placardpt
Sporting bate Gil Vicente e recupera liderança

Rugir e corrigir

A 12ª jornada da Liga Portugal Betclic encerra com novo líder! Depois do empate do Benfica em Moreira de Cónegos (0-0), o Sporting precisava de bater o Gil Vicente para se voltar a isolar no topo da tabela, corrigindo o tombo tardio no Dérbi da jornada passada, e foi exatamente isso que fez.

Esteve em desvantagem perante a equipa de Barcelos, depois de uma entrada errática, mas a formação leonina corrigiu, empatou, e conseguiu um triunfo por 3-1 numa segunda parte que teve Gyökeres como figura maior. 

Um «complicar» à Sporting

«Faz parte da identidade do Sporting complicar um bocadinho as coisas», disse Rúben Amorim depois do empate (1-1) em Bergamo, frente à Atalanta.

Capitão Coates em destaque
Coates foi homenageado por se ter tornado no estrangeiro com mais jogos pelo clube, antes de uma bela exibição. Viu um amarelo que o deixa suspenso para a próxima jornada.
Apenas quatro dias depois, a frase pareceu ainda mais apropriada. Especialmente ao 34º minuto, quando Rúben Fernandes, capitão do Gil Vicente, colocou a sua equipa na frente em Alvalade, numa noite em que os leões precisavam de vencer para voltar a saltar para a liderança isolada da Primeira Liga.

Esse seria o único remate dos gilistas até ao intervalo, se não contarmos com o perigoso lance que morreu nos pés de Miguel Monteiro, jovem avançado que se estreou a titular. Dado curioso, tendo em conta o notável registo ofensivo da equipa de Vítor Campelos (segundo melhor ataque em prova), mas compensado pela segurança defensiva oferecida.

Nuno Santos marcou com ajuda de um desvio (auto-golo) @Kapta+
A grande ocasião leonina tinha sido logo nos instantes iniciais do jogo. A partir daí, e especialmente depois do golo sofrido, a ansiedade foi passando das bancadas para o campo e cresceu exponencialmente, com cada vez menos volume ofensivo. Foi preciso o improvável para que o empate chegasse: Esgaio agigantou-se e, num lance de insistência sua pela direita, foi o ala oposto (Nuno Santos) quem rematou para o 1-1, beneficiando de um desvio fatal de Pedro Tiba.

Viktorioso e líder

Para iniciar a segunda parte, o treinador do Sporting fez três mexidas, renovando as alas que dificilmente brilhariam tanto como no lance do empate. Lançou Geny para a direita e Matheus Reis para a esquerda, além de um St. Juste que duraria apenas 21 minutos até sair por nova lesão.

Gyökeres fez mais um bis com a camisola do Sporting @Kapta+
Não foi diretamente por obra e graça dos homens lançados ao intervalo, mas a festa chegou rapidamente. Foi o avançado que já estava em campo desde o início, suspeito habitual nos golos de Alvalade, a decidir. Falamos de Gyokeres, que logo aos 52´ fez o golo da reviravolta e apenas quatro minutos depois deu ainda maior tranquilidade aos adeptos da casa, ao fazer o 3-1 após passe de Pote.

A arena do leão ainda voltou a cantar o nome do sueco, depois de o ver lançado na profundidade e a firmar o hat-trick, mas o VAR identificou um fora de jogo nesse lance, permitindo, assim, que o Gil Vicente continuasse em jogo por mais alguns minutos. A formação visitante ainda tentou embalar para o ataque em mais um par de ocasiões, mas nunca criou perigo.

Foi o Sporting que esteve mais próximo do golo, sempre com Gyö em evidência. O 4-1 não chegou , mas esse seria apenas capricho de uma equipa que já tinha a vitória assegurada. O prémio são três pontos e, acima de tudo, a liderança.

U Segunda, 04 Dezembro 2023 - 20:15
Estádio José Alvalade
Cláudio Pereira
3-1
Viktor Gyökeres 52' 56'
Rúben Fernandes 34'
Pedro Tiba 44' (p.b.)
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
GOLO INVALIDADO Sporting
passe de rutura de Marcus Edwards para Viktor Gyokeres, mas o avançado sueco está em fora de jogo aparente
34´
GOLO Gil Vicente!
Rúben Fernandes marca
Rúben Fernandes marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
44´
GOLO Sporting
Pedro Tiba marca na própria baliza!
52´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 8º golo na prova (11 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 14º golo na equipa (17 jogos)
56´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 9º golo na prova (11 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 15º golo na equipa (17 jogos)
69´
GOLO INVALIDADO Sporting
assinalada posição irregular a Viktor Gyokeres no momento do passe de Marcus Edwards
A Chave

Minuto 52: depois do empate na primeira parte, Gyokeres aproveitou um mau corte de um adversário para colocar o Sporting na frente do marcador e novamente no topo da Liga.

O Árbitro

Pouco a assinalar na exibição da equipa de arbitragem esta noite. Sem qualquer impacto no resultado.

O Melhor
Reação

Não só o Sporting precisou apenas de uma jornada para corrigir a derrota que sofreu na Luz e voltar a saltar para a liderança isolada do campeonato - aqui destaca-se a ajuda das águias, que deixaram cair pontos -, fizeram-no num jogo em que estiveram em desvantagem. Noutros tempos, o golo sofrido causaria maior pânico em Alvalade...

O Pior
Personalidade gilista

O Gil Vicente vive um 2023/24 muito longe da perfeição, já que a equipa está apenas um ponto acima da linha de água, mas nunca foi por falta de personalidade ou entusiasmo dos seus jogos. São uma das piores defesas da Liga, mas também são um dos melhores ataques, de maneira que surpreende a forma como criaram muito pouco em Alvalade, acomodando-se com o golo marcado ao primeiro remate, numa bola parada.

Forma
Sporting
2023/2024
20J
15V
3E
2D
48-21G
Gil Vicente
2023/2024
15J
5V
2E
8D
27-27G
Sabia que...by playmaker stats
12.ª derrota consecutiva do Gil Vicente fora de casa na Liga
Gil Vicente continua sem pontos fora de casa na Liga: 6 derrotas em 6 jogos
12.ª vitória consecutiva do Sporting frente ao Gil Vicente em casa na Liga
8.ª vitória consecutiva do Sporting nas receções ao Gil Vicente
Sporting continua 100% vitorioso em Alvalade na Liga: 7 jogos, 7 vitórias
Sporting regressa à liderança isolada da Liga: os leões somam 2 pontos de vantagem sobre o Benfica
1.º golo de Rúben Fernandes esta época

Fotografias(24)

Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Gil Vicente FC
Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Gil Vicente FC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
GIL VICENTE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Boa vitória
2023-12-05 17h23m por Aleaotejano
Havia um nervoso miudinho no estádio, que ficou mais vincado após o golo do Gil. Felizmente o Sporting teve futebol para dar a volta, e face ao anti-jogo do adversário acho que a vitória pecou por escassez.

Aposto os meus rins, figado e pulmões em como será o Adán o principal responsavel caso não consigamos atingir os objectivos. É um autêntico buraco.

Uma palavra para o Vitinho, que mais uma vez leva tudo à frente. Podiam ter sido 4 golos com um bocadinho de cabeça.
Eu só vi o resumo
2023-12-05 16h43m por Palhacitos
E o que tenho a dizer é que no primeiro golo pareceu-me falta no início da jogada, no segundo não entendi o que se passou com o defesa do Gil. . . Escorregou talvez. Os Sportinguistas que estão a elogiar o árbitro é porque foi a favor deles, se fosse contra ou a favor do Porto ou Benfica, eram os mesmos que vinham dizer que era uma vergonha.
AN
futebol11fc
2023-12-05 14h40m por andra-alexandre485
O central pode ser o Dier, é muito próximo do Varandas, joga na posição 6 e defesa central, gosta de sair com bola nos pés.
Recentemente disse que queria voltar para Portugal e curioso que depois dessas declarações nunca mais foi convocado.

Sarabia também pode ser uma surpresa sei que o Sporting tentou em Agosto, neste momento ele não joga é quer ir ao Europeu.
AN
orgulhovermelho
2023-12-05 12h22m por andra-alexandre485
Devias ter vergonha desse comentário.

No jogo contra o Casa Pia golo ilegal é verdade mas e o golo do Casa Pia? E o penálti sobre o Edwards? Na semana seguinte o Benfica teve um exatamente igual. É aquele lance em quero Gyo vai isolado e o árbitro marca uma falta que só ele viu.

Farense, e o segundo golo deles existe falta onde do Nuno Santos?

Jogo de ontem se considera aquilo falta, agora percebo porque estamos em 7 lugar no ranking e porque as ...ler comentário completo »
Critério do árbitro
2023-12-05 12h20m por nero89
A reação dos jogadores do Gil a cada contacto reflete em muito a cultura enraizada no futebol português.
Apreciei o critério de Cláudio Pereira, muito semelhante ao que se pratica nas ligas europeias mais competitivas (particularmente a Premier League)

Jogadores como Gyokeres, Coates e Edwards que passaram por Inglaterra adoptam uma postura mais realista daquilo que a nossa liga deve seguir - contacto não significa falta.

