placardpt
Gil Vicente vence Rio Ave

Galos já podem descansar o pescoço

Tranquilidade conquistada a muito custo! Num duelo marcado pelo calor extremo - a marcação de partidas neste horário merece reflexão - o Gil Vicente sofreu bastante para bater o Rio Ave (1x0), dando um passo enorme para assegurar a permanência na Liga NOS.

Por sua vez, os vila-condenses podem ser ultrapassados no quinto lugar, numa partida em que não encontraram argumentos para derrubar a organização contrária, apesar de jogarem praticamente todo o segundo tempo em vantagem numérica.

Galos adaptaram-se melhor ao calor

Apesar das condições adversas de jogo, os dois conjuntos tiveram o mérito de entrar na partida em alta rotação, utilizando a velocidade dos homens da frente para criarem alguns momentos ofensivos. Ao seu estilo, Sandro Lima era a referência dos gilistas, enquanto os visitantes revelavam grande dinâmica na linha da frente.

Carvalhal mudou bastante para o segundo tempo ©Kapta+

Devido a lesão, Carlos Carvalhal foi obrigado a retirar Ali Musrati do duelo. Por coincidência, o Rio Ave baixou a sua intensidade depois deste momento, com os homens de Barcelos a mostrarem-se mais agressivos no belo relvado do Municipal. As oportunidades, porém, não surgiam.

Na sequência de uma bola parada, Rodrigão ganhou nas alturas e cabeceou para o golo, premiando o ascendente gilista. Esta tendência seguiu até ao intervalo... e o guardião Kieszek não se livrou de alguns sustos.

A reação não teve resultado

Percebendo a necessidade de mudar algo na sua equipa, Carvalhal não teve medo de arriscar para o segundo tempo: três mexidas e um novo sistema tático, com Nuno Santos e Carlos Mané a ficarem responsáveis pelos flancos. A equipa reagiu a este forte sinal do seu técnico e, num remate colocado, Gelson Dala levou perigo à baliza contrária segundo após o recomeço.

Minutos mais tarde, o Gil Vicente acabou por sofrer um duro revés, após a expulsão por acumulação do experiente Rúben Fernandes. Este momento acentuou a pressão vila-condense, com os visitantes a verem uma grande penalidade assinalada na área gilista ser revertida pelo árbitro Iancu Vasilica, após consulta do VAR, numa decisão duvidosa.

Em desvantagem numérica, a equipa da casa teve capacidade para continuar ligada ao jogo e não limitar-se a defender. As constantes paragens na partida dificultaram a tarefa ao Rio Ave, que, mesmo assim, criou oportunidades suficientes para virar o resultado.

Com muito sofrimento, o Gil Vicente segurou o resultado e tem a permanência muito bem encaminhada, numa tarde muito desinspirada dos visitantes...

jogos históricos
U Domingo, 05 Julho 2020 - 17:00
Estádio Cidade de Barcelos
Iancu Vasilica
1-0
Rodrigão 39'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
39´
GOLO Gil Vicente!
Rodrigão marca
Rodrigão marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
82´
GOLO INVALIDADO Rio Ave
Taremi assistiu Bruno Moreira de peito e o avançado colocou a bola na baliza. Iancu Vasilica anulou imediatamente
Positivo
Adaptação gilista

Muito mérito da equipa de Vítor Oliveira ao longo jogo. A equipa gilista teve capacidade física para resistir às altas temperaturas e continuar organizada após a expulsão de Rúben Fernandes. Boa resposta às adversidades.

Negativo
É necessário?

Temperaturas altíssimas em Barcelos, num encontro marcado para as 17h00... já no mês de julho. Os atletas deram uma resposta muito positiva na adversidade, mas fica a dúvida se é necessário este esforço, numa fase da época já muito avançada. Todos perdem com este horário.

Forma
Gil Vicente
2019/2020
36J
12V
9E
15D
39-44G
Rio Ave
2019/2020
38J
18V
9E
11D
57-40G
O Árbitro

Não teve critério uniforme na exibição dos cartões, ficando também dúvidas na grande penalidade que reverteu após consulta das imagens do VAR, a favorecer o Gil Vicente.

Fotografias(13)

Liga NOS: Gil Vicente x Rio Ave
Liga NOS: Gil Vicente x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
_benlhevai_
2020-07-05 22h01m por Conquistador17
Isso é certo!!! Contudo temos que olhar para o que temos!!! E o que é facto é que precisamos de uma derrota e um empate ou dois empates do Rio Ave e do Famalicão e nós fazermos 10 pontos! As contas são simples mas muito difíceis de lá chegar!!!
_benlhevai_
2020-07-05 21h50m por Conquistador17
Eu acho que é praticamente obrigatório fazermos 10 pontos!! 9 não devem chegar!
vnlf
2020-07-05 21h48m por Conquistador17
Muito honestamente acho que a próxima jornada vai ser a mais importante das que faltam!!! Vão se decidir (praticamente) as descidas e vai ser extremamente importante par a LE, sendo que esses resultados vão influenciar mutualmente essas decisões. . .
vnlf
2020-07-05 21h44m por Conquistador17
Eu já disse isto: a mim preocupa-me mais o Rio Ave que o Fama por causa do confronto direto!!! Até podia acontecer do Fama perder um jogo e o Vitória empatar que já era excelente (neste confronto a 2).
vnlf
2020-07-05 21h32m por Conquistador17
O calendário do Vitória só difere em 1 adversário até ao fim. . . Enquanto que o Vitória vai à luz, o Rio Ave joga com o Boavista. Até esta jornada que passou vai se "inverter" na próxima! O Vitória recebe o Gil e o Portimonense vai aos Arcos!
Ou seja, em termos de dificuldade o Vitória tem mais um pouco porque é diferente jogar contra o Benfica e contra o Boavista que já não luta por nada!!!
Ivo Vieira
2020-07-05 21h29m por Conquistador17
O Ivo só encaixa numa equipa que tenha o Kanté a trinco, Benzema a PL e o Modric a 10. . . Porque senão vai ter sempre os mesmo problemas que tem no Vitória!!
A tática do Ivo precisa dum 6 que saiba defender bem e atacar bem, um PL que seja um bom cabeceador e bom construtor e ter um 10 que saiba transportar jogo, tenha drible e faça passes a rasgar. . . Ah, e sem esquecer que precisa dum 8 com um pulmão infinito que tanto tenha que ir a uma das alas cruzar como já tem que estar a ...ler comentário completo »
Ivo Vieira
2020-07-05 20h30m por SCBFAN
Sinceramente não acho boa opção. De futebol bonito com 60 70 % de posse de bola mas depois não conseguir marcar já estou eu cheio.
Já agora de qual Boloni estás a falar?
benlhevai
2020-07-05 20h12m por SCBFAN
Não acho q ele venha para Braga, principalmente se o Artur Jorge demonstrar trabalho. Ele deve ter bastantes interessados no estrangeiro.
Já agora, qm vai substituir o Ivo Vieira? Talvez o Peseiro ou Sá Pinto? Q dizes xd
BracaraAvgvsta
2020-07-05 19h50m por SCBFAN
Duvido q o Vítor Oliveira fique mais um ano na primeira, ele deve estar a pensar em qual equipa ele vai subir para o ano. O Carvalhal provavelmente tmb vai para o estrangeiro já q a cada oportunidade aproveita para criticar o futebol português.
Por mim víamos como o Braga vai jogar nos próximos jogos e dependendo das exibições ficávamos com o Artur Jorge ou não.
Obrigado!
2020-07-05 19h22m por Conquistador17
Queria agradecer ao Gil e ao Vítor Oliveira por esta prenda!
Mas se não fizermos o nosso caminho, não há ajuda que nos salve!
No próximo jogo (curiosamente contra o Gil) temos que somar 3 pontos!

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Excerto do episódio desta semana
Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.