Liga Portuguesa
Crónica
Benfica conquista o 37º campeonato da história

#Reconquistado

2019/05/18 20:34
Texto por Hugo Filipe Martins

«E o Benfica é campeão». Está cumprida a missão do início da época. Depois de perder o título na temporada passada para o FC Porto, as águias não tremeram no jogo decisivo e golearam o Santa Clara por 4x1, garantindo o 37.º campeonato da sua história. Uma caminhada memorável, pela caminhada e pelos golos marcados, uma caminhada à qual ficará para sempre ligado o nome de Bruno Lage. 

Tudo a pensar na festa

#Reconquista. Depois do campeonato perdido na época passada para o FC Porto, os encarnados entravam para a última jornada com a missão pedida no início da época à distância de apenas um ponto, que até podia nem ser necessário em caso de deslize portista. 

Estava tudo pronto para a festa. Os benfiquistas passaram a semana a pensar na forma como iriam celebrar a conquista e a receção ao autocarro foi uma espécie de preparação para as horas que se seguiriam. O jogo com o Santa Clara não era uma mera formalidade e até se sentiu um nervosismo natural no início do encontro, mas a partir do momento em que a partida foi desbloqueada, tudo ficou fácil para os encarnados.

Seferovic escreveu a história

Pode dizer-se que a partida foi um espelho da época benfiquista. Não começou da melhor maneira. Como quem não tem nada a ver com a festa, o Santa Clara veio a jogo com tranquilidade, vontade e capacidade para trocar a bola e enervar a equipa de Bruno Lage. Não foram só os mais jovens a tremerem nos minutos iniciais. Os adeptos também se assustaram com a qualidade que os açorianos iam apresentando em campo, mas Seferovic tudo mudou.

©Carlos Alberto Costa

Tal como a temporada, houve uma altura decisiva. A chegada de Bruno Lage recolocou os encarnados no caminho da #Reconquista, o golo de Seferovic pôs um ponto final no nervosismo e levou o Benfica para um jogo de consagração tranquilo. Ao minuto 39 os adeptos já não resistiam. «E o Benfica é campeão», cantavam. 

A maré estava favorável e os atacantes encarnados continuaram na crista da onda. Félix encantou num momento individual dentro de área que acabou no 2x0 e Rafa foi mais rápido, como tem sido sempre, para fazer o terceiro e marcar o golo 21 na época, ele que sempre foi acusado de dificuldades na finalização. Já não dava para esconder. Os adeptos encarnados só pensavam no Marquês, mas tinham mais 45 minutos para fazerem a festa no estádio.

De dispensados a vencedores

Entre cânticos a festejar um campeonato que parecia mais do que certo e um golo do eterno rival Sporting no Dragão que fechava por completo as contas do título, houve mais dois golos, com o Santa Clara a marcar pelo ex-Benfica César e a obter o prémio merecido pela abordagem corajosa e de qualidade ao jogo

Suíço foi o melhor marcador da Liga ©Carlos Alberto Costa

Antes, Seferovic também sentenciava outra luta, a de melhor marcador do campeonato. De dispensado a número um, com 23 golos na Liga. Foi assim a época do suíço e foi assim a época do novo campeão nacional. O Benfica fez uma recuperação impressionante, ultrapassou três equipas e cumpriu a missão da #reconquista. O FC Porto acabou por vencer o Clássico, mas na Luz ninguém quis saber.

