placardpt
19:45
Duarte Monteiro

Homens assustados, até quando?

2023/07/13
O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado - prontamente ignorado por muitos - prende-se com a pouca cultura futebolística daquele país, um fator que tem levado a uma procura mais modesta de ingressos para a prova que também se vai jogar na Austrália - onde o problema não se coloca.

A notícia fez as delícias de muitos homens assustados que viram na headline (não no conteúdo ignorado) a prova irrefutável para a teoria de que o futebol jogado por mulheres não desperta interesse. Foi assombrosa a avalanche de comentários - um pouco por todo o mundo - nas redes sociais a rebaixar e a caricaturar o evento e quem o vai disputar, desenterrando argumentos arcaicos e assentes em juízos de valor muito pouco recomendáveis. 

Que não se sintam atraídos pelo espetáculo futebolístico protagonizado por mulheres é um direito que lhes assiste. A raiz do problema não está nessa escolha mas na manifestação da mesma, quase sempre depreciativa e invariavelmente colada ao género do alvo. 

O padrão argumentativo nos ataques feitos ao futebol jogado por mulheres leva-me à seguinte conclusão: é medo, só pode. Medo de ver ruir o fundamento de masculinidade historicamente colado ao futebol, mais do que a qualquer outro desporto. Não vejo este tipo de ataque desenfreado ao ténis jogado por mulheres; ou ao basquetebol jogador por mulheres; ou ao andebol jogado por mulheres.

O futebol amplifica esse medo de alguns homens que, admito, sem intenção objetiva de ferir e minimizar, caem recorrentemente no pensamento cavernoso de que "isto não é para elas." É no futebol, mais do que em qualquer outro desporto, que o homem assustado mais cerra os dentes e se defende em tom grosseiro de um medo que não consegue largar. 

Porque quando sobram lugares vazios nos estádios de futebol durante encontros jogados por homens o problema está sempre no preço dos bilhetes, na falta de condições dos recintos ou em tantos outros fatores desapegados da qualidade objetiva do jogo jogado. Quando muda o género, só pode ser porque "elas não jogam nada." É medo, só pode.



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Igualdade de géneros e desporto
2023-07-16 12h02m por Sir_jaof
Os diteitos devem ser os mesmos. . . o resto é diferente, porque os géneros são diferentes, e aqui refiro-me à biomecânica.

Os corpos são diferentes, centros de gravidade diferentes, etc. Consequência no desporto - capacidades diferentes. Nuns as mulheres são mais hábeis, melhores capacidades, noutros os homens são melhores, têm melhores capacidades.

Assim, as modalidades desportivas praticadas por homem vs mulher terão sempre desempenhos diferentes. H...ler comentário completo »
RP
Sem comparações
2023-07-15 23h25m por rpocastro
Futebol feminino e futebol masculino são duas modalidades diferentes como o futebol e o Andebol ou o hóquei.
O futebol de feminino tem de olhar por si e para si e parar de olhar para o primo rico com ar de inveja e choramingar por receitas que não gera. O jogador do hóquei reclama o mesmo ordenado que um futebolista? Ou um jogador de Andebol? Por que razão o há de fazer uma praticante de futebol feminino só porque a outra modalidade já leva décadas e décadas de avanço tendo feito esse caminho das pedras? Hoje é só pedir
Commando79
2023-07-15 19h03m por redlegion
O meu comentário não era de todo uma crítica ao que escreveste, que aliás tem coisas que são bem verdade. Apenas me metidos nos lugar delas e percebo as reivindicações.
Pode ser que com o tempo cheguem a gerar o suficiente para isto deixar de ser uma questão e espero que assim seja.
A Irlanda já começou esse processo onde Federação impôs igualdade salarial nas seleções masculina e feminina (https://www. zerozero.pt/news. php?id=334476) e se não estou em erro, a Espanha também o fez.

Saudações.
redlegion
2023-07-15 18h18m por Commando79
https://talksport. com/football/1237123/do-player s-get-paid-to-be-at-the-world- cup/

https://www. forbes. com/sites/dereksaul/2022/11/30 /heres-how-much-us-soccer-play ers-will-make-from-the-world-c up-based-on-stage-of-eliminati on/

https://www. nbcsports. com/soccer/news/world-cup-priz e-money-table-how-much-will-ea ch-country-earn

https:/ /www. fifa. com/fifaplus/en/articles/women s-world-cup-prize-money-explai ner

https://www. cbsn...ler comentário completo »
redlegion
2023-07-15 18h14m por Commando79
Não te queria responder sem me informar melhor, portanto fiz uma pequena pesquisa e vou deixar os links no final (valem o que valem, mas pronto).

Ao que consegui apurar, nos campeonatos mundiais dos homens a forma de dividir os ganhos depende de uma seleção para a outra, alguns têm acordos x, outros y, muitos decidem doar parte dos ganhos para caridade, e depois há outro caso interessante que já vou falar.
O dinheiro a que cada país vai ter acesso é pago pela FI...ler comentário completo »
Commando79
2023-07-14 23h46m por redlegion
O que as americanas queriam era uma maior compensação financeira por parte da sua Federação por jogarem na seleção. O que bem vistas as coisas fazia sentido, visto serem a melhor seleção do mundo e aquela que é sempre vista como maior favorita a ganhar todas as competições onde entram. São 4 Mundiais, 4 Jogos Olímpicos, 9 Gold Cup´s no currículo, sendo que o futebol feminino sempre foi mais popular nos EUA que o masculino, o que lhes permitiu melhorar a qualidade.
No caso das amer...ler comentário completo »
Sim e Não
2023-07-14 16h20m por Commando79
Pintar tudo da mesma cor parece-me demasiado redutor e não representativo da realidade.
Tenho a certeza que esse "medo" existe por parte de alguns.
No entanto, na minha experiência, sempre que saem notícias do género acabamos sempre a falar do mesmo: A Rapinoe e outras a reclamar que não ganham tanto em salários como os homens (quando o futebol delas gera uma pequena fracção do dos homens) e usar isso como plataforma para chamar todos os que não concordam de racista e sexista ...ler comentário completo »
Duarte Monteiro
2023-07-14 00h01m por redlegion
Há muitos incels com um ego demasiado frágil. Só isso explica esses "festejos".
O último parágrafo é ótimo e resume tudo muito bem.
. . .
2023-07-13 19h22m por miguelangelog
O futebol feminino nunca evoluirá se não forem as mulheres a mudar os seus interesses em geral e se comecem a interessar mais pela modalidade. Tal como ninguém quer ver a terceira divisão, ninguém quer ver futebol de pessoas que não ganhavam a uma equipa de juniores da terceira divisão.
Muitos parabéns
2023-07-13 18h42m por cristianoesteves19
Ótimo artigo! Um visão muito bem fundamentada. Palmas!
Errata:
2023-07-13 17h05m por MisterPedro
*e a desenvolver-se imenso
*demoraram décadas
É esse medo que atrasa a modalidade
2023-07-13 17h04m por MisterPedro
Na verdade, isso foi o que já aconteceu nos anos 20. Pelo menos em parte, foi o medo que levou a que o futebol feminino fosse banido em Inglaterra por mais de 50 anos, deixando-o com um atraso extremamente grande e injusto em termos de desenvolvimento face ao masculino.
Isto numa altura em que o futebol feminino inglês estava num pico de popularidade e desenvolver se imenso, tendo até batido recordes de audiência que demoram décadas a superar.
Recomendo o seguinte artigo so...ler comentário completo »

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
04-03-2024 15:49E4
Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
14-04-2023 12:25E16
Sem surpresa, o governo decidiu que a utilização de pirotecnia em recintos desportivos passa a ser crime, com castigos que podem ir até cinco anos de prisão. Simples. ...
13-01-2023 15:23E2
Opinião
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
A Tasca do Silva
Paulo Silva
O sítio dos Gverreiros
António Costa
Treino Invisível
Pedro Filipe Maia
Oitava Arte
Álvaro Costa
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel