placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Antevisão das finais da Liga Betclic

    Chegaram as finais da Liga Betclic e com um dérbi quentinho no menu

    Chegou o tão aguardado dia. Este domingo, 4 de junho, arrancam as finais da Liga Betclic, entre os rivais lisboetas Sporting e Benfica, onde se vai decidir quem é o campeão nacional de 2022/23 e emoção, e qualidade, prometem não faltar.

    Olhando para as duas equipa, no papel, estas não podiam ser umas finais mais apetecíveis, não estivéssemos nós a falar de algo inédito! É que nunca, em quase 100 anos de história do basquetebol em Portugal, tivemos umas finais do campeonato entre águias e leões, desde que se assumiu este formato de play-offs, por mais surpreendente que possa parecer. Obviamente ajuda o facto do Sporting não ter tido basquetebol em 1983/84 e entre 1995 e 2019, mas não deixa de ser um facto interessante à entrada para estas finais.

    Virando, agora, as atenções para as duas equipas e para uma final, à melhor de cinco jogos, que promete, os números comprovam-no, não estivéssemos a falar dos dois melhores ataques da época e as únicas com média de pontos por jogo superior a 90 (Benfica – 93.6; Sporting – 91.2), contando com o rating ofensivo mais elevado da liga e com percentagens de lançamento exterior de 38,2% (Benfica) e 37.8% (Sporting). Pontos não devem faltar.

    E se ofensivamente o Benfica se destaca ligeiramente mais, a verdade é que na defesa é o Sporting quem surge na linha da frente, sendo a equipa om a melhor percentagem defensiva de lançamentos de campo (41.2%) e de lançamentos de dois pontos (48.3%), além de conquistar  35% dos ressaltos disputados na sua tabela ofensiva, a mais elevada da liga.

    Equilíbrio reinou entre rivais esta época @FPB
    O Benfica chega a esta fase como o líder da fase regular, campeão nacional e a equipa que teve o caminho para a final, teoricamente, mais acessível, tendo vencido o CD Póvoa e a Ovarense por 3-0, ambos de forma relativamente confortável (embora tenha ido a prolongamento no jogo 2 com a Ovarense). O Sporting, por sua vez, deixou o Lusitânia pelo caminho na 1ª ronda e seguiu-se o rival FC Porto, mas os leões não deram hipóteses aos dragões e venceram de forma esclarecedora por 3-0, em jogos onde não deram grande espaço de manobra (como mostra o 94-66 no jogo 3 e as duas vitórias no Dragão).

    Falamos de duas equipas com dois dos melhores planteis em Portugal e essa profundidade pode fazer toda a diferença numa série destas, onde os ajustes serão constantes, até porque as duas equipas têm estilos antagónicos: de um lado, o Benfica de Norberto Alves é mais coletivo e aposta no cinco para cinco; do outro, o Sporting de Pedro Nuno Monteiro é mais veloz nas suas posses, pressiona alto e é mais forte nos isolamentos.

    Travante Williams e Marcus LoVett Jr. surgem como as grandes armas leoninas para estes jogos, enquanto do lado encarnado há nomes como Ivan Almeida ou Aaron Broussard. Contudo, em eliminatórias destas, qualquer nome pode dar uma contribuição diferenciadora e nomes como Ben Romdhane, Toney Douglas ou Diogo Ventura podem saltar para as luzes da ribalta a qualquer momento.

    Histórica verde e branca

    Com uma larga história entre si, estas duas equipas conhecem-se como ninguém, mas desde que o Sporting regressou ao ativo, em 2019, tem dominado nos duelos com o rival de Lisboa, tendo vencido 14 dos 21 duelos entre si, uma percentagem de sucesso de 66%.

    Ora, desses 21 duelos, seis foram já esta temporada e, neste caso, o equilíbrio tem reinado, com três vitórias para cada lado. Quatro foram para o campeonato e foram divididas, mas o Benfica eliminou os leões nas meias finais da Taça (80-96), depois de ter arrancado a época com uma derrota perante o Sporting na Supertaça (84-89). Nestas finais, temos a certeza que haverá desempate nesta época, mas é importante referir que o Benfica tem o fator casa do seu lado, com os dois primeiros jogos a serem disputados na Luz, os dois seguintes no João Rocha e, por fim, se necessário, o jogo 5 novamente na Luz.



    U Domingo, 04 Junho 2023 - 19:00
    Pavilhão Fidelidade
    85-84
    Pavilhão Fidelidade
    Lotação2 400
    Medidas40x20m
    Inauguração2004
    FaseFinal
    JornadaJornada 1
    Equipas Prováveis
    Convocatória
    Benfica
    Sporting
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    [não há registo]

    Tanner Omlid

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Benfica
    2022/2023
    54J
    42V
    0E
    12D
    4849-4087G
    Sporting
    2022/2023
    51J
    40V
    0E
    11D
    4628-4073G
    A diferença passa por...
    Benfica
    Ivan Almeida

    Minutos por jogo: 24

    Pontos por jogo: 13,5

    Assistências por jogo: 3,2

    Ressaltos por jogo: 5,2

    Sporting
    Marcus LoVett Jr

    Minutos por jogo: 29

    Pontos por jogo: 18,8

    Assistências por jogo: 4,2

    Ressaltos por jogo: 2,3

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga Betclic Fase Final Basquetebol 2022/23)

    BenficaSporting
    7484Golos marcados4678
    7300Golos sofridos3758
    5
    Jogos
    5
    8
    73
    Golos Marcados
    131
    7
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Flaviense recebem famalicenses
    Não há como escapar. O navio do Chaves, na Primeira Liga, está cada vez mais afundado e longe de chegar a bom porto. Restam, não obstante, quatro bóias de ...