placardpt
    Benfica ganha em Barcelos e regressa à liderança

    Um só grito de revolta

    2020/02/24 21:29

    A nota artística fica para depois...Em Barcelos, o Benfica esteve longe de deslumbrar, ainda que o principal objetivo tenha sido conseguido, com um 0x1 marcado pelo sofrimento encarnado e pela grande réplica do Gil Vicente. 

    Quantos grandes em campo?

    De regresso ao campeonato, Bruno Lage decidiu fintar os problemas defensivos do Benfica com uma nova dupla de meio campo. Se a titularidade de Weigl já era esperada, a de Samaris nem por isso. O grego permitiu uma construção mais segura e consistente aos encarnados, que se preocuparam, acima de tudo, em controlar o jogo de Barcelos com bola durante os primeiros minutos. 

    A organização de um adversário competitivo não abria, contudo, espaço a grandes oportunidades. Os encarnados circulavam, levavam para a esquerda e para a direita, mas nem a largura dada pelos laterais, nem os recuos da dupla Taarabt/Rafa, a jogar muito próxima durante os primeiros 45 minutos, eram capazes de furar a muralha. Foi preciso um momento de inspiração individual, com Adel a descobrir o matador Vinícius para a pose do costume. 

    Taarabt jogou mais adiantado em Barcelos ©Catarina Morais / Kapta +

    A reação do Gil Vicente foi absolutamente gigante. Porque a equipa de Vítor Oliveira obrigou o Benfica a recuar, a cometer alguns erros (para além de um ou outro não forçado) e a tremer em três/quatro momentos. Só a desinspiração de Baraye e os reflexos de Vlachodimos impediram um empate que os galos justificaram em absoluto. 

    O Benfica teria de estancar a mesma hemorragia que já se tinha visto em Famalicão, no Dragão ou na Ucrânia. Às custas de um Gil que começou a ficar demasiado confiante, pela forma displicente como iniciava a sua construção, o campeão acabou melhor a primeira parte, com a tal segurança na posse e criatividade dos homens do último terço que tinha permitido um início feliz. Acabou como começou.

    Mais coração do que cabeça

    Para afastar os fantasmas deste fevereiro maldito, o Benfica não se poderia dar ao luxo de repetir no segundo tempo a fase negativa que permitiu ao Gil um sem número de remates na primeira parte. A entrada, ainda assim, não foi nada boa para o campeão, que voltou a ser aqui e ali hesitante e passivo, a permitir que o adversário valente fosse capaz de criar mais problemas a um Vlachodimos sempre presente. 

    Sandro Lima deu muito trabalho ©Catarina Morais / Kapta +
    Novamente como que espicaçado pela qualidade de jogo dos barcelenses, o Benfica puxou dos galões. Não que se tenha visto espetáculo, a criatividade que fez deste conjunto de Lage campeão em 2018/2019, mas o jogo associativo de Pizzi, as acelerações de Rafa e os pormaiores de Taarabt empurraram o Gil para mais perto da sua própria baliza. O marroquino, mais adiantado do que o costume, esteve perto de um golo de antologia, mas o grande trabalho e remate esbarraram no ferro. Que estrondo!

    Já com novos intérpretes em campo, as duas equipas deram tudo o que tinham. Muito coração, aqui e ali alguns erros, um Benfica a olhar muito para o relógio e poucas oportunidades. O Gil talvez merecesse mais, mas, para já, a crise do campeão nacional ficou na gaveta. Mas...fechada à chave? 

    U Segunda, 24 Fevereiro 2020 - 19:30
    Estádio Cidade de Barcelos
    Luís Godinho
    0-1
    Carlos Vinícius 15'
    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    Lances Capitais
    15´
    GOLO Benfica!
    Carlos Vinícius marca
    Carlos Vinícius marca o seu 15º golo na prova (20 jogos)
    36´
    Vinícius introduz a bola na baliza de Denis, mas Luís Godinho já havia assinalado fora-de-jogo
    A Chave

    Golo de Vinícius

    O jogo estava complicado...apareceu Taarabt num grande passe e Vinícius na finalização certeira do costume. Qualidade que fez mesmo a diferença. 

    O Árbitro

    Apitou uma ou outra falta a mais, mas acertou em quase tudo. Arbitragem segura, tranquila e sem erros nos lances mais complicados. 

    O Melhor
    Assim se defronta um grande

    Independentemente do resultado final, excelente abordagem do Gil Vicente à partida. A equipa foi organizada sem bola, solidária e coesa, disponível para lutar por pontos até ao apito final e, acima de tudo, muito capaz com o esférico nos pés. Vlachodimos voltou a ter muito trabalho. 

    O Pior
    Lage mexeu tarde

    Para um plantel obrigado a tantos jogos complicados nos últimos tempos, pedia-se uma ação mais efetiva e mais madrugadora de Bruno Lage desde o banco. Porque o desgaste de elementos como Pizzi, Rafa ou Taarabt começou a ser evidente a determinado momento do segundo tempo. 

    Forma
    Gil Vicente
    2019/2020
    28J
    9V
    8E
    11D
    30-35G
    Benfica
    2019/2020
    39J
    27V
    5E
    7D
    84-35G
    Sabia que...by playmaker stats
    Carlos Vinícus a marcar o golo da vitória do Benfica:
    V.Setúbal (Liga)
    Vizela (Taça)
    SC Braga (Taça)
    Gil Vicente (Liga)
    Apenas a 2.ª derrota em casa do Gil Vicente neste campeonato:
    Moreirense, 1x5
    Benfica, 0x1
    O Benfica é o 1.º dos 4 primeiros classificados a vencer em casa do Gil Vicente, depois das derrotas de FC Porto e Sporting e do empate do SC Braga
    Benfica marcou fora de casa pelo 20.º jogo consecutivo na Liga ? com Bruno Lage, marcou em todos os jogos como visitante na competição
    Benfica não sofre golos, depois de 6 jogos sempre a sofrer
    Benfica volta às vitórias 4 jogos depois e após 2 derrotas consecutivas na Liga

    Fotografias(35)

    Liga NOS: Gil Vicente x Benfica
    Liga NOS: Gil Vicente x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    zirel
    2020-02-26 11h26m por MisticaEncarnada
    Em termos de resultados concordo que o Benfica esteve praticamente igual ao que esteve na temporada passada, na segunda volta, este ano perdemos uma vez, na temporada passada empatámos uma vez. A diferença que eu vejo é na qualidade de jogo.
    Defensivamente está tudo igual, nunca soubemos defender e não estava à espera que fosse agora mas é um Benfica que pressiona menos o portador da bola, com menos atitude, recupera muito menos bolas no meio campo e até na defesa, permite mais ...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2020-02-26 10h55m por zirel
    Não concordo. O Benfica passou as primeiras jornadas a tentar encontrar um onze base depois das perdas de jogadores importantes, em especial João Félix, mas também andou a experimentar no meio campo, no ponta de lança e nas linhas por causa das lesões.

    Nesse período experimental, o Benfica não foi consistente mas lá foi ganhando. Quando atinou com o onze base, em que Gabriel e Taarabt se tornaram o meio campo, Cervi o extremo esquerdo (fruto da lesão de Rafa) e Vinícius ...ler comentário completo »
    bludouro
    2020-02-25 17h21m por MisticaEncarnada
    Esse jogo foi de uma sorte autêntica para nós. Não sei como o Porto empatou lá. O Porto desta temporada está muito diferente do da temporada passada, sendo que à data devem ter uma pontuação muito próxima.
    No ano passado jogavam bem a maior parte das vezes mas em jogos como esse criavam muito e falhavam muito. Mesmo contra o Benfica no Dragão podiam ter empatado mas falharam também vários lances de golo.
    Este ano estamos na mesma como vocês. A jogar mal mas a ganhar quase to...ler comentário completo »
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2020-02-25 16h02m por MisticaEncarnada
    Essa é a minha opinião. Os jogos do Porto vejo poucos mas do Benfica, se formos campeões é porque conseguimos apenas e só não ser piores que os outros.
    O nosso futebol cada vez está mais pobre, caso contrário não tínhamos perdido 3 pontos em 19 jogos nem 9 em 22 (salvo erro) nem o Porto apenas 10.
    É apenas por terem jogadores melhores que os outros que Benfica e Porto ganham tantos pontos no campeonato porque futebol jogado está próximo de zero.
    bludouro
    2020-02-25 15h57m por luisFilipe791
    Mas com uma pequena diferença, no jogo contra o Vitoria, no momento em que o Seferovic marca nos minutos finais, quem estava por cima do jogo era o Vitoria, neste jogo com o Gil Vicente, o Benfica estava por cima do jogo naquela altura, com mais bola e a tentar criar oportunidades, aonde depois acabou por ganhar um livre, e acabou por acontecer golo, alem disso foram jogos completamente diferentes, o Vitoria foi melhor praticamente em quase o jogo todo, neste jogo o Gil não foi melhor...ler comentário completo »
    Nygma
    2020-02-25 15h17m por luisFilipe791
    Não existe injusto campeão em nada, o Benfica fez uma grande primeira volta, teve apenas uma derrota, na segunda volta só teve ate ao momento claro, mais 1 derrota do que a primeira volta, esta em primeiro justamente, mesmo tenha tido jogos bons aos maus, o Porto se for campeão a mesma coisa, conseguiu vencer os dois jogos para o campeonato sobre o Benfica, e depois de conseguir diminuir a vantagem sobre o Benfica, se for campeão e mais que justo, por isso não existe injustos campeões...ler comentário completo »
    PORTO__INVICTUS
    2020-02-25 15h10m por luisFilipe791
    Na jogada que os jogadores do Benfica pedem falta sobre Tomas Tavares, esse lance escandalosa do teu amigo Big18 diz
    biga18
    2020-02-25 15h08m por luisFilipe791
    O que, o lance em que os jogadores do Benfica pedem falta antes sobre o Tomas Tavares isso que falas
    SO
    Nygma
    2020-02-25 14h29m por SomosPorto1989
    Já calculava que alguém estivesse a falar sobre esse caso por aqui.

    Para começar não estou muito a pae desse caso nem me lembro de ouvir insultos racistas em alguma parte do jogo (também não estava no estádio) mas se houve mesmo então como portista evidentemente condeno este tipo de atitudes e que se haja rapidamente racismo não tem lugar no futebol agora quanto à diferença de tratamento não percebo qual o problema em entender o porquê, o caso do Marega teve mais mediatismo porq...ler comentário completo »
    Análise
    2020-02-25 14h09m por zirel
    Não concordo com a maioria das análises do pessoal que fala em jogo paupérrimo ou miserável do Benfica, que não joga puto, que ganhou sem saber como. Vi o jogo e gostei, foi bem disputado e houve qualidade dos dois lados. As pessoas esquecem-se que o Benfica não jogou sozinho, do outro lado estava um Gil Vicente muito competente que tinha um registo caseiro muito bom (apenas uma derrota com Moreirense) onde venceu Porto, Sporting e Braga.

    Achei que o Benfica fez um bom jog...ler comentário completo »
    Jfs79
    2020-02-25 13h45m por Nygma
    Sim, sei o que significa. Mas, segundo o que li consta no relatório da GNR insultos racistas por isso é que o Conselho de Disciplina instaurou um processo. Eu também não me lembro de ouvir nada - também não vi o jogo - mas a ser verdade o que está em causa é a diferença de tratamento entre um e outro caso. Se a GNR diz que existiram insultos racistas porque é que só depois do caso Marega é que o Ministério Público decidiu agir. É óbvio que jogar no FC Porto faz a diferença, há sempre que...ler comentário completo »
    Jogo
    2020-02-25 13h15m por jfs79
    Foi um bom jogo, acho que há um golo mal anulado ao SLB, no suposto fora de jogo do Vinícius, a bola vem de um defesa do Gil, o Gil jogou aberto e teve algumas ocasiões de golo, o resultado ajusta-se, um 1-2 seria o mais justo, lembrar que dos 4 primeiros classificados só o Benfica foi vencer a Barcelos, tomara o FCP ter lá feito um jogo tão "mau" e ter trazido 3 pontos, estaríamos em primeiro!
    Nygma
    2020-02-25 13h09m por jfs79
    Alegado, sabes o que significa? Não me lembro de ver nada, mas também não estava no estádio, a ser verdade, é uma vergonha para o FCP, os seus adeptos/sócios, e o devido castigo tem de ser aplicado. Mas até haver provas vamos aguardar.
    Benfica
    2020-02-25 12h43m por JHendrix
    Ontem mesmo com dificuldades, alguns erros infantis, a exibição até foi aceitável. Samaris acrescenta obviamente muito mais segurança ao meio campo.
    O Gil na primeira parte ainda causou problemas mas na segunda tirando um lance ou outro não incomodou tanto. Voltámos às vitórias e a não sofrer golos que é muito importante. Veremos daqui para a frente como as coisas vão andar. . .
    LoL
    2020-02-25 12h38m por JHendrix
    Ver malta do Porto a criticar a falta de qualidade de jogo do Benfica é mesmo que o nu a perguntar ao roto porque não anda melhor vestido. . .
    Incrível
    2020-02-25 11h16m por biga18
    Pênalti escândaloso aos 62 minutos e ninguém fala nada , é o Benfica ? Segue jogo
    SCP_SUPPORTER
    2020-02-25 11h13m por Nygma
    É notícia no Record. O que choca mais é a importância dada a um e a outro caso. Parece que Abdu Conté não é tão importante como o Marega não só para os adeptos mas para todos incluindo a comunicação social.
    SAMARIS
    2020-02-25 11h03m por PORTO__INVICTUS
    Penalty por assinalar e consequente expulsão para o Samaris, alguém os viu?!?! lol
    Halibut
    2020-02-25 10h51m por Jayman
    Deve custar tanto como mostrar vermelho ao Pepe. Deve ser por serem internacionais
    Agora não somos todos Abdu Conte?
    2020-02-25 10h51m por Nygma
    Conselho de Disciplina da F. P. F. instaurou processo ao FC Porto por alegado caso de racismo contra jogador do Moreirense Abdu Conté

    Por onde andam os que ficaram indignados com o caso do Marega? Estes alegados insultos racistas aconteceram em Janeiro, mas como o jogador não saiu do jogo e, mais importante, não joga no FC Porto, ninguém quis saber.
    HA
    Jogo
    2020-02-25 10h45m por Halibut
    O Ruben Dias deve ter algum padrinho na Arbitragem, custa assim tanto dar-lhe um amarelo. . ?!
    5LB
    2020-02-25 10h17m por Conceicao_S
    Equipa foleira, jogadores de qualidade duvidosa (que vá-se lá saber como saem por dezenas de milhões de euros no final da época) e fio de jogo asqueroso.

    Mas lá está, o que importa é o resultado final, daqui a uns tempos ninguém se lembra que o 5LB não joga PUTO.
    Campeonato
    2020-02-25 09h10m por Nygma
    Independentemente quem seja o campeão, será com certeza injusto, isto claro, se formos a olhar só para a qualidade de jogo das equipas, Benfica e FC Porto não jogam nada. Parabéns ao Gil Vicente pelo jogo infelizmente o resultado não foi o melhor. A cada jogo que passa Bruno Lage mostra que é fraco, a época passada foi sorte e nada mais.
    Apenas digo duas coisas
    2020-02-25 09h06m por LelloMarmello
    Bruno Lage podia levar só 3 jogadores ao banco e sempre os mesmos, sendo que podem chegar aos 75m.

    O que é feito do nigeriano comprado para lateral direito. . . já todos vimos que o Tavares é muito muito verdinhoooo . . . defende para dentro
    o. O
    Jogo
    2020-02-25 08h52m por orgulhovermelho
    O mais importante foi garantido os 3 pontos. Entramos bem e marcamos cedo. Foi um jogo com oportunidades para os 2 lados, podiam ter existido mais golos. A Vitória é justa e mantemos a liderança. De realçar que voltamos a não sofrer golos o que é bom, aos poucos vem a confiança e as boas exibições. Gostei do Samaris a titular e gostei do Dyego, entrou e mostrou a diferença dele para o Suíço, segura as bolas e faz jogar, se o lage nao inventar, ainda nos pode ser importante. Próximo passo eliminar o Shaktar na 5a feira. Rumo ao 38

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-0 ARO intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.