placardpt
Duelo entre Rio Ave e Famalicão terminou empatado

«Eu é que sou a sensação da Liga! Não, eu é que sou!»

2020/01/31 23:15

O duelo de equipas sensação da Liga NOS entre Rio Ave e Famalicão terminou empatado a duas bolas. O Fama foi quem começou por reclamar o título de equipa sensação na primeira parte e chegou a estar a vencer por dois golos de vantagem, mas uma segunda parte de grande nível dos vilacondenses, impulsionada pelas mudanças de Carvalhal, deixou o jogo e a discussão empatados.

Marcou quem mais criou

A partida iniciou-se a bom ritmo, com a equipa do Rio Ave a começar melhor e a ficar perto de inaugurar o marcador logo aos cinco minutos, mas Taremi não chegou por pouco a um belo cruzamento de Matheus Reis. As duas equipas são reconhecidas pela saída de bola curta e pelo jogo apoiado e hoje não foi diferente, sendo que ambas utilizaram a pressão alta para tentar contrariar a saída de bola adversária.

Toni Martínez esteve em plano de evidência ©Rogério Ferreira / Kapta+
O jogo parecia melhor para os da casa - só estava a falhar o último passe -, mas quando nada o fazia prever, Rúben Lameiras deixou Toni Martínez na cara do golo com um grande passe e o avançado espanhol não desperdiçou e inaugurou o marcador aos 10 minutos de jogo - o golo só foi validado após vários minutos de espera para confirmar a posição de Martínez.

O golo fez bem ao Famalicão e a Toni Martínez, que voltou a estar perto do golo em duas outras ocasiões, mas viu um defesa rioavista primeiro e depois Kieszek negarem-lhe a possibilidade. A equipa de João Pedro Sousa continuava por cima perante o desnorte do Rio Ave e foi com relativa naturalidade que surgiu o segundo golo da partida. Erro de Borevkovic, num passe à queima que sobrou para Toni Martínez - estava em todas - e o avançado a assistir Pedro Gonçalves para o 2x0, aos 37’.

Só já perto do intervalo é que a turma de Carvalhal conseguiu estabilizar novamente e ficou mesmo perto do golo, num lance de insistência. Nuno Santos conseguiu chegar primeiro a uma bola aparentemente controlada por Riccieli, mas a sorte não quis nada com o extremo luso e o desvio passou ligeiramente ao lado, naquela que foi a melhor oportunidade dos vilacondenses em toda a primeira parte.

Carvalhal tinha um truque na manga

O jogo não estava de feição para os vilacondenses e Carvalhal não foi em meias medidas e lançou Dala e Mané ao intervalo, alinhando agora num 3x5x2, com Mané e Nuno Santos como alas e uma defesa a três composta por Aderllan, Borevkovic e MAtheus Reis. No entanto, o primeiro sinal de perigo voltou a pertencer ao Fama, sendo que só uma bela intervenção de Kieszek negou o bis a Toni Martínez.

Mudanças de Carvalhal foram decisivas ©Rogério Ferreira / Kapta+
As alterações começaram a surtir efeito pouco depois, com o Rio Ave a assumir o controlo da partida e a começar a criar finalmente oportunidades claras de golo. Primeiro Dala até desperdiçou em excelente posição - lance acabou anulado por fora-de-jogo -, mas à segunda o reforço recebeu orientado entre os defesas adversários, isolou-se e atirou a contar, reduzindo a desvantagem à passagem da hora de jogo.

João Pedro Sousa sentia o jogo a mudar e lançou o talismã Anderson para o lugar de Toni Martínez. A resposta do Fama resultou num remate de Pedro Gonçalves a rasar o poste, mas era curta para um Rio Ave cada vez mais forte, que restabeleceu a igualdade à entrada para o último quarto de hora. Bom lance individual de Mané pela direita, com o extremo a temporizar e a entregar para Tarantini que finalizou de primeira para um golo de belo efeito.

Apesar do Rio Ave continuar por cima, o jogo ficou muito partido na parte final, com oportunidades de parte a parte - Vaná negou a melhor a Taremi -, mas sem que o marcador sofresse qualquer alteração.

jogos históricos
U Sexta, 31 Janeiro 2020 - 21:15
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Artur Soares Dias
2-2
Gelson Dala 63'
Tarantini 73'
Toni Martínez 10'
Pedro Gonçalves 37'

ESTÁDIO

Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
Lances Capitais
10´
GOLO FC Famalicão!
Toni Martínez marca
Toni Martínez marca o seu 7º golo na prova (18 jogos)
37´
GOLO FC Famalicão!
Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 4º golo na prova (19 jogos)
63´
GOLO Rio Ave!
Gelson Dala marca
Gelson Dala marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
73´
GOLO Rio Ave!
Tarantini marca
Tarantini marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
Positivo
Bom futebol

É quase moda criticar o futebol português e a qualidade de jogo do nosso campeonato, mas Rio Ave e Famalicão são a prova de que há muito e bom futebol na nossa Liga. Um excelente jogo, duas ideias positivas e um espetáculo que valeu cada euro gasto no bilhete!

Negativo
O «está ganho» do Fama

O Famalicão realizou uma bela primeira metade e chegou a uma vantagem aparentemente confortável, mas deixou-se empatar na segunda. É verdade que há muito mérito do Rio Ave, mas a verdade é que ficou um pouco a sensação de facilitismo do Fama perante a vantagem no marcador.

Forma
Rio Ave
2019/2020
27J
13V
6E
8D
39-27G
FC Famalicão
2019/2020
24J
12V
6E
6D
39-32G
O Árbitro

Critério largo de Artur Soares Dias, que deixou algumas dúvidas num ou noutro lance, mas não teve influência direta no resultado. Nota negativa para um dos assistentes, que cortou dois ataques promissores do Rio Ave quando podia ter deixado seguir e só depois confirmar o fora-de-jogo.

Fotografias(15)

Liga NOS: Rio Ave x Famalicão
Liga NOS: Rio Ave x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FA
Sigmund
2020-02-01 14h20m por famaaa
Que lata que tens. Onde viste o jogo? Ao menos ouve o teu treinador. Ou então é a azia de não teres ultrapassado o Famalicão. Quando o rio ave entrou no jogo, o jogo podia estar morto e nem aqui aparecias. Só vês o que te convém
TA
Sigmund_Freud e Mika2000
2020-02-01 12h22m por tarik
O Famalicao fez uma enorme 1a parte e podia ter matado o jogo, mas do "podia" ao ter efetivamente ter matado o jogo vai uma grande distância. Já se adivinhava que iam conceder dois ou três golos pelo menos.
Na 2a o Rio Ave entrou com tudo. . . uma equipa que se dá ao luxo de ter Dala e Mané no banco. . .
A Baliza do Famalicão nunca fui um problema, está muito bem entregue. O problema está na defesa que mete água por todo lado em todos os jogos e um meio campo que volta e mei...ler comentário completo »
Tarik
2020-02-01 05h16m por Sigmund_Freud
Discordo. O Famalicão na segunda parte mostrou o porquê de estar na mo de baixo: jogadores sem confiança, defesa fraca e o ataque a definir mal (o F. Martins ta a precisar de banco). Oportunidades do Rio Ave, para alem dos golos, ha uma do Dala, uma do Nuno Santos, duas do Taremi e isto ja para nao falar em duas foras-de-jogo completamente mal tirados, um deles com o Carlos Mane completamente sozinho com o guarda-redes.
P. s. Concordo plenamente na questao do plantel, ja disse ...ler comentário completo »
TG
GelsonDala.
2020-02-01 02h12m por TGQ08
Ó da guarda, o Sporting está a ser roubado!
Não selam a aquisição do passe de Taremi. . . e ainda cedem Gelson Dala ao Rio Ave?
Ultrapassámos o patamar da incompetência e atingimos o da piada de mau gosto.
Seria engraçado se não fosse tão triste.
Presidente Precisa-se!
FA
Fama
2020-02-01 01h16m por famaaa
Nao esquecer que o central titular está na Argentina. São os que temos. E ninguém fala da 1parte do Famalicão? Podia estar 3 ou 4 e o jogo morto.
RU
Rio Ave v Famalicão
2020-02-01 00h53m por Rura14
Só vi a 2 parte, sinal mais para o Rio Ave apesar do jogo estar partido, acho que tem um plantel muito competente. Aquele golo do Tarantini foi espetacular em todos os sentidos, na jogada e na velocidade que foram impostas. Roderick Miranda sempre foi fraco. Hoje mais uma exibição ao estilo dele
TA
Sigmund_Freud
2020-01-31 23h56m por tarik
Famalicão foi uma nulidade na 2a parte? O rio ave não existiu na 1a parte. O empate é justíssimo, apesar de ser adepto do Famalicão . . o João Pedro Sousa não sabe mais senão tirar Toni e meter o Anderson que cada jogo que passa mostra ter tanto de corrida como de burrice com passes e remates que não lembram ao menino Jesus.
O Famalicão tem uma equipa titular jeitosa, pq o banco não se tira nada que se aproveite.
Inacreditável como pelo terceiro jogo seguido o Roderick é titular e enterra pelo TERCEIRO jogo seguido. Isto é incrível.
Jogo
2020-01-31 23h27m por Sigmund_Freud
Sem a menor sombra de duvida q quem merecia a vitoria era o Rio Ave. O Famalicao foi pouco mais que uma nulidade na segunda parte, e as entradas do Mane e do Dala baralharam completamente o Centelles e o Roderick(fracos que doi, quem salva aquela defesa e o Riccielli, que esta numa boa forma). Nota para o senhor fiscal de linha, que hoje foi muito habilidoso ao tirar 2 lances passivos de golo ao Rio Ave, o primeiro entao ia entrar mesmo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Outras ligas
Oficial
Médio chega a custo zero
O Al-Sadd anunciou, na tarde desta segunda-feira, a aquisição de Xeka, atleta que estava livre no mercado após rescindir com o Rennes em agosto de 2023. Assim, o profissional ...