placardpt
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha

      Ajudem João Félix

      2023/07/26
      «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

      * Chefe de Redação

      O cenário é irrealista. Imaginem-no, se forem capazes.

      O FC Porto (podem ser Benfica ou Sporting) investe milhões num futebolista, o futebolista não corresponde ao que Sérgio Conceição (podem ser Roger Schmidt ou Rúben Amorim) exige, o mesmo atleta sai por empréstimo, volta e – em plena pré-temporada – diz que o sonho de criança foi sempre jogar no Benfica (ou no Sporting).

      Um tonto. Um inconsciente. Um desrespeitador.

      Plot twist. Aconteceu mesmo.

      Foi isto, precisamente, que João Félix achou boa ideia experimentar: anunciou a todo o mundo o desejo de vestir a camisola do Barcelona e uma paixão blaugrana que o persegue desde a infância.

      Só faltou o assobio do Piranha no Verão Azul, ladeira abaixo, bicicleta e amigos. Idílico. 

      Félix teve este atrevimento, veja-se bem, inserido nos trabalhos de pré-época do Atlético Madrid. E com mais quatro anos de contrato nos colchoneros.

      Não sei se este tique de absurda petulância saiu da cabeça do João ou se alguém na sua entourage o aconselhou neste sentido. Uma estupidez desenfreada, um ultraje disparado direitinho ao coração dos milhões de adeptos do Atlético.

      Não é assim que se recupera o crédito, já de si tão malparado.

      Sou fã do futebol de Félix. Tem tudo o que procuro num craque, a leveza, a descontração altiva, a sensibilidade a receber, a tocar e a rematar.

      Em 2019, alguém se lembrou que seria boa ideia entregar este pacote delicado nas mãos de um ferreiro. Um ferreiro competente, sim, mas um ferreiro. Um homem com ideias inversamente proporcionais às esperadas por João dentro de um campo de futebol.

      Quatro anos depois, João Félix não é melhor futebolista, não é um nome mais apetecível no mercado de transferências, tem a credibilidade arruinada no emblema de Madrid e a carreira num beco de saída apertada.

      Qual será o próximo passo?

      Ajudem João Félix, ajudem-no a parar para pensar, a ver e a ler todas as possibilidades, a fazer mea culpa e a assumir o ridículo de um empréstimo a um Chelsea meio morto. Um Chelsea que, ainda assim, teve a afronta de recusar um futuro com Félix.

      Dirijo-me às pessoas com influência sobre o avançado. Pais, irmão, representantes, a todos os que gostam realmente do homem. Ajudem-no.  

      Félix e Simeone era uma relação condenada à partida. Contra-natura. Um toureiro e um defensor dos direitos animais, um belicista e um objetor de consciência na mesma casa. Não há harmonia possível entre causas contrárias, conflituantes.

      Não dá, nunca deu. A responsabilidade é de ambos, naturalmente, mas acima de tudo há um clube histórico e um contrato milionário a respeitar – assinado por vontade própria, que se saiba, pelo atleta.

      João Félix tem algumas saídas, ainda assim.

      1. Um pedido de desculpas público ao mundo colchonero, na esperança de que o clube facilite um empréstimo com cabeça, tronco e membros

      2. Uma conversa séria com Xavi, para avaliar se a famosa paixão é correspondida ou se é um desamor de verão condenado ao fracasso

      3. Uma terceira via, para um clube onde possa ter paz, jogar com liberdade e responsabilidade, num futebol compatível com os seus ‘pezinhos de ouro’.

      O Benfica entraria nesta terceira opção. Socorro-me de Luís Freitas Lobo e digo que Félix «precisa mais do Benfica do que o Benfica de Félix» nesta altura. Mais do que contratar o avançado, o clube estaria disponível para recebê-lo. E seria bom para os dois lados.

      Que Félix pense bem, que fuja das arábias desta vida e dos muitos milhões da Turquia, Grécia e outros desterros piores. O seu lugar é na mesa dos maiores, aos 23 anos está mais do que a tempo de corrigir erros recentes. No Benfica ou num campeonato decente. 

      Ajudem-no.



