placardpt
X
Rio Ave e Belenenses SAD anulam-se em Vila do Conde

Quando em sentido único não funciona...

2020/02/29 20:06
E5

*com Ricardo Rebelo

Para os mais supersticiosos, a chuva que se fez sentir inicialmente poderia abençoar a partida, mas uma exibição pobre em todos os aspetos marcou o Rio Ave x Belenenses (0x0). Durante os 90 minutos, só o Rio Ave demonstrou a vontade em levar de vencido o adversário. Já os azuis apresentaram-se bastante retraídos, com destaque para a linha de cinco montada por Petit, e, mesmo não tendo grande caudal ofensivo, ficaram satisfeitos com o ponto conquistado.

Choque de filosofias resultou em espetáculo paupérrimo

Como seria de esperar, a equipa anfitriã assumiu as rédeas da partida, negando qualquer oportunidade digna de registo aos forasteiros em toda a primeira parte. Já era expectável que a equipa de Petit não abdicasse da sua rígida organização defensiva, deixando a questão da iniciativa de jogo para os de Vila do Conde.

Duelo foi equilibrado ©Vítor Parente / Kapta+
Assim se esperava, assim aconteceu, completamente dono e senhor do desafio, a verdade é que o pendor ofensivo característico do Rio Ave nunca conseguiu destruir um Belenenses SAD competente em todos os capítulos defensivos dos primeiros 45 minutos.

Oportunidades? Foram poucas, muito poucas e bastante tímidas. Os visitantes apresentaram um bloco compacto (5x3x2) e nunca permitiram a fluidez característica do jogo do Rio Ave. Raros foram os momentos em que a equipa de Vila do Conde pôde explorar o espaço entre linhas, sendo os principais lances de perigo encabeçados pela associação Matheus Reis-Nuno Santos no corredor esquerdo do ataque e por um Carlos Mané, novidade no 11, a justificar mais tempo de jogo depois de se apresentar bastante dinâmico.  

A própria forma da equipa de Petit jogar demonstrou-se insuficiente em termos ofensivos. Sem nenhum lance digno de registo, as aparições de Cassierra e Varela no último terço nunca resultaram em nenhuma jogada de perigo. Do outro lado, em cima do último apito de Jorge Sousa, Taremi teve na cabeça a oportunidade mais flagrante.

A indefinição saiu cara

Na segunda metade, talvez até os principais intervenientes se tenham cansado de tanta monotonia. Descontente com a sua equipa, Carlos Carvalhal mexeu cedo e trocou Taratini por Gelson Dala. Com o angolano veio também uma maior capacidade em conseguir desbloquear com mais facilidade a organização da equipa contrária. O extremo trouxe a capacidade individual que faltava para desequilibrar a defensiva adversária e foram vários os lances que protagonizou e que levaram perigo à baliza de André Moreira, no entanto, sem a melhor conclusão.

Ninguém foi capaz de sair por cima ©Vítor Parente / Kapta+
Desconfortável, o Belenenses SAD não conseguiu repetir a excelente primeira parte no capítulo defensivo, passando por vários calafrios no momento em que era chamado a resolver os diversos problemas criados . Tiago Esgaio ainda alvejou a baliza de Kieszek, através de um livre, com algum perigo, no entanto, os últimos 20 minutos revelaram-se penosos para os de Lisboa. 

Apesar de melhor, a indefinição marcou o jogo ofensivo dos pupilos de Carlos Carvalhal. O controlo imenso até nem se traduziu numa avalanche de oportunidades, contudo, várias chances foram desperdiçadas devido à ineficácia no último passe embora ainda se tenha gritado golo nos momentos finais nos Arcos.

Uma bela jogada coletiva finalizada por Diogo Figueiras quase trouxe alegria aos adeptos caseiros, uma vez que o VAR, detetando um fora de jogo, não permitiu que o lateral fosse herói.

jogos históricos
U Sábado, 29 Fevereiro 2020 - 18:00
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Jorge Sousa
0-0

ESTÁDIO

Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
Positivo
Gelson Dala

O jogador angolano trouxe emoção a uma partida pobre. Depois de substituir Tarantini, o extremo mexeu sem dúvida no encontro, protagonizando vários lances de perigo e demonstrando toda a sua qualidade perante um adversário sempre competente.

Negativo
Espetáculo

As duas equipas chegavam ao desafio num bom momento de forma, mas a verdade é que se alguém esperava um bom espetáculo, saiu mais do que desiludido. O choque de mentalidades trouxe um equilíbrio que não permitiu aos mais audazes aparecerem na partida, valeu a irreverência de Gelson Dala e pouco mais...  

Forma
Rio Ave
2019/2020
31J
15V
8E
8D
46-29G
Belenenses SAD
2019/2020
26J
8V
4E
14D
21-40G
O Árbitro

Não foi uma tarde/noite de muito trabalho para Jorge Sousa que apresentou um critério disciplinar algo discutível. Valeu o VAR a detetar a irregularidade no golo rioavista.

Fotografias(16)

Liga NOS: Rio Ave x Belenenses
Liga NOS: Rio Ave x Belenenses
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
B SAD

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Belenenses D
2020-03-01 09h21m por AzulMais
Só para alguns, é que a equipa de futebol joga nas Distritais. A equipa de futebol profissional d'Os Belenenses está na I, fruto do esforço de muitos. Divirta-se a assistir aos Distritais, mas esse não é o futebol profissional do Belém (isso é uma aberração, fruto da melhor gestão de sempre que o Clube tem). Como está o Futsal (aí a gestão é totalmente amadora)??
Saudações Azuis
*
2020-03-01 06h02m por -CFB-1919-
22. ª vitória em 23* jogos disputados
Belenenses
2020-03-01 06h00m por -CFB-1919-
O verdadeiro e único clube e equipe de futebo a que se pode/deve chamar Belenenses joga hoje, Domingo dia 1 de Março às 15h no Estádio do Restelo frente ao Bobadelense, com a expectativa e desejo de somar mais 3pontos para consolidar o primeiro lugar no campeonato da segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Lisboa. Com o habitual apoio incondicional da fervorosa massa adepta azul, no Belenenses a nossa paixão não tem divisão!

Prognóstico: 1-0 ou qualquer outra van...ler comentário completo »
B-sad
2020-02-29 21h44m por ProvedorZero
Quem jogou foi a B-Sad, marca nominativa registada pela Codecity

OUTRAS NOTÍCIAS

Internacional
A Liga Inglesa de futebol feminino (FA Women´s Super League) arrancou um projeto de pesquisa para a prevenção de lesões no ligamento cruzado anterior. O projeto ...