placardpt
    2019/07/11
    "Mete Lá Pra Cima" é um espaço de opinião livre e direto , acompanhado de uma visão critica do futebol, do desporto e das decisões que o influenciam diariamente.

    Ainda a época não tinha terminado e já os jornais desportivos anunciavam que o M. City, o M. United, o Real Madrid e o Atlético estavam na disputa por João Félix, um jovem e recente jogador da equipa A do Benfica.

    As capas foram vendidas ao ritmo e em colaboração com a nação benfiquista e as notícias, repetidas até à exaustão, tornaram João Félix numa estrela para a nação benfiquista.

    Mas antes de falar sobre a transferência de João Félix, importa dizer que olho para Félix como um jogador português com potencial que tem tudo para brilhar e para ter uma carreira de grande nível com impacto no futebol europeu.

    Posto isto, importa também dizer que João Félix nasce no mundo futebolístico com uma diferença em relação a outros: O espetáculo mediático, por vezes provinciano e bacoco promovido pela máquina de comunicação do Benfica e alimentado pela generalidade da imprensa desportiva, tornou-o num jogador que ainda não é, com consequências potencialmente nefastas para a sua carreia.

    Ora, não admira que juntando a qualidade que João Félix já demonstrou - pese embora apenas o tenha feito durante 6 meses e com alguns períodos de inconsistência – e a máquina de comunicação benfiquista, só faltava mesmo juntar o empresário que faz milagres: Jorge Mendes tomou conta do dossiê João Félix e conseguiu o impensável e, diga-se, o injustificável: vender um jogador de 19 anos, com 6 meses regulares pela equipa principal, por 126 milhões de euros.

    Ao longo das últimas semanas várias foram as teorias sobre a transferência. Falou-se da possibilidade do Benfica adquirir jogadores ao Atlético, especulou-se sobre a hipótese do Benfica receber um valor fixo e outro valor variável e até se chegou a falar da possibilidade de o negócio não se concretizar.

    Todavia, o negócio fez-se. E fez-se de acordo com aquilo que o Benfica tinha afirmado: Só venderia João Félix pela cláusula de rescisão e a pronto pagamento. Ora, com números desta dimensão e tendo por base os números e rendimento que João Félix apresentou durante 2019, sejamos justos. Devemos dar os parabéns a Jorge Mendes pela capacidade que tem de fazer negócios que parecem impossíveis. Com isto, ganhou Mendes, ganhou o Benfica e perdeu o Atlético e João Félix.

    E Félix perde porque foi e será sujeito a uma pressão mediática que não beneficiará o seu crescimento enquanto jogador. O Benfica, alimentando a comunicação social, não procurou proteger o jogador e o crescimento do mesmo. Quando a porta se abriu, a pressão que colocou no negócio aumentou drasticamente e João Félix é hoje um estranho caso de quem ainda não provou nada (nem tinha de provar aos 19 anos e em 6 meses) mas que já é seguido para todo o lado, seja em férias, em treinos ou até na receção provinciana que teve na Câmara Municipal da Viseu.

    Félix é um jogador promissor, um jovem educado, correto e respeitador. Com todas estas características tem potencial para se tornar num jogador de classe e uma referência para os mais novos. Espero sinceramente que isso se concretize, mas sejamos claros: O Benfica, à imagem do que tinha feito no passado com Bernardo Silva e Renato Sanches, não protegeu João Félix, não promoveu nem tentou a sua manutenção na equipa e apenas procurou o lucro imediato, desgastando a imagem do jogador na imprensa que lhe criou anticorpos sem que houvesse alguma atitude deste para isso se justificar. E isso não é o que se pretende num clube que se diz formador e preocupado com o futuro das seleções de Portugal.

    Por fim, Bruno Fernandes. Bruno Fernandes foi considerado o melhor jogador da Liga pelo segundo ano consecutivo, bateu o recorde de Lampard e tornou-se no médio mais goleador de sempre na Europa, é titular da Seleção Nacional e foi decisivo nos títulos ganhos pelo Sporting esta época. Bruno Fernandes, para além disso, é (já) um jogador de classe mundial, com passagem pelo campeonato italiano e ainda um verdadeiro líder dentro de campo. Com 24 anos, é um jogador feito, maduro e com um preço consideravelmente inferior ao de Félix: entre 70 a 80 milhões de euros.

    Pelo que parece (e espero que se confirme para o bem do Sporting) nenhum clube está disposto a atingir estes valores por Bruno Fernandes e isto deveria fazer-nos pensar no que é hoje o futebol mundial.  

    Afinal, o valor de um atleta já não é definido pela sua qualidade mas pela capacidade dos empresários envolvidos nos negócios.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TH
    sempre atual esta crónica
    2019-08-10 18h36m por thevoyeur
    ainda não começaram as grandes competições, mas esta crónica continua a ser um "case study"
    Bolas de ouro (dos outros)
    2019-08-08 12h13m por pete936
    Alguns sportinguistas têm como principal argumento que o Sporting tem jogadores que ganharam 6 bolas de ouro, como tal fosse um feito com alguma importância (onde se inclui a direcção a apresentar esta informação no local de apresentação de novos jogadores).

    De facto Ronaldo e Figo, que passaram pelo Sporting ganharam no total 6 bolas de Ouro, mas a jogarem por outras equipas. Por esse ponto de vista também o Andorinha e o Nacional da Madeira têm 5 bolas de ouro.
    ler comentário completo »
    PO
    A unica coisa que direi . . .
    2019-08-05 09h34m por PortoDragao
    e que todos estes negocios do futebol, nao so este, mas muitos outros tambem, desafiam a logica e indiciam que algo nao vai bem. Posso estar enganado, mas penso que as autoridades ja comecaram a investigar estas maquinas de fazer circular dinheiro e mais cedo ou mais tarde havera escandalo.
    BL
    sera que ainda pensa o mesmo?
    2019-08-02 05h45m por BlueLights
    nao sei se as recentes boas prestacoes de JF terao ainda a ver com a propaganda benfiquista?
    RJ
    Ser Sportinguista v2
    2019-07-30 15h32m por rjgcslb
    Mais um manual do que é ser Sportinguista!!

    Ao ler este comentário só me vem à cabeça quando o Deus Bruno começou a dar barraca muitos vieram à correr dizer "o Sporting não é isto"

    E eu pensava, [. . . ] , o Sporting é ISTO MESMO!!!
    O Deus Bruno é a personificação do que é ser Sportinguista.
    É um deles a liderar segundo as ideias da maioria.

    Quanto às toupeiras e emails e vouchers e tudo o que queiram inventar o que vos deixa ceg...ler comentário completo »
    KR
    rjgcslb
    2019-07-30 10h20m por krullking
    Nunca saberás o que é ser sportinguista, porque o que é um orgulho para a nação benfiquista que cantam a plenos pulmões nos estádios e pavilhões são os homicídios cometidos por benfiquistas no estádio nacional e na luz. Não tem comparação com mais nenhuma situação em Portugal. Quando tiverem 6 bolas Ouro de atletas formados no Seixal ou quando a selecção for campeão da Europa com mais de meia equipa formada no Seixal ai poderás aproximar-te do orgulho que é ser sportinguista ou quando ganhar...ler comentário completo »
    RJ
    Ser sportinguista
    2019-07-28 15h58m por rjgcslb
    Mais do que uma crónica sobre João Félix ou Bruno Fernandes, isto é um manual do que é ser Sportinguista.

    Sempre a reboque do Benfica.
    Ainda não perceberam que até para o Bruno Fernandes isto é deselegante.

    Mas se querem comparar os negócios do Benfica com o Sporting nos últimos 6 anos, vamos a isso

    Benfica vendeu
    Oblak
    Ederson
    Garay
    David Luiz
    Matic
    Enzo Perez
    João Cancelo
    Bernar...ler comentário completo »
    TH
    Emoldurar este artigo para cá voltar. . .
    2019-07-28 12h38m por thevoyeur
    Fica a sugestão, emoldurar esta crónica e voltar cá ciclicamente.
    Numeros
    2019-07-25 09h48m por pete936
    Para quem acha que o Bruno Fernandes é o melhor jogador do mundo:

    Golos marcados na Liga portuguesa (sem penaltis):
    1- Haris Seferovic 23
    2- Rafa Silva 17
    3- João Félix 15
    4- Bruno Fernandes 14

    Assistências:
    1- Pizzi 19
    2- Bruno Fernandes 13
    3- André Almeida 12
    3- Alex Grimaldo 12

    O Bruno Fernandes é sem sombra de duvidas um grande jog...ler comentário completo »
    mas quais 6 meses
    2019-07-22 23h39m por rafaelnunes984
    O Rapaz já marcava ao Sporting a 25 de Agosto! E isso foi a 3 jornada. Começou a destacar-se com regularidade foi com o Lage.
    Pois o valor já chamava a atenção antes disso!!!
    Não fazes ideia do que falas. . .
    2019-07-17 13h06m por fabiofigueira
    "João Félix nasce no mundo futebolístico com uma diferença em relação a outros: O espetáculo mediático, por vezes provinciano e bacoco promovido pela máquina de comunicação do Benfica e alimentado pela generalidade da imprensa desportiva, tornou-o num jogador que ainda não é, com consequências potencialmente nefastas para a sua carreia"

    Deixei de ler aqui. . .

    Pelo titulo o artigo ainda prometia, é pena. Mentes pequeninas!
    Exagero - alguns pontos
    2019-07-16 13h59m por carlos_batuta
    1 - Quanto se pagava por um T2 na Baixa de Lisboa ou do Porto, e quanto se paga agora? É o mercado. É louco, e tem riscos. Como a bolha imobiliária na Irlanda, um dia estoura, e alguns estourarão com eles.
    João Félix vale, o que derem por eles.
    Pessoalmente faz-me impressão dar tanto dinheiro por "uma coisa" que se pode lesionar e perder uma temporada no estaleiro. Mas também me faz impressão estourar muito dinheiro num automóvel que já está desvalorizado ao passar a port...ler comentário completo »
    Diminuir passivo VS bancarrota
    2019-07-15 03h45m por ZedSLB
    À 3 anos escrevia o "The sun", se não estou em erro, que os clubes ingleses andavam todos a dormir por não baterem a cláusula de rescisão, no valor de 30M, do João Félix.
    É esta a máquina comunicação do Benfica.

    Qual a veracidade desta frase? ". . . não protegeu João Félix, não promoveu nem tentou a sua manutenção na equipa e apenas procurou o lucro imediato. . . " Nenhuma.
    Como é que o Benfica pode competir com um salário de 7M anuais? Não pode.
    O ...ler comentário completo »
    TH
    Os melhores do mundo. . .
    2019-07-14 20h33m por thevoyeur
    A comunicação social portuguesa, onde podemos destacar A Bola, é a referência europeia, a bíblia do desporto, que nenhum diretor desportivo, presidente ou treinador dos colossos do futebol Europeu dispensa. Mas o que eles não sabem é que o Benfica tem "agentes infiltrados" poderosos em todos os meios de CS. Tudo isto só funciona porque o Super Agente Jorge Mendes é o último vértice deste triângulo. Sim porque até os grandes clubes da Europa se enganam ou são enganados pelos melhores "aldrabões" do mundo. . .
    Na minha opinião. . .
    2019-07-13 09h25m por Nenja
    Na minha opinião um treinador como o Simeone parece ser um treinador com um plano, não me parece ser alguém que esteja à espera de milagres, sendo assim não acredito que o plano que ele tem para o jf justifique o valor ou até mesmo a valorização do mesmo a nível do mercado de transferências.
    ruisantos483
    2019-07-13 07h39m por nextstep
    Embora seja difícil entender algum sentido no seu comentário ao meu comentário, vou pelo menos opinar acerca daquilo a que chama incussesso da transferência de certos jogadores. Salvio siqueira, Simão, Roberto, Gaitan, não entendo como os junta numa frase. Sálvio e Siqueira maisbem sucedidos era difícil, Siqueira não ficou no Benfica porque não quis assinar a título definitivo. Simão foi bem sucedido nos dois clubes, no Benfica acho até que provocou muitas dores de cabeça a portistas e...ler comentário completo »
    LE
    ruisantos483
    2019-07-12 09h51m por LegendaryRedEagle
    Mas o Renato joga no BAYERN, o crónico campeão alemãoe crónico candidato à champions, o João Mário joga no inter de Milão que já não é campeão há anos e não é sequer candidato à champions. . . Eu cá prefiro o banco do bayern ao banco do inter. . . Além de que João Mário foram 40 milhões e Renato 35 milhões. . . E Renato tem 21 anos!
    Slimani 35 milhões e dispensado pelo leicester!
    André Silva 38 milhões dispensado pelo Milan e nem o Sevilha O quer!
    Mangala 40 milhões ...ler comentário completo »
    LE
    Não percebi
    2019-07-12 08h07m por legion
    Que o João Felix foi vendido por uns estranhíssimos 120 M? Correcto.

    Que terá tido o toque de Midas do Mendes? Sem dúvida.

    Que nos próximos tempos veremos transferências no sentido contrário (ou via carrossel) igualmente inflacionadas? Muito provavelmente.

    O que é que o Bruno Fernandes tem a ver com esta transferência? Não faço ideia. Ah. . . . espera.

    Sugiro que alteres o nome do espaço para «Mete por ali acima»e, já agora, o no...ler comentário completo »
    Artigo de opinião bacoco e provinciano
    2019-07-12 01h43m por ajag
    lamento dizer, mas trata-se de um artigo de opinião que tresanda a "azia bacoca e provinciana". Nesta novela que foi a transferência do JF para Madrid nunca vi a tal máquina da propaganda benfiquista a promover o jogador para ser vendido. O que os responsáveis do SLB sempre afirmaram, quando questionados sobre o assunto, era que se fosse batida a cláusula e se o jogador quisesse sair o clube não podia impedir. Inclusivamente houve a tentativa para renovação do contrato e respectiva subida ...ler comentário completo »
    RU
    Pedro Paxa
    2019-07-12 00h19m por ruisantos483
    Tivesse o SCP o Jorge Mendes a vender e os pasquins a apoiar com 50 páginas e horas por dia a promover e seria vendido com certeza pela cláusula. Realmente, quando a imparcialidade é tanta nos vossos comentários só dão razão a este artigo de OPINIÃO.
    RU
    Pedro Paxa
    2019-07-12 00h15m por ruisantos483
    É um artigo de opinião, e se o Bruno vale 35 milhões, quanto vale o Pizzi que nem no Atlético calçou e aqui no SLB e nos pasquins é o maior do campeonato Nacional?!
    RU
    legendaryRedEag le
    2019-07-12 00h12m por ruisantos483
    O sr está num site de info das equipas e jogadores e nem se informa dos jogos do João Mário e do Renato Sanches ?! Aiaiaiai. . . paciência que uma pessoa tem de ter Jesus. . . . o joao Mário não só fez mais jogos como marcou mais golos meu caro. E se ela era tão bom concerteis que tirava o lugar a outros miúdos do Bayern, pois tirando o 1. ºano que estava lá o Xabi Afonso e Vidal e Rafinha com 31 anos, o resto eram miúdos como ele, e nos anos seguintes só miúdos como ele, ou seja, não tem é cabeça no sítio.
    Mente a deriva
    2019-07-12 00h02m por pedropaxa
    Mas a "maquina de comunicacao" do benfica e q fez o miudo valer aquele dinheiro? Que raio de artigo disfuncional este, ja agora o bruno fernandes vale 35 milhoes e nem mais uma quinhenta
    RU
    Next Step
    2019-07-11 23h30m por ruisantos483
    Se me permite vossa excelência, que definitivamente é uma pessoa sem dúvida nenhuma “imparcial”, a opinião deste artigo de opinião ( desculpe a redundância, mas é aquilo que é !) é tão válida como a de qq pasquim que escreve nos jornais e fala na televisão, curiosamente ou não também eles completamente imparciais como o senhor.
    Agora, que o jogador vale o clube paga( é discutível) veja-se o caso do João Mário, R. Sanches, etc. E contrariando o que disse, quantos nomes deseja d...ler comentário completo »
    nextstep
    2019-07-11 21h28m por Santoscp
    Não é por falares mais "alto" que ganhas a razão. Estão todos só a opinar

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A melhor coisa que podia acontecer ao Sporting é que a época 2019/2020 tivesse inicio já em maio, sem pausas para férias. E isto é notório, não ...
    06-05-2019 18:53E1
    ... é o que resta ao Sporting depois da época que está a fazer. Numa época que já se adivinhava muito difícil, o Sporting tem o campeonato e a champions ...
    22-02-2019 11:26
    Antes de começar esta crónica, a primeira de 2019, desejo a todos os nossos leitores um feliz ano novo, cheio de sucessos e de alegrias.   E no que ao futebol diz ...
    02-01-2019 17:19E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa