placardpt
    2019/12/02
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    Quando a UEFA decidiu alargar o Campeonato da Europa de 2016 para 24 equipas houve quem tivesse torcido o nariz. Joachim Löw, então campeão do Mundo, foi um dos primeiros a manifestar desagrado. «Por vezes ficamos com a sensação que não se faz bem ao futebol. A qualidade sofre com isso», disse o alemão, há coisa de três anos.

    Ironicamente, no dia em que os grupos para o próximo certame continental foram (parcialmente) sorteados, o mesmo Joachim Löw deixou um desabafo: «É isto que se recebe quando se ganha o grupo na qualificação.» A Alemanha tinha acabado de receber em sorte a campeã do Mundo França e o campeão da Europa Portugal.

    Outro alemão, Joshua Kimmich, também fez questão de dizer que não concorda com as novas regras do sorteio, classificando-o de «estranho». Opiniões – sobretudo a de Löw – que esbarram numa certa contradição, que infelizmente não se reduz aos germânicos.

    Ainda no dia do sorteio, numa televisão portuguesa, ouvi a mesma tese de que o alargamento retira qualidade ao torneio, porque permite a entrada de seleções teoricamente mais fracas, logo jogos mais pobres. Tudo bem, aceito. O que me espanta é que depois, de uma forma mais ou menos irónica, com receio da contradição, por certo, se critique a constelação que levou a este grupo.

    Afinal queremos ou não queremos um Europeu – ou um Mundial, por exemplo – com os melhores jogos? Ou será esse apenas um discurso demagógico vedado a cada circunstância? Já nos habituamos a que no futebol do século XXI se fale muito, mas se diga pouco. Importante é alinhar pela corrente oposta, porque assim é sempre mais fácil parecer-se diferente.

    Pela parte que me toca, este é um sorteio de encher o coração. É por jogos com a Alemanha, com a França, com a Inglaterra, com a Espanha ou com a Itália que esperamos dois anos, ou não é? Com 16, 24 ou 48 equipas, um Europeu ou um Mundial é o Evereste do futebol, a Meca de todos os adeptos, em que tudo é sonho e nada é menos do que isso. E porque nada é menos do que isso, paremos os lamentos e sublinhemos a vermelho as datas do próximo verão. Nunca mais chega… 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Alargamento idiota
    2019-12-07 18h23m por majfel
    Acresce que nao faz qualquer sentido ter 24 equipas. Não há nenhuma competição em que após a fase de qualificação existe uma fase final com quase metade das equipas existentes. 24 seleccoes num universo de 50 e poucas? Para quê?
    Um disparate pegado
    2019-12-07 18h19m por majfel
    Nao acertou uma. O quese quer numa grande competição não é os últimos campeões do mundo e da Europa a eliminarem-se na fase de grupos!
    Ahahahah
    2019-12-03 01h08m por Kilburn
    PS: até sem querer escrevi "reagente". Mas "prontes" este concorda com um sorteio que foi de tudo menos sorteio. Como alguém já aqui comentou: meteu política, reservas de lugares e pior ainda feito sem saber todos os nomes dos finalistas. Enfim. . .
    [. . . ]
    2019-12-03 01h04m por Kilburn
    O que é que o autor desta "peça" queria reagente dizer?
    Concordo com o Darth Kenobi
    2019-12-02 23h45m por carlos_batuta
    Antes do alargamento, já tínhamos jogos grandes. A diferença. . . tínhamos jogos grandes em quase todos os grupos (2004 - Portugal-Espanha; Holanda-Alemanha; França-Inglaterra, só na 1ª fase; 2012- Espanha-Itália, França-Inglaterra e Holanda-Alemanha outra vez, e citando apenas o jogo de maior cartaz de 3 dos 4 grupos). As 16 equipas eram mais homogéneas do que as actuais 24.
    Depois, o lote reduzia-se, e as eliminatórias eram cada vez mais puxadas - nunca tendo deixado de existi...ler comentário completo »
    Sorteio Euro 2020
    2019-12-02 19h32m por bludouro
    Subscrevo a letra o testamento do user Darth_Kenobi! Sinceramente não podia exposto a negatividade deste sorteio de melhor forma. Jamais assisti a realização de um sorteio tão errático e a roçar a farsa que aquele que ocorreu em Bucareste no Sábado! Ora vejamos: tivemos um grupo praticamente completo por motivos políticos, outro meio-preenchido, e outros, com lugares formalmente reservados a potenciais anfitriões cuja qualificação através do "play-off" ainda não foi consumada!

    ...ler comentário completo »
    DA
    Ninguém entende este sorteio
    2019-12-02 16h44m por Darth_Kenobi
    Ninguém entende este sorteio, e poucos concordam com a opinião do Duarte Monteiro, que usa de argumentos muitos fraquinhos, e facilmente desmontáveis, para defender o indefensável: a atual metodologia do sorteio da UEFA.

    Senão vejamos: sim teremos Alemanha VS França, França VS Portugal, e Portugal VS Alemanha, logo na fase de grupos. Mas, para além de um Inglaterra VS Croácia, não há mais nada para ver. E pior, poderemos ficar sem Alemanha, França, ou Portugal nas f...ler comentário completo »
    N_Shadow19
    2019-12-02 15h50m por AcaroInformatico
    No caso do grupo de Portugal, a seleção bombo do grupo, poderá ser a Hungria. . . neste caso, Portugal estará num grupo com dois anfitriões deste Europeu e com a seleção atual campeã do Mundo.
    Duarte Monteiro. . .
    2019-12-02 15h28m por AcaroInformatico
    Excelente texto, eu também sou da sua opinião. . . Aliás, escrevi-o por aqui diversas vezes e fui ouvido, se alguma força celestial estivesse à escuta. Alemanha e França no grupo de Portugal, só nos poderá fazer bem, porque se é para jogar à italiana, pelo menos jogamos contra equipas que queiram assumir o jogo. São dois jogos maravilhosos pela frente e se passarmos, não nos preocupamos com estes papões até às 1/2 finais. . . embora haja outros papões de boca bem aberta.

    ler comentário completo »
    N_
    Alargamento
    2019-12-02 15h21m por N_Shadow19
    O problema do alargamento é que no grupo de Portugal por exemplo os jogos de pouco valem. Os 3 que passam estão praticamente identificados. E Portugal pode passar na maior em 3º apenas ganhando ao saco de pancada do grupo. Como aliás aconteceu em 2016 em que Portugal ganha o Euro depois de ZERO vitórias na fase de grupos. Que se possa ganhar um torneio assim é estúpido.
    Verdade
    2019-12-02 14h00m por bmgb_bmgb
    Caindo ou não na fase de grupos, pelo menos sabemos que Portugal vai ter 2 grandes jogos. Quanto à discussão relativa ao alargamento de equipas no Europeu, esta parece-me absurda. Creio que o alargamento se deve ao aumento de selecções de qualidade, mais do que qualquer outro motivo. É claro que existem factores económicos que pesam muito, mas olhando para a lista de selecções eu sinceramente não vejo nenhuma que não vá lá para fazer nada. E mesmo as teoricamente piores equipas podem ser...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa