placardpt
    Equipa da 2.ª divisão na final da Taça

    Kongsvinger renasce na Noruega pela mão de um português

    qNão sentimos grande pressão para jogar a final da Taça com o Rosenborg. Os jogadores sabem que vão ser aplaudidos de pé pelos adeptos
    Luís Pimenta, treinador do Kongsvinger
    Muitos, certamente, nunca ouviram falar do Kongsvinger. Pois bem, o zerozero apresenta-lhe um histórico do futebol norueguês (fundado em 1892), com participações em grandes competições europeias, mas que nos últimos anos tem andado perdido e esquecido nas divisões secundárias. Promovido na última temporada à segunda divisão, após uma brilhante campanha no terceiro escalão, o Kongsvinger surpreendeu tudo e todos ao garantir um lugar na final da Taça da Noruega esta época, depois de bater o Stromsgodset, clube que há um ano vendeu Odegaard ao Real Madrid.

    Esta é a primeira vez em 124 anos de história que o Kongsvinger chega à final da Taça, onde no próximo dia 20 vai defrontar o crónico campeão Rosenborg. Um caminho ascendente que está a criar enorme expectativa junto do país escandinavo, surpreendido também pela nacionalidade da equipa técnica do clube que ainda está na luta pela subida à primeira liga. O caro leitor já deve estar a imaginar onde queremos chegar. É verdade, o principal responsável por esta escalada notável chama-se Luís Pimenta, tem 35 anos e é português.

    Luis Pimenta
    OBOS-ligaen 2016

    29 Jogos
    14 Vitórias
    7 Empates
    8 Derrotas

    54 Golos
    39 Golos sofridos

    ver mais »
    Nasceu em Portugal, cresceu no Luxemburgo e voltou a Portugal para formar-se em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Passou por Liverpool, onde tirou outra licenciatura, com especialização em Psicologia do Desporto. Tudo com o objetivo que definiu aos 15 anos: ser treinador de futebol profissional.

    «Quando vim para Portugal já tinha bem claro na minha cabeça que queria ser treinador. Decidi que queria seguir esse caminho quando percebi que não ia ser jogador. Foi bastante cedo, aos 15 anos [risos]. Não havia qualidade suficiente para ser jogador [risos]», recorda Luís Pimenta ao nosso jornal.

    O papel de Rui Jorge e a oportunidade na Noruega

    Antes de partir para a Noruega, Luís Pimenta trabalhou com Rui Jorge e Romeu, que estão agora no comando da seleção portuguesa de sub-21, no Belenenses. «Aprendi muito com eles», conta quem em 2011 vislumbrou uma janela de oportunidades. Começou por trabalhar junto dos juniores e como segundo adjunto do Honefoss, mas um choque de ideias com o treinador que entrou em 2013 motivou a sua saída.

    Luís Pimenta conta com a ajuda de Gonçalo Pereira no Kongsvinger ©Arquivo Pessoal
    «Assinei em setembro de 2013 pelo Kongsvinger, com o objetivo claro de subir de divisão. Era vital para o clube não passar mais de dois anos na terceira. Felizmente correu tudo bem, passámos o campeonato sempre em primeiro lugar e acabámos com 20 pontos de avanço para o segundo. Este ano não houve exigência da parte da Direção, mas estamos no play-off de subida à primeira liga e ainda na final da Taça. Está a ser um momento fantástico», enaltece Luís Pimenta.

    Histórico!
    O Kongsvinger está pela primeira vez no seu historial na final da Taça da Noruega, depois de já ter disputado quatro meias-finais. Eliminou o Stomsgodset que nunca tinha perdido uma meia-final, em sete ocasiões que a disputou na condição de visitado
    «Mesmo antes de ser treinador [do Kongsvinger], vim ao estádio ver um jogo e gostei muito do ambiente. Sentia-se que havia muita história, apesar do mau momento. Aqui na Noruega falam muito do regresso do Kongsvinger aos grandes palcos. É a primeira final que o clube vai jogar e também dão muita importância ao facto de termos subido na época passada e estarmos a lutar por outra subida agora. Seria algo extraordinário subirmos duas vezes consecutivas», descreve.

