placardpt
Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
Benfica recebe o Sporting

Contas apertam e Dérbi pode ser decisivo

A 2ª fase da Liga Betclic caminha a passos largos para o fim e os play-offs vão-se aproximando, mas, antes disso, ainda há algumas jornadas por disputar e este fim de semana estão de regresso os duelos entre os grandes do basquetebol nacional, com o Benfica, campeão nacional em título, a receber o rival Sporting.

Comecemos pelos encarnados. A turma comandada por Norberto Alves conseguiu terminar a fase regular em 1º lugar, mas arrancou mal esta 2ª fase e perdeu dois dos três primeiros jogos, com a Oliveirense (70-68) e precisamente com este Sporting (86-82), logo a abrir. Desde a derrota em Oliveira de Azeméis, seguiram-se duas vitórias, mas contra adversários mais acessíveis, pelo que este é o momento da verdade, até porque a luta pelo 1º lugar aperta.

Os leões, por sua vez, têm vindo em crescendo e apenas perderam uma vez nesta 2º fase, frente ao FC Porto (72-71), o que lhes permitiu reduzir distâncias e deixar tudo empatado no top-3 da Liga Betclic. A equipa parece ter assimilado definitivamente as ideias de Pedro Nuno Monteiro, está com menos problemas de lesões e ausências forçadas e entrou num bom ritmo nesta fase decisiva.

Norberto Alves, treinador do Benfica, em discurso direto:

Equilíbrio em jogo decisivo: «Esperamos um jogo muito equilibrado, o Campeonato está com as três equipas ditas grandes empatadas. Isto vai ser até ao final para obter a melhor classificação para o play-off. Este jogo assume um carácter muito importante. Prevejo um jogo equilibrado, equipas de nível semelhante, mas com estilos diferentes de jogar. Queremos vencer, no entanto o grau de dificuldade é grande, como é normal nestes jogos.»

Estratégia: «O Sporting é uma equipa muito ativa defensivamente, joga sempre nos limites do contacto físico. Temos de saber lidar com isso mentalmente e estar focados desde o primeiro ao último segundo. Isso é decisivo para poder vencer o jogo. É fundamental, contra o adversário, movermos muito a bola e obrigá-lo a defender muito espaço. Se recorrermos a um contra um estático, em que permitimos rapidamente a redução do espaço, nós não vamos ter sucesso. É fundamental circular a bola muito rápido, mudar o lado da bola muitas vezes, obrigá-los [os jogadores adversários] a percorrer muito espaço defensivo e evitar individualizar as ações.»

Tomás Barroso, capitão do Benfica, em discurso direto:

Consistência coletiva: «Podemos ser mais consistentes, tivemos um período em perdíamos por cerca de 10 a 12 pontos, depois conseguimos recuperar, passar para a frente por oito pontos e na reta final acabámos por perder o jogo. Isso não pode acontecer, quando estamos à frente no marcador temos de continuar e conseguir ampliar a vantagem.»

Equilíbrio esperado: «Espera-se um jogo muito intenso, muito agressivo, do ponto de vista desportivo. Todas as posses de bola vão ser determinantes e importantes, a luta nas tabelas, e as bolas perdidas no chão têm de ser nossas. Quem tiver mais intensidade, estiver mais concentrado e cometer menos erros será a equipa vencedora.»

Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting, em discurso direto:

Último embate: «Foi um jogo bem conseguido da nossa parte, excepto o quarto período. Estivemos a ganhar durante todo o encontro, mas permitimos que o SL Benfica se mantivesse dentro do jogo. Depois aconteceu o contrário. Tomámos más decisões, o SL Benfica chegou a estar na frente por oito pontos com cerca de três minutos por jogar, mas tivemos a força mental para dar a volta ao jogo com o apoio do nosso público.»

Luta pela liderança: «[A liderança] É um objectivo comum às três equipas. Podemos colocar-nos numa boa posição ou não, mas nunca será definitiva, porque ainda temos mais jogos por fazer e todos, nesta fase, são extremamente difíceis. Temos de estar sempre motivados, alerta e no máximo das nossas capacidades.»

Domínio histórico leonino

Desde o regresso do Sporting ao basquetebol, que os duelos entre estes dois rivais têm sido uma constante e já se defrontaram um total de 19 vezes, entre todas as competições, mas a verdade é que, analisando os números, o domínio histórico é claro, uma vez que os leões bateram as águias em 14 dessas vezes. De resto, olhando apenas para esta temporada, este será o 5º duelo entre os dois rivais lisboetas, sendo que os verdes e brancas venceram três dos quatro já disputados, um dos quais, a Supertaça, com direito a troféu (84-89).



U Sábado, 01 Abril 2023 - 15:00
Pavilhão Fidelidade
99-86
Pavilhão Fidelidade
Lotação2 400
Medidas40x20m
Inauguração2004
Fase
JornadaJornada 6
Equipas Prováveis
Convocatória
Benfica
Sporting
R Castigos
[não há registo]
[não há registo]
a Lesionados
[não há registo]

Tanner Omlid (Lesão)

p Restrições
[não há registo]
[não há registo]
R Em risco
[não há registo]
[não há registo]
w Outros convocados
[não há registo]
[não há registo]
Forma
Benfica
2022/2023
42J
31V
0E
11D
3686-3234G
Sporting
2022/2023
40J
32V
0E
8D
3613-3178G
A diferença passa por...
Benfica
Ivan Almeida

Minutos por jogo: 27

Média Pontos: 14,5

Média Assistências: 3,4

Média Ressaltos: 5,5

Sporting
Travante Williams

Minutos por jogo: 27

Média Pontos: 14,9

Média Assistências: 4,2

Média Ressaltos: 5,8

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Liga Betclic Grupo A Basquetebol 2022/23)

BenficaSporting
71Posição28
49Pontos49
7431Golos marcados4188
8381Golos sofridos3507
5
Jogos
5
7
79
Golos Marcados
66
8

Fotografias(22)

Liga Betclic Grupo A Basquetebol 2022/23 | Benfica x Sporting
Liga Betclic Grupo A Basquetebol 2022/23 | Benfica x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico boavisteiro insatisfeito
Jorge Simão, técnico do Boavista, analisa derrota no Dragão (2-1) e admitiu estar com uma mala «cheia de entusiasmo» para o último jogo da época.