história
Cultura do Futebol

Un´Estate Italiana

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
O Campeonato do Mundo de 1990 marcou o regresso da mais mediática competição do mundo à bela Itália. A competição despertou grande entusiasmo no país. De norte a sul, as cidades preparam-se para receber os visitantes, e a Squadra Azzurra prometia voltar a fazer história, quiçá repetir os sucessos de 1934, 1938 e 1982.

Num ambiente de festa, a canção oficial da prova fez sucesso e ficou para a história. Dezasseis anos depois, aquando da conquista do mundial da Alemanha, seria esta mesma  «Un´Estate Italiana»(1) que seria cantada por multidão eufórica no Circo Máximo em Roma, durante as celebrações do tetracampeonato.

O tema, gravado originalmente em inglês como «An Italian Summer» também ficou conhecido em Itália como «Notti Magiche» (2), foi produzido pelo italiano Giorgio Moroder, grande nome do panorama pop e disco dos anos 70 e 80, reconhecido pelas suas colaborações com Dona Summer em «Love to Love You Baby» e «I Feel Love», com o vocalista dos Kajagoogoo Limahl em «Never Ending Story» ou com o ex-Human League Philip Oakey em «Together In Electric Dreams».

O seu toque de midas para criar hits na música pop fizera com que dois anos antes tivesse sido convidado para escrever a canção oficial dos Jogos Olímpicos de Seoul, «Hand in Hand». 

Para o mundial de Itália, Giorgio Moroder compôs a música, enquanto a letra ficou a cargo do norte-americano Tom Whitlock, que já se tinha juntado a Moroder para compor - entre outros sucesso - «Take My Breath Away», o tema principal do filme «Top Gun - Asas indomáveis», que foi interpretado pelos Berlin. 

A versão italiana, a que ganhou fama mundial e ficou na memória dos fãs de futebol era cantada por Edoardo Bennato e Gianna Nannini, irmã do então afamado piloto de F1.

O disco incluía um «lado b» em karaoke, o que o tornou um dos primeiros sucessos mundiais e incluir tal tipo de versão. A canção seria número 1 em Itália e na Suíça, e número 2 na Alemanha, o que não surpreende, tendo em conta o sucesso alemão na prova.

Em 2006 voltou a figurar nos charts, e tornou-se o hino não oficial da campanha italiana em terras germânicas, cantada como uma esperança italiana, de conseguir em terras alemãs, o mesmo que a Alemanha tinha conseguido em Itália: nada mais nada menos, do que a conquista do Campeonato do Mundo.

 




Un´Estate Italiana

Forse non sara´ una canzone 
a cambiare le regole del gioco 

ma voglio viverla cosi´ quest´avventura 
senza frontiere e con il cuore in gola 
 
E il mondo in una giostra di colori 
e il vento accarezza le bandiere 
arriva un brivido e ti trascina via 
e sciogli in un abbraccio la follia 
 
notti magiche 
inseguendo un goal 
sotto il cielo 
di un´estate italiana 
 
E negli occhi tuoi 
voglia di vincere 
un´estate 
un´avventura in piu´ 
 
Quel sogno che comincia da bambino 
e che ti porta sempre piu´ lontano 
non e´ una favola 
-e dagli spogliatoi 
escono i ragazzi e siamo noi 
Oh oh oh oh... 
notti magiche 
inseguendo un goal 
sotto il cielo 
di un´estate italiana 
 
E negli occhi tuoi 
voglia di vincere 
un´estate 
un´avventura in piu´ 
 

----------------------------------------------------

(1) - Un´Estate Italiana - Um Verão Italiano
(2) - Notti Magiche - Noites Mágicas

Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Competição