placardpt
Vitória vence dérbi vimaranense em Moreira de Cónegos

Europa, aqui vão eles!

2019/05/19 22:00

Dérbi vimaranense... Tão bem que sabe. E ainda melhor se tivermos em conta as particularidades deste encontro. Comendador Joaquim de Almeida Freitas quase cheio, tempo fantástico, tapete verdinho e em excelentes condições. Jogava-se a Europa, desde Guimarães, entre duas das formações mais bem trabalhadas do futebol português, com cunhos muito pessoais de ambos os treinadores. No final de uma batalha intensa rodeada por uma atmosfera incrível, sorriu o Vitória. Mas o Moreirense, a arrebatar de história por todos os cantos, caiu de pé.

A corda não rasgou para nenhum dos lados

Os astros para um belo encontro de futebol estavam alinhados: tempo acessível, ambiente fantástico e duas identidades bem próprias e vincadas em ambos os lados. Só faltava o espetáculo dentro de campo.

O Vitória de Luís Castro, empurrado por uma impressionante moldura humana no Comendador Joaquim de Almeida Freitas - já um habitué -, e o Moreirense de Ivo, que recebeu um agradecimento especial por parte dos seus com direito a um cântico exclusivo. A bola rolava e não havia forma de desviar atenções. Afinal, estava um novo dérbi vimaranense à porta. 

Embora não concedendo superioridade a nenhuma das formações no primeiro tempo - o Vitória teve mais ímpeto -, a partida começou rasgadinha. Os flancos esquerdos iam mostrando serviço e até foi Davidson quem sofreu a falta, em zona perigosa, para o primeiro remate. O livre de Ola John, ainda assim, não saiu com as medidas certas.

Na outra área respondeu Fábio Pacheco, um dos mais influentes da equipa cónega na presente temporada, com o remate perigoso. Foi precisamente o mote para o que aí viria. Do lado de Pedro Nuno surgiu um remate à entrada da área que sobrou para Texeira, na cara de Miguel Silva, desviar para golo. O uruguaio não festejou por respeito à formação que o acolheu na primeira experiência em solo luso.

Luís Castro mostrava-se interventivo no banco de suplentes e o Vitória acabou por não acusar a desvantagem. Através de uma jogada simples e eficaz, Davidson empurrou para o fundo das redes de Trigueira. Distâncias equivalentes e um resultado que se manteve até ao fim, não fosse a jogada surpreendente de Rochinha - belos apontamentos como falso nove -, à la Messi, ter terminado com uma finalização menos conseguida.

Osório de cabeça na Europa

Permaneceu assim. Bola cá, bola lá. Atacas tu, ataco eu. O perigo teve, numa primeira instância, cores verdes e brancas. Iago, Pedro Nuno,

Adeptos deixaram agradecimento a Ivo Viera ©Vítor Parente / Kapta+
Heriberto e Chiquinho, num momento incrível, carimbaram a melhor entrada dos homens da casa sempre fiéis aos seus princípios. A batuta, essa, passou a ser assumida pelo suspeito do costume e uma das principais revelações da temporada.

O problema é que o Vitória, com o tal fator extra, aproximava-se em demasia e de forma bem objetiva. Davidson ameaçou e Osório, de cabeça - dúvidas em relação à sua posição -, não perdoou. E ainda houve tempo para o 1x3, antes do último apito de Carlos Xistra.

E acabou assim: Vitória de Europa, Moreirense histórico. Assim terminou a Liga NOS 2018/19. Não é um adeus, mas sim um até já!

jogos históricos
U Domingo, 19 Maio 2019 - 20:00
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Carlos Xistra
1-3
David Texeira 15'
Davidson 20' 90'
Yordán Osorio 68'

ESTÁDIO

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
Lances Capitais
15´
GOLO Moreirense!
David Texeira marca
David Texeira marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
20´
GOLO V. Guimarães!
Davidson marca
Davidson marca o seu 7º golo na prova (34 jogos)
68´
GOLO V. Guimarães!
Yordán Osorio marca
Yordán Osorio marca o seu 2º golo na prova (27 jogos)
90´
+5
GOLO V. Guimarães!
Davidson marca
Davidson marca o seu 8º golo na prova (34 jogos)
Positivo
Atmosfera de provocar inveja
Já elogiámos imensas vezes os adeptos do Vitória, mas a verdade é que eles merecem cada um dos elogios e hoje não estiveram sozinhos. Os adeptos das duas equipas deslocaram-se em massa ao Joaquim de Almeida Freitas e animaram o jogo com um excelente ambiente nas bancadas.
Negativo
João Carlos Teixeira
Luís Castro apostou no médio e ofereceu-lhe a titularidade, mas João Carlos Teixeira realizou uma exibição ao nível da sua temporada em Guimarães: aquém das expetativas. De resto, o médio acabou substituído aos 65 minutos.
Forma
Moreirense
2018/2019
38J
18V
4E
16D
46-50G
V. Guimarães
2018/2019
39J
18V
7E
14D
56-37G
O Árbitro
Retirando, de facto, a posição duvidosa de Yordan Osório no momento do segundo tento do Vitória, a arbitragem de Carlos Xistra merece nota positiva pela forma como conduziu o encontro em todas as vertentes.

Fotografias(20)

Liga NOS: Moreirense x V. Guimarães
Liga NOS: Moreirense x V. Guimarães
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
V. Guimarães
2019-05-20 09h27m por ruipatricio
Agora é reforçar o plantel.
Gostava de ver Murillo no V. Guimarães, Maras para render Osório, há ainda boas alternativas de compra nos clubes da 1a liga.
Para ficarem fortes e serem o. 5o grande como. eu gostava têm de comprar oa melhores jogadores aos pequenos, fez o Boavista e fez o Braga.
Porto, Braga e Vitória de Guimarães
2019-05-20 08h57m por ZZTUGA
Vão ter de planear e começar as respectivas pré-temporadas mais cedo para estarem a carburar bem quando tiverem de disputar os jogos das pré-eliminatórias nas competições europeias.

Relembro que este próximo ano poderá revelar-se determinante para Portugal ambicionar recuperar pontos no ranking. Boa sorte a todos, o sucesso de uns e de outros será o sucesso de todos.
Correção
2019-05-20 08h51m por ZZTUGA
No anterior comentário onde escrevi playoff deve ler-se 3. ª pré-eliminatória.
Competições Europeias
2019-05-20 08h46m por ZZTUGA
Imperou a lógica e Portugal estará representado nas competições europeias por aqueles que actualmente são os 5 clubes com melhores meios e qualidade para construírem planteis/equipas top 5 nacional e poderem assim somar muitos pontos para o ranking.

Benfica - Champions fase de grupos garantida
FCPorto - Champions (playoff de acesso à fase de grupos)/ Liga Europa (caem para a fase de grupos da LÊ na pior das hipóteses)
Sporting - Liga Europa fase de grupos garantid...ler comentário completo »
Vitória SC
2019-05-20 00h36m por CreedEinsteinBratton
Muito bem a assegurar o 5ºlugar. Parabéns pelo apuramento europeu (que já estava mas assim é "mais justo").

Mas confesso que esperava muito mais do Vitória SC esta época. Espero um 19/20 melhor. A continuidade de LC depende claramente disso.

Cláudio Ramos e 1PL de 15 golos pelo menos. Depois depende das saídas.
VSC
2019-05-19 23h16m por SDCXXI
No final das contas o objetivo foi cumprido! Vamos vitória agora é aproveitar as férias para entrar fortes na próxima época!!
Campeão
2019-05-19 22h54m por VerdeRubro
Parabéns ao Vitória SC, para mim o verdadeiro campeão (não conto com os que ficaram nos 4 primeiros lugares, pois representam a meu ver o que de pior existe no futebol português).
Tenho pena pelo Ivo, um bom treinador e uma enorme pessoa, a par do Luís Castro os dois melhores treinadores deste campeonato. O resultado de hoje não tira mérito ao excelente campeonato que o Moreirense fez.
RJ
. . .
2019-05-19 22h34m por RJAR8
A seguir aos 3 ditos grandes, o V. Guimarães é de longe o clube que se segue.

SC Braga, por exemplo, nem daqui a 20 anos chega próximo do Vitória de Guimarães, quanto mais dos outros três. . .
Que fail jornalistico
2019-05-19 22h32m por bahhh
Será que o senhor jornalista não sabia que a Europa já está garantida para o Vitória já há uns tempos? Desde Março que já se sabe que o Moreirense não se inscreveu na UEFA.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...