E assim vamos vendo que as equip...ler comentário completo »
Merecem
2023-12-05 12h11m por Benfiquista_N1
Estar em primeiro neste momento, se o meu Benfica não se reforçar bem em janeiro, poderá dizer adeus ao titulo. Quanto aos típicos adeptos das picardias, o Benfica ganhou bem ao Sporting porque acreditou até ao fim, se escorregou nesta jornada não retira em nada a justiça da vitória na luz, agora preocupem-se apenas em celebrar as vitórias dos vossos clubes em vez de estarem mandar umas piadas para ver se cola. Nunca se esqueçam do Karma e no vosso clube felizmente/infelizmente (Depende d...ler comentário completo »
VAR
2023-12-05 10h45m por joa-opereira612
Grande jogo do Sporting, continuo sem perceber como se nomeia um VAR de Barcelos com familiares que trabalharam no grupo. Ainda bem que já n vejo liga portuguesa. Quanto ao Gil, venha o Daniel Ramos de volta. O jogo que fizeram foi sujo e de equipa pequena. Saudades do Gil de há 2 épocas. Voltaram a ser pequeninos
SCP
2023-12-05 09h43m por mikev
Bom jogo do Sporting ao longo dos 90min
Gyokeres é uma máquina, na frente do FCP era top.
St. Juste um defesa com qualidade mas mais uma paragem.
Neste momento a equipa lider do campeonato, com todo o mérito.
De relembrar que ainda vamos na primeira metade do campeonato e que ainda faltam imensos jogos para todos.
SCP. . .
2023-12-05 09h28m por AmoFutebolAmoSLB
Antes de mais, eu também comentei o jogo do SLB. . .

Mais um grande jogo do SCP, a melhor equipa a jogar em Portugal (disparada). Eu simpatizo bastante com o SCP, desde que não assuma a postura de provocação como o fez no reinado de BC e JJ. Têm tudo para repetir o titulo do 1º ano de Amorim. E, se pensar que a alternativa é o FCP de Sergio Conceição, Pinto da Costa e Engenheiros. . . epá, venha de lá o caneco para o SCP!

Sobre a arbitragem, mais uma par...ler comentário completo »
Bastou 1 jornada
2023-12-05 08h16m por batenarede
Com a diferença de qualidade que se viu no dérbi, o Benfica não aguentava o primeiro lugar.
Vêm ainda falar de arbitragem depois de 5 amarelos para 1 do Gil Vicente?! Pff.
O Sporting neste momento é a equipa mais consistente, agora ainda falta muito campeonato.
AndreT80
2023-12-05 08h03m por orgulhovermelho
Essa da net já é velha, dizem sempre a mesma coisa, pede-se uma evolução nos comentários. E sim, comentei aqui o jogo do Benfica, basta ires pesquisar depois do jogo e perceberás que comentei aqui.
SCP
2023-12-05 06h40m por moumu
3 bons pontos e como dizem abaixo para a semana teste de fogo em Guimarães, se vencer os próximos 2 jogos seria muito bom para o moral da equipa.
FO
A malta critica e queixa-se
2023-12-05 01h47m por Formiga1979
Mas depois, quando o árbitro tem um critério largo, que não agrada ao clube deles, vêm logo reclamar. . . ah e tal, por causa de se apitar tudo, é que não fazemos nada na Europa!!! Há um lance em que o avançado encosta as mãos ao defesa (empurrou ostencivamente? Não me pareceu). . . aqui d'el rei que estão a roubar!!!
Como disse o avitaori, fosse o defesa a fazer aquilo ao avançado e nem se colocava a hipótese de ter sido falta!!!
Quanto ao Gil Vicente, o Campelos utilizou a...ler comentário completo »
H2OReturns
2023-12-05 00h34m por pedrinho_dgl
Problemas crónicos? Respeitinho. Se ele tivesse algum problema crónico ja tinha acabado a carreira.
Até parece que há uma bola de cristal em Alvalade. Os rivais também têm muitos jogadores no estaleiro, se calhar também foram imcompetentes não?
Além disso, segundo o Ruben Amorim ele torceu um pé, nao teve nada a ver com lesões antigas.
Arbitragem
2023-12-05 00h30m por pedrinho_dgl
Hoje faço um comentário exclusivo para o árbitro desta partida. Na minha opinião esteve excelente e tenho pena que o ZZ nao tenha destacado isso.
O Cláudio Pereira ja tinha mostrado que era um árbitro que se esforça para manter o jogo em andamento e nao cai nas armadilhas dos jogadores. Hoje isso ainda ficou mais claro, vários lances com jogadores a cairem e ele a mandar levantar, houve muita coerência neste critério e é este o esforço que se pede aos árbitros para melhorar o nosso ...ler comentário completo »
Jogo
2023-12-05 00h22m por pedrinho_dgl
Resultado justo. Na 1 parte o Sporting entrou bem, depois foi perdendo gás também por mérito defensivo do Gil. O Gil acaba por chegar ao golo numa das poucas chegadas que teve, o Sporting conseguiu o empate antes do intervalo e isso foi muito importante. Também importantes foram as alterações ao intervalo, bem o Amorim a reagir atempadamente e a entrada agressiva da equipa na segunda parte foi crucial para selar a vitória, com dois golos de rajada.
Depois disso foi gerir com algum...ler comentário completo »
Estava errado
2023-12-05 00h14m por TomPen
Ainda bem.
JS
Tal como tinha dito . . .
2023-12-05 00h02m por jsilva77
. . . Este Sporting é mesmo . . . Gyokeres e mais dez . . . que jogador que carrega toda a equipa às costas e a vai levando de vitória em vitória . . . Vitória justa, merecida e acertada do Sporting, também já o tinha dito, este Sporting é uma equipa mais madura que as das últimas épocas, fruto de uma maior experiência acumulada e de uma grande estabilidade no plantel, tendo entrado jogadores que são um upgrade. como o caso de Gyokeres, ou que não comprometem a qualidade do seu antece...ler comentário completo »
OJaime_Pacheco
2023-12-04 23h49m por captus
. . vai dormir e acorda na próxima época que nesta já ardeste
Orgulhovermelho
2023-12-04 23h38m por AndreT80
Onde é que andaste ontem quando a tua equipa jogou?nunca vi um jogo c tão poucos comentários. . . ficaram sem NET?Depois vêm aqui fazer birrinhas sobre as arbitragens, quando não ganham são as arbitragens, quando os outros ganham também é das arbitragens! não olham para dentro de casa para ver que não estão a jogar nada e querem estar em primeiro a jogar um futebol miserável , e têm um treinador teimoso e vergonhoso que já nem fala nem dá satisfações aos adeptos, tudo por uma simples pergunta de...ler comentário completo »
Fala-se
2023-12-04 23h37m por futebol11fc
Que em Janeiro, Amorim pretende a contratação de 2 jogadores: Ousmane Diao do Mafra (salvaguarda a saída de Diomande para a CAN e até uma possível venda do mesmo no Verão e é também uma aposta de futuro tal como Amorim já referiu que os alvos em Janeiro seriam) e mais um médio (já temos só 3 opções preparadas para o meio-campo, Dário tarda em afirmar-se de maneira mais contundente, e ainda temos os problemas físicos do Dani e o facto de Morita estar de fora em Janeiro para a Taça Asiática que...ler comentário completo »
Bom, mas pode melhorar
2023-12-04 23h24m por YAZALDE_1974
O Sporting entrou bem mas acabou por abrandar, um bocadinho levado pelo anti-jogo que o Gil foi fazendo - Tiba ridículo, como já referiram, Andrew a adiar a reposição constantemente - e talvez por demasiada confiança que o golo acabaria por chegar. Penso que faltou alguma sede na primeira parte, com Nuno e Esgaio demasiado lentos e previsíveis. De resto, um golo no único remate que o Gil fez à baliza. O Sporting praticamente não concede oportunidades mas quando concede normalmente sofre....ler comentário completo »
Não ia ser aqui
2023-12-04 23h05m por OJaime_Pacheco
Que iam perder pontos.
Em Guimarães e contra o Porto já vai ser outra história.

Vamos Porto rumo ao título.
zyxw4321
2023-12-04 22h53m por O_Pestinha666
O Coates não falhando Guimarães ia falhar o jogo com o Porto certamente.
De um para o outro é preferivel falhar Guimarães.
Minha opinião claro.
ZY
Sporting
2023-12-04 22h48m por zyxw4321
Gostei do jogo de hoje, a equipa esteve bem, e o Gil Vicente mal foi lá à frente. Pena perdermos o Coates, e talvez o St. Juste, para o jogo em Guimarães, vai ser muito duro.

Gyökeres a fazer cada vez mais a diferença. Incrível o impacto dele no jogo.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.