placardpt
    Sporting empata em Moreira de Cónegos

    Castelo 2.0

    Como no D. Afonso Henriques, a equipa de Rúben Amorim voltou a empatar, na nova visita ao concelho de Guimarães. Também aqui se viram várias oportunidades, também aqui o adversário ficou reduzido a 10, também aqui o Sporting revelou deficiências durante parte do jogo e assim ficou com o tempo reduzido para fazer a diferença. Só as idas a Guimarães impedem um Sporting 100 por cento vitórioso com o novo treinador, relançando a luta pelo pódio do campeonato.

    Podíamos começar pela segunda parte...

    Começamos por uma estatística: 45 minutos e zero remates à baliza. Não foi o caso só do Moreirense, não foi o caso só do Sporting. Foi o acumulado das duas equipas, numa soma de intenções vazias, pobres e que aborreceram. Não podemos negar: vínhamos com muita vontade de avaliar o que o Moreirense, que tem estado a fazer um campeonato tranquilo e que tem subido de produção com Ricardo Soares, era capaz de fazer, no seu 4x3x3 que vive cada vez mais do génio de Filipe Soares; também vínhamos cheios de curiosidade para perceber o que tinha este Sporting de Rúben Amorim a mostrar no regresso a Guimarães - único sítio onde o técnico não venceu - e numa versão com menos juventude, fruto da rotação e dos regressados.

    Só Ristovski encontrou algum espaço ©Kapta+
    Jovane voltou ao onze, como fazia todo o sentido, Acuña também, mas Amorim ainda lançou Battaglia e Luís Neto, fazendo descansar Quaresma e Wendell. O objetivo tem sido muito perceber com quem pode contar, pelo que se percebe a rotatividade.

    Importante dizê-lo: defensivamente, esta equipa do Sporting promete não se assemelhar a qualquer outra dos tempos mais recentes, sobretudo o pós-JJ. Houve uma exceção, quando Fábio Abreu saiu de posição e foi assistir de cabeça para a bicicleta de Filipe Soares por cima, na melhor jogada dos cónegos. Só que, ofensivamente, os leões foram muito curtos. Com Jovane e Plata com notórias ações interiores, a equipa teve pouca fluidez pelos flancos, apesar de duas aparições de Ristovski com espaço - a definição no cruzamento não foi a melhor. Pouco mais.

    Sem Wendell, a dinâmica a meio foi bem menor e, se com Battaglia se podia contar uma maior agressividade na conquista da segunda bola, o que se viu foi, muitas vezes, um considerável espaço na zona intermédia do Sporting, que o Moreirense não aproveitou da melhor forma para acelerar o jogo.

    Poderia o jogo ter interesse do ponto de vista do xadrez e da tática, mas, para bem da emoção, que é o que mais mexe com quem vê, a primeira parte teve muito pouco para contar.

    E eis que veio a segunda... mas não para todos

    Halliche foi expulso ©Kapta+
    Não se registaram substituições, numa oportunidade dada a 22 para melhorarem o jogo, só que nem todos aproveitaram. A uma saída de bola arriscada do Sporting, perante a pressão do Moreirense, seguiu-se erro do outro lado, com Halliche a ceder à pressão de Plata e a agarrá-lo na fuga, sendo expulso. Um lance infeliz, que o tirou do jogo e que tirou também Alex Soares, para reorganização defensiva.

    No Sporting, também nem todos durariam muito tempo. Battaglia teve uma saída previsível e Borja seguiu-lhe o caminho (passou Acuña para central...). Ristovski pouco mais tempo ficaria em campo. Ao refrescar os flancos e ao dar Wendell ao jogo, Rúben Amorim tornou a equipa mais dinâmica e capaz de triangular nessas zonas para a aparecerem momentos de finalização.

    Enfim, as oportunidades apareceram. Também para o Moreirense, duas vezes em bolas paradas (Mane e Vitória) e uma num mau atraso de Plata, mas sobretudo para os leões. Sporar foi quem teve as melhores, numa equipa capaz de jogar curto num flanco e longa entre flancos. Só que incapaz de marcar.

    Houve mérito do Moreirense, de uma forte coesão defensiva (os números recentes de golos sofridos não são por acaso) e de um voluntarismo que secou o último impulso dos leões, outra vez empatados no concelho de Guimarães.

    U Segunda, 06 Julho 2020 - 21:00
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Tiago Martins
    0-0
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 30
    A Chave

    A capacidade de o Moreirense conseguir responder, na área, aos cruzamentos do Sporting, pela direita e sobretudo pela esquerda, foi determinante para anular os momentos em que a equipa leonina criava desequilíbrios. Sobretudo quando ficou com menos um, a equipa da casa conseguiu ser muito eficaz perante essa tendência, que se acentuou.

    O Árbitro

    Arbitragem marcada por três momentos: bem na expulsão de Halliche, mal ao não assinalar penálti para o Sporting logo aos 3 minutos e com benefício da dúvida no lance nos descontos, onde Coates exagerou na queda, o que não abonou a seu favor. No resto, alguns lapsos e nem por isso uma nota positiva.

    O Melhor
    Quando se sai insatisfeito

    Quando o apito final soou, notou-se desalento dos dois lados. Mais do Sporting, obviamente, mas também de um Moreirense que soube, mesmo com 10, criar os seus momentos para tentar ser feliz. A última meia hora de jogo valeu por tudo o resto e foi de grande intensidade. É o que fica.

    O Pior
    Aquela primeira parte...

    Quanto o apito parcial soou, poucos não terão aliviado. Estava ainda calor, depois de uma tarde tórrida, mas havia sobretudo a sensação que as duas forças se tinham anulado e que havia necessidade de redefinir estratégias. Zero remates na direção das duas balizas é um dado que espelha muito bem o que aconteceu.

    Forma
    Moreirense
    2019/2020
    33J
    10V
    12E
    11D
    42-40G
    Sporting
    2019/2020
    44J
    24V
    5E
    15D
    70-55G

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Moreirense x Sporting
    Liga NOS: Moreirense x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RP
    Continuação
    2020-07-07 15h34m por RP12
    Sendo que já não é a primeira vez que um comentário meu é apagado e sem ter ofendido ninguém. Vergonhoso.
    RP
    Zerozero
    2020-07-07 15h32m por RP12
    Gostava de saber por que razão o zerozero apagou o meu comentário nesta notícia. Não ofendi ninguém e comentei a notícia em causa. Apenas pus em questão certos users que são desonestos e comentam desinformados. A esses este site não elimina comentários. É uma vergonha que haja um lapis azul num site que me parecia livre. Absolutamente lamentável!
    RP12
    2020-07-07 13h05m por DabidBTV
    Melhor presidente? João Rocha wants to know your location
    DO
    Os penalties que decidem jogos
    2020-07-07 12h33m por DOV
    Costuma-se dizer que os jogos ganham-se e perdem-se nos pormenores, independentemente de se jogar bem ou mal. O que é certo é que ficaram duas grandes penalidades por marcar, que poderiam fazer pender os 3 pontos para os lados de Alvalade , apesar dos leões não terem jogado bem
    Um campeonato de ilusões
    2020-07-07 09h37m por Nygma
    Só podia ter adeptos iludidos.

    Nos últimos dias tenho percebido que há adeptos do Vitória que acreditam que se não fosse pelas arbitragens o clube deles já tinha limpado tudo em Portugal. Quantos títulos tem o Vitória? Deve ser a ilusão número 1, achar que são melhores do que realmente são e que os outros são culpados pela ausência de títulos. Quantos títulos tem o Vitória? Os árbitros não podem ser culpados de tudo. Não podem ser culpados das más gestão dos clubes. Não pode...ler comentário completo »
    _benlhevai_
    2020-07-07 01h23m por kropotkin
    Sim, e cada um dos grandes podia escolher os seus árbitros, para que o apoio fosse claro. O Sporting podia escolher aquele que ajudou na vitória já este ano frente ao Setúbal, não só com uns jeitinhos mas com a marcação de um penalty em que o piscineiro do BFernandes se deixou cair por sentir a mão do adversário na camisola.

    . . . ah. . . espera. . . esse árbitro foi o mesmo do jogo de hoje contra o Moreirense. . .
    MA
    kropotkin; j-f-uite e Scpsupporter
    2020-07-07 00h30m por Markes88
    kropotkin: Talvez. . . . temos tantos exemplos. . . isto do jogador de futebol é muito brincalhão, por vezes ilusionistas de 2 cêntimos, a verdade só eles sabem. . . .

    j-f-uite e ScpSupporter: sobre o ristovsky, é verdade que ofensivamente já se viu bons jogos dele e tem um grande pulmão, capaz de fazer o corredor vezes sem conta. . . Em termos defensivos, é um lateral lenhador ''inocente''. Mede mal o tempo de corte e manda ripadas. . . . sendo algum costume, não o vejo...ler comentário completo »
    EN
    _benlhevai_
    2020-07-07 00h25m por EnormeSCB
    Fazes tu bem. ;)
    EN
    _benlhavai_
    2020-07-07 00h17m por EnormeSCB
    Era interessante colocarem por ai penaltis a favor vs penaltis contra para todas as equipas do Tugão. Acho que seria uma estatística surpreendente para muita gente ou talvez não ;)
    Leoes 18
    2020-07-06 23h54m por ricardocunha251
    Vá, até prefiro que vocês fiquem no pódio, boa sorte para o que falta do campeonato.
    LE
    Mas pronto
    2020-07-06 23h48m por leoes18
    Agora os do Braga já não podem chorar pelas arbitragens nos jogos deles.
    Leoes 18
    2020-07-06 23h42m por ricardocunha251
    Calma flor, também estou aziado por empatarmos em casa.
    LE
    ricardocunha251
    2020-07-06 23h40m por leoes18
    Qual azia pá! Só não vê quem não quer! E ele hoje não quis!
    leoes18
    2020-07-06 23h39m por kropotkin
    Estás a admitir que o Sporting para vencer o Moreirense precisa de um penalty, justo ou injusto. Então e o resto dos 90 minutos de futebol miserável?
    Leões 18
    2020-07-06 23h37m por ricardocunha251
    Nem sabias que o Moreira tinha um jogador com esse nome, mas a azia tem dessas coisas.
    O_Abismo
    2020-07-06 23h36m por SCBFAN
    Pelos milhões q ele custou, não vai sair daí tão cedo xd
    LE
    Caraças. . .
    2020-07-06 23h36m por leoes18
    Mas será que ninguém percebe que não interessa se a equipa jogou bem ou jogou mal se o jogo foi mal arbitrado??? Não é por a equipa jogar mal que o árbitro deixa de ser responsável!! O grande culpado deste resultado para o Sporting é o Tiago Martins e ponto final!! Só depois vem a qualidade de jogo!
    LE
    kropotkin
    2020-07-06 23h33m por leoes18
    Então e aquele logo aos 3 minutos em que é pisado pelo João Aurélio (o jogador mais irritante que já vi jogar em Portugal diga-se de passagem)?
    Ricardo Soares
    2020-07-06 23h31m por Um_portista_qualquer
    Pode não ser um treinador com um estilo de jogo lá muito bonito, mas é notável que já tenha travado tanto Benfica quanto Sporting na mesma época
    Santos77
    2020-07-06 23h30m por kropotkin
    Se não viste o Moreirense superior ao Sporting no 11 para 11 é porque vimos jogos diferentes.
    Já para não falar
    2020-07-06 23h29m por ComentaImplacavel
    que a expulsão do Halliche é injusta, vê-se na repetição que quem fez a falta primeiro e o jogador do Sporting! Os sportinguistas não têm motivos para andarem a chorar, não há penaltis coisa nenhuma! Agradeçam ao VAR por vos levar ao colo e ao slb, senão estavam em 7º lugar por esta altura!
    Mais_Informacao
    2020-07-06 23h27m por ComentaImplacavel
    Ricardo Soares fraco? Ahahahah, a piado do século!
    Mas faz sentido a azia toda por ele, só esta época travou o slb à força com 2 empates justos no covilhã e na luz com o Moreirense que deu a atual liderança isolada ao FCP em março e titulo virtual! Make sense!
    Markes88
    2020-07-06 23h26m por kropotkin
    Na minha opinião nem um nem outro é penalty. O Jovane simula claramente a rasteira, repara bem no pé dele a bater no chão antes do mergulho. E no outro lance acontece exactamente o que dizes, estão ali os dois jogadores a agarrarem-se e depois o Coates deixa-se cair sem nenhum puxão que o justifique. Que joguem à bola.
    Sporting
    2020-07-06 23h26m por Um_portista_qualquer
    Acaba com mais 1 jogador durante mais de meia hora mas mesmo assim não conseguiu marcar um golo. Qualquer lance que possa ter sido mal arbitrado não pode tirar méritos ao Moreirense pela grande capacidade defensiva! Notou-se a falta de Wendel na primeira parte que tem sido bastante importante na distribuição de bola e construção de oportunidades
    LE
    Ah sim
    2020-07-06 23h23m por leoes18
    E se o Ricardo Soares não for castigado por mandar o guarda-redes fazer fita estamos entregues ao Diabo. . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...