U Sábado, 18 Maio 2019 - 18:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Jorge Sousa
4-1
Haris Seferovic 16' 56'
João Félix 23'
Rafa Silva 39'
César Martins 59'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 34
VIDEOS
Lances Capitais
16´
GOLO Benfica!
Haris Seferovic marca
Haris Seferovic marca o seu 22º golo na prova (29 jogos)
23´
GOLO Benfica!
João Félix marca
João Félix marca o seu 15º golo na prova (26 jogos)
39´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 17º golo na prova (26 jogos)
56´
GOLO Benfica!
Haris Seferovic marca
Haris Seferovic marca o seu 23º golo na prova (29 jogos)
59´
GOLO Santa Clara!
César Martins marca
César Martins marca o seu 2º golo na prova (30 jogos)
A Chave
Primeiro golo de Seferovic: O Santa Clara tinha entrado bem e sentia-se alguma intranquilidade nas bancadas e nos jogadores benfiquistas. À primeira oportunidade, o suíço desbloqueou a partida e praticamente sentenciou o campeonato.
O Árbitro
Tarde tranquila para Jorge Sousa. As duas equipas foram pouco agressivas (o Santa Clara acabou a primeira parte sem faltas) e isso ajudou o trabalho da equipa de arbitragem.
O Melhor
Golos
103 só na Liga, um registo que não acontecia há 46 anos, na altura em que Eusébio brilhava com a camisola dos encarnados. O segredo do campeonato esteve muito nesta vontade em marcar golos atrás de golos.
O Pior
Faltou reação
A equipa de João Henriques começou muito bem o encontro, com personalidade e capacidade para ter bola, mas não soube reagir ao primeiro golo e acabou dominada na primeira parte. O ambiente não ajudou, mas os açorianos não conseguiram qualquer reação ao golo inaugural e acabaram por facilitar nos outros dois.
Forma
Benfica
2018/2019
60J
42V
8E
10D
140-59G
Santa Clara
2018/2019
37J
12V
10E
15D
48-50G

Fotografias(44)

Benfica x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 34
Benfica x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 34
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SANTA CLARA
Comentários (82)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Portoportugal
2019-05-19 23h33m por jfs79
Tinha piada em anos anteriores que foram piores, este foi mesmo só exclusivamente culla do FCP!
Parabéns
2019-05-19 23h03m por AsCo
Ao Benfica que mesmo com tremideira nos últimos jogos (excepto este último), conseguiu vencer o campeonato do quintal tuga, a mentalidade do povo mais ignorante do planeta dá nisto, festejam futebol mas para sair à rua para protestar contra a corrupção, esquece
PO
Jfs79
2019-05-19 21h59m por PortoPortugal
Foi uma palhaçada, mas teve piada pela inclusão do Costa e da Ana Peres ahahaha.
PO
Markes
2019-05-19 21h57m por PortoPortugal
Foi o que aconteceu ao Porto esta época, tive pena a forma como perdemos este campeonato, tínhamos tudo na mão, mas como dizes é futebol. Houve épocas em que o Benfica tinha tudo na mão e perdeu para nós, haverão épocas em que se irá passar o mesmo. Se calhar era não era má ideia haver uma pausa no calendário em Janeiro para as equipas não quebrarem tanto fisicamente como aconteceu este ano ao Porto. O Benfica não precisaria porque a mudança de treinador já foi um refrescar mentalmente qu...ler comentário completo »
Ettronn
2019-05-19 21h50m por nextstep
Dizer que o Benfica não é um campeão justo porque o FCP não soube aproveitar os 10 pontos a mais que lhe deram os árbitros e desperdiçou uma vantagem de 7 pontos e ainda vir falar de mulheres é o mesmo que os portistas que pensam assim acharem que as mulheres lhes põe os [. . . ] s e os culpados são os amantes!
Cillessen
2019-05-19 21h48m por BestInTheWRLD
ja agr, independentemente da sua qualidade: ai se o Odysseas mandasse um pato cm o Cillessen mandou hj. . . . .
PortoPortugal
2019-05-19 21h41m por Markes88
Concordo.

O futebol é um desporto muito injusto às vezes porque mesmo uma equipa com bom futebol e grandes jogadas pode pecar na finalização, e outra equipa rival ter 1-2 lances por jogo e ganhar quase sempre. . . .

E sim, nessa época o futebol do Sporting foi o melhor. Mas lá está, entre consistência de vitórias e futebol bonito, embora o segundo possa ajudar a garantir a primeira, o mais importante é sempre ganhar. . . . . porque mesmo a melhor equipa tem quebras durante a época, não escapa a nenhuma isso. . . . .
NE
Benfica
2019-05-19 21h40m por Neymar10
Todos dao os parabens ao benfica mas nao a um benfiquista a dar os parabens a arbritagem mal agradecidos so bos ficava bem benfiquistas
. . .
2019-05-19 21h32m por Ettronn
Quem defende que o Benfica é um campeão justo, e a culpa de o Porto ter perdido o campeonato depois de ter 7 pontos de avanço é do mesmo. É a mesma coisa que dizer que é bem feito uma mulher ter sido violada só porque andava de mini saía. . .
Voltou o apito dourado
2019-05-19 21h29m por Ettronn
Sim sou um triste pelo o que é o futebol pt. . . .
Benfica
2019-05-19 21h20m por jfs79
Foi campeão com justiça, apesar de alguns jogos com benefícios, mas os outros também os tiveram, o FCP não podia desperdiçar a vantagem que trazia para a 2a volta e por muito que estrebuchem perdeu por culpa própria, parem com a palhaçada dos árbitros, var e afins, cada vez me dá menos vontade de ver futebol. . . jogem à bola!
Não me identifico com palhaçadas como a que fizeram no Dragão no último sábado, podem vir para aqui dizer que não sou um portista a sério, mas digo vos já,...ler comentário completo »
Creed
2019-05-19 21h17m por Markes88
Seferovic parece-me que fica. O tipo tem 27 anos e portanto não é daqueles da formação que vende jornais todos os dias. . . e precisamos dele, obviamente.

Vlacho idem aspas. É verdade que ele tem receio de sair da baliza mas nos últimos 3 jogos parece que superou isso um bocado, já o vimos a sair mais. Entre os postes agora que parece que Casillas irá abandonar, parece-me o melhor GR da liga. É um gajo muito elástico, reflexos fantásticos, deu-nos muitos pontos.
...ler comentário completo »
PO
Markes
2019-05-19 21h10m por PortoPortugal
Era só isso que queria perceber! Na altura lembro me bem de os sportinguistas (e considero com razão) reclamar a justiça do título do Benfica pelo que fez nos jogos grandes. A realidade é: os jogos grandes definem o campeonato, mas de nada interessa se não ganhares aos pequenos. Nessa época o Sporting jogava melhor que o Benfica, tinha alguns melhores jogadores inclusive e fez uma época fantástica, mas perdeu pontos onde nunca se pode perder. Este ano o Porto perdeu pontos onde não devia t...ler comentário completo »
PortoPortugal
2019-05-19 20h56m por Markes88
Vencer nos terrenos mais complicados por norma é mais de meio caminho andado e uma boa razão para justificar ser campeão.

Agora, o Benfica não tem culpa que nessa época o Scp tenha perdido pontos contra Tondela, e os restantes ultimos classificados.

Salvo erro, foi essa a época que o Scp perdeu pontos contra os quatro últimos classificados.

O Benfica esta época, embora possa dar razão que contra o Feirense há o tal fora-de-jogo provavelmente m...ler comentário completo »
Correção
2019-05-19 20h28m por CreedEinsteinBratton
*Jonas
Markes88
2019-05-19 20h27m por CreedEinsteinBratton
O Vlachodimos não errou apenas frente ao Belenenses mas pronto, não quero ir por aí. Para o que custou e para a expectativa que havia, muito fez ele. Mesmo assim, acho que precisamos de melhor.
De resto, concordo com quase tudo. Tenho esperança que não sairá nenhum titular dos jovens.

Estou curioso para ver o que se vai fazer com Vlachodimos e Seferovic. Também com Salvio, Cervi, Fejsa, Krovinovic, Zivkovic e jonas mas por outros motivos.

ettronn
2019-05-19 20h10m por voltou_apito_dourado
És um triste. . . Não passas de um banido-mor
Campeonato 2018/2019
2019-05-19 20h06m por estaramosold
Benfica Campeão Justo

Desmérito total do FC Porto por ter perdido de maneira inaceitável uma vantagem tão grande.
Benfica mais forte nos confrontos directos, com uma 2ª volta teoricamente mais complicada, virou o campeonato. Ainda ontem vimos um Porto "á rasquinha" para ganhar a um Sporting desfalcado.

Aceito que nos ultimos 3-4 jogos houve casos que favoreceram o SL Benfica, mas antes disso houve mais casos que 3 ou 4 a favorecer o FC Porto continuadamente.

No balanço final, Benfica melhor e justo vencedor!


PO
Markes
2019-05-19 17h13m por PortoPortugal
Uma questão sem maldade para perceber a coerência dos benfiquistas, na época 2015/2016, consideraste o Benfica um justo campeão mesmo com o Sporting a dar 3 na luz, 4 em Braga, 3 no dragão e ganhar em alvalade ao Porto e Braga, perdendo apenas por 0-1 contra o Benfica (da maneira que foi, com falhanços tremendos)? Não leves a mal, ahahah, é só para perceber os critérios!
Pizzi
2019-05-19 17h11m por Markes88
E claro, esqueci aqui do ídolo.

Melhor assistente da liga, golos, tabelinhas, joga e faz jogar, um dos jogadores que faz melhor balneário!

Sempre valeu o máximo a extremo, nunca a medio centro!

Uma autêntica tristeza ser sempre rebaixado por não benfiquistas e alguns benfiquistas, que por norma fazem o mesmo ao Almeida, mas enfim, são estigmas. . .

14M muito bem gastos pelo Benfica na sua compra há umas épocas ao Atletico Madrid. Jogador fantástico, playmaker de excelência!
Bom. . .
2019-05-19 17h05m por Markes88
Nem no 1ºano do JJ o Benfica atingiu e ultrapassou a marca dos 100 golos.

Raríssimo é a época que o Benfica consegue ganhar os dois jogos contra o Fcp.

Só Eriksson, pelo que parece, conseguiu numa época ganhar a Fcp, Scp e Braga fora. . . . há 30 anos. . . .

Metendo na balança as arbitragens, tudo somado é dos campeonatos que o Benfica vence de forma mais justa.

Não há como enganar perante uma equipa que marca 103 golos, uma...ler comentário completo »
. . .
2019-05-19 16h28m por CreedEinsteinBratton
Até criam contas só para dar hate lol

Pequeninos. . .
Campeonato
2019-05-19 16h15m por Ettronn
Justo ? Nao me façam rir. . .
É mais um campeonato à Benfica. . . .
Cervi
2019-05-19 13h30m por CreedEinsteinBratton
Este rapaz é melhor nos festejos do que em campo lol

Já se tinha arrebentado há 2 anos e ontem foi igual lol
OR
benfica
2019-05-19 13h18m por orgulhovermelho
Somo CAMPEOES NACIONAIS ! Somos uns justos vencedores com números extraordinários. Ontem foi sem duvida um grande dia. O País parou para festejar. Somos sem sombra de duvidss o maior clube do mundo. Agora e tempo de descansar e começar a preparar o plantel para na próxima época atacarmos o 38 ! Vamos BENFICA , O MAIOR DE PORTUGAL
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
AN
Andrefcp90 26-06-2019, 04:35
mafraFCP 26-06-2019, 04:20
Paulo_1984 26-06-2019, 03:35
Gilista1924 26-06-2019, 03:19
Gilista1924 26-06-2019, 03:13
Gilista1924 26-06-2019, 03:11
BelenensesDaVerdade 26-06-2019, 02:42
Rodri24 26-06-2019, 02:31
MI
Mika2000 26-06-2019, 02:21
ZE
zezeze77 26-06-2019, 02:16
MI
Mika2000 26-06-2019, 02:11
MH
MHL 26-06-2019, 02:01
campion_caraglio 26-06-2019, 01:40
freskas 26-06-2019, 01:34
TO
tonefcp 26-06-2019, 01:32