placardpt
Biografia
Jogadores

Cristiano Ronaldo: O Puto Maravilha

Texto por José Bragança
l0
E14

Já ouviu falar em vidas que davam um filme? Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nasceu na ilha da Madeira a 5 de fevereiro de 1985. Sem precisar de grandes apresentações, o zerozero convida-o a entrar no filme de vida de um dos maiores jogadores do Mundo.

Ronaldo e uma carreira à sua maneira

Ama o futebol como se ama um amor. Vive o mundo da bola como o tem para viver, sente o que tem para sentir.... e joga. Joga tanto e tão bem e que há até quem o já tenha no patamar de lenda. Ronaldo sabe – como sempre soube - que isto do futebol, como tudo, podia ser passageiro. E, por isso, faz – como sempre fez - questão de o tornar eterno aos nossos olhos.

O 'puto maravilha', filho de um roupeiro e de uma cozinheira, nasceu com o dom que só os grandes têm: força mental, rapidez e classe para ter uma bola nos pés. Cristiano mostrou seu talento com a bola desde cedo na equipa do Andorinhas, onde jogou dos 6 aos 9 anos. Em 1995, passou para o Nacional e a sua categoria não passou despercebida aos caça talentos do Sporting. Foi, pois, contratado para os escalões de formação de Alvalade e tinha o mundo para conquistar... sempre à sua maneira.

Não foi em vão que Ronaldo foi apresentado no Real Madrid ao som dos portugueses Xutos & Pontapés e a música: 'À minha maneira'.

Com Ronaldo é mesmo assim: E as forças que me empurram. E os murros que me esmurram. Só é para lutar, À minha maneira (à minha maneira). À minha maneira!

Tal como as grandes lendas do futebol e da historia mundial, Ronaldo não reúne todas as preferências. Lá diz o velho ditado português: «Nem Deus agradou a todos». Desta forma, as críticas pouco importam. Ronaldo segue a vida dentro e fora dos relvados e faz golos decisivos na mesma proporção em que encanta miúdos e graúdos.... sempre à sua maneira.

A chegada ao Teatro dos Sonhos

O filme deste ainda jovem prodígio vem sendo feito de saltos. O primeiro aconteceu quando deixou a ilha da Madeira para jogar num dos maiores clubes de PortugalSporting. Com o leão ao peito encantou tudo e todos. O outro, esse, deu-se em 2003. Com apenas 18 anos, Sir Alex Ferguson (um dos mais renomados treinadores do futebol mundial) viu talento, categoria e classe naquele menino ainda com algumas borbulhas na cara mas com um sangue tão lusitano. Não hesitou em leva-lo para Old Trafford e a casa dos red devils foi mesmo o Teatro dos Sonhos para os adeptos da bola.

@Getty / Shaun Botterill
Chegado a Manchester, Ronaldo, tímido mas cheio de sonhos, pediu a camisola número «28» - número que usava no Sporting. Sir Alex Ferguson entregou-lhe, porventura, a mais emblemática camisola daquela casa: 7. Sim, o 7 que fora de David Beckham, Eric Cantona, Bryan Robson e... George Best. Ronaldo não sentiu o peso e puxou para si os focos da atenção. As terras de Sua Majestade, para muitos fria e cinzenta, encheram-se de cor a cada golo, a cada festejo e a cada recorde que Cristiano Ronaldo ia superando.

No lado vermelho de Manchester, Ronaldo ganhou, desde logo, a alcunha de CR7 mas ele queria mais (sempre mais). A sua missão sempre foi clara: nunca virar a cara ao sonhos e à ambição. Foi assim, sempre assim, que foi tentando tocar onde o sol mais brilha. Mas o palco de Manchester ficou pequeno para tamanho talento. Abriram-se, pois, as portas do Real Madrid. O esplendor do Santiago Bernabéu queria a classe do lusitano Ronaldo. Ele foi em busca de tocar (outra vez) a glória.

Chegar, ver e vencer em Madrid

Após a sua transferência em 2009 do Manchester United para o Real Madrid, num acordo no valor de 94 milhões de euros, tornou-se no jogador mais caro alguma vez transferido no planeta da bola.

As fintas, as jogadas magistrais, as arrancadas, os livres... fizeram dele um ídolo no planeta futebol. Dia após dia, fazem-se cânticos, estamparam-se camisolas, criam-se mais e mais páginas de apoio pela Internet. Ronaldo cresce a cada dia e é o mais renomado inquilino da casa branca.

@Getty / Laurence Griffiths
As nove temporadas em Madrid são marcadas por uma palavra: golos. O extremo tornou-se no melhor marcador da histórias dos madrilenos, com 450 tentos em 438 jogos, deixando para trás nomes míticos como Raúl González, Alfredo Di Stéfano, Santillana ou Ferenc Puskás. Além dos golos, também foi eleito o Melhor Jogador do Mundo por quatro vezes, ganhou três vezes a Bota de Ouro, foi cinco vezes o artilheiro da Champions, três vezes o melhor marcador de La Liga, entre outros prémios.

A nível coletivo, saiu de Espanha com quatro Ligas dos Campeões, três Mundiais de Clubes, duas Supertaças europeias, duas Ligas Espanholas, duas Taças do Rei e duas Supertaças espanholas.

Novo capítulo na vecchia signora

Em 2018, Ronaldo abandonou Madrid e partiu em busca de um novo desafio. A Juventus, outrora vítima de vários golos do capitão da Seleção das Quinas, mostrou-se recetiva para o receber e protagonizou mais uma mega-transferência: 100 milhões de euros. 

A nova aventura em solo italiano começou da melhor maneira, com golos e uma Supertaça italiana conquistada. Mas seria muito mais... Foi o artilheiro do clube em todas as temporadas que o representou, conseguindo também o pleno nas conquistas da Serie A. A única coisa que não caiu para o lado bianconeri foi a Liga dos Campeões.

Apesar desse sucesso desportivo a nível interno, no verão de 2021 a Juventus optou por terminar a sua ligação a Cristiano Ronaldo e quem o acolheu foi um dos clubes que, aliado ao Sporting, o atirou para as luzes da ribalta: o Manchester United. Os red devils pagaram 15 milhões de euros pelo avançado português e trouxeram-no de volta a Old Trafford e à Premier League.

O seu regresso à Premier League foi tudo, no entanto, menos calmo. Individualmente Cristiano Ronaldo até correspondeu e foi o melhor marcador do Manchester United enquanto lá esteve, totalizando 27 golos e cinco assistências em54 jogos, divididos por época e meia. Contudo, «chocou» com o técnico neerlandês Erik ten Hag quando os resultados não apareceram e a saída foi a solução encontrada, com direito a declarações fortes de parte a parte

Porta-estandarte saudita

Depois de entrar no Mundial 2022, no Catar, sem clube, após rescindir com o Manchester United, foram vários os cenários apontados ao experiente avançado, mas o escolhido acabou por ser algo surpreendente: a Arábia Saudita. Aí, assinou pelo Al Nassr, com um contrato megalómano, servindo em grande parte como porta-estandarte para o futebol saudita, visto que foi a partir da sua contratação que houve um grande investimento desportivo naquele país, com várias estrelas a juntarem-se a CR7 nos meses seguintes.

Apesar de se tratar de um campeonato com argumentos qualitativos mais reduzidos do que os principais campeonatos europeus, Cristiano Ronaldo não desiludiu e teve um ano de 2023 em grande, acabando mesmo esse ano civil como o melhor marcador mundial masculino. Foram 54 golos, superando nomes como Kylian Mbappé (52), Harry Kane (52) e Erling Haaland (50). Tudo aos 38 anos de idade.

Glória de Quinas ao peito

Cristiano Ronaldo é o melhor (e mais marcante) jogador da história da Seleção Nacional. Tornou-se no jogador com mais internacionalizações pela Seleção A e no maior artilheiro da história de Portugal, superando Pedro Pauleta, Eusébio e Luís Figo. Serviu os portugueses nos Europeus de 2004, 2008, 2012, 2016 e nos Mundiais de 2006, 2010, 2014 e 2018.

@Global Imagens / Gerardo Santos
Entre participações coletivas e individuais, onde esteve perto da glória ou onde não atingiu as expetativas, a formação portuguesa teve sempre em Ronaldo uma luz-guia que ajudava a remar até era possível. No entanto, após várias tentativas, a glória chegou e o craque madeirense pôde juntar ao seeu currículo invejável, a nível de clubes, um título pela sua Seleção.

Numa caminhada épica, Ronaldo capitaneou Portugal até à conquista do Campeonato da Europa de 2016, título que festejou efusivamente. Chorou, discursou, mostrou sentimentos e emoções traduzidos em lágrimas, tal como em 2004, mas que dessa vez foram de alegria.

Mais tarde, em 2019, foi também ele quem capitaneou Portugal na conquista da primeira edição da Liga das Nações, em que a seleção das Quinas venceria a Holanda por 1x0, num jogo disputado no Estádio do Dragão. Apesar de não ter marcado nesse jogo, foi fundamental nessa caminhada, ao marcar um hat-trick na vitória por 3x1 frente à Suíça, nas meias-finais da prova.

Depois de liderar Portugal à conquista dos seus primeiros títulos internacionais, o astro português tornou-se no melhor marcador de sempre a nível de seleções, superando os 109 golos do iraniano Ali Daei. A contagem vai aumentando desde aí...

D

Fotografias(50)

Comentários (14)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Cristiano Ronaldo
2021-02-05 14h36m por AnalistaDesportivo
A lenda das lendas. Uma lenda da humanidade, cujos nossos descendentes durante milénios os seus feitos lendários cantarão!!

Dos seres humanos mais importantes da história de toda a humanidade. O orgulho da nação e de todo o mundo

Viva CR7!! Parabéns pelas 36 primaveras. E obrigado por teres vivido no mesmo tempo de voda que eu, serei para sempre orgulhoso de te ter visto surgir e conquistar o mundo. Seremos invejados por milénios
MI
Esse título pros brasileiros. . .
2020-07-24 18h20m por Michelon
PUTO MARAVILHA. Berrei ao ler esse título na biografia. Saibam que o zerozero.pt é o site mais acessado pelos brasileiros (ou brãsiléirox, como vocês prununciam) e aqui a gente não perde a piada. Puto tem uma outra conotação no novo mundo.

Saudações!
VA
Parabéns Fergunson
2019-03-05 21h12m por varand4-2
Os golos e apenas os golos fizeram de Ronaldo um dos melhores de sempre. Antes era um jogador de rua, estilo Quaresma, mas quando no seu clube de formação, United, lhe explicaram que teria de marcar golos se queria ficar para a história. Este passou de épocas com 6 golos para épocas com 42! Um trabalho incrível levado a cabo por Ferguson na formação de um homem, que antes era apenas um rapaz desdentado que corria para a frente.
O azar de Messi
2018-03-02 18h38m por Vitaminas
Messi teve azar. . . . . . . . . . . . . . . . . . aparecer na mesma época do CR7.
PO
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
2016-07-11 18h54m por Portugues_Patriota
Se alguém não conhecer a História, deixe-os dizer que eu vivi entre gigantes. Homens erguem-se e caiem como o trigo de inverno, mas esses nomes nunca irão morrer. Deixe-os dizer que vivi no tempo do melhor futebolista de sempre. Deixe-os dizer que vivi no tempo de Cristiano Ronaldo!
Engraçado. . .
2016-01-26 15h14m por BlackCondor
Pelo vistos, ser o melhor marcador de toda a história do Real Madrid e da Selecção Nacional não chega para ser considerado uma lenda. . . Não é, cavalheiros do ZeroZero?
cr 7 o melhor de 2015
2015-10-03 23h51m por gremionarede
Já estás eleito Cristiano CR 7. O messi está em Stad bay.
Cristiano Ronaldo melhor do Mundoooooo
2015-02-05 18h26m por paulo218927
Orgulho de Portugal.
Os Lusìadas-Camões
2015-02-03 22h01m por gremionarede
Visão Lírica. Poemas épicos. Futebol total. Parabéns CR7.
REInaldo !!
2015-01-12 21h52m por Killer1Kappa
Simplesmente o melhor de Sempre! Só não vê quem não quer!
Muito Trabalho! Esforço , ambição e dedicação fez dele o mais completo de sempre! Faz tudo o que o futebol pede , e nunca ninguém viu jogador como ele , isso , tenho eu a certeza!

Continua Máquina do Futebol ! CR7
CR
cr7
2015-01-06 18h35m por cruztips
os portugueses deviam dar-lhe mais valor e apoiar porque eleva o nome de portugal no mundo
JO
O Melhor de Portugal e do Mundo
2014-05-18 01h04m por JohnyBSousa
Ronaldo será pra mim e espero k pra todos os portugueses 100x melhor k Lionel Messi.
Sendo o maior fã do CR7 mando-lhe, se ele vir isto, um grando abraco.
DI
Grande
2014-04-15 00h02m por DiogoJr
Simplesmente grande jogador!!
PA
erro 00
2013-02-05 17h26m por pablo-aimar
voces sao do 8 ao 80. disse vezes sem conta que havia um erro nos titulos dele na base dados que dava mais uma liga inglesa, agora tiram essa e mais 2 titulos n sei porque. ha + 2 supertaças que ele ganhou