placardpt
      Sporting goleou o modesto Dumiense

      Rugir (bem) alto no meio da festa da Taça

      Foi um resultado «gordo», mas esperado para um jogo entre duas equipas de níveis qualitativos bastante distintos, onde o Sporting não deu espaço a quaisquer possíveis surpresas e aproveitou as fragilidades do modesto, mas corajoso, Dumiense até à última gota. No final, o leão rugiu, venceu por 8-0 e avançou na Taça de Portugal.

      A festa da Taça chegava a Alvalade, com o Sporting a receber o «modesto», mas bem acompanhado por uma grande moldura humana, Dumiense, do Campeonato de Portugal. Do lado leonino, Rúben Amorim fazia uma (esperada) pequena revolução no onze inicial, mantendo apenas Hjulmand, Coates, Matheus Reis e Esgaio. Do lado do Dumiense, o treinador Fábio Oliveira também fazia uma revolução, em relação à última jornada do campeonato.

      Facilitar o acessível

      Apesar das bancadas de Alvalade estarem longe de estar cheias, o clima era de festa e os adeptos do Dumiense vieram de Braga em massa, embelezando esta eliminatória da Taça. Ora, virando as atenções para dentro das quatro linhas, apesar da rotação profunda imposta por Rúben Amorim, notava-se a diferença qualitativa (esperada e natural) entre os dois lados, de tal modo que o Sporting precisou de apenas oito minutos para inaugurar o marcador, por Luís Neto, num canto.

      É que sem bola o Dumiense até se ia defendendo bem, mesmo sem «estacionar o autocarro», embora defendendo sempre com todos atrás da linha da bola, procurando sobrepovoar o miolo em 4x1x4x1. Contudo, as incursões constantes dos alas Esgaio e Matheus Reis, quase sempre pelo interior, para permitir a largura dos extremos, causava facilmente estragos através de mudanças de velocidade e trocas posicionais. Notava-se bem a diferença de nível qualitativo dos intervenientes.

      Dumiense sem armas @Kapta+
      Por outro lado, sem bola o Dumiense até era atrevido, mas quase sempre em iniciativas e arrancadas individuais - destaque para Dica, na esquerda - e isso facilitou a vida de uma equipa bem organizada como o Sporting, que soube controlar bem o jogo e facilitar a sua própria vida. O 2-0 chegou meio «às três pancadas», aos 28', por Paulinho, novamente num canto, e até ao intervalo podiam ter sido bem mais os golos. Faltou assertividade na decisão no último terço a Trincão e Geny Catamo (o mais dado ao jogo) para haver um resultado mais «gordo.»

      Goleada formal

      Apenas uma hecatombe faria o Sporting ter problemas num jogo com estas características e os leões certificaram-se de colocar um «ponto final» madrugador, chegando ao 3-o logo no arranque da 2ª parte, aos 47', numa bela jogada coletiva, onde Paulinho serviu Trincão, de calcanhar, à entrada da área e este atirou rasteiro de forma certeira. O controlo e domínio leonino era total, embora os de Dume estivessem novamente atrevidos e a rematar na esquerda, e pouco depois, aos 53', Coates, mais uma vez num canto, fez o 4-0.

      Jogo ficou fácil para o Sporting @Kapta+
      Esta entrada dominadora do Sporting, que não estava para brincadeiras, deitou completamente abaixo o modesto e corajoso Dumiense, que parecia cada vez mais frágil e rebaixado, com claras dificuldades a cada cruzamento ou canto leonino, de tal modo que bastou a Paulinho não tirar os pés do chão para responder ao cruzamento na direita e fazer a mão cheia de golos, aos 57'. De resto, havia um certo respeito de Amorim pelo adversário - e procura de dar ritmo aos jogadores, após a pausa das seleções - e mesmo com este resultado, não tirou o pé do acelerador e até colocou em campo Gyokeres, aos 62', ao lado de Paulinho, para aproveitar a fragilidade adversária nos cruzamentos e alas.

      Essa dupla, de resto, fez estragos rapidamente e aos 71' bastou uma das famosas arrancadas pela direita de Gyokeres para o sueco ir à linha de fundo cruzar e assistir para o hat-trick de Paulinho. Apenas dois minutos depois, nova arrancada do matador nórdico voltou a fazer estragos, deu em penálti e Nuno Santos converteu de forma exímia. para o 7-0.O jogo não acabaria, no entanto, sem que Gyokeres voltasse a fazer o que queria da defesa e chegasse ao 8-0 final, aos 83', para acabar com o modesto, mas que trouxe uma bonita festa a Alvalade, Dumiense, na Taça de Portugal.

      U Domingo, 26 Novembro 2023 - 18:00
      Estádio José Alvalade
      Bruno José Costa
      8-0
      Luís Neto 8'
      Paulinho 28' 58' 71'
      Francisco Trincão 46'
      Sebastián Coates 53'
      Nuno Santos 75' (g.p.)
      Viktor Gyökeres 83'
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      Fase4ª Eliminatória
      Lances Capitais
      GOLO Sporting!
      Luís Neto marca
      Luís Neto marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      Luís Neto marcou o seu 1º golo na equipa (98 jogos)
      28´
      GOLO Sporting!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      Paulinho marcou o seu 39º golo na equipa (115 jogos)
      46´
      GOLO Sporting!
      Francisco Trincão marca
      Francisco Trincão marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      53´
      GOLO Sporting!
      Sebastián Coates marca
      Sebastián Coates marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      Sebastián Coates marcou o seu 33º golo na equipa (342 jogos)
      58´
      GOLO Sporting!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      Paulinho marcou o seu 40º golo na equipa (115 jogos)
      71´
      GOLO Sporting!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
      Paulinho marcou o seu 41º golo na equipa (115 jogos)
      75´
      GOLO Sporting
      Nuno Santos marca de grande penalidade!
      Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      Nuno Santos marcou o seu 29º golo na equipa (153 jogos)
      83´
      GOLO Sporting!
      Viktor Gyökeres marca
      Viktor Gyökeres marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      Viktor Gyökeres marcou o seu 13º golo na equipa (15 jogos)
      A Chave

      As incursões dos alas do Sporting para zonas centrais, abrindo a largura para os extremos, fez toda a diferença e desbloqueou o núcleo sobrepovoado do Dumiense, que tentou defender bem, sem estacionar o autocarro, mas cedo se percebeu que tinha um andamento muito diferente do leão.

      O Árbitro

      O árbitro Bruno José Costa teve um jogo de fácil ajuizamento e não complicou. Nada a apontar.

      O Melhor
      Que bonita é a festa!

      Apenas um desastre assustaria o Sporting num jogo destas características, onde era claramente superior ao adversário - com o devido respeito ao Dumiense - e, por isso, foquemo-nos na bonita festa que vimos do lado dos adeptos forasteiros, com uma moldura humana a fazer inveja a muitos e sempre no apoio à sua equipa. É isto a festa da Taça.

      O Pior
      Nada a apontar

      Podíamos apontar a menor produtividade de certos jogadores ou a enorme diferença qualitativa entre as duas equipas, mas isso seria estragar um jogo onde tudo aconteceu como esperado. O Sporting venceu, o Dumiense teve uma noite para lembrar mais tarde (independentemente do resultado) e os seus adeptos fizeram a festa.

      Forma
      Sporting
      2023/2024
      17J
      13V
      2E
      2D
      36-19G
      Dumiense/CJP II
      2023/2024
      12J
      3V
      4E
      5D
      13-20G
      Sabia que...by playmaker stats
      O Sporting conquistou a 300.ª vitória da sua história na Taça de Portugal
      Últimas vezes que o Sporting marcou 8 + golos:
      1988: 11-0 Alhandra
      2002 8-1 Oliv. Hospital
      2013 8-1 Alba
      2019 1-8 B SAD
      2023 8-0 Dumiense
      Maior vitória do Sporting desde 1988/89, quando venceu o Alhandra por 11-0, também na Taça de Portugal
      Sporting não marcava 8 + golos desde 2018/19: 1-8 à B SAD, na Liga

      Fotografias(24)

      Taça de Portugal: Sporting x Dumiense
      Taça de Portugal: Sporting x Dumiense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      DUMIENSE/CJP II
      Comentários (10)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ER
      pedrinho_dgl
      2023-11-27 23h46m por Erkson10
      Eu até percebo isso tudo, mas num jogo que está decidido, contra um adversário frágil não há necessidade nenhuma de lançares os melhores. Vamos supor que o Gyokeres se tinha lesionado e parava durante uns meses. Não iriam faltar comentários a dizer mal do Amorim, que meteu o seu melhor avançado contra uma equipa de semi-profissionais e acabou aleijado.
      A época é longa e há que dar descanso aos jogadores quando é necessário, até porque tanto ele como o inglês vão fazer mais falta co...ler comentário completo »
      Erkson10
      2023-11-27 17h22m por pedrinho_dgl
      Pelo contrário, ter respeito pelo adversário também é meter os melhores a jogar. Vai perguntar aos jogadores do Dumiense se preferiam jogar contra a equipa B ou contra a equipa principal do Sporting, e certamente terás a resposta.
      O próprio GR do Dumiense disse que gostava de fazer frente ao Gyokeres.
      Podem ter sofrido uma derrota pesada, mas tenho a certeza que estão contentes por terem tido oportunidade de jogar contra alguns dos melhores jogadores a atuar no país.
      ER
      Respeito
      2023-11-27 11h22m por Erkson10
      Se o Amorim tivesse realmente respeito pelo adversário nem sequer metia a jogar o Gyokeres e o Edwards. A diferença entre as equipas é tão grande nestes jogos, que mais vele dar a vez a miúdos da formação, que ao menos cumprem o sonho de jogar pela equipa principal.
      Quanto ao Dumiense, a goleada era certa e não se pode exigir muito, mas para uma equipa com jogadores que já andaram na Liga2 E Liga3 chega a ser inaceitável a quantidade de erros básicos (passes, por exemplo) que comet...ler comentário completo »
      JS
      Expectável
      2023-11-27 10h46m por jsilva77
      Ruben Amorim até rodou pouco a equipa dado o diferencial das equipas, mesmo comparando com as segunda linhas do Sporting, em comparação . . . Um hat-trick de Paulinho e um golo de Neto dizem tudo . . . Parabéns ao Dumiense e aos seus adeptos, grande festa . . .

      Mais uma vez, e tenho manifestado isto há já muitos anos . . . Estes jogos de equipas da primeira liga contra equipas de escalões inferiores, deveriam ser na casa, ou muito próximo, destas últimas, acho que seri...ler comentário completo »
      SCP
      2023-11-27 05h16m por moumu
      Tornaram fácil mas o Dumiense vinha sem responsabilidades e está no baixo da tabela do CNP por isso parabéns a eles (o sorteio não foi o mais agradável nesta fase).
      OJaime_Pacheco. .
      2023-11-27 00h58m por captus
      vai trabalhar. .
      O Dumiense
      2023-11-26 23h55m por OJaime_Pacheco
      Só serviu para ir lá encher o saco e vir embora.
      Vejam só que até o Neto passados 10 anos marcou a marcar lol
      Esgaio
      2023-11-26 21h33m por boeing
      Até com Dumiense foi comido em vários lances 😂.
      Sinceramente não sei o que R. A vê neste rapaz mas enfim
      Apesar do resultado
      2023-11-26 21h09m por OrgulhoBracaro
      Foi uma bela festa da nossa parte! Feliz por ter estado lá no jogo mais importante da história do clube da minha freguesia.
      Que no futuro possam haver mais jogos destes.
      ZY
      Sporting
      2023-11-26 20h16m por zyxw4321
      Parabéns pela vitória confortável, pelo que vejo a maior dos últimos 30/35 anos.

      Não levem o resultado muito a sério, porque há sempre a possibilidade de isto acontecer com equipas de escalões não-profissionais.

      O que importa é dar seguimento ao resultado, indo a Bérgamo para jogar para ganhar, mas a sério, como ainda não fizeram na Liga Europa esta época. Vai ser um jogo infernal.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      Antevisão
      GD Chaves recebe FC Arouca
      O GD Chaves recebe o FC Arouca, no embate que irá abrir as hostilidades da 24ª jornada. As duas equipas estão em momentos de forma algo distintos, sendo que os arouquenses, apesar ...