placardpt
FC Porto derrota Marítimo

Em sentido único há menor risco de acidente

2019/03/16 22:38

Pressão lançada para Moreira de Cónegos. Num jogo em que o Marítimo ficou em desvantagem numérica aos oito minutos e assim assumiu uma estratégia ainda mais defensiva do que o previsto, o FC Porto demorou um pouco mais do que o esperado a desbloquear a questão, viu dois golos de Danilo serem anulados ao longo do jogo, mas resolveu com golos de Telles, Militão e Brahimi e só parou no primeiro lugar (à condição). A vida do FC Porto, nesta altura, é isto: ganhar e esperar que venham notícias favoráveis de outros campos. Mais uma vez, os dragões cumpriram a sua parte.

Sinal vermelho e muito vídeo

Ainda mal o árbitro tinha apitado para o arranque e já apontava para a marca de grande penalidade, por alegado toque com o braço de Nanú. Recorreu depois às imagens, como parecia obrigatório, voltou atrás na decisão, sendo que as tais imagens dão razão à decisão final. E o que se passou logo depois só exponenciou o que já se previa no que toca às dinâmicas deste jogo. Numa arrancada de Marega, Lucas Áfrico travou o maliano e teve ordem de expulsão, depois de nova consulta às imagens. Ainda íamos no minuto 8 e já eram onze contra dez. E o Marítimo, que já contara com mudanças de Petit no onze a pensar em conter os dragões (além das mudanças por problemas físicos), recuou ainda mais.

Os índices de posse de bola dos portistas não enganavam: só a equipa de Conceição pegava no jogo, só o FC Porto circulava a bola e subia no terreno, com o Marítimo a fazer pouco mais do que estar atento às falhas nos passes adversários. Muitos homens lá atrás, conscientes de que o tempo de jogo anda e não volta para trás. Lá foram adiando o que parecia inevitável. Só dava FC Porto na iniciativa, mas isso não significava golo, ainda que os portistas se tenham aproximado disso em ocasiões de Marega e quando viram Capela anular uma finalização de Danilo por fora-de-jogo do médio defensivo, já em cima do intervalo. Já lá vamos.

Telles abriu o marcador ©Rogério Ferreira / Kapta+

Com o mesmo onze dos dois jogos anteriores - ou seja, sem Brahimi, sem Óliver - Corona assumia, desta vez, o flanco direito. Perdiam-se as diagonais do mexicano a partir da faixa esquerda, que não tinha a criatividade habitual, via-se uma ala direita em que o 17 avançava para cruzar, não tanto para entrar na grande área. Com Militão a lateral-direito, Corona também não tinha tanta oportunidade de combinar e irromper pelo centro como com Telles. Conceição acabaria por retocar a equipa ao intervalo.

Marega esforçava-se como sempre em busca do golo, procurou oferecê-lo a Soares à passagem do quarto de hora, acertou na malha lateral aos 24' (ainda se gritou golo no Dragão) e obrigou Charles a mostrar-se aos 29' e já nos descontos da primeira parte, em dois de vários bons momentos do guardião brasileiro, sólido como tem sido hábito.

A fechar um primeiro tempo de muitas paragens por recurso ao vídeo-árbitro e por quedas frequentes de jogadores do Marítimo - que iam sendo alvo da ira dos adeptos portistas - houve Herrera a acertar no ferro e Danilo a encostar de cabeça em posição irregular, vendo o árbitro anular o lance. O golo portista esteve durante todo o primeiro tempo a pairar sobre o Dragão mas ia fugindo de uma ou outra forma.

Soluções vindas da defesa e do banco

Numa luta contra a frustração que a primeira parte causara, Conceição mexeu logo na equipa ao intervalo: tirou Pepe, lançou Manafá para a lateral-direita, fazendo Militão regressar à posição em que mais rende, no centro da defesa. Ganhava-se profundidade, e num contexto de jogo tão favorável ao FC Porto toda a profundidade, toda a capacidade ofensiva, era bem-vinda. Brahimi entraria também, mas só depois de inaugurado o marcador.

