placardpt
Moreirense conquistou um ponto ao campeão

Verde da esperança conteve encarnados desinspirados

Diz o hino dos minhotos que o verde da esperança lhes pertence. Foi nesse trecho em que os cónegos se agarraram para conseguir um ponto diante do Benfica. O início foi de grandes, o final foi de superioridade encarnada, mas sem poder de fogo. O Benfica empatou a zeros em Moreira de Cónegos, numa partida onde o Moreirense entrou com tudo, mas o Benfica foi superior no cômputo geral. Faltou poder de fogo e melhores decisões ao líder, que saiu do Minho sob assobios e lenços brancos.

Início de loucos, final expectável

Na ressaca do empate amargo diante do Inter, para a liga milionária, Roger Schmidt repetiu o onze do último encontro, mantendo a confiança em Morato à esquerda da defesa e Tengsted no eixo atacante. Já Rui Borges, treinador do meses de outubro e novembro, alterou apenas uma peça em relação à vitória diante do Vitória SC

O Moreirense entrou à equipa grande. Ainda dentro dos primeiros dez minutos, quatro oportunidades para o lado do cónegos. Alan, Madson, Kodisang e André Luís iam sendo as principais armas de arremesso ao campeão nacional. Valeu Trubin, a ineficácia do Moreirense e a barra, que negou o golo a Madson.

@Catarina Morais / Kapta +

Perante a pressão indesejada, urgia a necessidade do Benfica reagir. Florentino, na sequência de um canto, quase inaugurou o marcador, contra a corrente do jogo. Logo depois, foi a vez de Di Maria, mas Kewin venceu o duelo inicial com o argentino. Jogo aberto em Moreira de Cónegos!

O Benfica cresceu e, com uma pressão mais eficaz, começou a criar perigo aos da casa, que nunca deixaram de olhar para a frente. André Luís marcou, numa fase trémula da sua equipa, mas a bandeira subiu e o VAR confirmou posição irregular. 

Até ao fim do primeiro tempo, só deu Benfica. Di Maria abriu o livro e tentou desbloquear a partida, mas o Moreirense baixou linhas e conseguiu conter o presing dos encarnados, que jogaram 15 minutos no meio-campo adversário.

Muita parra, pouca uva

O resultado não estava de feição para os encarnados e Roger Schmidt mexeu no miolo ao intervalo, lançando Chiquinho e Kokcu para os lugares de João Neves e Florentino.

A abrir o segundo tempo, Di Maria foi o primeiro a criar perigo. De fora da área, atirou centímetros acima da barra. Seguiram-se insistências pelos flancos, mas pouca acutilância e Kewin atento iam mantendo tudo como começou.

@Catarina Morais / Kapta +

O Benfica foi dominando, mas o último terço não estava a carburar. Di Maria, por dentro, tentou procurar desequilíbrios para os corredores, principalmente pelo direito, onde Aursnes aparecia desde trás. Foi mesmo assim que o Benfica inseriu a bola na baliza adversária. Aursnes recebeu dentro da área e serviu João Mário para o primeiro... que acabou por não ser o primeiro. O VAR entreviu e descortinou um fora de jogo do norueguês.

Com Ponck no meio campo, o Moreirense ia resistindo como conseguia. Já sem fulgor para transições vertiginosas, os cónegos baixaram as linhas (à semelhança do fim do segundo tempo) e mantiveram-se organizados. Franco foi incansável e os centrais irrepreensíveis.

O Benfica saiu de Moreira de Cónegos debaixo de um mar de assobios e lenços brancos.

 

U Domingo, 03 Dezembro 2023 - 18:00
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Fábio Veríssimo
0-0
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
A Chave

A alma e ambição dos cónegos poderia ter resultado diferente, a julgar pela entrada no jogo. A equipa minhota entrou com tudo e causou desconforto ao Benfica, que demorou a encontrar-se.

O Árbitro

Mostrou demasiados amarelos, mas não houve erros grosseiros. Arbitragem sólida

O Melhor
Super Franco!

Foi incansável. O verdadeiro tampão do meio campo do Moreirense. No primeiro tempo, ajudou com critério a equipa a chegar ao ataque. No segundo, segurou as tropas e fez com que o Moreirense conquistasse um ponto ao campeão

O Pior
Cavaleiro (demasiado) silencioso

Florentino voltou a ser aposta, mas 45 minutos pouco conseguidos fizeram com que não voltasse para a segunda parte. Errou muitos passes e pareceu um pouco à parte na pressão. Não era o que o Benfica precisava.

