placardpt
    19:45
    Duarte Monteiro
    2022/08/09
    E7
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    Está dado o pontapé de saída na Liga Portugal Bwin 2022/2023. Na 1.ª jornada do campeonato passaram pelas bancadas dos nove estádios que acolheram os jogos 138.923 adeptos. Os encontros caseiros de Benfica e FC Porto foram, naturalmente, impulsionadores máximos deste número, mas há um dado que me saltou à vista: dos nove jogos, seis tiveram uma taxa de ocupação superior a 50 por cento. Dos três que ficaram abaixo desse valor, Estoril e Santa Clara apresentam-se como casos “crónicos” de afluências baixas, sendo que no outro encontro, em Barcelos, entre Gil Vicente e Paços de Ferreira, estiveram quase 5 mil pessoas; um número agradável, apesar de não ter chegado à “meia casa”.

    Posto isto, creio ser relevante e, sobretudo, proativo tentar conjeturar medidas e trabalhos que permitam à Liga portuguesa manter as taxas de ocupação dos estádios em valores interessantes, mesmo quando o verão e os emigrantes se despedirem e as tardes e noites se tornarem menos chamativas para uma experiência futebolística “in loco”. É, como disse, um exercício de conjetura e, em última instância, de brainstorming. Reconheço a limitação populacional e a divisão clubística tradicional de Portugal; reconheço também as fragilidades de várias estruturas de clubes para lidarem profissionalmente com este problema. Mas tentemos, pelo menos.

    Listei alguns tópicos, de onde florescem vários subtópicos, que considero de relevância primordial tratar e discutir por forma a manter os que vieram este fim de semana e chamar os que podem não sentir essa tentação. É, por enquanto, uma análise superficial, entendendo eu que, para cada um dos casos, há complexidades e vicissitudes nem sempre fáceis de resolver ou, sequer, debater. Vamos a isso.

    1. Condições dos estádios

    É indispensável melhorar as condições de vários dos estádios que recebem jogos da 1.ª Liga. O mais premente, na minha opinião, prende-se com a cobertura. No verão, com temperaturas altas e o sol a escaldar, o conforto do adepto estaria bem mais valorizado se houvesse lugares à sombra e com algum resguardo. Com o frio e com a chuva, é ainda mais imperial garantir o máximo conforto possível com bancadas cobertas e resguardadas. Portanto, obras. Se queremos um produto mais apelativo e mais vendável não há desvio a esta condição. Com melhores estádios e mais gente nas bancadas até a televisão ficaria a ganhar.

    Iniciativas para chamar o público perante estas condições atmosféricas: no verão, distribuição gratuita de água antes e durante os jogos, fora e dentro do estádio. É um gesto simples mas que pode melhorar a perceção da experiência, sobretudo junto dos mais novos e dos mais idosos. No inverno, oferta de mantas e bebidas quentes nos mesmos moldes. Poder-se-á, ainda, montar uma ou várias tendas no exterior do estádio para acolher os adeptos antes do jogo.

    2. Atividades "Experiência do Adepto"

    Já há quem o faça, mas é preciso mais. “Mini” concertos no pré-jogo, uma tour pelo museu do clube (quando os há), interação digital e vários passatempos ajudam a entreter o público e mostram, sobretudo, cuidado e respeito para com quem decidiu ir ao estádio. O futebol há muito que deixou de ser um jogo com 90 minutos e nada mais.

    3. Preço "modesto" dos bilhetes

    O tema dos temas para muitos cidadãos. Dinheiro. É lógico que o clube precisa de pagar as despesas inerentes à organização de um jogo e a bilheteira é um (de muitos) fatores que contribuem para isso. Mas Portugal não é um país onde a grande fatia da população está em condições de conciliar a ida ao futebol de 15 em dias com as restantes responsabilidades financeiras. Não é. Os preços dos ingressos têm, necessariamente, de serem praticamente “simbólicos”. É importante para quem é adepto do clube, mas ainda mais para quem é apenas simpatizante ou simplesmente adepto de futebol e tenha vontade de ir a um estádio.

    Preços modestos permitiriam a mais do que um elemento do agregado familiar ir ao estádio sem comprometer o orçamento familiar (há gente com pouquíssimas posses que adorariam ir ao estádio. Mas 5€, por vezes, já é impeditivo).

    Bilhetes a preços simbólicos levariam mais gente, mais gente levaria a maior consumo de bebidas, alimentos e de merchandising a favor do clube e mais gente levaria a um crescimento da marca junto de potenciais patrocinadores.

    4. Horários "Family-Friendly"

    Outro dos temas mais “quentes”. E é importante porquê? Coloco esta questão: Preferimos ter apenas o pai/mãe no estádio ou os dois juntamente com os filhos? Jogos com horário de início tardio (a partir das 20h) ao domingo e/ou à segunda-feira reduzem significativamente essa possibilidade.