Militão apontou o segundo golo do jogo ©Rogério Ferreira / Kapta+

Ora com tanto vídeo ao longo do jogo foi também assim que surgiu o tal golo fugidio. Soares rematou, Gamboa desviou com a mão, a equipa de arbitragem concedeu o penálti e Alex Telles, que ainda há tão pouco tempo tinha feito o estádio explodir com o penálti contra a Roma, voltou a dar chama ao Dragão. Bola para um lado, Charles para o outro, marcador aberto, nervosismo portista serenado.

Conceição queria ainda mais, queria mais imprevisibilidade e virtuosismo, como os adeptos queriam, e por isso entrariam Brahimi e Óliver no segundo tempo. Pelo meio, um curioso golo aos 72' que deixou o jogo resolvido, face à incapacidade do Marítimo para reagir fosse como fosse. Num canto de Corona, apareceu Militão a cabecear, Marega pareceu fazer-se à bola e falhar por completo... acabando por ajudar, já que a bola ia na direção da baliza de Charles, que teve de a ir buscar ao fundo das redes mais uma vez.

Como no primeiro tempo, veríamos outro golo de Danilo ser anulado por fora-de-jogo, veríamos também Soares acertar no ferro, mas o triunfo do FC Porto já não estava de todo em causa e ainda houve tempo para Brahimi fechar o resultado nuns muito convincentes 3x0. Com maior ou menor dificuldade, com alguns momentos de apreensão pelo meio, o campeão nacional agarrou-se com toda a força ao topo enquanto espera pelo desfecho de domingo.

U Sábado, 16 Março 2019 - 20:30
Estádio do Dragão
João Capela
3-0
Alex Telles 57' (g.p.)
Éder Militão 72'
Yacine Brahimi 88'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 26
Lances Capitais
45´
+7
GOLO INVALIDADO FC Porto
Fora de jogo assinalado a Danilo Pereira. Decisão correta
57´
GOLO FC Porto
Alex Telles marca de grande penalidade!
Alex Telles marca o seu 2º golo na prova (26 jogos)
72´
GOLO FC Porto!
Éder Militão marca
Éder Militão marca o seu 3º golo na prova (21 jogos)
83´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Fora de jogo assinalado corretamente a Danilo Pereira
88´
GOLO FC Porto!
Yacine Brahimi marca
Yacine Brahimi marca o seu 8º golo na prova (25 jogos)
A Chave
Minuto 8: Lucas Áfrico trava Marega quando o maliano ia em direção à baliza e recebe ordem de expulsão. A jogar com dez, o Marítimo recuou mais ainda e fez pouco mais do que ver jogar.
O Árbitro
Nos muitos lances capitais, socorreu-se do VAR e só mesmo assim evitava más decisões. Na forma como encarou as paragens de tempo, na forma como interrompeu ou deixou de interromper o jogo em certas situações parece haver mais motivos de queixa em termos de decisões finais.
O Melhor
Outra vez as soluções alternativas
Mais uma vez, como em Santa Maria da Feira, os avançados não conseguiam quebrar a resistência adversária, mas o FC Porto voltou a mostrar que tem outras formas de chegar ao golo, como as bolas paradas. Num penálti e num canto, dois defesas faturaram. Brahimi só veio aumentar os números de um triunfo garantido.
O Pior
Marítimo a atacar? Nem a tentar...
É lógico que a expulsão muito precoce condicionou o que o Marítimo planeava para o resto do jogo, mas talvez nem fosse ser tão diferente assim com onze em campo. Com dez, nem tentou fazer mossa ao Dragão e não há memória de um único remate.
Forma
FC Porto
2018/2019
45J
35V
6E
4D
103-35G
Marítimo
2018/2019
32J
9V
4E
19D
22-41G
Sabia que...by playmaker stats
Alex Telles e Corona voltaram a assistir: são os jogadores com + passes para golo no FC Porto neste campeonato
1.ª derrota de Petit como treinador em casa do FC Porto. Antes, ganhara e empatara um jogo
10.ª vitória consecutiva do FC Porto em casa frente ao Marítimo no campeonato
Marítimo continua sem ganhar em casa do FC Porto na Liga: 39 jogos, 37 derrotas e 2 empates

Fotografias(25)

Liga NOS: FC Porto x Maritimo
Liga NOS: FC Porto x Maritimo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
AN
estaramosold
2019-03-17 19h05m por Anti-Hipocritas
Então o que teve a arbitragem de ontem?? Um penalti que era penalti em qualquer lugar do mundo??? Concentra te mas é na pouca vergonha que se está a passar em Moreira de Cónegos!!!
Arbitragem Capela
2019-03-17 18h42m por estaramosold
Este árbitro não tem condições de arbitrar jogos da primeira liga, e viu-se perfeitamente bem ontem o que aconteceu.

Um árbitro condicionado. A unica pergunta a fazer é se todos vimos isso, porque é que quem decide o mantém a fazer estas tristes figuras.
MA
jfs79
2019-03-17 17h21m por manso98afl
E o fora-de-jogo do André Pereira contra o Guimarães em casa mas também acabaram por perder esse jogo por isso não teve nenhuma influência.
MA
jfs79
2019-03-17 17h16m por manso98afl
Eu evito falar de arbitragens mas acho que pelo menos no jogo do Porto contra o Boavista há um penalti sobre o Rochinha não assinalado e contra o Portimonense um penalti sobre o Nakajima também não assinalado (embora acho que mesmo ficando 0-2 o Porto teria a mesma capacidade para dar a volta), acho que pelo menos estes são claros já os outros ainda dou de barato e não acho que seja propriamente escândalo.


Ambos os 3 grandes são sempre mais beneficiados em relação às ou...ler comentário completo »
WU
Ontem em outro post
2019-03-17 16h45m por wubanga
Tinha falado que a culpa do anti jogo em Portugal é PURA E EXCLUSIVAMENTE DOS TREINADORES. e tinha enumerado treinadores que fazem do anti jogo a sua arma e que devem ser banidos de tteinar, e nessa lista eu tinha colocado o nome de petit e disse que basta verem o jogo do porto vs marítimo a noite que vocês iam ficar ilucidados.
O marítimo não empata nem com brindes dos jogadores do porto pq nunca Goran a baliza
manso
2019-03-17 16h42m por jfs79
". . . Já aqui disse independentemente do Porto ter mais benefícios ao longo da época. . . " não passa de mais um. . . tanta letra para dizer nada! Saí mais um gelado faz favor!
MA
Aldandrop
2019-03-17 16h27m por Markes88
Não, não o deixo em paz. . .

Há uma época atrás o capela era um padre do regime. Se errou tanto em dois, três jogos do Benfica confirma se que se erra para todo o lado, é um árbitro péssimo. Esta época já houve pequenos clubes a protestar dele também. Varram-no.

O var ter resolvido TODAS as situações q ele errou no jogo portista e na maioria dos do Benfica é um atestado de incompetência . . .

Xistra, capela, Bruno paixão 3 dos piores árbitros da liga de longe. . . . há factos demasiados a evidenciar isso
10
manso98
2019-03-17 15h47m por 10Valdo
Foram alguns pecados , veremos se são mortais, mas acredito que a aposta em Lage é uma boa escolha, pena ser tardia.
MA
ruipatricio e 10Valdo
2019-03-17 15h35m por manso98afl
Ora nem mais, enquanto benfiquista sinto-me completamente envergonhado ao ver grande parte dos adeptos a culparem a arbitragem num jogo que aparentemente estava controlado e que perdemos (deu empate mas a mim soube-me muito a derrota) única e exclusivamente pro culpa própria, uma equipa como o Benfica a ganhar por 2-0 NUNCA deve cometer aqueles erros. Já aqui disse independentemente do Porto ter mais benefícios ao longo da época o Benfica se perder o campeonato será única e exclusivamente por...ler comentário completo »
10
Chama_Portista
2019-03-17 13h38m por 10Valdo
Não é visível pela hesitação em demitir RV ou por ter dito que os benfiquistas terão saudades dele? A aposta no Lage foi apenas circunstancial, só se deu porque o vitória foi demitido em vez de ficar até ao fim da época e porque , por se julgar que o título já estava entregue, não foi contratado outro treinador
10
ruipatricio
2019-03-17 13h17m por 10Valdo
Tem a certeza de uma coisa, se o Benfica não for campeão este ano, tal como o anterior, será por incompetência. Os brindes tanto em Belém como na Luz, mas aquela derrota (. . . ) contra o Moreirense, a insistência em Rui vitória e outras decisoes igualmente questionáveis como a dispensar Ferreyra e Castillo em janeiro, não duvido que um ponta de lança de raiz fará falta hoje e como fez falta nos outros jogos, a renovação de Salvio é um ato inútil e prejudicial, se bem que não tem influência no ...ler comentário completo »
aldantrop
2019-03-17 13h00m por PedroFCP_RockNRoll
Honestamente tento não me meter muito nesses casos e já nem ligo a esses programas que só servem para vir destilar ódio e que em nada contribuem para o bom ambiente do futebol português, é deixar que se apure simplesmente a verdade (e isto serve para todos) mas obviamente que se for verdade não deve dar em nada, vai ser apenas mais um que vão deixar cair sozinho como o motorista do Bieira e o Paulo Gonçalves.


Nota ainda para o user ruipatricio sem dúvida um benfiquista ...ler comentário completo »
Amigo Ruipatricio
2019-03-17 12h47m por jfs79
Fico feliz por saber que ainda há benfiquistas idôneos, que pensam por sua cabeça e veem o futebol o que é realmente, uma competição, desporto, no fim só ganha um, gostava de ver um campeonato mais competitivo com 5 ou 6 equipas a lutar por ser campeão e não sempre as mesmas duas (últimos 18 anos) sermos mais competitivos a nível europeu, pois tem sido uma vergonha os ultimos anos!
Jfs79
2019-03-17 12h22m por ruipatricio
Não retiro uma virgula.
Se nós SL Benfica não formos campeões é por culpa da nossa incompetência, aqueles 2 brindes dados ao Belém foi mesmo a sentença.
Qual ligas blue velvet e toupeiras já chega.
Ps Petit é horrível só sabe defender.
. . .
2019-03-17 11h48m por PedroFCP_RockNRoll
Já para não falar que como é que é possível esse César Boaventura saber de antemão o nome do árbitro desse jogo quando ainda era tudo informação confidencial já para não falar das polémicas que têm vindo a ser reveladas esta semana mas como é óbvio é tudo normal.
Azia
2019-03-17 11h41m por PedroFCP_RockNRoll
Confesso que nem era para vir comentar mas não consegui resistir em não fazer login, é de facto incrível e nunca pensei que um jogo onde não houve assim tão casos polémicos de arbitragem está a causar tanta polémica tanto que até lá voltaram os tweets a falar em "VAR aberto", "liga blue velvet". Bastou passarem para 2º (embora ainda à condição) para voltarem a demonstrar a verdadeira faceta que já vinham mostrando desde o início desta época.


O Marega é totalmente abalr...ler comentário completo »
Típico portuga
2019-03-17 11h32m por jfs79
O meu insucesso é devido aos outros me prejudicaram, não sou, não fui, não consigo devido aos fatores exteriores, sou pobre, estou triste, deprimido devido aos outros e nunca, NUNCA, devido às minhas más escolhas! O sucesso dos outros é SEMPRE devido a ajudas exteriores, nunca, nas NUNCA porque são mais talentosos ou melhores!
Continuem a ouvir os papagaios dos programas manhosos dos canais portugueses, que se agarram à lavagem de roupa suja em público para ganhar o seu quinhão...ler comentário completo »
JS
Chama_Portista, o meu onze
2019-03-17 11h26m por jsilva77
Que poderia até servir para outros jogos de dificuldade / intensidade semelhante:

Casillas
nCorona - Militão - Pepe - Manafá
Danilo
Otávio - Oliver - Brahimi
Marega - Adrien

Não daria este onze garantias de uma boa e tranquila vitória, talvez até com uma exibição e intensidades bem diferentes da de ontem . . . Depois na conferência de imprensa, falta intensidade e mais não sei o quê . . . Enfim . . . Continuo a lamentar que Loum não ...ler comentário completo »
10Valdo
2019-03-17 11h07m por One82
Na ABola e no Record também existe unanimidade que é bem expulso
10Valdo
2019-03-17 11h06m por One82
Essa análise do painel do OJogo é curiosa, um deles acho que é o Coroado diz que o Marega está quase de costas. . .
Eu nesse lance não vejo subjectividade, o Marega está à frente do defesa (claramente o último homem) sem ninguém do Marítimo num espaço de uns 10 metros, a bola está claramente à frente do Marega e ele corre em direção às baliza se isto não é para vermelho, não existem lances de vermelho quando alguém se vai a isolar.
Vejo mais subjectividade no pênalti que par...ler comentário completo »
10
Jogo
2019-03-17 10h55m por 10Valdo
Não e pela expulsão que o marítimo perdeu, não e por aí. O Porto tinha mais que condições para vencer, com firmeza, este jogo.
Ainda assim, africo tem se sair no fim desta época, mais uma má abordagem de um péssimo defesa. Quanto a expulsão, na minha opinião, se foi ou não bem expulso é subjetivo, quanto ao jogo , bem, parece haver confluência entre todos de a que expulsão foi a decisão errada .
Choradeira cronica
2019-03-17 10h41m por Tarik_10
Mas alguem pode dizer que o Africo é mal expulso? Alguns Benfiquistas nao conseguem ganhar um bocadinho de vergonha. O Capela ainda perdoou a expulsão ao Gamboa e ainda se queixam? Escondei-vos…

No Santa Clara x Benfica o Fabio Cardoso vai para a rua e o jogador do Benfica nem sequer isolado ficava como ficou Marega mas aí já acharam uma boa decisão.

Ganhem Vergonha!!
sobre o jogo
2019-03-17 10h24m por voltou_apito_dourado
quero apenas destacar o facto do porto ontem ter apostado numa loirinha a entrar em campo ao lado das equipas, deixando de fora as habituais latinas.
não consigo escrever mais nada uma vez que me encontro a tremer
AN
Capela
2019-03-17 10h23m por Anti-Hipocritas
A choradeira ainda não acabou ao comparar o lance de segunda com o Licá (em que está de costas para a bola) e o penalti assinalado neste jogo (em que o jogador está de frente para a bola com o braço aberto e corta um remate à baliza)!!! Comparem o lance do Licá com o lance de Soares aos 30 e poucos minutos que é exatamente igual e não foi assinalado penalti também!!!!! Soares cabeceia contra a mão do defesa que está de costas para a bola e não foi assinalado penalti!!!
Soares
2019-03-17 09h34m por One82
Está longe de ser o grande ponta de lança que já tivemos/precisamos mas 39 golos em 81 jogos não é tão mau como alguns fazem crer.
No entanto enquanto vestir aquela camisola azul e branca com o brasão abençoado vai ter sempre o meu apoio porque a meio de um campeonato estas críticas (algumas claramente exageradas) só vão desmotivar o jogador e ajudar os adversários e como Portista não contém comigo para isso.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Clube inglês punido em mais de 87 mil euros
O Fulham foi multado e suspenso de inscrever jogadores na academia nos próximos seis meses. Em causa estão pagamentos feitos ao Balham Blazers FC no processo de compra do médio ...