placardpt
    Espanha vence a Liga das Nações

    Don Simon

    Esta não é uma crónica patrocinada, até porque os tempos da sangria Don Simon, à venda nos supermercados próximos das zonas noturnas, já lá vão, mas o herói espanhol é homónimo desta bebida. Unai Simón, guarda-redes do Athletic, foi o herói da final da Liga das Nações, conquistada pela primeira vez pela seleção espanhola, ao defender dois penáltis depois do 0-0 durante 120 minutos.

    Uma vez mais, esta geração croata cai numa final e continua sem títulos a nível sénior. Já a equipa espanhola, depois de algumas desilusões, vai passar o que resta da noite a beber sangria, provavelmente mais requintada do que aquela garrafa vermelha de Don Simon.

    Luta pela bola e pelas oportunidades

    Croácia e Espanha são, nesta fase, duas seleções em processo de renovação, mas com processos diferentes, no futebol e na forma como essa revolução está a ser feita.

    Nesta final ainda vimos alguns trintões a grande nível - Jordi Alba e Perisic fizeram uma bela partida -, mas não se pode dizer que tenha sido uma final tão bem jogada quanto isso.

    As duas equipas lutaram pela posse e foram alternando nos períodos de melhor domínio. A maior objetividade croata deu mais frutos junto à área de Unai Simón, até porque os laterais não conseguiam responder aos constantes cruzamentos ao segundo poste para os atacantes croatas.

    Perisic evitou o golo espanhol perto dos 90 minutos @Getty /

    Apesar do maior envolvimento croata em zonas de perigo, a seleção espanhola, que até ameaçou primeiro por Morata e Gavi, conseguiu impôr o seu jogo a partir dos 60 minutos e por pouco não conseguiu resolver a partida no tempo regulamentar.

    Mikel Merino e Ansu Fati entraram bem na partida e os dois construíram a jogada de maior perigo do conjunto espanhol durante 90 minutos. Em cima da linha de golo, Perisic evitou o 1-0 e manteve a tradição: quando há jogo a eliminar, a Croácia leva-o a prolongamento.

    Risco pensado ao pormenor

    Enquanto houve energia no trio do meio-campo, a equipa croata conseguiu causar alguns calafrios à formação espanhola, já remendada na defesa, primeiro por causa da lesão de Le Normand e depois pelas queixas de Jesús Navas. Nacho, acabado de entrar, também não ficou bem tratado, mas não pode ser o herói esquecido desta final.

    Habituado a um papel secundário ao longo da carreira, o defesa do Real Madrid tem também intervenção decisiva nesta partida, ao tirar o golo a Lovro Majer, isolado de forma inteligente por Kovacic.

    Nacho fez um corte decisivo no início do prolongamento @Getty /

    Esse foi, de resto, o último suspiro croata. A partir daí, a equipa de Dalic só voltou a aproximar-se da área espanhola para os descontos do prolongamento, com dois cantos inofensivos para o sempre seguro Unai Simón. Por outro lado, a Espanha ameaçou e Rodri arriscou mais uma vez o estatuto de herói, com um remate de fora da área que assustou Livakovic.

    O guardião do Dinamo Zagreb destacou-se no Mundial ao ser o herói croata nas grandes penalidades, mas desta vez o herói tinha nome de sangria.

    Unai defendeu os remates de Majer e Petkovic, Carvajal converteu o penálti decisivo e a equipa espanhola volta a conquistar um título, 11 anos após o Euro 2012. Abram lá essa garrafa de Don Simon (e que não seja o último jogo de Modric pela seleção croata)!

    jogos históricos
    U Domingo, 18 Junho 2023 - 19:45
    Feijenoord (De Kuip)
    Felix Zwayer
    0-0
    (4-5 g.p.)

    ESTÁDIO

    Feijenoord (De Kuip)
    Lotação51 480
    Medidas-
    Inauguração1937
    Positivo
    Ainda estão para as curvas!

    Não foi o melhor jogo de Luka Modric, mas as partidas de Jordi Alba e Perisic, pela idade, e de Brozovic, pela qualidade, merecem ser destacadas. Coletivamente não foi uma final brilhante, mas individualmente estiveram a grande nível.

    Negativo
    Pouco risco croata

    O estilo é o habitual, mas o desgaste da equipa espanhola pedia um pouco mais de risco à formação croata. Dalic mexeu tarde, não esgotou as substituições e no prolongamento, exceção feita ao laance de Majer, a Croácia ficou a ver jogar.

    Forma
    Croácia
    2022/2023
    10J
    6V
    3E
    1D
    15-9G
    Espanha
    2022/2023
    10J
    5V
    3E
    2D
    13-8G
    O Árbitro

    Bela gestão da equipa de arbitragem comandada por Felix Zwayer, tanto na questão dos cartões, como nas faltas assinaladas. Manteve sempre o critério.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CROÁCIA
    EMPATE
    ESPANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RA
    Braga2022
    2023-06-19 12h27m por razga
    Foi por isso que fomos campeões do mundo. . .
    Sotkio
    2023-06-19 10h13m por f9rooney
    Foi contratado pelo Southampton em Janeiro e mal jogou.
    Críticas ao jogo da Espanha
    2023-06-19 06h47m por Homo_libero
    Depois da geração 2008_2014, a Espanha adquiriu mentalidade de vencedor, mesmo sem ter grandes jogadores, produzem bons resultados, tais como: meias finais do EURO2020, final da liga das nações de 2021 e agora campeão da LN2023. O único fracasso foi mesmo ficar nos oitavos no último mundial. Há selecções com jogadores iguais ou superiores a Espanha que tem colecionados maus resultados e estilo de jogo fraco.
    Venceu a melhor equipe
    2023-06-19 06h31m por Homo_libero
    E ainda bem. Os croatas ficaram boa parte do jogo a dar iniciativa do jogo a Espanha, que não soube aproveitar devido a falta de um grande goleador. É um título importante para a Espanha, pois dá ânimo aos jogadores a acreditarem no regresso da Espanha ao topo do futebol. Ainda falta, mas creio que tem jovens de qualidade que em 4 anos podem voltar a ser favoritos a ganhar tudo. O Don Simon a deixar um pé atrás, foi perfeito nos 2 penaltis que defendeu.
    Orsic
    2023-06-19 01h52m por Sotkio
    Não encontro o Orsic na folha do jogo e tenho pena. É um extremo esquerdo croata que sempre que o vi em campo lançou o pânico nos adversários. Parece me ser um mal amado talvez por ainda jogar na Croácia. Se estiver lesionado, ok, mas se foi opção tenho pena. O futebol agora parece talhado para jogadores que correm muito mas não jogam nada de especial.
    Arshavin23TheGu nner
    2023-06-19 01h18m por Maxaqueen
    Incrível como um lateral na actualidade com 37 anos consiga fazer quase 50 jogos pelo seu clube a ainda ter fôlego para no final da temporada ser titular pela sua selecção jogando 97 minutos na final.
    Revela uma preparação e profissionalismo assinaláveis e não só de agora.
    Diego_Forlan
    2023-06-18 23h20m por marcosteixeira949
    Verdade, há uma coisa não gosto desta seleção, o estilo de jogo, muito passe e depois não chega em nada! Eles ainda pensam que vão ganhar a jogar assim, vão esperando sentados.
    Só tenho pena a Croácia. . .
    2023-06-18 23h13m por marcosteixeira949
    Essa geração merecia um título pelo menos, mas é assim, no geral foi fraco jogo a meu ver, poucas oportunidades de golo, só tático e a Espanha, apesar de ter vencido mas sinceramente não vejo essa geração espanhola a ter o mesmo percurso a de 2008-2012, muitos esses jogadores não estão os níveis a da geração passada, apesar futebol de seleção está cada vez nivelado que 15 ou 10 anos atrás. Duvido muito!
    ZY
    Nations League
    2023-06-18 23h11m por zyxw4321
    Uma pena, gostava que esta geração da Croácia tivesse conseguido ganhar um troféu. . . Assim, se calhar já não vão lá.

    Parabéns à Espanha pelo troféu. Pela segunda edição consecutiva, fomos eliminados pelos vencedores.
    DI
    Braga2022
    2023-06-18 23h08m por Diego_Forlan
    Tem alguns bons jogadores mas o jogo é muita posse sem sair dessa motonia e que nao se traduz em nada.