    Num país com poucas pessoas e, consequentemente, poucos adeptos, os visitantes importam (veja-se o caso do Boavista em Portimão e do Vitória SC em Chaves, nesta ronda). Quem viaja de fora para ver o seu clube é parte essencial para haver boas assistências em Portugal.

    Posto isto, e sabendo das obrigações televisivas, fiz um esboço daquilo que podiam ser os horários dos jogos em Portugal, com sensibilidade para um fator relevante no nosso país: que o adepto do clube local e, simultaneamente, de um dos três “grandes” consiga ir ao estádio na sua terra e ver na televisão o outro jogo.

    Sugestão de horários: 1 jogo na sexta-feira (20 ou 20h30), 4 jogos no sábado (14h, 16h, 18h e 20h) e 4 jogos no domingo (mesmos horários).

    Estes horários evitariam a sobreposição de jogos, permitiriam, como já referido, a quem é adepto do clube local e de um dos "grandes" ir ao estádio e, a seguir, ver outro jogo na televisão, evitariam ainda jogos à segunda-feira e apenas três dos nove jogos teriam início às ou depois das 20h.

    5. Descomplicação das leis e “tento na língua”

    O caso do "cartão do adepto" criou confusão e afastou pessoas, voluntaria e involuntariamente. Não desconfio das boas intenções, mas é preciso sensibilidade e muito rigor quando se adotam medidas deste tipo, algo que não me pareceu haver nesta situação.

    A linguagem em torno do futebol português tem de mudar drasticamente. É preciso dar mais "palco" a quem potencia o produto pela positiva e menos a quem fomenta um clima de guerrilha e controvérsia a cada semana. Apliquem-se as leis e as multas, sem hesitações nem contemplações, independentemente dos intervenientes.

    Nota final: sublinho a premissa deste artigo, que passa por abrir a discussão e promover de forma ativa o florescimento de ideias e de medidas que possam resultar para o objetivo final: mais gente nos estádios portugueses. Aquilo que referi aqui é apenas o colocar na mesa de algumas sugestões que podem ou não ser exequíveis. Têm a palavra os clubes e a Liga. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Dragonkiller
    2022-08-10 00h31m por redlegion
    Outra vez essa conversa? Já te foi dito que foi uma decisão tomada em assembleia geral com o apoio dos sócios e além disso o Braga cumpre a lei e não é obrigado a dar-vos mais bilhetes só porque vos apetece. Vocês estão mal habituados, porque cada vez que vão fora continuam a ter mais adeptos que a equipa que vos recebe. Muitos clubes estão à espera de jogar com os estarolas para fazer receita e felizmente não esperamos ansiosamente por três jogos para fazer dinheiro.

    Como foi...ler comentário completo »
    mais futebol
    2022-08-09 16h47m por schols18
    É justo falar de horário de jogo e preços acessíveis para chamar mais adeptos. Pessoalmente acho que será necessário mais do que isso - fazer as pessoas gostarem de futebol e não serem obcecadas por uma equipa. Vi vários jogos ao vivo o ano passado em Portugal - há uma raiva inacreditável nos adeptos, utilizando aqueles noventa minutos como um escape do seu dia a dia. Utilizam esse escape desrespeitando os outros. O mais comum é ver adeptos a insultar árbitros (todo, sublinho, todo o jo...ler comentário completo »
    So vai quem gosta muito
    2022-08-09 16h25m por Couto9
    Conto aqui a minha experiência de ontem que retira toda a vontade de assistir a um jogo no estadio.
    Ontem saí do trabalho as 19h, fui com o meu filho de 7 anos para barcelos, onde cheguei perto da hora de inicio do jogo sem sequer jantar, no fim do jogo, mesmo num jogo sem nenhuma picardia nas bancadas fomos obrigados a esperar mais de meia hora par poder sair do estadio, depois comer qualquer coisa por la, e chegar a casa em dia de semana as 00h30. Se fosse do domingo a tarde ter...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    É precisamente essa opinião que tenho em relação aos jogos à segunda-feira ou domingo à noite. Não são propícios a uma viagem em família. Jogos à segunda-feira têm de ser uma exceção e para casos em que não há mesmo outra solução.
    segurança
    2022-08-09 15h03m por cmtcosta
    faltou, talvez, referir a questão da segurança. enquanto situações como a do petardo no jogo entre SC Braga e Sporting CP continuarem a suceder, uma parte do público continuará a não marcar presença no estádio, compreensivelmente.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Sem dúvida. É preciso criar um ambiente - e consequentemente uma perceção - de maior segurança em muitos jogos.
    bom artigo
    2022-08-09 15h01m por cmtcosta
    pergunto. me se alguns destes pontos terão já sido discutidos no passado, e nesse caso o porquê de não terem avançado.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa