placardpt
    Analisamos a equipa de Lito Vidigal

    Na expectativa para dar o golpe final

    Quatro jornadas do Campeonato já ficaram para trás, agora segue-se a pausa para o compromisso das Seleções. Aproveitando esses dois indicadores, o zerozero apresenta-lhe durante os próximos dias, até ao início da 5.ª ronda da Liga NOS, a análise tática dos 18 participantes do principal escalão do futebol português. Continuamos com o Boavista.

    Após alguns anos de afastamento da alta roda do futebol português, o Boavista regressou ao principal Campeonato com algumas dificuldades inerentes ao processo de transição entre Campeonato de Portugal e Liga, mas tem vindo a melhorar as suas participações ano após ano.

    As duas últimas temporadas mostram um clube cada vez mais estável, tanto do ponto de vista administrativo como desportivo, e o 8.º posto já é uma posição que se aproxima dos pergaminhos dos axadrezados.

    A propósito desse crescimento mais recente, é justo dizer que Lito Vidigal teve um papel importante na mudança de paradigma na temporada passada. Uma equipa apática e conformada com a antepenúltima posição deu lugar a uma equipa motivada e ciente do que era preciso fazer para sair do fundo da tabela. Nem que para isso não fosse preciso praticar o melhor futebol.

    Uma Pantera sorrateira

    O Boavista tem por hábito dar a iniciativa de jogo ao adversário, apostando no contragolpe e no aproveitamento dos erros do adversário. Esta postura, mais calculista, dá conta do lado mais paciente da equipa de Lito Vidigal, mas é uma faca de dois gumes.

    Ao serem demasiado permissivos, sobretudo quando apanham equipas que gostam de ter bola - veja-se o caso do último jogo em casa do Belenenses SAD (0x1), em que os azuis só não marcaram por manifesta ineficácia -, os axadrezados permitem que o oponente pense o jogo e crie oportunidades de golo.

    E é neste limbo que o clube nortenho se sente confortável. Não pressiona alto e isso permite ao adversário avançar no terreno, dando-lhe a sensação de superioridade, mas ao mínimo erro a pantera ataca... e costuma ser fatal.

    Em relação à temporada passada, Lito perdeu algumas peças importantes - Talocha, Rafa Lopes, Gonçalo Cardoso e Fábio Espinho -, mas foi cirúrgico nas contratações.

    Heriberto é um dos reforços para esta temporada ©Catarina Morais / Kapta +
    O lateral esquerdo Marlon chegou do Fluminense e oferece mais jogo ofensivo do que Talocha; Lucas Tagliapietra já conhecia a casa e é mais experiente que Gonçalo Cardoso e Stojiljkovic e Heriberto Tavares não são nada inferiores a Espinho e Rafa.

    O 4x3x3 (ou 4x2x3x1) tem sido o sistema mais utilizado por Lito neste arranque de época, mas não o único. O treinador de 50 anos já apostou no 3x4x3, com uma linha de cinco homens nos momentos de transição defensiva e ainda com dois médios de contenção.

    Assim que o adversário entra na zona de meio-campo é normal vermos um dos centrais surgir de rompante e cair em cima do portador da bola, criando aquele desconforto que motiva muitas vezes uma decisão precipitada.

    A jogar neste sistema, Rafael Costa é o único que constrói. Heriberto e/ou Alberto Bueno ajudam nessa tarefa quando a aposta é no 4x2x3x1 e a equipa ganha aqui mais qualidade.

    Há ainda Mateus que parece estar a viver uma 'segunda' juventude e uma frente de ataque com boas soluções: Yusupha e Stojiljkovic são jogadores que pelas suas características permitem a Lito abordar o jogo de várias formas.

    Cuidado, a Pantera sorrateira está pronta a atacar. Duas vitórias e dois empates é o cartão de visita para uma época que se espera tranquila.

    U Domingo, 15 Setembro 2019 - 20:00
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Jorge Sousa
    1-1
    Marlon 7'
    Bruno Fernandes 62'
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Ponto Forte
    Bolas paradas

    Com bons executantes de bolas paradas e bons finalizadores de cabeça, as bolas paradas são um ponto forte da equipa de Lito Vidigal. Os centrais Tagliapietra e Ricardo Costa surgem muito bem em zona de finalização, além de Rafael Costa ser um especialista na marcação de grandes penalidades. Sendo uma equipa que joga muito no erro do adversário, a Pantera aproveita as bolas paradas para dar o golpe no adversário.

    Ponto Fraco
    Bolas nas costas Seja numa linha de quatro ou de cinco, ambas já utilizadas no decorrer da presente temporada, a defesa do Boavista é muitas vezes surpreendida com as designadas bolas nas costas. Os defesas não são muito rápidos e isso ajuda a explicar a dificuldade de reação a uma técnica muitas vezes utilizada pelas equipas adversárias. No último jogo, frente ao Belenenses SAD (0x1), foram várias as situações em que os axadrezados foram desconstruídos no ataque em profundidade dos azuis.
    Boavista
    2019/2020
    5J
    2V
    2E
    1D
    5-5G
    Calendário
    História
    Reescrever a história
    Após quatro épocas nas divisões secundárias do futebol português, o Boavista foi reintegrado no principal escalão, em 2014/15, num ano em que teve de reformular por completo o seu plantel, e desde então tem feito participações muito interessantes, tendo terminado na 8.ª posição da Liga nos dois últimos anos. Estamos perante um dos históricos do futebol português que foi campeão em 2000/2001.

    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Mateus
    Aos 35 anos, Mateus é um dos indiscutíveis de Lito Vidigal. O internacional angolano é a prova de que a qualidade não tem idade e continua a dar cartas nos grandes palcos. Numa equipa onde há Yusupha, Alberto Bueno e Heriberto Tavares, que podiam ter sido analisados neste espaço, a opção por Mateus é sobretudo justificada pela regularidade que apresenta. E, claro está, por tudo aquilo que dá à equipa em termos ofensivos.
    O Técnico
    Lito Vidigal

    O treinador angolano assumiu o comando técnico do Boavista no decorrer da temporada passada, isto depois de ter iniciado o ano desportivo em Setúbal, e teve um impacto imediato no Bessa. Lito apanhou os axadrezados em zona de descida à partida para a 20.ª jornada e levou a equipa até à 8.ª posição. Apesar de eliminado da Taça da Liga, Lito e o Boavista ainda não perderam para o Campeonato (duas vitórias e dois empates nas quatro primeiras jornadas).

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Boavista x Sporting
    Liga NOS: Boavista x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Boavista
    2019-09-08 01h24m por FK_Krasnodar
    Pena não ter a super arma 'Coates' ao dispor, mas se tudo correr dentro da normalidade, os axadrezados devem conquistar os três pontos com maior ou menor dificuldade.
    LA
    peças importantes
    2019-09-08 01h05m por lagesgr
    "Em relação à temporada passada, Lito perdeu algumas peças importantes - Talocha, Rafa Lopes, Gonçalo Cardoso e Fábio Espinho. . . "
    Parei de ler aqui. . .
    O Sr. Rodrigo Coimbra mostra um conhecimento profundo nao so daquilo que o boavista fez a epoca passada mas tambem do futebol em geral.
    Parabéns
    Análise interessante mas com falhas
    2019-09-07 13h25m por daniel2102
    Pegando no 11 inicial que o zerozero elaborou a colocação do Bracalli e do Carraça não me parece correta, pois Helton e Fabiano serão os naturais titulares, um acabou agora o processo de recuperação e o outro chegou recentemente ao clube. De resto parece-me bem e o que é de realçar é a qualidade das opções que o Boavista tem, fora os jogadores mencionados no onze do zerozero ainda há Sauer( que até deveria ser titular em vez de Heriberto), Stojiljkovic, Paulinho e Ackah jogadores que também ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...