placardpt
    O Caldeirão
    Rodrigo Correia
    2020/07/10
    E1
    “O Caldeirão” é uma coluna de opinião onde serão “cozinhados” temas relativos ao futebol português, tentando descentralizar o foco dos mesmos três clubes. Os “ingredientes” deste espaço serão, naturalmente, verde-rubros, apresentando contudo imparcialidade e respeito por todos os outros emblemas.

    Podemos finalmente suspirar de alívio por termos garantido matematicamente a manutenção na 1a liga. Para desilusão de muitas pessoas, os maiores das ilhas vão continuar no principal escalão do futebol português. Esperemos é que não se torne um hábito andar nesta luta e com esta ansiedade de final de época. Para tal, há que arrepiar caminho e pôr a "máquina" a trabalhar.

    Em primeiro lugar, e focando apenas a parte desportiva, deverão ser reconhecidos os inúmeros lapsos de planificação da temporada que está a terminar (e de outras anteriores), para que não se voltem a repetir os mesmos erros. A culpa não pode ser sempre do treinador e dos jogadores.
    Assim, de forma a garantir uma continuidade e estabilidade, José Gomes tem de ser o treinador para a época 2020/2021. Foi com ele que o Marítimo apresentou a sua melhor face com alguns jogos bem conseguidos, faltando por vezes alguma sorte para ter mais pontos amealhados por esta altura.

    No entanto, sabemos que o estilo de jogo deste técnico assenta no "bola no pé" com uma construção de jogo feita desde a zona defensiva. E o plantel verde-rubro não tem muitos jogadores com essa característica (e qualidade). Assim, a construção do plantel tem de ser feita com base nesse pressuposto:

    - aumentar a competitividade no plantel.
    - ter jogadores com características diferentes uns dos outros, principalmente no meio campo e nas alas.
    - ter um organizador de jogo e extremos que desequilibrem no um para um;
    - não ter receio nos empréstimos de jogadores: ter 2 ou 3 emprestados com qualidade reconhecida vai aumentar a qualidade do plantel e, consequentemente, valorizar os ativos do clube, caso a prestação desportiva da equipa seja positiva;
    - contratar como se estivéssemos em janeiro, e a lutar pela manutenção. Nas últimas épocas, os nossos melhores jogadores chegaram na janela de transferências de inverno: Correa, Joel, Marega, Xadas, etc, o que leva a crer que temos um bom scouting, mas que apenas funciona quando a época não está a correr de feição.

    Enfim,
    Que venha 2020/2021 e que seja um campeonato mais condizente com a grandeza do maior das ilhas! É isso que os adeptos pedem.

    P. S.: A próxima época verá o regresso dos nossos rivais à primeira liga. Virão com tudo, como é hábito, para ganhar os dois derbys e ficar à frente do Marítimo, pois já há alguns anos que não o conseguem. É o que os move. E até começam a pré-época na mesma semana que o campeonato acaba - a verdade desportiva em não terminar a 2a liga, uma vez mais, a fazer das suas. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Lel
    2020-07-10 23h55m por censurenho
    "Os “ingredientes” deste espaço serão, naturalmente, verde-rubros, apresentando contudo imparcialidade e respeito por todos os outros emblemas" Imparcialidade e respeito pelos outros clubes é claramente o que não falta nesse último parágrafo!!! Doentes, sois todos farinha do mesmo saco.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A última vez que escrevi para este espaço foi logo após a histórica e brilhante vitória no Estádio do Dragão, por 3-2. Desde então, em ...
    10-11-2020 15:04E1
    Fez-se história! O maior das ilhas venceu no Dragão (ou Antas) pela primeira vez para o campeonato, num relvado inclinado, o que realça ainda mais a justiça do ...
    06-10-2020 15:30E1
    Após uma pré-temporada mais curta que o habitual, a 1ª liga de futebol regressou este fim de semana aos estádios nacionais. Tendo em conta os plantéis atuais e o ...
    22-09-2020 17:09
    Opinião
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa