em busca do triunfo, mas com o Rio Ave a ficar mais perto. Primeiro foi Taremi a testar a atenção de Max e depois foi Carlos Mané a desperdiçar na cara do jovem guardião dos leões, quando tinha tudo para fazer o golo. O resultado não se viria mesmo a alterar, para felicidade do Sporting e infelicidade do Rio Ave, que realizou uma grande exibição e merecia outro desfecho.

U Sábado, 15 Fevereiro 2020 - 20:30
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Fábio Veríssimo
1-1
Lucas Piazón 2'
Jovane Cabral 84' (g.p.)
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 21
Lances Capitais
GOLO Rio Ave!
Lucas Piazón marca
Lucas Piazón marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
84´
GOLO Sporting
Jovane Cabral marca de grande penalidade!
Jovane Cabral marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave

Penálti arrancado por Bolasie - Caiu do céu, mas foi a chave de um encontro que parecia ter o desfecho mais do que encaminhado.

O Árbitro

Fábio Veríssimo esteve bem na grande penalidade assinalada a favor do Sporting, mas ficam algumas dúvidas numa situação semelhante sobre Taremi que o juiz não considerou faltosa.

O Melhor
Conforto vilacondense

O Rio Ave jogou como quis e esteve sempre muito confortável no jogo. De tal forma que a certa altura ficavam dúvidas sobre quem era o grande e, acima de tudo, o suposto favorito.

O Pior
Falta de ideias leonina

Quando se aposta num meio campo formado por Eduardo, Doumbia e Wendel não se pode esperar grande criatividade, mas o que se passou foi muito pior do que qualquer adepto leonino imaginaria antes da partida. Um deserto de ideias e uma incapacidade brutal para incomodar em ataque organizado.

Forma
Rio Ave
2019/2020
29J
14V
7E
8D
44-28G
Sporting
2019/2020
33J
17V
3E
13D
51-43G

Fotografias(23)

Liga NOS: Rio Ave x Sporting
Liga NOS: Rio Ave x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
LU
Organização e união
2020-02-16 13h00m por luiserra
Não sei e não percebo como é que há adeptos do Sporting que ainda criticam o treinador, neste caso o Silas. Seja que treinador for hoje para o Sporting, dificilmente fará melhor que o Silas. O Sporting não tem um plantel nem se quer para o SC Braga.
Pior, o Sporting CP vive em pé de guerra entre os próprios sócios, claques e direção. Tem um processo em tribunal em que esteve envolvido o seu anterior presidente, adeptos, jogadores nas suas próprias instalações. Resumindo, é um ...ler comentário completo »
FL
Fora de jogo
2020-02-16 09h42m por florido_9
Alguém me sabe dizer se antes de Coates fazer falta o jogador do rio ave não estava em fora de jogo
RU
Silas
2020-02-16 02h15m por Rura14
Mais um discurso ao nível de si mesmo. Impossível na conferência dizer que o Sporting vai tentar ganhar? A obrigação é ganhar e ponto. E no final estar contente com o empate. . Pode ser muito boa pessoa mas a mentalidade e as ideias são medíocres. O Sporting já entra derrotado com esta mentalidade. Entrar com Eduardo e Doumbia? O objetivo era segurar o empate? O Sporting está cada vez mais afastado do Benfica e do Porto em termos de grandeza e com planeamentos furados de uma época horrível ...ler comentário completo »
LI
Flops
2020-02-16 02h12m por lionpride
Por vezes és flop num clube e rei noutro. Olha Jonas por exemplo. . . neste caso tem que se dar tempo nem há um mês está cá
LI
Sporar
2020-02-16 00h28m por lionpride
Não vi o jogo de hoje mas como as coisas estão não é fácil para nenhum jogador novo entrar bem nesta equipa. Ainda para mais quando não teve tempo de adaptação sequer e foi “ obrigado “ a ser titular. Já mostrou alguns pormenores mas até haver um onze base ( saiu Bruno , Vietto primeiro lesionado e hoje castigado) será difícil mostrar o que vale. Aí o user que lhe chama flop do Basileia que não veja só os números. . . esteve essa época lesionado bastante tempo
Arshavin_El_10
2020-02-16 00h18m por iSMURF4
O caso do Msakni foi pelo dinheiro sim, porque tinha qualidade para jogar na Europa nem que fosse clubes de segunda linha.

Já o Chikhaoui pelo que li foi fustigado por lesões, e o Zurique ajudou-o numa operação que teve que fazer por isso decidiu agradecer ficando no clube, daí ter jogado poucos jogos.

Teve ofertas do Bayern Munique penso eu.
Arshavin_El_10
2020-02-16 00h01m por iSMURF4
A Tunisia tem muitos jogadores de qualidade à semelhança do jogador argelino por exemplo mas os clubes europeus não metem os olhos neles e não percebo pq.

acredita que não é por acaso que estes estiveram no ultimo mundial e a Argelia não. . . têm qualidade tbm.

de momento têm alguns bons jogadores como Khazri, Msakni, Abdennour e Khaoui.

Mas para mim o caso mais flagrante foi o Chikahoui que era um craque com todas as letras.
PO
MasterBates
2020-02-16 00h00m por Porto-My-Home
Benalouane
Khazri ou lá como se escreve
Sliti
Bons jogadores tunisinos
MA
Scp. . . .
2020-02-15 23h37m por Markes88
Não vi o jogo todo, mas acho que o Rio ave não ganhou porque não quis, teve hipóteses para ampliar e por meras indecisões perto área Scp o último passe/remate saíram um fiasco. . . .

O pênalti do Scp é justo, mas muito antes há o lance do Neto que para mim é pênalti, a bola ia à baliza. Pode proteger a cara à vontade, mas o braço muda de direção numa bola a baliza, o árbitro esteve mal aí. . . . . .
RP
Nomes
2020-02-15 23h31m por RP12
Suk, Renteria, Bruno Moraes, Kleber, Osvaldo, Yero, Orlando Sá.

Weldon, Marcel, Kikin Fonseca, Makukula, Bergessio, Yu Dabao, Suazo, Keirrison, Kardec. . .

Querem que continue ou é melhor parar e falar no Purovic e no Bojinov? Hipócritas. . .
Al Musrati
2020-02-15 23h25m por FCPorto_8916
Que brutal jogador, forte fisicamente, alto, rápido, forte sentido posicional, e junta ainda uma capacidade de passe e técnica formidáveis. Já o tinha demonstrado em Guimarães, aquilo que mostrou hoje, infelizmente uma lesão travou aquilo que seria uma expectável época de brutal qualidade.
Se sair Danilo, Al Musrati seria a minha primeira, segunda e terceira opção, e não deve ser nada caro.
Que tristeza. . .
2020-02-15 23h14m por GERRARDandRONALDINHO
«O Melhor: Conforto Vilacondense»!?!? Pelo contrário! O problema foi mesmo esse!

O Rio Ave podia hoje ter facilmente goleado o Sporting e não o soube fazer. . . Não quis fazer! Não arriscou fazer! Que desilusão. . .
Claudicou e pode bem dar como perdidas as suas ambições europeias. Se é que isso sequer importa a Carvalhal e companhia limitada. . .

A apatia de Carvalhal no banco é gritante. Só mexe na equipa depois de sofrer, a 5 minutos dos 90. . . Que a...ler comentário completo »
MasterBates
2020-02-15 22h58m por Sigmund_Freud
Aahahah, touche touche. Ainda me lembro quando diziam que o Mané era o novo Eusebio.
TG
SportingCP.
2020-02-15 22h55m por TGQ08
Sacrificar o presente em nome do futuro é apenas ideal se a sustentabilidade do presente não acabar comprometida.
Quanto recebe Hugo Viana por cada performance de Bolasie? Plata e Camacho e Jovane não cabem, em simultâneo, na equipa titular? Pior não se portariam, por certo.
E Coates, tal como outrora Anderson Polga, é um atleta absolutamente inepto e indigno de envergar a camisola do Sporting Clube de Portugal. No entanto, os abutres da SAD resolveram estender-lhe o víncu...ler comentário completo »
é engraçado
2020-02-15 22h45m por BestInTheWRLD
cm o lance do Ferro no dragao é penalty, mas hj o do Neto nao é

ai se vestisse de vermelho. . .
Carlos Mane
2020-02-15 22h42m por Sigmund_Freud
Esqueci-me de referir, mas a maneira como o Mane entrou em campo foi deploravel. Ja nao bastou andar a passo e nao lutar em nenhuma bola dividida, ainda tem um falhanco incrivel onde faz literalmente um passe contra as pernas do Max.
Quando vi o empate
2020-02-15 22h39m por DabidBTV
Pensei exatamente o título desta crónica. Este empate foi o melhor que podia ter acontecido. . Que exibição deplorável a roçar o amadorismo. Falta de agressividade, de querer ganhar o jogo, de fio de jogo, faltou tudo! Sporting sem Bruno já é o que se viu, agora sem Vietto e Acuna e Mathieu nem pelo topo da tabela da 2º liga lutaria (com todo o respeito pelas equipas desta divisao)
Jogo e VAR
2020-02-15 22h39m por Sigmund_Freud
Dominio total do Rio Ave, resultado extremamente injusto mas tambem com alguma culpa propria, o Piazon ali por volta dos 70 minutos foi menos um, e a equipa tentou adormecer ao inves de ter feito o 2-0. Nota para o VAR, inutil novamente, o Neto faz de GR na area, nem um pio. Vergonhoso mesmo.
Análise justa
2020-02-15 22h39m por Reilherme1893
Vergonhoso, como não se assinala aquele penalti sobre o Taremi no final do jogo e não se expulsa o Maximiliano? Que vergonha, o António Salvador tinha razão o sporting é o clube mais beneficiado pela arbitragem! Incrivel, como é que este sporting sem Mathieu, Bruno Fernandes, Acuna, a jogar com menos 1 contra o colosso rio ave FC consegue empatar? Mas isto alguma vez é pénalti! O Rio Ave FC já te...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Internacional
A Liga Inglesa de futebol feminino (FA Women´s Super League) arrancou um projeto de pesquisa para a prevenção de lesões no ligamento cruzado anterior. O projeto ...