Forma
Moreirense
2023/2024
14J
6V
4E
4D
16-13G
Benfica
2023/2024
21J
13V
3E
5D
37-20G
Sabia que...by playmaker stats
Pela primeira vez, nesta temporada, que o Benfica não vence em jogos consecutivos:
E 0-0 Moreirense, Liga
E 3-3 Inter, Champions League
Pela primeira vez, o Benfica não consegue ultrapassar o Moreirense em 3 jogos consecutivos (3 empates).

Nos últimos 7 jogos, os cónegos nunca venceram, mas somaram 5 empates frente às águias.
O Moreirense, em casa, não perde há quatro jogos, nessa série só sofreu um golo (vs Boavista).

Nesta temporada, em casa, os cónegos somam 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (vs FC Porto e SC Braga) e frente aos 'Gverreiros' sofreram o golo da derrota nos descontos.
Oito jogos depois o Benfica fica em branco numa partida em 2023/24 (D 0-1 Real Sociedad).

É a primeira vez que as águias não marcam na Liga Betclic 23/24, nesta temporada, é a quarta vez que acontece: 3 na Champions e 1 na Liga
Foi o primeiro nulo entre Moreirense e Benfica em Moreira de Cónegos (13 jogos) a contar para a Liga Portuguesa.

O Benfica continua invicto (11V, 2E) no terreno dos cónegos, contudo, 2 empates foram registados nas últimas 3 visitas das águas.
O Benfica igualou o número de jogos em branco da temporada anterior, que terminou com o título.

Jogos em branco do Benfica em 2022/23:
3 Liga, 1 Champions League

Jogos em branco do Benfica em 2023/24:
3 Champions League, 1 Liga
O Benfica regista a pior média de golos, à passagem da jornada 12 da Liga Portuguesa, das últimas 10 temporadas:
2013/14 Jorge Jesus, 1,83 G/J
2023/24 Roger Schmidt, 1,91 G/J
O Benfica não registava um nulo na Liga Portuguesa há mais de um ano: novamente em Guimarães, mas com um adversário diferente:
2023/24 vs Moreirense
2022/23 vs Vitória SC

Nas duas últimas temporadas, estes foram os nulos das águias no campeonato.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Benfica
2023-12-04 19h18m por brutal_power
Já esperava que não ganhasse o jogo. Perdeu pontos contra o Casa Pia, que vai terminar o campeonato no meio da classificação como o Moreirense. Na próxima jornada, vai perder pontos contra o Farense, que também aposto que é outra equipa que vai terminar o campeonato no meio da classificação. Tem um plantel ligeiramente pior do que na época passada. Tem jogado mal em alguns jogos. O Benfica vai passar para o terceiro lugar. O Sporting vai ganhar. Está época estão muito melhores nos jogo...ler comentário completo »
zhar
2023-12-04 17h31m por MisticaEncarnada
Um rolo compressor de resultados internos, não um rolo compressor de futebol jogado.
Muitos desses jogos foram ganhos a jogar mal. Por vezes o Benfica ganhava 4-0 e jogava mal, mesmo. Acertavam na finalização mas jogavam mal. Não era o Benfica dos 67 golos da 2ªa volta da época anterior.
ZH
MisticaEncarnad a
2023-12-04 17h26m por zhar
A primeira volta do benfica de 19/20 foi um rolo compressor. . tirando a derrota em casa contra o porto , começou com 5-0 ao sporting e depois foi um passeio ate fevereiro (quando bateu o covid e o fim do mercado de transferencias que entrou o weigl) . . . tinha uma vantagem de 7 pontos ao fim da 1a volta mas apartir de fevereiro ruiu tudo. . .
ricardocunha251
2023-12-04 17h21m por MisticaEncarnada
O Benfica anda numa grande instabilidade desde Março, mesmo tendo sido campeão. Não pode ser só da qualidade dos adversários.
Agora, o Moreirense tem uma boa pontuação e está, de facto, a fazer um campeonato bastante bom para um clube que teoricamente andaria ali pelo 10º lugar.
ricardocunha251
2023-12-04 17h16m por MisticaEncarnada
Claro que o adversário tem mérito, só que o Benfica anda nesta instabilidade desde Março e é difícil olhar para tudo isso sem apontar defeitos à equipa/treinador/estrutura.
zhar
2023-12-04 17h15m por MisticaEncarnada
O rolo compressor foi na meia época anterior. Se te lembras, andávamos a ganhar sem jogar nada, como este ano. Ele marcou 7 golos na segunda volta e salvo erro 12 na primeira. Na primeira volta o Benfica marcou 42 golos, uma média de 2, 47 golos por jogo. Rolo compressor eu chamaria a segunda volta do ano anterior com 67 golos (3, 94 por jogo).
O Benfica nesse ano do Vinícius era uma bomba relógio. A equipa ganhava e ganhava, na primeira volta, mas percebia-se claramente que a...ler comentário completo »
Benfiquistas
2023-12-04 17h00m por ricardocunha251
E que tal dar mérito ao adversário? Que podia bem resolver este jogo nos primeiros 15 minutos! Só perdeu para já com o Porto, sporting e Braga? 2 desses jogos perdeu mas deu muita luta. Falam como se jogassem sozinhos.
ZH
MisticaEncarnad a
2023-12-04 16h47m por zhar
O Vinicius esteve epoca e meia na holanda onde fez a magnifica quantia de 7 golos. . . fez uma boa media de golos e meia epoca de benfica onde a equipa era um rolo compressor. . . depois voltou ao normal que é ser um jogador mediano que nada contribui. . . a unica razao que foi metido no benfica é por ser detido por um grupo de investimento amigo de certas pessoas depois da venda do felix. . . provavelmente a mesma razao de outro sr de 20 milhoes ter sido enfiado no benfica depois da venda d...ler comentário completo »
zhar
2023-12-04 16h18m por MisticaEncarnada
Certo, só que uma coisa é jogar em Inglaterra, outra é jogar cá. O Rafa era titular em que equipas nas grandes ligas? O Jonas foi dos melhores em Espanha quantas vezes? E o Bas Dost?
ZH
MisticaEncarnad a
2023-12-04 15h49m por zhar
O joao tomas era um golo a cada 45 e o musa um a cada 99 (ou perto) . . . marcar golos só por si significa pouco ou nada. . . e o vinicius apos essa epoca tem numeros desastrosos especialmente considerando o pouco (ou nada) que contribui para o resto da equipa. . esta epoca apos a saida do mitrovic nem a um raul jimenez preso por arames consegue conquistar o lugar
zhar
2023-12-04 15h34m por MisticaEncarnada
Falando no Vinícius, muita gente fala dele mas era um golinho a cada 100 ou 110 minutos em campo.
ZH
Benfica
2023-12-04 14h27m por zhar
GR: Trubin , um dos jovens , contratar um guarda redes trintao experiente para 3º
Laterais: Bah e Jurasek , mandar embora o lesionado do psg e contratar 2 para o banco
Centrais: Manter os que estão e despachar o joão vitor
Medios Centro: Mantendo os que estão é despachar o chiquinho e contratar mais um medio defensivo. . .

Ate aqui é possivel solucionar sem muita dificuldade (se houvesse vontade) . . . mas o problema principal. . . o ataque. . .
...ler comentário completo »
Pois
2023-12-04 14h02m por Bluething
O Moreirense pelos vistos não conta. O Benfica deve ter jogado sozinho e mesmo assim não se safou.
Talvez porque o Dia Maria no início era o maior, agora está velho, o Rafa que fez muito bem em desistir da seleção para se concentrar no seu clube mas que afinal continua de cabeça no ar.
O Schmidt que vai inventando. . .
E as pessoas não se convencem que no futebol há 3 resultados possíveis.
Honra a quem também dá o mérito ao adversário.
ZH
MisticaEncarnad a
2023-12-04 13h53m por zhar
Obvio que tem limitaçoes senão ja nao estava ca. . . mas o que da a equipa vai bem alem do que se ve quando a bola passa por ele. . . da equilibrios defensivos e ofensivos que são bem notorios quando joga e quando não joga. . . e do outro lado acredito que em forma o jurasek possa ser igual. . . um bah e jurasek em forma , jogando com um meio campo com florentino bem mentalizado , neves e kokcu a frente com menos trabalho defensivo , aurnes na sua posiçao natural mais a frente pela esquer...ler comentário completo »
AngelEyes
2023-12-04 13h30m por MisticaEncarnada
O vir ou não vir jogadores novos não muda assim tanto as dinâmicas da equipa porque eles não têm todos para o 11. Repara, o Tengstedt já cá estava (e o Musa também), o João Mário e o Rafa idem aspas. Florentino, João Neves, António Silva, Otamendi, Aursnes também. . . são 8 jogadores. No tempo do Jesus também saíam jogadores e entravam às vezes aos 10 ou 11 e a equipa jogava mais ou menos da mesma forma, pelo menos entre 2011 e 2014.
E não é verdade que o Salvio ou o Gaitán t...ler comentário completo »
zhar
2023-12-04 13h02m por MisticaEncarnada
Gosto do Bah mas não o acho assim tão bom. Não é um ponto fraco da equipa mas não acho que seja um dos melhores jogadores.
HA
FUTURO
2023-12-04 12h56m por Halibut
O Presidente de forma simples havia de ter uma conversa com o Treinador e explicar-lhe que não tem tomado as melhores decisões, mas também claro está faltam ali colmatar algumas lacunas no plantel, o Bah não tem um suplente/concorrente, o Jurasek não tem outro concorrente, o Bernat está todo roto. . . e na frente aquele Arthur até agora nada justificou o investimento e o Musa ou Tengstedt não são bons o suficiente para titulares. . .

Haviam de despachar entulho já em Janeiro...ler comentário completo »
AJ
11
2023-12-04 12h27m por AJcompsHD2
GR: Trubin
DE: Jurasek (Ele pode não ser o jogador que muitos achariam que pudesse ser e muito menos justificar os 14M, mas também não é horrivel e na minha opinião TEM QUE SER TITULAR de forma a crescer na equipa e a conseguir oferecer algo que o Morato e o Aursnes nunca conseguirão oferecer. Reparem que o Porto foi campeão com Zaidu e Wendel !)
DC: Otamendi
DC: António Silva
DD: Tomás Araujo (apenas até o Bah conseguir recuperar)
MDF: João Neves
MC: Aursnes
MC: Kocku
EE: Tiago Gouveia
PL: Gonçalo Guedes
ED: Di Maria
AJ
Acrescento aínda
2023-12-04 12h18m por AJcompsHD2
Falta vontade aos jogadores do Benfica. Falta um ou dois Gonçalo Franco a trabalhar para as estrelas conseguirem brilhar. Futebol não é apenas bola no pé e confiar nos jogadores talentosos da frente. O Benfica ficaria bastante mais forte com uma frente de ataque que seja inferior tecnicamente, mas que acrescentasse mais reação á perda, movimentações mais inteligentes, resistência, inter-ajuda. . . Porque raio não joga o Tiago Gouveia?
Eu acho isto factual, quem vê os jogos com olh...ler comentário completo »
AJ
Benfica
2023-12-04 12h12m por AJcompsHD2
No ano passado vocês ganharam o campeonato fora de campo, no mercado de verão. Contratações com critério, para um sistema bem definido e com os jogadores a cumprir tudo o que o treinador pedia.

Este ano vão perder o campeonato fora de campo. . . Contratações sem nexo. Eu já tinha comentado no Verão e lembro-me bem de ter criticado as contratações do Jurasek e Arthur Cabral. Reparem, eu como Portista estava a ver o jogo tranquilo e quando o comentador diz "Vai entrar Arthur ...ler comentário completo »
Mercado. . .
2023-12-04 11h32m por AmoFutebolAmoSLB
Resta rezar ao S. Mercado de Inverno. . . só que nem com o mercado lá vamos.

Eu depositei muitas esperanças no Rui Costa, ex jogador e adepto do clube. . . mas começo a ficar com receio do rumo que o clube está a tomar.

A única coisa que se poderá fazer em janeiro é despachar o entulho. . . João Vitor, Cabral, Tengsted, Chiquinho, Rafa, Jurasek, Bernat. . . e mais algum do qual eu não me lembro.
Mas relativamente ao jogo
2023-12-04 11h31m por LadyBug
Quando o Gouveia entrar. . . vai partir tudo! comer a relva! nem os postes ficam de pé!

O problema é que ele apenas tem oportunidades de 3 minutos para mostrar. . .

Bem. . .
2023-12-04 11h27m por LadyBug
Também há macacos na Suécia? o clima é um pouco mais frio. . .
Moreirense
2023-12-04 11h24m por LadyBug
O que ficou bem evidente este fds é que os critérios, regras e condições não são as mesmas para as equipas do campenato. . .

Mas porque raio o VAR não é na Suécia?
Apenas é necessário um computador com internet!

O VAR da Suécia seria em Itália, que por sua vez teria o seu VAR na Polónia, que teria VAR de Espanha e assim sucessivamente . . .
Continuação jogo Moreira de Cónegos
2023-12-04 09h29m por zlatan_21
É também difícil dar mérito ao adversário?
Uma equipa que só sofreu 10 golos e só perdeu com os "grandes", é sinal que joga bem, ou não?
É óbvio que estou desagradado com o resultado e a exibição, mas o Moreirense fez por merecer este resultado, pois é uma equipa muito interessante.
Até parece que é uma obrigação ganhar todos os jogos.
Hoje em dia, não há equipas que ganhem tudo e é preciso saber dar mérito ao adversário e não sempre dar demérito ao favorito.

OUTRAS NOTÍCIAS

em direto!
Começou a partida Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x AVS em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.