placardpt
FC Porto com oito vitórias seguidas

E já vão oito seguidas

Sabe-se que jogar em Vila do Conde não é fácil e esta temporada, com Carlos Carvalhal, as equipas com maiores ambições no nosso campeonato sabem que vão ter no Rio Ave um adversário com quem vão jogar olhos nos olhos. Foi isso que o FC Porto enfrentou este domingo. Os dragões venceram (0x1), num jogo em que tiveram de saber sofrer.

Depois de bons resultados na Taça da Liga, ambos os treinadores voltaram à fórmula campeonato, ainda que o treinador dos azuis e brancos tenha feito uma ligeira alteração ao 11 mais utilizado na Liga.

Entrada forte dá frutos

©Vítor Parente / Kapta+
Foi com Nakajima na esquerda que Sérgio Conceição surpreendeu no início da partida. O treinador aproveitou bem as rotinas que foram utilizadas na vitória contra o Santa Clara para a Taça da Liga, com o japonês e Otávio (médio pela direita) jogarem quase sempre por dentro, deixando a largura à vez para Corona e Alex Telles.

Foi assim que o FC Porto entrou no jogo a causar problemas à equipa de Vila do Conde. Os primeiros 10/15 minutos foram de muito jogo ofensivo e oportunidades para a equipa de azul e branca. Por isso, não foi uma grande surpresa quando Marega aproveitou da melhor forma um canto do inevitável Telles para marcar de cabeça.

O golo serviu quase de travão para uma entrada a todo o gás de um FC Porto ele próprio a todo o gás. Depois do golo a equipa de Conceição baixou de forma considerável o ritmo de construção ofensiva e as oportunidades quase que terminaram, com exceção para um lance no qual Uribe ficou perto do 2x0.

Por seu lado, o Rio Ave teve sempre grandes dificuldades em fugir à teia de pressão e intensidade montada pela primeira e segunda linha defensiva do adversário. Juntando a isso o facto de os portistas nunca se terem desequilibrado, e a primeira parte terminou sem uma clara ocasião para a equipa de Carlos Carvalhal.

Carvalhal arriscou e acabou em cima

©Vítor Parente / Kapta+
Carlos Carvalhal já mostrou como quer a sua equipa a jogar esta temporada e os jogadores sentem do banco como têm de o fazer. O treinador não teve medo de mexer na equipa no intervalo colocando Mehdi Taremi e passando a jogar com dois avançados fixos e três defesas.

Apesar dessa postura de risco, até voltou a ser o FC Porto a entrar melhor no segundo tempo. Novamente muito forte na exploração do jogo interior, os dragões estavam claramente a tentar matar rápido o jogo para começarem a olhar para a Liga Europa e para a viagem à Holanda. O Rio Ave soube aguentar essa pressão e com o passar dos minutos passou a ser o mais perigoso.

Essa mudança no paradigma do jogo aconteceu depois de Carvalhal fazer subir Tarantini para as costas dos dois avançados, dando a  Filipe Augusto e a Nikola Jambor a tarefa de construir na primeira fase. Isso levou o Rio Ave para cima dos azuis e brancos e só os 64 centímetros da deslocação de Taremi impediram o golo do empate.

Por seu lado, o FC Porto e Sérgio Conceição não tiveram problemas em recuar colocando Mbemba em campo para atuar com terceiro central. Alex Telles esteve perto do 0x2, num livre que bateu na barra, mas estava destinado que os dragões tivessem mesmo de sofrer para sair de Vila do Conde com uma vitória por 0x1.

É uma daquelas vitórias que Sérgio Conceição costuma considerar de ouro. Marcar, saber sofrer e não deixar o adversário marcar. Os dragões cumpriram perante uma das equipas mais positivas da Liga NOS e somaram a oitava vitória seguida.

U Domingo, 29 Setembro 2019 - 20:00
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Nuno Almeida
0-1
Moussa Marega 12'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 7
Lances Capitais
12´
GOLO FC Porto!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
63´
GOLO INVALIDADO Rio Ave
Taremi fica isolado e pica para o golo, invalidado devido a fora de jogo
A Chave

A mudança tática do Rio Ave mudou o jogo na segunda parte, mas o golo de Marega acaba por ser o fator que moldou toda a partida.

O Árbitro

Ficam muitas dúvidas no lance do golo anulado ao Rio Ave na segunda parte.Só com o VAR se fica com a ideia de que a decisão foi acertada. Fora esse lance, arbitragem sem grandes problemas.

O Melhor
Rio Ave sem complexos

Por vezes vemos os clubes mais «pequenos» estarem mais preocupados em não sofrer o segundo golo do que em procurar o empate. O Rio Ave não foi assim e mesmo sem ter muitas oportunidades claras de golo não teve complexo em procurar encostar o FC Porto à sua área na reta final.

O Pior
Falta de ambiente

É certo que é uma daquelas coisas que ninguém tem culpa e que está a ser resolvida, mas o facto de só haver adeptos de um dos lados do estádio retirou um pouco  ambiente. Esperemos que a direção da equipa de Vila do Conde consiga resolver a situação do estádio o mais rápido possível.

Forma
Rio Ave
2019/2020
9J
5V
1E
3D
21-12G
FC Porto
2019/2020
11J
9V
0E
2D
22-8G
Sabia que...by playmaker stats
32.º jogo consecutivo do FC Porto invicto frente ao Rio Ave [26V-6E].

A primeira vez que não sofre golos em Vila do Conde para o campeonato desde 2010
Desde Dezembro 2018 que Marega não marcava o golo da vitória do FC Porto fora de portas (vs Santa Clara).

Golos da vitória de Marega (FC Porto):
Rio Ave [F]
Santa Clara [C]
Rio Ave [C]
Santa Clara [F]
Galatasaray [C]
Marítimo [F]
Tondela [C]
FC Porto 2019/20 está melhor em relação à versão da época anterior na Liga Portuguesa à 7.ª jornada.
+ 1 vitória
+ 3 pts conquistados [18]
- 2 golos sofridos [4]

A época 2017/18 continua a ser a melhor era Sérgio Conceição [21 pts]
Melhores ataques da Liga NOS 19/20 [próximo adversário]:
16 Famalicão [FC Porto]
16 FC Porto [Famalicão]
16 Benfica [Tondela]
FC Porto é a equipa que mais golos marca na sequência de lances de bola parada [9] na Liga NOS 19/20.

Desses nove golos, 55% foram após pontapé de canto [5].
Moussa Marega fez o 5.º golo de cabeça de um jogador do FC Porto na Liga NOS 19/20:
3 Zé Luís
1 Marega
1 Marcano

Já houve 30 cabeceamentos certeiros nesta edição da Liga e os dragões lideram a lista.

Fotografias(23)

Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
bamp1
2019-10-01 14h51m por SomosPorto1989
Pois, apenas teria credibilidade se fossem as "linhas adiantadas" da BTV nos golos limpinhos como aconteceu contra aquele famoso jogo contra o Gil Vicente.


Vale mesmo tudo, quando toca a reclamar dos jogos do Porto e em jogos que mesmo que tenha ganho com um golo em fora-de-jogo (ou no limite) e ter vários lances de prejuízo durante o jogo e vir fazer desse jogo um jogo que fomos beneficiadíssimos.
pedropereira934
2019-09-30 20h28m por Porto1985
Concordo!
para mim a de Mourinho ainda foi superior porque fez 2 épocas seguidas de altissimo nível
Porto1985
2019-09-30 18h24m por pedropereira934
Meu caro a única equipa que eu me lembre que em Portugal se pode comparar, e até superar, ao Porto de AVB é o Porto de Mourinho. Tão cedo não voltamos a ter uma equipa assim.
ispeakwiththetr ue
2019-09-30 18h05m por Porto1985
mas sabes quais são as diferenças entre o Porto do AVB e o Benfica do Lage?
são duas:
a primeira: nós ganhávamos na Europa (muitas vezes) e vôcés nada
a segunda: espetamos 5-0 ao teu Benfica

Um abraço e boa sorte para o Zenit
Alguem sabe
2019-09-30 16h57m por Dragaoazulebranco
Quando sai o relatorio e contas do FCP?
bamp
2019-09-30 15h35m por jfs79
Agora diz 3 vezes beetlejuice e torna-se realidade. . .
nao sao 8, sao 4
2019-09-30 14h47m por bamp1
jogos seguidos o porto a ser ajudado, ate a linha do VAR metem no sitio errado, vale tudo
MA
Lolada
2019-09-30 13h55m por Marshmallow
Engraçado que logo depois que a tecnologia das linhas de fora de jogo anula um golo a uma equipa que joga a contra o Porto, vêem-se comentários como "ai e tal no campo deixa dúvidas", "não parece muito justo anular golos por 64cms", se este golo tivesse sido validado não viria mal ao mundo" e a pérola "o VAR vem estragar o jogo". Se o golo tivesse sido anulado ao Porto, poderíamos ler, sem qualquer despudor: "o VAR funcionou", o VAR veio acabar com a festa dos que pressionam e exercem...ler comentário completo »
SO
pedropereira934
2019-09-30 13h31m por sofintas
Amigo,

(e se o zerozero me permite o comentário que não tem a haver com esta notícia)


O Alex Collado terá vindo aqui no sábado e terá dito: um gajo português a "falar" bem de mim (na notícia do jogo Getafe - Barça?! Então, vou marcar um golaço.

Ora vê: https://www. youtube. com/watch?v=sXDuBp7GlkI

nDemais o último drible! Noutro vídeo - com imagem pior - cheguei a pensar que fosse ressalto. Mas esse gesto técnico existe, ...ler comentário completo »
MA
Fcp
2019-09-30 13h16m por Markes88
Atendendo a que o jogador está mesmo em fora de jogo, o Fcp ganhou bem, o Rio Ave não teve mais nenhum lance decente. . .

O lance desse fora de jogo, sem VAR, não era nada descabido dar golo. 64 cm sem qualquer recurso a tecnologia é lance para deixar seguir, até porque em bola corrida parecia mesmo que o Manafá estava a colocá lo em jogo. . .

Há um jogador portista que esta época parece estar finalmente a deixar-se tanto de picardias e jogar mais futebol. ....ler comentário completo »
SO
Jayman|bludouro
2019-09-30 12h59m por SomosPorto1989
Jayman: Esse comentário era apra mim? É que eu até já disse por várias vezes neste site que os 3 grandes são os que menos moral têm para se queixar. Apenas ocnstatei um facto e que vários users referiram neste site, apenas me queixo quando há razões, contra o Gil Vicente perdemos e perdemos bem sem casos por ex. o problema é mais para outros lados basta ver que ainda continuam a dizer que o lance sobre o Rafa é penalti quando foi apenas carga sobre o ombro, depois chegam lá fora e estão mal...ler comentário completo »
Porto1985
2019-09-30 12h45m por pedropereira934
Meu caro Nakajima boa contratação? Ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas para quem veio avaliado em 25 milhões de euros, pouco ou nada mostrou. Mas repito, temos de dar lhe tempo e logo depois poder mos julga lo.
Tripas e tripalhadas
2019-09-30 12h24m por canabiz
E depois quando vemos um Benfica-Setubal, onde não expulsa o jogador do Setubal e vai expulsar o Tarabat por um corte na bola. . . e não vê o atropelamento e fuga ao Rafa. . .

Claro que o VAR suscita duvidas, claro que sim. . .

Ainda na época passada foram 10 pontos a mais
Tripas e tripalhadas
2019-09-30 12h21m por canabiz
Claro que o VAR suscita duvidas, claro que as vossas arbitragens suscitam duvidas, quem vê futebol português já sabe isso, aliás já faz parte da cultura futebolistica vermos um "andor" todas as semanas. . .

O VAR já suscitou várias duvidas, ainda na agressão/penalti do Uribe, no penalti inventado na jornada anterior a essa, na expulsão ao primeiro minuto do jogador do Guimarães. . . portanto quando o VAR em 3 situações onde não ha qualquer duvida tem uma decisão errada (t...ler comentário completo »
Profissionalism o
2019-09-30 11h51m por Jayman
Uma coisa é certa, a arbitragem em Portugal é do piorzinho que há na Europa. Ao nível do pior que se vai vendo nos países de leste, estamos claramente abaixo nesse aspecto dos nossos vizinhos mais próximos, talvez também fruto da nossa cultura futebolística e social. Vejam Carlos Xistra?!? Como é possível ser nomeado para jogos importantes e nem é o caso de beneficiar um clube ou outro, é simplesmente por não ser bom, eu não seria melhor certamente, mas de qualquer forma sei ver que ele ...ler comentário completo »
SomosPorto1989
2019-09-30 11h40m por Jayman
Acho incrível como é possível um adepto de um clube grande julga ter legitimidade para se queixar de arbitragem… és capaz de me explicar? Terás por acaso alguma vez observado e visto com olhos de ver um jogo de um grande na optica do adepto do clube pequeno? Tenham juízo, vivem numa realidade alternativa criada pelos abutres do futebol negócio e nem reparam.
HA
PortoDragao
2019-09-30 11h39m por Halibut
Acho que é bem visível a qualquer Portista que não tendo nós um lateral direito ao nível daquilo que era o Ricardo Pereira a equipa só perde com isso, perde porque temos que usar o nosso melhor extremo a lateral. . . Corona é melhor extremo que lateral embora tenha estado bem na posição de lateral, eu não dou como morto o Saravia mas deixa-me apreensivo ver que nem ao Manafá tira o lugar. . . (que para mim não é jogador para titular num clube como o Porto jogando contra grandes equipas, dese...ler comentário completo »
SO
Arbitragem
2019-09-30 11h35m por SomosPorto1989
No geral foi fraca devido à falta de critérios gritantes na amostragem dos amarelos.

Aquele amarelo ao Zé Luís que nem sequer toca no adversário e depois o Aderlan pontapeia o Zé Luís e nem um amarelo já contra o Santa Clara também lembro-me que o árbitro nos últimos 10 minutos também era só parar o jogo e distribuir amarelos tudo o que era ao mínimo toque. Em relação ao "suposto 2º amarelo" para o Corona o amarelo que levou foi forçado e durante o jogo não me lembro de ter feit...ler comentário completo »
Saravia
2019-09-30 11h27m por Dragaoazulebranco
Vir para aqui criticar o SC por nao colocar o saravia a jogar é no minimo ridiculo, um jogador que na pre epoca jogou muito mal, teve oportunidade num jogo e ainda consegue fazer pior do que tinha feito na pre epoca.
Os mesmos que fazem tanta forca para que ele jogo, sao os mesmos que disseram que era um craque quando o porto o contratou, devem pensar que isto é FM.

Quanto ao Mbemba é o contrario sempre que joga, joga bem, ai concordo com as criticas.
Jogo
2019-09-30 11h26m por mikev
Vi alguns comentários que me deixaram um pouco intrigado. . . Dizerem que o Porto viu-se "à rasca" para ganhar quando o Rio Ave apenas jogou "para empatar" os últimos 10 minutos é deplorável.

Porto dominou por completo o jogo, tanto que até apareceu uma notificação durante o jogo de "Rio Ave não remate à 37 minutos". Últimos 10 minutos à que dar valor, que o Rio Ave tentou a todo o custo o empate.

Relativamente ao Porto, Alex Telles incrivel a bater 2 livres ...ler comentário completo »
FE
Darth_Vader
2019-09-30 11h01m por Ferreira_91
Concordo em absoluto! Assistimos à arte de transformar factos (fora de jogo claro graças à tecnologia - fora de jogo, ponto!) em juízos de valor ("Só com o VAR se fica com a ideia de que a decisão foi acertada").
Pergunto como é que podemos acreditar na imparcialidade dos jornalistas e na sua qualidade com textos como este!. . .
Ultras FCP
2019-09-30 10h47m por Porto1985
Sim tens razão
a teimosia faz parte dos defeitos de SC, ninguém é perfeito
Curiosidades
2019-09-30 10h23m por One82
Como podem dizer que o Corona merecia segundo amarelo quando 1o amarelo é forçado e no fim da 1a parte o Aderlan manda uma charutada no Zé Luís e é só falta, bem mais evidente é grave que a do Corona.
PortoDragao
2019-09-30 10h21m por Ultras-__FCP
O ano passado, por esta altura, o nosso ataque era, literalmente, Marega, Soares, Brahimi, Corona e Otávio como alternativa, este ano tens Marega, Soares, Z Luis, Fabio Silva, Corona, Diaz, Nakajima, Otavio e Baró, já para não falar do Abou que deve estar perto de regressar, no meio campo temos Loum, Mbemba, SO, B Costa, Baró e Otávio como alternativas, concordo que este é o setor menos forte, mas mesmo assim, temos aqui qualidade suficiente para nos aguentarmos bem duran...ler comentário completo »
Porto1985
2019-09-30 10h02m por Ultras-__FCP
Tem os defeitos dele, mas de certa forma concordo contigo, neste momento aquilo que mais me enerve é a teimosia e o facto de ter afilhados, porque os tem, por exemplo, o Marcano, não é mau, mas o Mbemba é muito melhor, é um jogador de uma qualidade tremenda e nesta altura é quase um crime estar no banco, o Saravia é outro, como é que 25 minutos menos bons num jogo onde toda a gente foi horrível pode definir o futuro do jogador no clube? Não faz sentido, será que o homem não tem qualid...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Clube inglês punido em mais de 87 mil euros
O Fulham foi multado e suspenso de inscrever jogadores na academia nos próximos seis meses. Em causa estão pagamentos feitos ao Balham Blazers FC no processo de compra do médio ...