história
Jogadores

César Rodríguez: El Pelucas

Texto por João Pedro Silveira
l0
E13
O faro de golo de «El Pélucas»

César Rodríguez Álvarez de seu nome completo, talvez seja um nome que não diga muito aos amantes do futebol, mas, na verdade, o avançado leonês tem um lugar de destaque na história do FC Barcelona. Até ao dia 20 de março de 2012 detinha o estatuto de melhor marcador de todos os tempos em jogos oficiais do clube blaugrana.
 
Entre 1939 e 1955, com um pequeno interregno entre 1940 e 1942 - quando esteve emprestado ao Granada, enquanto cumpria o serviço militar na cidade andaluza - César Rodríguez, que nasceu em Leon a 29 de Junho de 1920, marcou uma época no Barcelona, apontando 232 golos em partidas oficiais com a camisola do gigante catalão e um total de 294 remates certeiros se incluindo na contagem os jogos particulares.
 
Conquistas e a seleção
 
Conquistou cinco Ligas, três Taças e duas Taças Latinas, além de ter sido coroado Pichichi em 1948-49. O seu mítico recorde durou mais de 50 anos, sendo apenas superado quando o astro argentino Lionel Messi, essa máquina de bater recordes, apontou um hat-trick contra o Granada, precisamente a equipa à qual César tinha jogado por empréstimo do Barcelona enquanto cumpriu serviço militar. 
 
Pela seleção, teve a sua estreia contra Portugal, num empate a dois em Lisboa, onde apontou um dos golos. Efetuou ao todo 12 partidas com «la roja», apontando seis golos, três deles a Portugal, o seu rival preferido, a qual marcou sempre um golo nos três jogos em que enfrentou os portugueses.
 
Um filipino recordista
 
Antes de César se tornar o principal goleador dos blaugrana, já um outro jogador tinha marcado golos como nenhum outro ao serviço do clube da «Cidade condal»: Paulino Alcántara, um médio ofensivo que havia nascido na então colónia espanhola das Filipinas em 1896, filho de uma filipina e de um militar espanhol aí colocado.
 
Após se ter mudado com os pais para Barcelona ainda muito jovem, haveria um dia de jogar no Barça, após ter sido contratado pelo histórico presidente - e fundador - Joan Gamper.  Durante 13 épocas, o «Trencaxarxes» [o fura redes] apontando a impressionante marca de 369 golos em 357 partidas (incluindo jogos não oficiais).
 
Entre os 369 golos de Alcántara e os 294 de César, encontram-se ainda os 326 de Josep Samiter - um contemporâneo do filipino. É este trio que encabeça a lista de melhores marcadores de sempre do Barcelona, à frente de Kubala - votado o melhor jogador do Barça do século XX - e de Leo Messi, o que ameaça já ser o melhor jogador de sempre da centenária história do clube catalão. 
Capítulos
Comentários (9)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ER
NAO QUERO
2012-03-22 07h17m por erdnarib
nao quero ser um manchester na medida em que não quero o benfica como uma empresa de compra e venda, só isso, e é neste momento o que somos, NESTE MOMENTO VOLTO A TER UMA GRANDE ALEGRIA POIS O NELSON JÁ JOGA COM MAIOR REGULARIDADE E ISSO DEIXA-ME BASTANTE SATISFEITO
ER
a nivel de benfica ando indignado
2012-03-22 07h14m por erdnarib
HA PESSOAS A FICAREM MILIONARIAS Á CONTA DO BENFICA, nos nao somos o ajax nemo sporting, eu nao quero ser um manchester, eu QUERO SER UM BARCELONA, E UM BENFICA QUE JA FUI, COM MISTICA, COM PORTUUESES(MUITOS) COM GAJOS TUGAS A ACABAREM CARREIRAS CÁ, TUGAS OU BRAZUKAS, MAS QUE ACABEM TIPO RUI COSTA A MUITO CUSTO, acabem com as percentagens nos jogadores, ou caso contrario andamos a vida toda a papar com jardeis a centrais, emersons a titulares, robertos na baliza/moretos e muitos mais, VIEIRA E J...ler comentário completo »
ER
bmr30 apoiado
2012-03-22 07h10m por erdnarib
mas o que queria deixar explicito, é que este rapaz tem principlamente azão nisto, cada um apio o que quer, (é um direito seu) o futebol espanhol para mim é a melhor liga do mundo(misto de italia e inglaterra)muito espetaculo, a minha favorita é a italiana(va-se la saber porque, sei eu, ai ninguem se aguenta(van basten/fenomeno) mas apesar de ser uma liga espetscular sou portugues, prefiro ver o que é meu apesar de nao ser tão bom. . . bem alias o ronaldo e mourinho antes de espanha andaram cá, ...ler comentário completo »
ER
bmrc30 apoiado
2012-03-22 07h04m por erdnarib
so li um comentario teu, e concordo contigo, sem duvida alguma, ronaldo é muito bom , eu odiava o ronaldo, agora apoio, mas a educação na vida deuma pessoa é muito importante, infelizmente este nao a teve, mas é só um aparte. a nivel de futebol ronaldo é fortissimo, muito bom mesmo, ms para mim a tecnica sobroem-se a isso uma vez que fisicamente na primeira e segunda liga são todos identicos, a grande diferença vem na genialidade e messi, . . bem messi provavelmente poderá bater pelé e todos os outros que alguma vez jogaram futebol
Messi
2012-03-21 22h28m por DSantos11
Messi vai ser recordado pelos nossos filhos como o Maradona e Pelé por nós.
NA
O melhor do mundo!
2012-03-21 19h28m por Nash_07
Ele vai chegar aos 400 a brincar. . . . Este ano deve acabar perto dos 250, senao msm chegar a esse numero. É um jogador fora de serie e com capacidade mais do q suficiente para ser o melhor do mundo varios anos consecutivos. LEO MESSI THE BEST!!!! Força "La Pulga"
Leo Messi
2012-03-21 18h39m por philosof3r
Obrigado por teres nascido puto.
Pensem só. . .
2012-03-21 16h11m por WypeOut
. . . se o messi fizer mais 8 épocas (acabar de jogar com 32 que não é nada) e fizer uns módicos 15 golos por época (o que é por os números em valores mt baixos) o rapaz só iria marcar com os já marcou 454 golos pelo barça!!! Isto sem contar com selecção! E digo 15 a contar que lá pó final ele só marque 10 ou 15 golos por época
FU
lool que ridiculo
2012-03-21 13h49m por futebol_16
isto é tao ridiculo . 234 golos em 9 epocas isto é muito pouco. vergonha de manha a noite fazer textos sobre messi inventar cenas, ja chega eu vivo em portugal. eu nao vivo na argentina ja chega ja mete nojo .
Tópicos Relacionados
TEXTO DISPONÍVEL EM...