placardpt
Benfica ganha em Vila do Conde e cola-se ao FC Porto

Coração e liderança partilhada, porque cabeça...

2020/06/17 23:16

A recuperação tinha que começar por algum lado, a fava calhou ao Rio Ave. Sem deslumbrar, nem pouco mais ou menos, o Benfica conquistou uma vitória importante em Vila do Conde, por 1x2, e alcançou o FC Porto na liderança do campeonato. 

Num jogo marcado pelas duas expulsões do Rio Ave, nem assim o Benfica foi capaz de voltar a ter a tal criatividade e qualidade que marcou a segunda volta de 2018/2019. Mas para a história ficam os golos de Seferovic e de Weigl que tanta influência podem ter na luta pelo título. E não deixa de ser curioso que tenha sido de cabeça o momento decisivo do alemão, tal a falta de cérebro demonstrada pelo conjunto encarnado durante uma parte importante do jogo. 

Águia de pouca dura

Apesar da crise de resultados, bem profunda, por sinal, pois o Benfica não está, de todo, habituado a ganhar um jogo em 10, o campeão nacional entrou em Vila do Conde afirmativo. A fazer lembrar os primeiros minutos de Portimão, mas com ainda mais pressão e objetividade atacante. 

Não foi a primeira vez que Lage decidiu juntar Gabriel a Taarabt e a Weigl na zona intermediária. A diferença é que desta vez até pareceu ser mais um 4x3x3, tal a proximidade do alemão face aos centrais e do brasileiro face a Adel. O antigo jogador do Dortmund recuava, formava uma linha de três, permitia as subidas dos laterais, especialmente de Nuno Tavares. Sem bola, a pressão era muita e o Rio Ave não parecia ter soluções para fazer fluir a sua construção. 

Lage apostou em Dyego no onze ©Liga Portugal

Aos poucos, a equipa de Carlos Carvalhal foi descobrindo os espaços para impor a sua forma de jogar e tirar o conforto ao Benfica. E, então, sentiu-se e muito a má fase que os encarnados vivem. As dobras começaram a chegar tarde, a equipa partia-se com mais facilidade, alguns jogadores entravam em desespero perante os constantes toques dos vilacondenses no meio-campo de Vlachodimos. 

Foi mais ou menos com este cenário que o primeiro golo apareceu, com a bola parada a trair mais uma vez o campeão nacional. E como se a falta de agressividade defensiva nesse tipo de lances não bastasse, Dyego Sousa decidiu aparecer como protagonista numa das áreas, ainda que na errada. O toque do internacional português foi para o sítio errado e Taremi voltou a provar que é um avançado de bons pés e também de grande instinto. 

O cenário já não estava famoso para o Benfica e pior ficou com o golo. O Rio Ave foi muito melhor equipa durante uma dezena de minutos, ameaçou o segundo, que só não apareceu devido a um desvio de Nuno Tavares para fora, mas quem marcou foi o Benfica, num lance de absoluta genialidade de Taarabt. O marroquino, numa altura em que o coletivo não funcionava, inventou com um grande drible, mas o VAR, depois de muito rever, encontrou ilegalidade no desvio (ligeiro) de Dyego e na finalização de Rafa. E não houve tempo para mais...

Rio Ave colocou-se a jeito

Nesta altura da época, o Benfica parece estar para boas entradas em campo. Apesar do final cinzento de primeira parte, os encarnados entraram novamente agressivos e dominadores. A pressão voltou a ser asfixiante, a capacidade para deixar o Rio Ave junto à sua área deixou as águias mais confortáveis e as oportunidades apareceram com naturalidade. Seferovic, recém-entrado, atirou à barra e assistiu Rafa para uma bela mancha de Kieszek. 

O vermelho marcou a segunda parte dos Arcos
Lage sentia que a sua equipa estava a conseguir asfixiar o adversário e a decisão estratégia passou por retirar um médio e a criatividade de Taarabt e colocar mais um avançado, o titular Vinícius que passou para terceira opção no jogo dos Arcos. A pressão assentuou-se e o Benfica chegou à igualdade com justiça, depois de um bom cruzamento de Nuno Tavares e de uma finalização fácil de Seferovic. 

Quando o golo apareceu, o Benfica já jogava em superioridade numérica, depois de um segundo cartão amarelo tão justo como escusado de Al Musrati. A inferioridade seria sempre um problema grave para Carlos Carvalhal e as dores de cabeça aumentaram depois da expulsão de Nuno Santos, consumada após imagens do VAR. Um lance disparatado de um talento que borrou a pintura com um único momento de desconcentração.

A correr contra o tempo, o campeão nacional apostou tudo no ataque. Lage juntou Chiquinho ao quarteto mais atacante e o Benfica correu, pressionou, cruzou muitas bolas, algumas delas mostraram mais coração do que cabeça, e o golo apareceu mesmo, por intermédio de Weigl. E a solidariedade defensiva do Rio Ave, bem patente no esforço das unidades da frente, caiu por terra... 

O Benfica congelou o jogo e três pontos importantes. Veremos é se a equipa de Bruno Lage vai aproveitar o balanço para aumentar a sua qualidade exibicional. Porque, enquanto estavam 11 contra 11, o campeão que quer chegar ao bi voltou a demonstrar as fragilidade dos últimos tempos...

U Quarta, 17 Junho 2020 - 21:15
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Luís Godinho
1-2
Mehdi Taremi 26'
Haris Seferović 63'
Julian Weigl 87'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
Lances Capitais
26´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 10º golo na prova (23 jogos)
42´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
45´
+1
GOLO INVALIDADO: Luís Godinho já analisou o lance e invalidou o golo!
63´
GOLO Benfica!
Haris Seferovi? marca
Haris Seferovi? marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
87´
GOLO Benfica!
Julian Weigl marca
Julian Weigl marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
A Chave

Expulsão de Nuno Santos

O cenário já não estava famoso para o Rio Ave e pior ficou quando Nuno Santos recebeu o cartão vermelho. Jogar com nove contra o Benfica é algo muito complicado. 

O Árbitro

Apitou demasiado no relvado de Vila do Conde. Devia ter mostrado logo vermelho a Nuno Santos, mas precisou das imagens do VAR. Esteve bem no segundo amarelo a Al Musrati e ficam muitas dúvidas no lance de Ferro. O português tocou com o braço na bola e o árbitro podia ter assinalado grande penalidade. 

O Melhor
A entrada de Seferovic

Lançado ao intervalo, o suíço, que tantas vezes tem desiludido, disse presente ao seu treinador. Atirou uma bola à barra, jogou bem fora da área, assistiu Rafa para uma das melhores oportunidades e marcou. 

O Pior
Talento sem cabeça

Nuno Santos e Al Musrati, cada um ao seu estilo, têm estado em destaque nesta época do Rio Ave. Os dois momentos de desconcentração, contudo, colocaram o cheque as exibições da dupla. O lance de Nuno Santos é ainda mais evidente e despropositado... 

Forma
Rio Ave
2019/2020
35J
17V
8E
10D
52-34G
Benfica
2019/2020
45J
28V
10E
7D
93-43G
Sabia que...by playmaker stats
O Rio Ave somou o 5.º jogo sem vencer em casa
3.ª reviravolta do Benfica neste campeonato: Santa Clara, Aves e Rio Ave
3.ª vitória do Benfica sobre o Rio Ave esta época, a 2.ª com reviravolta
Depois de 5 empates consecutivos (4 deles no campeonato), Benfica regressa aos triunfos

Fotografias(36)

Liga NOS: Rio Ave x Benfica
Liga NOS: Rio Ave x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CF
franscisquinho3 42
2020-06-18 16h56m por cffc1991
Mentiroso é você por andar a espalha mentiras com a esperança, que uma mentira dita muitos vezes se torne verdade!! Uma mentira é sempre mentira!!
Confirmado por quem?? Ora mostre ai isso tudo!! Faz um enorme sentido o Benfica comprar árbitros para ficar em 6º lugar!!! Grande logica!!!!!
Sobre o castigo mais uma mentira sua e aqui esta o texto escrito e comunicado pelo clube:

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do
Código...ler comentário completo »
CF
franscisquinho3 42
2020-06-18 15h46m por cffc1991
Memoria seletiva tem vocês cá no Norte. Hoje são umas virgens ofendidas, mas andaram a assobiar para o lado durante mais de 30 anos!!! Ou esqueceu repentinamente do tempo da fruta?? O único clube que aceitou ser condenado por corrupção e não recorreu da decisão do tribunal que lhe tirou meia dúzia de pontos, quando o outro vizinho desceu de divisão, estranho não?? Mas pela 3ª vez vai fugir da questão como o costume!! Esse lance do J. Ribeiro?? Mas é preciso ir buscar os constantes penaltis ...ler comentário completo »
CF
franscisquinho3 42
2020-06-18 14h48m por cffc1991
Você é que não percebe Português pelos vistos. E só responde ao que quer e lhe dá jeito porque a ceguice está virada para esse lado. Quanto a assistência, voltamos a má interpretação (se calhar porque dá jeito). Para ser uma assistência para golo a bola tem que ser passada por um colega da própria equipa. Que eu saiba o Dyego é jogador do Benfica certo????? Então não pode ter feito nenhuma assistência!!! Logo voltamos ao ultimo jogador do Rio Ave que tocou na bola, Nuno Santos, ou seja a ...ler comentário completo »
MA
Ehehehe
2020-06-18 14h04m por Markes88
O Benfica deu 9 abébias no campeonato seguidas. Conseguiu voltar a transformar o campeonato numa indecisão praticamente até ao fim (provavelmente), pelas piores razões, quando tinha o campeonato na mão com a tal vantagem dos 7 pts.

Ver pessoal a queixar-se do árbitro ou do jogador X ou Y depois do seu próprio clube ter também dado biqueiradas no próprio pé porque não sabem, basicamente, jogar melhor do que jogam é realmente engraçado. . . . . .

É que queixare...ler comentário completo »
DS
Só rir
2020-06-18 12h08m por DSaraiva90
Com estes comentários. . futebol português é mesmo assim por causa de vocês, todos cheios de palas que só falam de árbitros. Se tanto Benfica como Porto jogassem futebol à séria, metiam ela na baliza mais vezes! Triste país que é campeão europeu, tem dos melhores treinadores e jogadores do mundo mas depois a sua liga tem esta categoria de adeptos que só sabem arranjar teorias da conspiração em todos os jogos. Preocupem-se mais com os treinadores que não põem aquela cambada a jogar como dev...ler comentário completo »
FB
Falta garra a equipa !!
2020-06-18 11h12m por fbasilio
proximo jogo:

Vlachodimos
N. tavares
Ferro
Dias
T. tavares
Weigl
Samaris
nTarrabt
Cervi
Pizzi
Seferovic

Quem acompanha os miúdos não consigo perceber como umaro embalo não é chamado ao plantel principal !!
CF
franscisquinho3 42
2020-06-18 10h15m por cffc1991
Inacreditavel!!! Resumindo, o Benfica é o bicho mau corrupto que paga a tudo e todos e o Porto é a Virgem Maria Santa. . . . Incrivel, os 30 anos de fruta moldaram muitos cerebros. . . . Sobre o Nuno Santos, dos 5 anos que fala, sabes quantos jogos ele fez??? Sabes quantas epocas esteve no estaleiro por lesoes graves??? Claro que não, é mais facil crucificar o jogador porque fez a sua formação no Benfica. Tão simples quanto isso. Ele quando fez a enorme assistencia para o golo do Rio Av...ler comentário completo »
CF
franscisquinho3 42
2020-06-18 09h52m por cffc1991
Segundo as tuas teorias da conspiração, admites que o Jackson falhou o penalti e o golo de baliza aberta de propósito certo????????
fmn_69
2020-06-18 09h10m por Kaizeler
No máximo pode haver três paragens. A primeira substituição foi ao intervalo. Portanto é um não-assunto.
Substituições
2020-06-18 09h07m por fmn_69
Então ninguém fala que o Benfica fez Substituições em 4 tempo diferente quando tem de ser em 3? Vão assobiar para o lado?
JOGO
2020-06-18 08h57m por orgulhovermelho
O mais importante conseguimos os 3 pontos! Primeiro falar do Benfica que na minha opinião até entrou bem na partida, mas a partir dos 20 minutos foi a baixo e sofreu um golo, um golo que merece muitas duvidas, vejo o Dyego a ser agarrado. Na segunda parte, entrámos bem com a bola do Seferovic a bater na trave e depois houveram contra 10 chegámos ao empate, ( as 2 expulsões dos jogadores do Rio Ave são mais que justas, quem diz o contrário aqui das duas uma, ou não percebe nada de futebol...ler comentário completo »
Bills
2020-06-18 01h28m por PIAF
Ah já estou a ver qual é . Sim, é um pouco longe para quem como nós estamos a ver pela televisão é difícil, mas podemos pensar noutra ideia. repara quem transmitiu o jogo foi a Sporttv e se sabes ela é toda portista, ora se o jogador do R, Ave não tocasse na bola, podias ter a certeza que a Sporttv não descansava enquanto não mostrasse o lance bem visível aos olhos dos espectadores. Olha é como um lance que aconteceu na grande area do FC Porto em que a bola é jogada para a grande area do ...ler comentário completo »
joao14194
2020-06-18 01h03m por PIAF
Eu vi o jogo e em qualquer dos lances para mim não houve penaltys.
Foi um jogo limpo de penaltys.
O QUE HOUVE NAQUELE JOGO QUANTO A MIM FOI UMA GRANDE FALTA DE DESTREZA DO JOGADORES DO BENFICA NO JOGO QUE FIZERAM. ENTÃO NEM FALO NO TAVARES, NO DIEGO, O PRÓPRIO RAFA , O PIZZI CONTINUA NA BOA COM ELE SÓ E MAIS UNS DOIS OU TRÊS QUE NÃO DERAM UMA PARA A CAIXA TAMBÉM.
O Benfica ganhou graças à expulsões bem decididas , não foi pelo jogo jogado.
Quanto à final da t...ler comentário completo »
luisFilipe791
2020-06-18 00h48m por Minnowkr
Eu falo no sentido, em que aceitar, ficar contente e conformar-se por ganhar o pior campeonato dos últimos 20 anos, não é motivo de orgulho nenhum. . A não ser que o objetivo seja baixar cada vez mais o nível do campeonato português. .
marante96
2020-06-18 00h47m por PIAF
Desculpe que lhe diga mas aqui o PIKACHU é você que não sabe ver futebol. Você faz-me lembrar um fulano que de inteligência era muito pobre e viu um objecto de cartão e ele dizia e teimava que o objecto era de pedra e os inteligentes diziam-lhe, - olhe que não é, o objecto é de cartão e ele continuava a teimar na sua burrice a dizer que era de pedra e assim ficou com a dele porque os inteligentes vira que a burrice dele não tinha volta a dar.
Porque diz que o árbitro apitou mal ao ...ler comentário completo »
PIAF
2020-06-18 00h40m por joao14194
Concordo, o lance do Ferro não é penálti.
Quanto ao lance na área do Rio Ave, não consegui ficar com certezas.
Minnowkr
2020-06-18 00h32m por luisFilipe791
Se o Benfica for campeão, algo que de certeza não vai acontecer, mas se for, duvido que o Vieira mande embora o Lage, ele ate disse que continuaria a ser treinador, só se algo acontecesse de mal, mas sendo campeão continua de certeza, a não ser que seja vendido
Expulsões do Rio Ave
2020-06-18 00h29m por Pedro_Miguel_Dias
Lá apareceu uma ajuda de última hora que permitiu ao Benfica jogar contra 9 jogadores do Rio Ave e dar a volta tendo estado a perder 1-0 ao intervalo e ganhar 2-1 em Vila do Conde.
marante96
2020-06-18 00h29m por luisFilipe791
Ja disse que acho que não e penalti, e que não existiu falta sobre o jogador do Aves, e que foi mal anulado o golo ao Porto, prontos
Lage
2020-06-18 00h28m por Minnowkr
Eu só espero é que, mesmo que o Benfica ganhe o campeonato, que o Vieira mande embora o Lage no final da época, porque isso a acontecer é só possível porque o Porto está tão mal ou pior que nós. .