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PE
      Assino por baixo
      2023-07-28 08h22m por Pensa
      Mais uma vez um grande texto, concordo com tudo o que é escrito e só acrescento o seguinte:
      Em termos de comparação, mais com uma traição muito superior, as declarações de amor ao Barça são comparáveis ao pesetero assinar pelo Real Madrid quando era somente o capitão de equipa do Barcelona.
      Sendo ele na altura estrangeiro, era o mesmo que Lucho Gonzales assinar pelo Benfica depois de tudo o que passou no Porto. Ou melhor, Balakov no seu auge leonino assinar pelo Benfica, ou...ler comentário completo »
      cmtcosta
      2023-07-27 20h35m por Batoteiro57
      O que e' deselegante e' este opinador Cunha chamar o Diego Simeone de " Ferreiro ".

      Para quem ganhou duas La Ligas e duas Europa Cups, e' uma enormissima falta de respeito.

      No estrangeiro ninguem se sente obrigado a elogiar e promover o clube e os jogadores do clube da treta.

      Quanto a ti Costa nao vou perder tempo em comentar.

      Futre disse-o há meses. . .
      2023-07-27 17h59m por Artemis
      . . . claramente e após regressar de Madrid: «Félix tem uma mentalidade de jogador que pensa que só precisa de estar ''a top'' nos jogos. Os treinos não são para ele. . . »

      Simeone, jogador da ''old school'', não perdoa atitudes destas. . .
      Após a saga «FREE WILLY!». . .
      2023-07-27 17h55m por Artemis
      . . . Portugal segue agora para o «FREE FÉLIX!». . .
      Batoteiro57
      2023-07-26 22h18m por cmtcosta
      Que comentário tão. . . deselegante!
      "Não havia necessidade".
      Sotkio
      2023-07-26 22h16m por Commando79
      Concordo (excepção feita à parte das arábias naturalmente).
      A atitude é feia para com o Atlético que se vê pressionado a não tolerar este tipo de comportamento e despachá-lo.
      Continuar no clube seria uma "morte lenta" e se quer mudar o rumo tem que sair o quanto antes.
      Ainda assim, comportamento arriscado.

      Tem qualidade para muito mais.
      Ainda vai a tempo de dar a volta e espero que consiga.
      Félix x Simeone
      2023-07-26 21h42m por DingyPT
      É muito fácil apontar o dedo a Simeone e dizer que "Félix não dá com Simeone, mas se fosse com o XXXX aí é que ele brilhava"

      Mas, Simeone já trabalhou com Falcão, Diego, Forlán, Diego Costa, David Villa, Raúl Garcia, Angel Correa, Fernando Torres, Griezman, Gaitan, Morata, Lemar, Luis Suarez. . . Todos estes são defensivos? Claro que não!!
      Mas há uma coisa que eles são que o Félix não é: Trabalhadores e profissionais! Félix, infelizmente deixou-se levar pel...ler comentário completo »
      Encantador de Sauditas
      2023-07-26 20h56m por Sotkio
      O Félix fez o que fez para criar caso e procurar uma saída forçada para as Arábias. Acontece que não está a pegar. Basta vê lo a jogar para perceber que nasceu para a liga saudita.
      Batoteiro57
      2023-07-26 19h50m por armandocravo
      Mas tu, também precisas do mesmo tratamento, já que sofres do mal de que acusas o Cunha!!!
      carlos viegas120
      2023-07-26 19h41m por carlosviegas120
      talvez se perguntase qual o nivel de profionalismo a neste rapaz? o que parece e que neste momento ele nao gosta de estar onde esta. mas pelo menos podia disfarçar. so que nao pode nao esta no adn dele. culpa de quem? talvez de quem lhe criou um valor artificial que ele nao merecia. talvez dele proprio e de quem o rodeia. pois. . . agora faz o que? vai para o benfica? de borla? com o clube que pagou um balurdio por ele e ainda tinha de sustentar pagar-lhe parte do ordenado? granda negoci...ler comentário completo »
      PO
      Melhor. . .
      2023-07-26 18h50m por PORTOTUGA2
      No Galatasaray!
      VA
      Devia ir
      2023-07-26 18h15m por vaicomtudo
      Para a Roma.

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      * Chefe de Redação  Revolução, em maiúsculas. Não é hipérbole, antes realidade. O triunfo de André Villas-Boas, pela ...
      29-04-2024 11:32E2
      * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
      16-04-2024 17:40E4
      * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
      15-04-2024 11:48E4
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha