placardpt
    Liga Portuguesa 1973/74

    1973/74: O primeiro campeão de «Abril»

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Os números não mentem, dos três grandes, o Sporting é de longe o clube que conquistou menos títulos desde o 25 de Abril de 1974. Mas a verdade é que os leões foram os primeiros campeões em democracia, impedindo mais uma vez o Benfica de chegar ao tetra.

    Conduzido por Mário Lino, antigo jogador do clube, o Sporting venceu o Campeonato com todo o mérito, numa época brilhante em que conquistou a Taça (também batendo o Benfica) e ainda chegou às meias-finais da Taça das Taças, eliminado pelo Magdeburgo da RDA, que acabaria por vencer a competição.

    A grande referência da prova foi o argentino Hector Yazalde, que apontou 46 golos, um recorde de golos que perduraria no tempo até aos nossos dias. O Sporting sofreu quatro derrotas ao longo da época, a primeira das quais em casa do Vitória de Setúbal, que voltou a brilhar, conquistando mais uma vez um lugar no pódio, ultrapassando novamente o FC Porto.

    Seria precisamente num jogo entre o FC Porto e o Setúbal que se aconteceu o momento trágico do Campeonato, quando o portista Pavão perdeu a vida durante o encontro entre ambas as equipas, caindo inanimado em pleno relvado do Estádio das Antas, para grande choque de todos.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...