Seria inadmissível manter um treinador depois desta vergonha de época.
joao14194
2020-06-18 00h24m por PIAF
Mas olhe que o Benfica tb não ajudado pelo Godinho , pelo contrário e se refere às expulsões , sabe perfeitamente que os jogadores foram bem expulsos e quanto ao penalty que falam para aqui tb lhe digo se souber ver futebol reparou com certeza que o Ferro não deu qualquer movimento ao braço mas sim a bola foi directa ao braço e ele não o podia tirar de lá e eu se não estou enganado aquela batida da bola no braço quase que ia favorecendo um jogador do R, Ave que estava à frente dele, quando a bola saltou para a frente.
LAGE
2020-06-18 00h23m por PORTO__INVICTUS
BRUNO LAGE "Fizemos uma grande exibição"

LOL. . dá que pensar. . . este é que brinca. . . lol não chegava o Vieira. . .
MA
luisfilipe
2020-06-18 00h21m por marante96
E eu faço a pergunta ao contrario entao. . . nas ultimas tres jornadas em que e que o Porto saiu beneficiado pela arbitragem? O suposto penalty do Pepe? Tens um penalty a favor do Porto nesse mesmo jogo tambem nao marcado.

Jogo do maritimo nao aconteceu nada

No ultimo jogo ate dou de barato que possas nao achar que seja penalty o soco sobre o otavio. . . e o golo roubado ao porto por uma falta inexistente?

Portanto dum lado o benfica sai beneficiado por erros de arbitragem, e do lado do porto. . . que benesses houve?
SL Benfica
2020-06-18 00h19m por CreedEinsteinBratton
Vitória feliz mas justa. Acho que o 1ºamarelo do Musrati foi mal dado já que Pizzi se atirou para o chão.

Para mim, a grande boa notícia de hoje é Weigl. Ninguém merecia mais que ele um momento assim.

Nuno Tavares consegue e tem de fazer melhor.

Boa arbitragem. Estranho dado o sujeito.
Ai Benfica Benfica
2020-06-18 00h16m por MisticaEncarnada
Quantas mais vidas terás tu. . . ?
Se isto moralizar a equipa não será mau, caso contrário é um rebenta a bolha. . .
Eu julgo que o Benfica vence (teoricamente) os próximos 3 jogos, tenho uma dúvida ligeira com o do Marítimo. O que me assusta mais são os jogos com Famalicão, Vitória (que sabe jogar futebol e mostrou-o na primeira volta) e Sporting.
Espero que se o Benfica não for campeão (e eu já o disse que não acredito que seja) ninguém ouse falar de árbitros naque...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico refletiu sobre derrota
Sérgio Vieira destacou o momento atual do clube e o que é preciso fazer até final para garantir a manutenção na Primeira Liga.