placardpt
Rio Ave goleia CD Aves

Lufada de ar fresco veio do Médio Oriente

2019/08/23 23:13

Problemas numa bancada que adiaram um jogo, derrota em Famalicão... o início da Liga foi intranquilo para o Rio Ave, mas esta noite de sexta-feira foi de arromba para os adeptos vila-condenses. Uma estrela iraniana indicou o caminho para os bons resultados, marcou três vezes, houve ainda mais dois golos e tudo acabou em goleada. Uma noite de sonho para o Rio Ave que o Aves terá de esquecer rapidamente.

Portugal, eis Mehdi Taremi

42 internacionalizações, 19 golos, uma carreira com números de goleador em clubes relevantes do Médio Oriente. Já conhecíamos o muito interessante currículo de Mehdi Taremi, conhecemos agora cada vez melhor o jogador por trás dos números. Na Taça da Liga foi suplente e marcou, na estreia na Liga foi suplente e deixou boas indicações, nesta estreia a titular foi dono e senhor do jogo. Desequilibrou, tentou oferecer golos, marcou três vezes e até podiam ter sido mais.

Na primeira parte foram dois, entre os 10' e os 22'. Primeiro foi numa bela combinação com Diego Lopes, que finalizou a picar a bola sobre Beunardeau e deixou Mehremic a tentar, em desequilíbrio, um corte em cima da linha... mas só parou lá dentro.

Mehdi Taremi é reforço do Rio Ave para a nova época ©Rogério Ferreira / Kapta+

Doze minutos depois, e depois de Mehremic ter conseguido (então sim) salvar em cima da linha depois de remate de Tarantini, houve nova dose do brilho de Mehdi Taremi. Recebeu de Bruno Moreira, tirou o central Dzwigala do caminho e atirou colocado de pé esquerdo, fora do alcance de Beunardeau. Tanta classe no momento da definição...

O iraniano era a extensão perfeita de um Rio Ave que queria assumir o jogo, que o conseguia, que deixava o Aves a correr atrás da bola desde cedo ou a ver as tentativas de construção morrerem pouco depois do início da jogada. Já tinham entrado dois, quase entrava o terceiro: Taremi falhou o hat-trick por muito pouco, Bruno Moreira desperdiçou depois de um serviço do luxo do iraniano. 

Problemas na bancada
A bancada nascente, a tal que causou adiamento na primeira jornada, estava interditada. Os adeptos das duas equipas ficaram na mesma bancada e na segunda parte houve incidentes, com o arremesso de copos por parte de adeptos avenses a despoletar confusão. Tarantini acalmou os ânimos desde o relvado e houve intervenção das forças de segurança.

O falhanço era de levar as mãos à cabeça, mas ninguém desesperava tanto como Augusto Inácio, que ainda antes do intervalo mudou duas peças: Rúben Macedo e Kahraba por Enzo (não Zidane, insiste o treinador) e Miguel Tavares. O treinador procurava mudanças radicais que não viriam. Aliás, tudo ficaria bem pior para os avenses, que só se contentariam com o primeiro golo do tal reforço com um nome célebre que Inácio quer esconder.

Estenderam-lhes um tapete persa

Para o Rio Ave era difícil pedir melhor, mas sim, ainda deu para bem mais. Continuava a ser a equipa da casa a dominar, um Aves reconstruído para esta nova época não dava sinais de recuperação, permitia ao Rio Ave acumular perigo e golos.

Mehdi Taremi, o tal, não quis deixar o relvado sem o hat-trick e finalizou aos 52' um passe de Nuno Santos, que também entrou no marcador num lance rápido apenas três minutos depois. E assim, antes dos 60', 4x0. Tudo resolvido, o Aves vergado em Vila do Conde.

Inácio fez duas mudanças ainda na primeira parte ©Rogério Ferreira / Kapta+

Como se três golos não bastassem, Taremi ainda sofreu a falta que permitiu a Filipe Augusto rematar para a vantagem de mão cheia, antes de Enzo mostrar detalhes de classe num golo de honra perante Pawel Kieszek.

Vila do Conde vergou-se a Mehdi Taremi e vergou-se a uma exibição de luxo dos homens de Carvalhal que os adeptos esperam que não tenha sido única.

jogos históricos
U Sexta, 23 Agosto 2019 - 21:15
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Fábio Veríssimo
5-1
Mehdi Taremi 10' 22' 52'
Nuno Santos 55'
Filipe Augusto 75' (g.p.)
Enzo Zidane 77'

ESTÁDIO

Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
Lances Capitais
10´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
22´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
52´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
55´
GOLO Rio Ave!
Nuno Santos marca
Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
75´
GOLO Rio Ave
Filipe Augusto marca de grande penalidade!
Filipe Augusto marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
77´
GOLO CD Aves!
Enzo Zidane marca
Enzo Zidane marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Positivo
Todos rendidos a Mehdi
Grande noite do avançado iraniano, de muito longe o homem do jogo. Marcou três vezes, podia ter marcado mais, tentou oferecer golos, arrancou um penálti... que mais pedir a este recém-chegado ao futebol português (e europeu)?
Negativo
Aves a correr atrás
Total incapacidade dos avenses para fazerem frente às combinações rioavistas no processo ofensivo. Os jogadores de Inácio ficavam a ver e a correr atrás, sem a agressividade ou o posicionamento necessários para interromper a construção.
Forma
Rio Ave
2019/2020
3J
2V
0E
1D
11-3G
CD Aves
2019/2020
4J
1V
0E
3D
7-11G
O Árbitro
Trabalho positivo da equipa de arbitragem. O penálti parece bem ajuizado e não parece haver razões para uma ou outra queixa dos avenses.

Fotografias(17)

Liga NOS: Rio Ave x Desp. Aves
Liga NOS: Rio Ave x Desp. Aves
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
CD AVES

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
Mehdi Tarem
2019-08-24 11h20m por SomosPorto1989
Já no Médio Oriente tem números bastante interessantes, jogar na Europa é sempre um nível e uma intensidade diferentes por isso é daqueles casos em que tanto pode dar certo como pode flopar mas se continuar como ontem dificilmente faz a época inteira em Vila do Conde já que não tarda e começa já a fazer parte dos "planteis" que os users dos 3 grandes costumam fazer assim como os próprios 3 grandes começam a despertar interesse a não ser que fiquem a dormir!
RN
Jogo
2019-08-24 10h04m por RN123
Grande vitória do Rio Ave!
O iraniano Mehdi Taremi parece ser um jogador muito interessante.
Daqui a uns tempo é apontado aos três grandes, haha. . .
Mehdi Tarem
2019-08-24 08h40m por AzoreanRoot
Mostrar qualidade e bons números em campeonatos do médio oriente está se a revelar uma boa aposta para a liga portuguesa. Muitos desses mercados ainda são baratos já que muitos dos principes do petróleo apostam mais em comprar clubes europeus.
Erwin e Gilista
2019-08-24 03h35m por andsleve
O ataque é bom, do meio campo para trás, excluindo o Beunardeau, é que anda tudo aos papéis e bastou ver que sofrendo cedo contra uma equipa mais forte, não querendo desrespeitar o Boavista porque o futebol do Lito é horrível e já experienciei isso nas Aves, é um descalabro total.

Hoje nem o ataque se safou porque a bola não chegava lá em condições e quando chegava não havia apoios.

Espero que para a semana contra o Fama, em casa, seja um jogo bastante dife...ler comentário completo »
Rio Ave 5-1 CD Aves
2019-08-24 00h27m por FK_Krasnodar
Que tareia que o Aves levou. Bem, não me importo nada de ver o Inácio a levar sovas.
Medhi Taremi é um belíssimo jogador, o Rio Ave acertou em cheio na sua contratação. Daqui a nada dá o salto. Três golos e um pênalti conquistado. Exibição de gala. Bom ver Nuno Santos a afirmar-se com mais um golo e ver o Filipe Augusto a marcar. . . é surpreendente.
O Vitória este ano está forte, pelo que não acho que o Rio Ave possa ter aspirações europeias; todavia, se tudo correr de...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Excerto do episódio desta semana
Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.