placardpt
Rio Ave ganha nos Açores por 0x1

Já podem levantar a cabeça

2020/01/10 21:08
E3

Há fenómenos estranhos no futebol. Na semana passada o Rio Ave criou muito e perdeu; nos Açores, não criou assim tanto e ganhou, com alguma felicidade pelo meio. Piazón foi o herói de serviço num jogo competitivo e claramente infeliz para João Henriques. 

Um pouco mais de verde

O jogo nos Açores até começou praticamente com uma defesa para a fotografia de Pawel Kieszek, depois de uma finalização acrobática de Carlos Jr, mas o Rio Ave de Carvalhal demorou pouco tempo para mostrar que a estratégia passava para dominar e por ditar a lei do jogo. 

Monte voltou a ser lateral ©Rogério Ferreira / Kapta+

Taremi, num momento de inspiração individual, num chapéu que só surpreendeu quem não estava preparado para a qualidade do jogador iraniano, esteve a centímetros de inaugurar o marcador e o conjunto vilacondense aproveitou o momento para ir para cima do adversário. Boa circulação de bola, laterais projetados - Monte esteve mais ativo do que é habitual no ataque - e uma definição que nem sempre esteve no ponto. 

Aos poucos, o Santa Clara começou a perceber a forma de atacar do Rio Ave. As transições rápidas foram o mote, mas quando o árbitro apitou para o intervalo já os açorianos conseguiam dividir no meio campo contrário. Thiago Santana ameaçou e Carvalhal já saiu mais desconfiado para o intervalo. 

Caseiros mereciam mais

Terminado o descanso, os visitantes quiseram repetir a dose. O Santa Clara não arranjou antídoto e, desta vez, houve mesmo golo junto à baliza de Marco. Piazón, que já tinha estado bem durante os primeiros 45 minutos, mostrou dotes na finalização e a equipa mais criativa inaugurou com justiça o marcador. 

Em desvantagem, os açorianos foram para cima...a sério. A entrada do estreante Costinha ajudou muito, pois o reforço de inverno veio dar muita criatividade e clarividência ao último terço, e a bola só não entrou por manifesta infelicidade e por um guardião vilacondense que valeu mesmo pontos na visita à ilha. 

A luta açoriana durou mesmo até ao final e as dificuldades de gestão do Rio Ave foram muitas até ao apito final de João Pinheiro, mas o futebol tem destas coisas. Carvalhal teve de lidar com desfechos algo cruéis nas últimas semanas, antes da felicidade aparecer em São Miguel. 

jogos históricos
U Sexta, 10 Janeiro 2020 - 19:00
Estádio de São Miguel
João Pinheiro
0-1
Lucas Piazón 51'

ESTÁDIO

Estádio de São Miguel
Lotação12 500
Medidas105x70
Inauguração1930
Positivo
Incerteza

O jogo esteve aberto até ao final e ficou sempre a dúvida se o Rio Ave era capaz de segurar a vantagem. O Santa Clara pressionou e merecia mais sorte. 

Negativo
A gestão tem de melhorar

Já não é o primeiro jogo em que o Rio Ave recua demasiado no terreno e não consegue controlar o jogo com bola. Nos Açores, os comandados de Carvalhal criaram demasiado pouco após o golo de Piazón. 

Forma
Santa Clara
2019/2020
23J
7V
5E
11D
20-25G
Rio Ave
2019/2020
23J
11V
5E
7D
31-21G
O Árbitro

Arbitragem equilibrada de João Pinheiro. Não cometeu erros graves e esteve bem no capítulo disciplinar. 

Fotografias(16)

Liga NOS: Santa Clara x Rio Ave
Liga NOS: Santa Clara x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SANTA CLARA
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CA
Santa Clara
2020-01-10 23h55m por CaroUtilizador
Tanto médio tecnicista (Rashid, Chico Ramos, Costinha, Bruno Lamas, etc) no Santa Clara mas que ficam presos ali no duplo pivot do meio-campo. Possivelmente ganhavam mais em contratar um trinco puro (que não é o Lucas Marques) para soltar os mais criativos da frente. Qualquer um daqueles quatro tem chegada à àrea, qualidade de passe e de transporte. . .
Parecem-me muito dependentes dos extremos (que não são assim tão bons) e do jogo direto para o ponta-de-lança (que não é o forte do Thiago Santana e ainda menos do Schettine).
Ai sim? Então porquê?
2020-01-10 21h28m por GERRARDandRONALDINHO
Toda a gente sabe e já sabia que o Carvalhal se vai pôr a andar para o Novo Mundo até ao fim do mês e do Mercado. Já para não falar que a equipa voltou a apresentar um onze pobre e muitas dificuldades em finalizar. Nada de novo, portanto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Deixou elogios
Está quase. Borussia Dortmund e Paris SG entram em ação esta quarta-feira e Edin Terzic, técnico do conjunto alemão, fez a antevisão do encontro da primeira ...