placardpt
Vizela bateu vencedor da Taça, SC Baga

Continua o Conto de Fadas na terra da Rainha

Se tudo isto for um sonho que ninguém acorde Álvaro Pacheco e os adeptos do Vizela. O feito da escalada de divisões, em pouco tempo, já por si é louvável, mas esta quinta-feira juntou mais um feito: Os quartos-de-final da Taça, depois de elimanar o vencedor, o SC Braga. Que conto de fadas.

Completamente ligados à corrente: Vizela e SC Braga entraram em campo com um ritmo alucinante. Os guerreiros pegaram cedo no jogo, mas quando poderíamos prever um Vizela mais remetido à sua linha defensiva, a equipa de Álvaro Pachecou revelou, novamente, uma capacidade incrível de sair da pressão, através da construção pela linha mais recuada.

Um golo? Não, um Senhor Golo

©Kapta+
A entender a falta de intensidade no meio campo braguista, o Vizela passou a construir pelas alas, até porque Mineiro, André Horta e Lucas Piazón ocuparam muito mais terrenos centrais, e deu-se bem com a estratégia.

Os vizelenses descobriram o ouro e não perderam tempo até conseguir tocar nele. O golo de Nuno Moreira já tinha sido avisado, mas a defesa bracarense não quis saber e depois do atraso de Yan Couto, o extremo do Vizela fez uma obra de arte.

O bilhete de Nuno Moreira atirou o SC Braga para um filme idêntico ao que viveu no Bessa para a Taça da Liga. A equipa de Carvalhal sentiu uma crise de identidade e acumulou erros que podiam ter sido mais penosos, mas faltou eficácia a Cassiano.

Nova tentativa, novo golpe

A equipa de Carvalhal conseguir acentar ideias e crescer, naturalmente, no jogo. O Braga passou a jogar com maior rapidez, pressionar com as linhas mais curtas e a colocar o Vizela em sufoco. André Horta e Diogo Leite obrigaram Pedro Silva a defesas apertadas e aos poucos deu a entender que o empate estaria próximo.

©Kapta+
No entanto, a equipa de Álvaro Pacheco não se deixou levar pelas emoções, manteve o critério das ações, mesmo sabendo que o Braga ia tomando conta da bola e numa saída rápida viu Abel Ruiz chegar tarde e ser expulso.

A forma de jogar dos arsenalistas mudou radicalmente, pois a impetuosidade diminui e o Vizela ficou mais confortável no jogo.

Tripla alteração não chegou

Carlos Carvalhal teve de adaptar a estratégia e fez três mexidas para o início da segunda parte. As entradas de Mário González, Al Musrati e Bruno Rodrigues ajudaram a fazer com que o Braga desse mais liberdade aos manos Horta.

André Horta foi o que melhor aproveitou a mudança tática. Ao seu estilo vagabundo, o médio centro apareceu com enorme preponderância na construção pela zona central, tal como nas áreas de finalização, mas Pedro Silva respondeu, sempre, afirmativamente aos lances de maior perigo.

Cheirou a golos

Os últimos minutos tornaram-se anárquicos, pois o Braga, ao estilo de Quinito, colocou toda a carne no assador, e Roger foi o mais inconformado e tentou diversas o empate, sempre com remate de longa distância, mas o guarda-redes do Vizela opôs-se sem grande dificuldades.

©Kapta+
Já o Vizela, usando as saídas rápidas, deixou a defesa do SC Braga a tremer imenso, mas, na mais flagrante, Cassiano chegou tarde ao cruzamento de Kiko Bondoso.

O Vizela conseguiu vencer e continuar a manter o conto de fadas: Em menos de três anos subiu do Campeonato de Portugal à Liga Bwin e agora está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O SC Braga, vencedor da última edição da Taça, ficou pelo caminho.

U Quinta, 23 Dezembro 2021 - 18:45
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Nuno Almeida
1-0
Nuno Moreira 9'
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Lotação6 000
Medidas105x68
Inauguração1989
FaseOitavos-de-Final
Lances Capitais
GOLO FC Vizela!
Nuno Moreira marca
Nuno Moreira marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
29´
Cartão vermelho para Abel Ruiz (SC Braga) Abel Ruiz vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
89´
Cartão vermelho para André Horta (SC Braga) André Horta vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
A Chave

Expulsão de Abel Ruiz: Surgiu numa altura que o SC Braga ia começando a ser perigoso e tudo mudou. Mais do que ficar a jogar com 10, os arsenalistas demoraram muito a recuperar a identidade.

O Árbitro

Nuno Almeida teve uma noite complicada, devido à intensidade que o jogo foi ganhando, mas o juiz da AF Algarve não mudou o critério e foi justo. Além da exibição correta, foi bem apoiado pelo VAR que o alertou para os dois lances de expulsão.

O Melhor
O golo de Nuno Moreira

No meio de tanta tática e tanta ideia fresca para o jogo, ver um golo como o de Nuno Moreira continua a fazer acreditar que, quando há artistas, o futebol tem outra magia. Que golo.

O Pior
Crise de identidade dos guerreiros

Habituados a demonstrar, muitas vezes, a outra cara, o SC Braga voltou a ter muita dificuldade em colocar em prática o plano B. É certo que jogar com menos um jogador não é fácil, mas a estratégia foi muito previsível e fácil de controlar.

Forma
FC Vizela
2021/2022
18J
5V
7E
6D
20-27G
SC Braga
2021/2022
27J
13V
6E
8D
49-33G

Fotografias(15)

Taça de Portugal: Vizela x SC Braga
Taça de Portugal: Vizela x SC Braga

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SomosPorto1989
2021-12-24 15h54m por redlegion
Isso não invalida as fracas exibições que a equipa tinha nas competições internas e as vergonhas que ia passando. Ser arrumado pelo Benfica na Luz não é nenhum escândalo de facto, o problema era o resto, em que perdia com equipas fracas e apresentava um futebol paupérrimo (chegou a perder com os dois últimos). O apuramento para a final-four foi graças a alguma felicidade na 2ª parte e a um grande jogo do Trincão. Só se safou na Europa (e até me custa escrever isto sem me rir), mas não fez ...ler comentário completo »
SO
redlegion
2021-12-24 14h42m por SomosPorto1989
Permita-me discordar até porque a discussão não é comigo mas sim concordo que o Sá Pinto foi despedido por menos, certo que a posição do campeonato quando saiu era má mas na altura era perfeitamente recuperável e apenas uma questão de tempo até começarem a subir na tabela sem a sobrecarga das competições europeias e tirando isso estava a cumprir e na Europa fez uma campanha acima do esperado tendo ficado em 1º num grupo com Wolverhampton e Besiktas (chegando inclusive a ir ganhar a Inglaterra ...ler comentário completo »
AdeptoContinuid ade
2021-12-24 12h32m por redlegion
O Sá Pinto foi despedido por muito menos? Quando saiu o Braga era 10º, já tinha sido arrumado na Taça de Portugal e passou à final-four graças a uma grande exibição do Trincão e a uma boa segunda parte contra o Paços. Só se safou na Europa sabe-se lá como.
Quanto ao Carvalhal, também defendo a sua saída, mas ao menos já ganhou alguma coisa na vida. Se queres falar em Peseiros, fala do Pepa ou do Ivo Vieira (que andava a levar tareias na Europa e era aplaudido na mesma), treinadore...ler comentário completo »
Rua!
2021-12-24 09h47m por GERRARDandRONALDINHO
JJ e CarvaLOL rua!!! PIM!
Bem que podiam ir os 2 fazer companhia ao «amigo» Marcos Braz para um belo e longo «café». . .
Não faltam nas ligaS Portuguesas bons e bem mais motivados treinadores, inclusive na Liga Bwin. Dêem o lugar ao próximo!
CO
Umas pipocas e assistir à comédia:
2021-12-24 02h45m por coolstreamm
Liga 3 2022/23: é lá que vão terminar muitos dos protagonistas desta temporada horrenda do Braga, a começar pela equipa técnica.
Agora é deixar andar e ver até que ponto se pode enterrar quem não sabe sair ou não é justamente mandado embora a tempo e horas.
Braga
2021-12-24 00h59m por redlegion
Para despedir o Carvalhal a meio do ano, também é preciso que venha alguém para mudar alguma coisa , porque despedir por despedir e depois arranjar um Jorge Paixão qualquer não vale a pena. Ficamos sem as taças, mas ainda é possível melhorar alguma coisa no campeonato e na Europa temos de mostrar algo mais, porque não faz sentido estar a preparar a próxima época em Dezembro(!) como li abaixo. A época não acabou. Vê-se pouca motivação na equipa e isso é preocupante.

O que t...ler comentário completo »
AHAHAHAH
2021-12-24 00h26m por AteOBragaMarcar
Fica CarvaLOL
FrancisPT
2021-12-23 23h40m por pacheco96
Em Barcelos tiveste um grelo descomunal, calado és poeta!
Jogo
2021-12-23 23h38m por pacheco96
Senhor jornalista é assentar e não acentar! Quanto ao jogo podíamos e devíamos ter acabado com ele mais cedo mas pronto, valeu pela passagem que penso ser recorde na história do clube. A partir daqui é sonhar, vamos ver o que nos espera. Acho que o Carvalhal ficou mais descontente com o resultado do Benfica do que com este xD
EN
Josnei
2021-12-23 22h46m por EnormeSCB
Estás atrasado já falou.
AD
Arbitragem
2021-12-23 22h44m por Adaeternum
O segundo vermelho foi ultrajante!!!
Enfim
2021-12-23 21h53m por El_matad0r
Podemos apostar aqui em quem vai ser corrido primeiro o JJ ou o Carvalhal, mas por este andar eu aposto as minhas fichas no JJ
ST
Carvalhal
2021-12-23 21h46m por Staples
Vai para o Flamengo como adjunto do JJ ahahah
EN
Carvalhal
2021-12-23 21h36m por EnormeSCB
Nesta fase não acho que despedir o Carvalhal seja solução de nada é deixar terminar a época e no fim avaliar. Está muito longe de ser o principal responsável.
SC Braga
2021-12-23 21h29m por Bracara_Avgvsta
Época feita. Agora é segurar o quarto lugar e pensar já na próxima época. Tem jogadores que tem os dias contados. Chega de ver jogadores que não tem qualidade para estar na equipa.
GS
Vizela, grande Vizela. . .
2021-12-23 21h26m por GSCGrandeamor
Grande vitória do Vizela num jogo que soube controlar. Apesar das oportunidades do Braga (excelente exibição de Pedro Silva guarda-redes do Vizela) o Vizela esteve bem e conseguia jogar bem mesmo com a pressão do Braga.
O detentor do troféu já foi afastado. O Vizela está de parabéns porque está a realizar uma época muito boa.

Depois desta eliminação penso que o Carvalhal vai sair, a Taça da Liga já foi, a Taça de Portugal também, na Liga estão abaixo do esperado e n...ler comentário completo »
Carvalhal
2021-12-23 21h19m por moumu
È melhor fazer as malas e aceitar o convite do flamengo.
Braga
2021-12-23 21h13m por SCBFAN
Já não estamos a competir por nada e nem a meio da época vamos
Sinceramente, vamos agora mandar o Carvalhal embora qnd já só temos uns joguinhos na Europa e campeonato? Ele devia ter indo embora mal acabou o jogo na Luz, agora é tarde
Qnt ao jogo, foi a msm podridão do costume e nem me apetece alongar muito
Época acabada
EN
BragaManiac
2021-12-23 21h11m por EnormeSCB
Acho que agora não faz sentido mandar o homem embora, a época como disseste está feita por isso ele sair agora ou no final de época já não há grande diferença.
EN
Braga
2021-12-23 21h09m por EnormeSCB
Tivesse a atitude que teve em inferioridade numérica na segunda parte e passeava na eliminatória. Eliminação de culpa própria é que deixa a nu o principal problema desta equipa: o factor motivational. Os jogadores não estou a crer e não se entregam ao jogo e isso ficou patente com a diferença abismal da postura da equipa da primeira parte e da segunda. Carvalhal tem de colocar quem está empenhado e deixar de fora gente que não demonstra qualquer tipo de entrega ao clube.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Clube inglês punido em mais de 87 mil euros
O Fulham foi multado e suspenso de inscrever jogadores na academia nos próximos seis meses. Em causa estão pagamentos feitos ao Balham Blazers FC no processo de compra do médio ...