    «Sinto-me muito orgulhoso, sobretudo porque fizemos isto tudo com uma base de jogadores jovens e locais, ao que juntamos alguns jogadores experientes, caso do Hélio Pinto, português que já jogou, por exemplo, uns quartos-de-final da Liga dos Campeões. Somos três portugueses no Kongsvinger: eu, o Hélio e o Gonçalo Pereira, que é treinador adjunto», completa.

    Kongsvinger brilhou na década de 90 mas caiu até à terceira divisão devido a problemas financeiros ©Arquivo Pessoal

    Final com Rosenborg antes de definir futuro

    A temporada na Noruega está a chegar ao fim, faltando cumprir o play-off de subida. A primeira batalha está marcada para este sábado, às 17 horas (Portugal), e depois, se tudo correr bem, o Kongsvinger ainda tem mais dois jogos pela frente até garantir o regresso à primeira divisão. Além disso, atenção ainda para a final da Taça com o Rosenborg.

    «Ainda não pensamos no jogo da final porque primeiro temos o play-off. Mas não sentimos grande pressão para jogar a final. Temos tudo a ganhar. Os jogadores sabem que no final os adeptos vão estar de pé a aplaudir. Vai ser um jogo para desfrutar», garante o treinador português que não teve dificuldades para se adaptar a um país «organizado» e com «grandes condições» de trabalho.

    Luís Pimenta procura a segunda subida de divisão consecutiva ©Arquivo Pessoal
    O contrato de Luís Pimenta termina no próximo mês, mas o futuro, tal como nos garante, não o preocupa. O trabalho está à vista de todos e por isso não há nada a temer.

    «Foram dois anos muito bem-sucedidos, tenho despertado interesse, mas ainda não me debrucei sobre isso. Temos as finais do play-off, mais a final da Taça para jogar. Depois no final do ultimo jogo tenho imenso tempo para pensar onde vou estar no próximo ano», confessa.

    «Portugal? Não acredito que o meu próximo passo seja Portugal. Os meus filhos vivem aí e é lógico que estar mais perto deles será sempre uma opção. Tenho um nome muito forte na Noruega e em Portugal ainda não. Aqui tenho projetos fortes. De Portugal não acredito que me ligassem de um projeto tão forte e que valesse a pena», sentencia.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    KONGSVINGER
    EMPATE
    ROSENBORG

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 20 Novembro 2016 - 12:15
    Ullevaal Stadion
    0-4
    Pål André Helland 12' 63' 65'
    Tore Reginiussen 51'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Álvaro Pacheco em antevisão ao dérbi minhoto
    O Vitória SC recebe o SC Braga para o que será um dos grandes jogos da jornada. Um dérbi minhoto com o quarto lugar da Liga Portugal Betclic ainda em jogo, já que a equipa ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Shunsuke__Nakamura 10-05-2024, 15:17
    Shunsuke__Nakamura 10-05-2024, 15:16
    MA
    Matouzo 10-05-2024, 15:07
    DSantos11 10-05-2024, 14:59
    Riba21 10-05-2024, 14:52
    anon428 10-05-2024, 14:30
    anon428 10-05-2024, 14:28
    MJ
    mjcampos72 10-05-2024, 14:19
    NM
    nmprongs 10-05-2024, 13:46
    Messinaldo 10-05-2024, 13:38
    Andrezinho_N1 10-05-2024, 13:36
    Andrezinho_N1 10-05-2024, 13:30
    ZY
    zyxw4321 10-05-2024, 13:21
    Vic-54 10-05-2024, 13:21
    Taument_da_Silva 10-05-2024, 13:17
    OJaime_Pacheco 10-05-2024, 12:57