placardpt
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel

    Schmidt sem futuro

    2024/04/19
    Este espaço, do jornalista Carlos Daniel, pretende ser de abordagem e reflexão sobre o futebol no que o jogo tem de melhor. Quinzenalmente, uma equipa será objeto de análise, com notas concretas que acrescentam atualidade.

    A derrota em Marselha consagrou o fiasco anunciado na temporada do Benfica. E anunciado há muitos meses, desde que foi surpreendido pelo Salzburgo, quase humilhado pela Real Sociedad, totalmente manipulado pelo Inter. Falo dos jogos europeus, porque a nível doméstico a diferença de plantéis é tão grande que alimenta sempre as ilusões dos ditos grandes. A questão é que quando a qualidade individual do adversário se equiparou à dos encarnados, percebeu-se que a competência coletiva do Benfica era anémica.

    E depois foi a sucessão de exibições fantasmagóricas, a goleada humilhante no Dragão, a estranheza de jogar melhor com as reservas – contra Vizela e Moreirense – do que com o onze eleito e repetido, uma série de opções individuais inexplicáveis (Morato a lateral, Cabral atrás de Tengstedt), as substituições tardias e falhadas, os jogadores intocáveis, para acabar na eliminação aos pés de um Marselha banal, que vai em nono na liga francesa e tinha quase dez jogadores indisponíveis. Roger Schmidt disse no final do jogo: “ficou provado que poderíamos ter chegado às meias finais”. Alguém lhe lembrará que há um ano essa frase se aplicava à Liga dos Campeões? Não houve evolução, mas involução.

    Não era fácil, mas o treinador alemão conseguiu desiludir ainda mais esta época do que tinha iludido na anterior. Para usar um eufemismo, manifestou flagrante incapacidade, desde logo de perceber erros e de os corrigir. Como dizia um anúncio antigo, o Benfica apostou tudo no vermelho e saiu negro. Rui Costa, que errou ao renovar com Schmidt e mesmo em não o ter substituído a meio da época, não tem agora alternativa possível. Por muito que tenha de ser financeiramente criativo, não se vê como pode deixar nas mãos do mesmo homem um conjunto de jogadores que vale bem mais de 20 milhões, quando todos parecem hoje piores do que há uns meses e do que efetivamente são. Se um presidente não perceber que um treinador neste contexto deixou de ter condições para continuar, a curto prazo vai discutir-se se o presidente tem condições para continuar ele próprio.

    PS: Confesso que ainda me espanta o prazer de tantos na vitória de quem joga pior. Ou na derrota de quem joga melhor. Ancelotti tem méritos indiscutíveis, mas está longe de gerir um plantel mais barato que o do City, só foi superior nos penaltis (tantas vezes mentirosos) e não evitou que um onze que tem Vinícius Jr., Rodrygo, Bellingham, Valverde ou Kroos, levasse o que a gíria trata como um “amasso”. Claro que podemos sempre falar de eficácia. E eficácia é capaz de ser, bem mais do que ganhar jogos a eliminar quando se tem os melhores jogadores, a capacidade de amealhar cinco campeonatos em seis na Liga mais competitiva do mundo. E já faltou mais para o sexto em sete.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O senhor ético
    2024-04-20 23h16m por PedroBorgas
    Vive num mundo à parte.

    Qual ver o Benfica a jogar? A jogar como equipa pequena. A criticar tudo e todos os autocarros e a fazer o mesmo. A precisar de ganhar tira-se o ponta de lança e mete-se o JM, etc etc etc etc. .
    O mal desta época culminou na insistência no DM 120 min para marcar um penalti e este a falhar, logo o primeiro.

    Ao contrário de si, não tenho prazer nenhum em ver o Benfica a jogar, basicamente desde o jogo contra a Juventus.
    As perdições do Benfica
    2024-04-20 17h12m por BurroDeBancada
    1- As renovações (e falta delas). A renovação do Schmidt, que, independentemente das opiniões sobre o caso, podemos concordar que foi demasiado cedo para renovar visto que o contrato original acabaria no final desta época. Agora se a direção entender que Schmidt não serve, irão ter que arrotar milhões para o tirar de lá.
    No que toca a jogadores, saiu Grimaldo a custo zero, e vai sair Rafa (Di María rambém, mas assinou contrato de 1 época). Não sei o que se passa dentro dos bast...ler comentário completo »
    ET
    O lado romântico
    2024-04-20 00h47m por etico
    Os adeptos Benfiquistas são simultaneamente a melhor virtude e o maior defeito do clube. Um projeto não pode ser medido por 3, 6 ou 12 meses. Depende tanto do rendimento dos jogadores, como das bolas que vão aos postes ou das unhas dos guarda redes. O que os Benfiquistas se esquecem facilmente é do romantismo do jogo. Dou o meu exemplo: ir ao prolongamento para mim significou mais 30 minutos a ver o Benfica jogar. Só ganha um. Não tivemos sorte. Mas a realidade, para quem tiver abertur...ler comentário completo »
    FutebolMaravilh a1
    2024-04-19 23h35m por John23
    Quem só olha para os números mais visiveis pouco percebe do jogo!
    Esta comparação entre Di Maria e CR7 faz todo o sentido, pois são claramente jogadores que não contribuem para uma dinâmica coletiva forte. Eu pessoalmente não acredito no sucesso de uma equipa em que alguém tem o "'privilégio" de ter os restantes colegas a correrem por eles.
    matrioska_russa e zecic
    2024-04-19 23h02m por FutebolMaravilha1
    O Di Maria fez um jogo infeliz mas tem sido dos mais importantes e melhores da época do Benfica, tem paciência.
    E os sportinguistas ficarem contentes por um jogador com a qualidade (que sim, ainda tem e não é pouca) do Ronaldo não ter voltado então é só absurdo.
    Isso é só embirrar com dois jogadores que estão a fazer uma excelente época, mesmo que com momentos maus, como todos têm
    Zecic e as suas circunstâncias
    2024-04-19 22h32m por jocavilar
    Um país cheio de bons comentadores e vazio de credibilidade. E de achamentos. Pois eu acho - se ele acha eu também o posso fazer - que falas muito mas não te vejo a fazer nada. E muito menos capaz de fazer a não ser achar o que os outros devem fazer. Um Portugal cheio de opinadores que têm sempre razão por verterem prosas redondas e acólitos que acrescentam banalidades como se fossem personagens queirosianas.
    matrioska_russa
    2024-04-19 20h09m por zecic
    excelente comparação! De facto, o Di Maria é o nosso CR7!
    Schmidt e Rui Costa
    2024-04-19 20h06m por zecic
    "Se um presidente não perceber que um treinador neste contexto deixou de ter condições para continuar, a curto prazo vai discutir-se se o presidente tem condições para continuar ele próprio. "

