placardpt
    Os destaques do dérbi

    Frieza dinamarquesa ao leme no mar de emoções

    As principais figuras do decisivo Benfica-Sporting, duelo a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Apesar do empate (2-2), os leões são os primeiros finalistas da Prova Rainha.

    A brilhar
    Médio
    24 anos
    Morten Hjulmand
    8

    A cabeça em noite de puxar pelo coração

    Mesmo em períodos de maior desconforto, Hjulmand foi porto seguro no miolo leonino. Essencial a dar segurança a um leão que, por vezes, andou na corda bamba. Fez dupla com Bragança, ficou mais responsável pelas tarefas defensivas (combativo, desempenhou-as com competência) e deu o seu contributo a nível ofensivo; além de construir com segurança e qualidade, marcou num belo remate, praticamente indefensável. Com isso, acalmou qualquer possível ânsia verde e branca e abriu uma segunda parte bem mais tranquila.

    Defesa
    26 anos
    Alexander Bah
    8

    Do melhor que se viu...

    ... seja neste jogo, seja com a camisola do Benfica. Alexander Bah, frente a um leão por norma atrevido pelo lado esquerdo, realizou uma das melhores partidas que a Luz já viu - da parte do lateral, claro. Esteve irrepreensível a secar Nuno Santos e, por difícil que seja, esteve ainda melhor a atacar. Deu a profundidade, a largura e a qualidade que se exige a um lateral ao nível do Benfica. Além disso, assistiu num cruzamento (um dos muitos) perfeito.

    Defesa
    23 anos
    Geny Catamo
    7

    Diferença abismal

    Quem vê a primeira parte do Sporting e não conhece a realidade, acredita que os leões estão a viver uma crise no corredor direito. Contudo, a entrada de Geny provou o contrário. Daí em diante, Neres baixou o rendimento e o Sporting criou muito mais perigo. Geny mostrou logo ao que veio no primeiro minuto da segunda parte, quando colocou Trubin à prova. Depois, além de continuar a ameaçar, esteve no lance do segundo golo. Tornou-se numa dor de cabeça para Aursnes, que estava bastante descansado até ao intervalo.

    Avançado
    27 anos
    David Neres
    7

    Quantas vítimas, David

    Que belíssima primeira parte do brasileiro. Ajudou a travar as intenções de Trincão, mas, como é lógico, destacou-se com bola. Sem medo, Neres partiu para cima de Esgaio e de Diomande, que não tiveram mãos a medir (curiosidade ou não, ambos saíram ao intervalo). O brasileiro pedalou, gingou, criou... foi um recital no primeiro tempo. Após o descanso, com menos forças, foi perdendo protagonismo até que acabou por sair.

    Médio
    24 anos
    Florentino Luís
    7

    Se o domínio fosse alguém

    Foi o par de João Neves (outro que realizou um jogaço) e fez por ser destacado. Muitas vezes há uma ideia erradamente associada a Florentino: se joga, é porque o Benfica quer defender, porque é «castrar» a criatividade e o «não sofrer» é a prioridade. O jogo desta noite foi a prova contrária. O Benfica atacou melhor por causa de Florentino. O Benfica jogou melhor por causa do Florentino. Uma das grandes diferenças da primeira mão para a segunda foi a forma como o Benfica pressionou. Com Florentino em campo, as águias não só pressionaram melhor — recuperaram mais vezes e em zonas mais adiantadas —, como atacaram melhor — com menos homens pela frente, fruto da boa pressão, é mais fácil atacar.

    Defesa
    33 anos
    Sebastián Coates
    7

    Muro uruguaio

    O facto de Pepe ter 41 anos e comandar a linha defensiva de um grande em duelos pertinentes tira alguma raridade ao caso, mas não deixa de ser fascinante. 33 anos e Coates — líder em todos os sentidos — consegue fazer um jogo deste nível em casa do maior rival... É de se tirar todo e qualquer chapéu. Foi uma parede, bloqueou remates, cortou a magia a Neres e Di María que, matreiros, tentaram várias vezes enganar o experiente central. Diomande, Esgaio, Nuno Santos e, por vezes, também Gonçalo Inácio caíram no engodo. Coates, patrão, nunca se deixou enganar. Irrepreensível.

    Guarda Redes
    23 anos
    Franco Israel
    7

    Muro uruguaio 2.0

    Sofreu dois golos? Certo. Podia ter feito melhor no primeiro? Difícil, mas possível. Contudo, quando um habitual suplente faz uma exibição destas num jogo de alto risco, há que enaltecer. Pareceu começar trémulo, com um alívio (a um canto, situação do jogo onde Israel já mostrou ser pouco seguro) acanhado, mas daí em diante «engatou» e somou um par de defesas de grande nível, essenciais para manter o leão vivo no jogo.

    No bolso
    Avançado
    23 anos
    Casper Tengstedt
    5

    Barra e pouco mais

    Foi um lance interessante, onde Tengstedt esteve a centímetros do golo. Não foi feliz aí... e também não foi no resto do jogo. Com as características (interessantes, atenção) que tem e face à indefinição na posição dianteira das águias, Tengstedt podia e devia ter aproveitado melhor oportunidades como esta. Quase marcou, mas fez pouco mais. Inclusive, na segunda parte, passou ao lado do jogo e, com alguma naturalidade, deu o lugar a Marcos Leonardo.

    Defesa
    30 anos
    Ricardo Esgaio
    4

    Fogo de vista

    Não começou propriamente mal, com uma ou outra incursão ao ataque, onde até tirou um par de cruzamentos interessantes. Contudo, foi fogo de vista. Passou mal na primeira parte, contra um Neres endiabrado, um Aursnes inteligente e um Rafa que não se importava de ser vagabundo e, por vezes, descair para a esquerda. Tanto sofreu que teve de sair ao intervalo. Sem ele, a equipa melhorou, o que diz muito da exibição de Esgaio.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Taça de Portugal 23/24: SL Benfica x Sporting CP
    Taça de Portugal 23/24: SL Benfica x Sporting CP

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Seba Coates
    2024-04-03 11h21m por keyser_soze
    Um gigante a manter as linhas unidas, a intervir sem medo quando necessário, não me parece penalty no caso do Rafa, no limite, mas sem falta.

    Como li no Mais Tabaco: para que é que o Chaimite queria penaltys assinalados se depois os jogadores do Benfica não os conseguiam marcar? :)
    Muito gosto do Amorim e da sua comunicação, a arbitragem nunca é desculpa e com o Chaimite é o oposto; para quem não fala português, apanhou bem o nossa pior característica: o chorinho pa...ler comentário completo »
    Esgaio
    2024-04-03 11h19m por Aleaotejano
    O Amorim brincou com o fogo. . . toda a gente sabe que não tem capacidade para jogar no Sporting (talvez como 3ª opção) e ainda assim lança-o num jogo de dificuldade máxima. . .

    Com Geny em campo o Sporting é muito melhor. Acredito que sábado ele deixe de brincar e joguem os melhores todos de inicio.

    Morita poupado, deve estar fresco para sábado apesar do Dani ter jogado bem. Diomande e Inácio precisam de um puxão de orelhas, ontem facilitaram sem necessidade (o chamado erro não forçado) algumas vezes e podia ter custado caro.
    Coates
    2024-04-03 10h26m por StrangePP
    Na 1ª parte falta sobre Di Maria e amarelo por mostrar, na 2ª parte um penalti sobre o Rafa. Bem ajudado pelo Pinheiro.
    FC
    zz
    2024-04-03 09h56m por Fcpflaw2506
    Acho que devia constar João Neves nos destaques e no bolso Diomandé e Nuno Santos que tiveram uma primeira parte péssima para o que costumam jogar.
    HR
    Destaques
    2024-04-03 09h25m por HRSPORTING
    Algumas notas no Sporting:
    Paulinho - Têm mostrado faro de golo esta época mas em jogos destes nota-se que é algo limitado
    Esgaio - Eu até gosto do Esgaio e da sua entrega, mas claramente não é jogador para ser titular no Sporting nem em equipas semelhantes. .
    Catamo - A surpresa desta época, tem evoluido defensivamente e ofensivamente tem coisas que mais têm no Sporting ( Não é um Porro mas a diferença para o Esgaio é gritante)
    M. Reis - Ao contrário da outra ala ...ler comentário completo »
    moumou
    2024-04-03 07h11m por xithombo
    Catamo não é da academia do Sporting. Foi descoberto no bairro do Aeroporto em Maputo, tendo sido lapidado no Maxaquene e Black Bulls. Entrou em Portugal pela porta do Amora.
    Catamo
    2024-04-03 05h29m por moumu
    Mais um bom valor da academia do SCP, para valorizar!
    DiegoCisse
    2024-04-03 02h14m por Maxaqueen
    Nesse lance há culpas também da abordagem do Israel e sobretudo do Geny que marca mal o Rafa.
    Em que é que o "troca-pés" muda alguma coisa da exibição do Coates?
    Foi o esteio da defensiva do Sporting e num jogo onde Diomande esteve errático e Inácio falhou muitos passes, foi um elemento importante para serenar o centro da defesa do Sporting.
    Destaques
    2024-04-03 02h12m por Maxaqueen
    Não concordo com o destaque ao Geny.
    Apesar de ter estado activo ofensivamente, pecou muito defensivamente e não está isento de culpas no 2º golo do Benfica.
    Penso que o João neves foi mais preponderante que o Florentino e o Di Maria voltou a ser um "abre-latas" que se destaca sobretudo nestes jogos.
    DI
    Coates?
    2024-04-03 00h56m por DiegoCisse
    Põe todo a gente em jogo no 2-2 e ainda tem receio de fazer o corte pois chegaria lá sem dúvida. Isto para não mencionar aquele troca-pes duvidoso ao Rafa no fim. . .

    Concordo
    2024-04-03 00h50m por AngelEyes
    Com o comentário abaixo e ainda adiciono o Aursnes, que fez um grande jogo também. Acho que o Gyokeres fez mais um bom jogo também, talvez merecesse mais o destaque do que o Coates.
    João Neves
    2024-04-03 00h17m por pedrinho_dgl
    Como é possivel nao estar destacado? Di Maria a mesma história.
    Que bom é ver um guarda redes do Sporting a ser decisivo finalmente.
    Esgaio e Paulinho. . . here we go again
    2024-04-03 00h10m por TheGlutaminator9
    O quão melhor o Sporting fica sem Esgaio e Paulinho é notório e inequívoco. Até podem desempenhar o seu papel como jogadores de rotação em alguns jogos, mas não têm qualidade para primeiras escolhas, muito menos contra equipas como o Benfica (embora hoje até se entenda, dado o calendário).
    jogos em destaque
    U Terça, 02 Abril 2024 - 20:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Pinheiro
    2-2
    Nicolás Otamendi 52'
    Rafa Silva 64'
    Morten Hjulmand 47'
    Paulinho 55'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Treinador do Vitória SC, em Alvalade
    Depois de ter sido derrotado por 3-0 na visita a Alvalade, Álvaro Pacheco, treinador do Vitória SC, fez a sua análise ao jogo e sublinhou que, estando a apenas cinco pontos do ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    miguelcarvalho244 22-04-2024, 01:22
    jorgemartins575 22-04-2024, 00:41
    Maxaqueen 22-04-2024, 00:36
    Maxaqueen 22-04-2024, 00:35
    HA
    Halibut 22-04-2024, 00:15
    CO
    ColorBlue 22-04-2024, 00:04
    FA
    fabioleitao 21-04-2024, 23:59
    ZH
    zhar 21-04-2024, 23:35
    Maxaqueen 21-04-2024, 23:33
    JS
    jsilva77 21-04-2024, 23:28
    ZY
    zyxw4321 21-04-2024, 23:25
    anon428 21-04-2024, 23:19
    pedrinho_dgl 21-04-2024, 23:17
    ZH
    zhar 21-04-2024, 23:15
    Sporting_Adepto_1906 21-04-2024, 23:08
    ZH
    zhar 21-04-2024, 23:05