placardpt
Sporting bate Benfica no agregado

Jamor em tempos de cólera

Rivalidade tão velha quanto inabalável, esta que os dois gigantes de Lisboa partilham. Fervorosa e apaixonante, quase romântica, mas também doentia em certa dose. Assim é sempre que Benfica e Sporting se encontram, mas os verdadeiros tempos de cólera chegam numa semana em que o confronto é duplo e pode decidir o caminho da temporada de ambos. 

Antes de um jogo para a Liga, quiçá ainda mais importante, houve, esta terça-feira, a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. No fim de um duelo imensamente disputado, em que o leão até foi bem menos dominante que noutras ocasiões, o marcador mostrou um 2-2. Assim, o 2-1 registado em Alvalade empurrou a equipa verde e branca para o Jamor!

Benfica à carga

A dimensão de um dérbi lisboeta pode ser explicada, mas essa explicação pode significar uma extensa aula, ou um sumário que, por consequência, pede asteriscos e anexos. Como todas as coisas complexas, por vezes as imagens podem ser bem mais representativas. Serve para o efeito este vídeo da entrada das equipas em campo, num duelo que abre uma rara semana de duplo confronto lisboeta.

Essa dimensão também fica evidente no comportamento das bancadas. Mais vocais que o habitual, com um setor caseiro que pouco se importa com o a desvantagem trazida de Alvalade e um canto visitante que desde esse estádio vizinho marchou, sempre a cantar. Das bancadas sai o apoio, mas, por vezes, também algo mais palpável. Desta vez foi um carregador, assim como quem deixa a dica: «carrega, Benfica»!

Duelo muito disputado @Kapta+
Depois do rival ter tido um melhor arranque - o aviso de Morten Hjulmand fez alguns setores tremer -, a tal mensagem foi bem recebida pela equipa encarnada, que rapidamente carregou sobre o adversário. O Benfica foi pisando terrenos mais adiantados e rematou mais, aparentando controlo mesmo nos momentos em que a posse não durou, mas o golo não chegou.

Rafa isolou-se, mas não percebeu o espaço que tinha e rematou prematuramente. Depois apareceu Tengstedt, a grande surpresa no onze, com um remate que voou sobre Israel antes de cair, de forma tão anticlimática, na trave. Ao vigésimo minuto, Di María rematou de primeira para que o guardião uruguaio, titular na ausência de Adán, firmasse a sua primeira defesa digna de realce.

Os perigos da direita

Se na primeira parte o marcador não esteve altura das expectativas, então a segunda compensou. Golos, golos e golos! Bastaram dois minutos para ver o primeiro entrar e ao 64º minuto - 19º do segundo tempo -, os ecrãs gigantes já mostravam um 2-2! 

Importa realçar também a zona que deu origem a todos estes tentos. Digamos apenas que quem não estava ainda familiarizado com os perigos da direita, passou a estar...

Benfica emendou a desvantagem duas vezes @Kapta+
Primeiro foram os líderes. Hjulmand não usa braçadeira, mas mostra jogo após jogo a importância da sua personalidade e voltou a fazê-lo esta noite, com um remate bem colocado após um belo trabalho do outro escandinavo, Gyökeres, na faixa direita. Também pela direita surgiu, cinco minutos depois, o empate de Otamendi, com assistência de Neres no lado direito do ataque encarnado.

Volvidos três minutos, Paulinho silenciou a casa do rival com mais um golo, que teve Geny Catamo (arrancada á direita...) e Trubin (defesa incompleta) como restantes personagens. Depois disso Gyökeres atirou ao ferro, deixando escapar o que seriam dois golos de vantagem no jogo e três no agregado, e o Benfica aproveitou para, no minuto seguinte, voltar a colocar-se n a disputa por um lugar no Jamor. Foi Rafa quem encostou para uma baliza órfã, depois de um cruzamento de Bah. Nem vale a pena dizer de onde veio a jogada do lateral di...namarquês.

O sorriso é do leão

Com 2-2 no marcador, a história era, embora mais rica, muito semelhante à que se verificava no pontapé de saída. Benfica a um golo de empatar as contas desta meia-final e o Sporting a ver o cenário florestal do Jamor nos ponteiros do relógio, cuja velocidade era encarada de forma diferente do adversário.

3-4 no agregado das meias-finais @Kapta+
Os treinadores mexeram, também eles com um olho nesta terça-feira e outro no jogo de sábado, e viram as oportunidades continuar a surgir. Di María tentou de um lado, Gyökeres do outro. Paulinho forçou Trubin a uma defesa incrível e, apenas dois minutos depois, Tiago Gouveia atirou ao lado em zona perigosa. Benfica sempre à procura de mais, mas nem sempre preparado para travar as investidas de um rival mais solto de responsabilidades.

A bola acabou por não voltar a tocar nas redes, de maneira que a noite acabou em festa verde e branca. Independentemente do maior volume de ocasiões da águia, foi o leão a assegurar a primeira vaga no Jamor (espera por Vitória SC ou FC Porto). Um passo na direção certa para o Sporting, que pode embalar para uma época histórica caso consiga voltar a ser feliz no sábado.

U Terça, 02 Abril 2024 - 20:45
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
João Pinheiro
2-2
Nicolás Otamendi 52'
Rafa Silva 64'
Morten Hjulmand 47'
Paulinho 55'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
A Chave

Minuto 55: apenas três minutos depois do Benfica marcar, recuperando do golo de Hjulmand e colocando a eliminatória de volta ao alcance, Paulinho fez o segundo tento do Sporting.

O Árbitro

Há um lance em que Rafa cai na área a toque de Coates e a grande penalidade não seria descabida. Não é, no entanto, suficiente para referir esse lance como um erro do árbitro.

O Melhor
20 minutos brilhantes

Ninguém liga a televisão ou vai ao estádio para ver futebol, mesmo com garantia de «bom futebol», e fica satisfeito na ausência de golos. O golo é o melhor momento de qualquer jogo e o dérbi desta noite será recordado, em grande parte, por aqueles primeiros 20 minutos da segunda parte, em que as faixas direitas ofereceram quatro tentos ao marcador. Esse período construiu o resultado e também serviu de aperitivo para o duelo de sábado.

O Pior
Não chegou

Roger Schmidt já teve momentos brilhantes desde que chegou a Portugal, incluindo vitórias sobre os maiores rivais, mas não se pode dizer que nenhum desses triunfos tenha chegado de um jogo em que o Benfica tenha dominado o adversário. Esta terça-feira a águia, em certos períodos, dominou o Sporting como ainda não tinha feito sob o comando do alemão, mas nem isso chegou para a vitória ou passagem.

Forma
Benfica
2023/2024
47J
31V
9E
7D
96-45G
Sporting
2023/2024
45J
33V
7E
5D
121-45G
Sabia que...by playmaker stats
Nas 10 últimas épocas, o Benfica só conquistou a Taça de Portugal por uma vez
Benfica eliminado da Taça: vai aumentar o seu jejum na prova ? não a conquista desde 2017
7.ª vez que o Sporting elimina o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, em 9 eliminatórias
1.ª vez que Rúben Amorim atinge a final da Taça de Portugal como treinador
O Sporting está na final da Taça, 5 anos depois: a última presença no jogo decisivo da prova foi em 2019 (vitória frente ao FC Porto, nos penaltis)
O Sporting é o 1.º finalista da Taça de Portugal 2023/24: 30.ª presença dos leões no jogo decisivo da prova (17 títulos)

Fotografias(34)

Taça de Portugal 23/24: SL Benfica x Sporting CP
Taça de Portugal 23/24: SL Benfica x Sporting CP
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
p120571@gmail. com
2024-04-04 16h24m por p120571
O Sporting está com todo o mérito no Jamor. Não sei se é melhor que o Benfica ou não. Sei que está no Jamor. Em relação ao próximo sábado logo se vê. Qualquer das equipas pode ganhar. O Benfica joga sobre maior pressão. O Sporting mesmo perdendo, pode manter a liderança do campeonato, ganhando o jogo em atraso. . . Nunca se sabe, basta um golpe de sorte, marcar cedo e primeiro, e tudo pode mudar. . .
ColorBlue
2024-04-04 15h06m por mikev
Oh achas que vai dizer alguma coisa? É tudo amiguinho, está tudo bem
CO
andra-alexandre 485
2024-04-04 14h50m por ColorBlue
"Um adepto do Benfica consegue dizer que o João Neves não faz penalti na primeira mão, consegue dizer que o Mangala não faz falta sobre o Conceição, mas ao mesmo tempo consegue dizer que o Coates faz falta loool.
Estes mesmo adeptos conseguem dizer ao mesmo tempo que o golo do Hjum em Braga é bem anulado e dizer que o golo do Benfica é mal anulado.
Em Portugal o clubismo é uma doença. "

Clap, clap, clap.

Nem era para me meter neste post, mas te...ler comentário completo »
previsivel
2024-04-03 19h16m por guardian89
esta mais que visto que vai ser campeao e quem vai ganhar a taça. . .
no fim de semana roubam um penalty claro ao porto e ontem roubam-nos um e ainda vêm alguns cheios de moral a falar de missas e de colinho. . . esta mais que visto que tem de ser a super equipa a limpar tudo. . . é triste porque o sporting joga muito bem e nao precisava destas merdices para atingir os seus objectivos
ta bem
2024-04-03 19h11m por guardian89
a lagartada marca dois golos contra a corrente do jogo e tem mais dois remates perigosos mas não conseguiu respirar e passou metade do jogo a queimar tempo. . .
com penaltys sonegados ao adversario, golos anulados e expulsoes perdoadas fica mais facil chegar ao jamor. . . e depois dizem que sao os outros a cantar de galo e ficam todos amedrontados com nomeaçoes de arbitros e tals
nunca vi uma raça tao estranha, ainda bem que ainda comentam por aqui alguns sportinguistas com noç...ler comentário completo »
AN
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-03 18h24m por andra-alexandre485
Percebeste tanto disto, ontem jogaram Nuno Santos, Esgaio, Bragança e Paulinho, quando normalmente em jogos grandes jogam Reis, Geny, Morita e Pote.

4 alterações fundamentais porque o Benfica é forte no meio campo (faltava Morita) e ataca muito pelas alas (Faltava Geny e Reis), bastou estes dois entrarem ao intervalo para o Sporting equilibrar o jogo.
AN
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-03 18h22m por andra-alexandre485
Mas quem está a cantar de galo?

Não sabes ler?

Eu até disse que existe qualidade no Benfica e que este jogo serve de lição para sábado.

Quem está a cantar de galo são os benquistas com os seus comentários porque fizeram um jogo bom e o Sporting fez um jogo mau.

Primeiro o Rubén vai ficar mais 1 ano ponto, mas mesmo que vá sair para o Liverpool nunca é despedido, o Liverpool não é o Benfica que desde o Jesus é uma lavagem de treinado...ler comentário completo »
ZY
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-03 17h56m por zyxw4321
O Amorim colocou "diversos" suplentes? Só o Esgaio e o Daniel Bragança podem contar como tal, quando tens em conta que o Adán e o Pote estão lesionados.
zirel. . .
2024-04-03 17h49m por AmoFutebolAmoSLB
Domínios à parte. . . custa, mas há que aceitar.

SCP é melhor em todas as vertentes do jogo. Eu acrescento mais duas. . . treinador e banco/plantel.

Ontem o SLB não teve o domínio, o domínio foi entregue de bandeja ao SLB.

O R. Amorim colocou diversos jogadores no 11 inicial que são suplentes, porque tinha uma vantagem de 1 golo e, o mais importante, tem um jogo decisivo no fim de semana. Assim que quis mexer com o jogo, deu um cheirin...ler comentário completo »
andra-alexandre 485. . .
2024-04-03 17h40m por AmoFutebolAmoSLB
Este ano o SCP está mais forte. . . leva lá a bicicleta.

Próximo fim de semana oficializam a dobradinha.

Mas, não cantes de galo, porque não há bem que para sempre dure, nem mal que nunca acabe. . .

Vais perder o treinador para o Liverpool. . .
Antes do final da próxima temporada o treinador é despedido. . .
O R. Schmidt no final da próxima temporada termina contrato. . .

Agora soma 2 + 2. . . até lá, parabéns pela excelente temporada.
AN
só rir
2024-04-03 17h32m por andra-alexandre485
Hoje já li de tudo, mas para mim o melhor foi "o Benfica merecia passar" lool, nunca estiveram em vantagem em 180 minutos mereciam passar como? O Benfica na primeira mão podia ter levado 4 ou 5, alias no jogo seguinte levaram 5 e o Porto teve muito menos oportunidades que o Sporting. O primeiro remate do Benfica na primeira mão foi o golo aos 65 minutos, o remate do João Mário que quase foi para fora do estádio aos 59 nem é remate. Para além do golo e do golo anulado digam outro remate com...ler comentário completo »
Domínio
2024-04-03 16h45m por zirel
Há aqui uma conversa sobre domínio do jogo, uma equipa ter ou não dominado a outra, aqui vai a minha opinião.

O domínio não se resume a oportunidades de golo, remates ou outras estatísticas, é uma visão muito redutora do que é o domínio. Para mim dominar significa ter a iniciativa de jogo, ou seja, ser a equipa que está em ataque continuado durante a maior parte do jogo, e conseguir acercar-se da baliza adversária com relativa frequência, com cruzamentos, remates, cant...ler comentário completo »
Apesar do ruido, superior sim
2024-04-03 15h33m por monsmagaius
A narrativa de que o Benfica é uma equipa moribunda não passa de conversa circular para alimentar uma novela que prenda os adeptos aos inumeros programas televisivos que se dedicam a analisar microscopicamente o que o Smith faz e não faz. É um engano. Já dizia o Buffet que se colocarmos um polícia atrás do mais zeloso condutor do mundo durante uma série de quilómetros vamos encontrar algo que se lhe aponte. É isso que tem sucedido com o Benfica, é hiperanalisado para gerar controvérsia e aud...ler comentário completo »
Tobin
2024-04-03 14h48m por Benfiquista_N10
Outro ponto que esqueci de mencionar, o Benfica não teve dominio total do jogo, e o sporting teve em alvalade??? Depois do primeiro golo, o sporting tremeu e nasceu aquele 2 golo que para mim é válido, logo o teu argumento deixa de ser válido. . . Benfica foi melhor que o Sporting na luz, o Sporting melhor que o Benfica ponto, e quem passou foi o teu clube e parabéns!
Tobin
2024-04-03 14h43m por Benfiquista_N10
O que é para ti ser muito melhor que o Benfica? Ter posse de bola, pressão, remates, passes?
O Benfica rematou aos 59 minutos ok, nem vou confirmar se foi mesmo neste minuto mas, sim o primeiro remate foi na segunda parte, quantos remates o sporting fez à baliza, porque para fora não conta? 4, Benfica? 3 na segunda parte, isso é sufoco total? Dai a minha questão do que é para ti ser dominador. Assumi que o Sporting foi muito melhor que o Benfica na primeira parte, na segunda f...ler comentário completo »
zyxw4321
2024-04-03 14h24m por Benfiquista_N10
Sim, no sábado, erro meu xd. . .
Não concordo que vaia dar descanso porque este jogo é mais importante que o de quinta
Platinum_Return s
2024-04-03 14h08m por AngelEyes
Eu acho que são bem diferentes. O Rafa tem a bola controlada, puxa-a para o lado e o Coates impede-o de progredir, sem tocar na bola. Para mim é claro. Nem acho que seja um lance tão aberto a interpretações. Se fosse este o lance a ser revertido no jogo do Porto, era uma decisão errada, na minha opinião. Acho estranho que tenham chamado o árbitro no jogo do FCP para ir ver o lance, já que não era claro e o penálti não era escandaloso. Neste jogo, também foi estranho não chamarem o ár...ler comentário completo »
ZY
Benfiquista_N10
2024-04-03 13h07m por zyxw4321
O próximo jogo é sábado, o Benfica depois joga nada quinta, e devem ter querido dar mais tempo de descanso para o jogo com o Marselha.
Benfiquista_N10
2024-04-03 13h04m por Tobin
O teu comentário é de brandar aos céus.

O Sporting foi MUITO melhor na primeira mão, basta veres que o primeiro remate do Benfica no jogo foi aos 59 minutos(!), volto a repetir 59 minutos de jogo. Foi uma hora de completo banho de bola, opinião corroborada pela maioria dos benfiquistas que conheço.

Neste jogo de ontem o Benfica foi ligeiramente superior, mas não teve o dominio abosoluto durante todo o jogo, houve momentos em que o Sporting esteve por cima, ...ler comentário completo »
Jogo de Domingo
2024-04-03 13h03m por Benfiquista_N10
Na minha opinião, será uma "fotocópia deste", um sporting que não precisa de vencer, bastando um empate, e um Benfica desesperado em querer marcar. Só existe é uma questão, se o Benfica jogará de novo assim, se o Sporting será de novo cinico e marcar em poucas oportunidades, ou apesar do Sporting precisar apenas de 1 empate, jogará para vencer e acabar com o campeonato? Muitas dúvidas, até ao final do jogo, eu acredito que iremos vencer em alvalade, mas para isso é preciso ser cin...ler comentário completo »
Angel
2024-04-03 12h54m por Benfiquista_N10
Não concordo num ponto, o Benfica foi superior na primeira parte e podia estar a ganhar por 3 ou 4 se fosse eficaz tal como o sporting em alvalade na primeira mão, logo está equilibrado. De resto, ok amigo.
A suma
2024-04-03 12h41m por DietmarVonKrieg
Menos árbitros, menos mergulhos, menos fita, mais futebol, e sequê ganhavam o jogo.
A quantidade de mergulhos protagonizados pelo Sr. Dr. Angel Di Piscinaría foi absurda, o homem sentia um sopro de ar ao lado e estava logo no chão. Não se nega a sua qualidade, mas também não se pode negar a sua manha.
Mikev
2024-04-03 12h25m por AngelEyes
Corte limpo do Coates, sem dúvida. Não sei como é que alguém tem coragem de dizer que aquilo foi limpo e depois vir-se queixar do penálti revertido contra o Estoril.
mikev
2024-04-03 12h18m por zirel
"No lance de ontem o Coates faz um corte praticamente limpo" - como se em nenhum momento o Coates toca na bola? Fez um corte limpo sem tocar na bola?

"nem toca no rafa com o pé" - acho que esta ainda ninguém tinha dito. Já vi malta a dizer que o Rafa é que bate no pé do Coates mas que o Coates não lhe toca com o pé é nova.
AngelEyes
2024-04-03 12h05m por mikev
Realmente tens razão, um ganha a frente a um defesa e, no entendimento de gajos como orgulhovermelho e Marco Pina, o que ganha a frente faz falta ao que vem atrás.
No lance de ontem o Coates faz um corte praticamente limpo, nem toca no rafa com o pé, mas no entendimento dos experts ele invade o espaço do rafa.
Faz sentido!

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...