    Pois eu acho que deve discutir-se já!
    Não me parece que tenha condições um presidente que escolhe este treinador (nada há nada do que Schmidt tenha feito no Benfica que já não tivesse sido identificado no Leverkusen e no PSV), que renova com ele de forma completamente precipitada, ...ler comentário completo »
    Pior cego é aquele que não quer ver
    2024-04-19 19h13m por matrioska_russa
    Os problemas são óbvios e mais do que debatidos, nem vale a pena estar sempre a falar deles. É um época desastrosa a nível exibicional e o treinador ainda vem com esta de querer jogar top nos jogos que faltam (e que, em boa verdade, graças à incompetência do Porto e do Braga, não servem para nada).

    Nisto, destruíram-se duas coisas boas: o ídolo encarnado que era o Di Maria pois não basta ter técnica quando passa 90 minutos a passo e com decisões cada vez mais erradas (um po...ler comentário completo »
    Pena dos adeptos
    2024-04-19 18h53m por oscarmendes113
    Muitos de jogadores que foram contratados nem eram segunda ou terceira opção para a posição. Pessima gestão de quem não quis dar um pouco mais para um jogador e acabou gastando muito mais com outros. Qual é o acordo com o Di Maria ? Como é que nunca é substituido ? Tem magia nos pès mas anda muito desastrado. Com ele e Rafa juntos, é como se o Benfica jogasse sempre com 10. Não percebo como é que o Rafa(ntasma) joga tanto quando acaba o contrato em junho. Como é que Kokçu dos 30 milhões e ...ler comentário completo »
    PI
    Artigo
    2024-04-19 17h47m por Pinho352
    Sobre o Benfica, não há muito a dizer, quando parece que jogadores como o Di María jogam por decreto e nunca são substituídos, a aliar a péssima finalização perante um adversário perfeitamente ao alcance, a equipa só se pode queixar de si própria.
    Sobre o jogo grande da semana, só me resta louvar o festival atacante do City, que tudo fez para levar de vencida a eliminatória (atenção que não sou do City, nem pouco mais ou menos), perante um Real Madrid que com a equipa recheada de...ler comentário completo »
    Tudo dito. .
    2024-04-19 17h40m por jxandre
    Apenas sublinho, que se o treinador continuar a curto prazo o lugar do presidente vai ser questionado. .
    Schmidt
    2024-04-19 17h09m por DragonKing
    Na minha opinião, para além de taticamente ser pobre, para não dizer fraco, estrategicamente comete sempre os mesmos erros e, para finalizar, é teimoso como um b. . . o.
    Quase que aposto o seguinte: quando deixar o Benfica, vai dizer que lhe impuseram jogadores, que o obrigaram a colocar o Di Maria no 11, mesmo não jogando um charuto e que não lhe deram os outros 9 Aursnes para juntar ao que lá tinha.
    A seleção alemã deve estar desejosa para o contratar. . .
    100% de acordo
    2024-04-19 16h59m por luisfbdias
    100% de acordo, é pensar na próxima época com um novo treinador.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O arranque foi frouxo e a seleção de Martinez não só pode fazer melhor como tem mesmo de fazer melhor. No momento ofensivo falta ligação ao ataque e mais ...
    20-06-2024 16:38E1
    Mais que sublinhar o evidente, que o Real Madrid é o rei da Champions, vale a pena buscar a razão mais profunda deste domínio, até porque - valerá a pena lembrar ...
    03-06-2024 14:07E2
    Pep Guardiola chegou ao sexto título em oito anos em Inglaterra e completou o inédito tetra com o Manchester City na Premier League, algo que nem Alex Ferguson conseguiu em 26 anos (e ...
    20-05-2024 13:16E3
    Opinião
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho