placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Segunda parte da entrevista a Ivan Almeida

    A lesão que afastou a EuroLiga e o sonho na Polónia: «Cheguei, tivemos logo a Supertaça e fui MVP»

    2020/02/19 18:05
    E0

    Ivan Almeida é um dos melhores jogadores que passou pelo campeonato português num passado recente. Eleito MVP da fase regular em 2013 ao serviço do Vitória SC, numa época em que conquistou ainda a Taça de Portugal, o extremo luso-cabo-verdiano já passou por algumas das principais ligas europeias.

    Numa entrevista zerozero dividida em três partes, Ivan recordou e explicou todos os passos da sua carreira, desde a formação nos Estados Unidos, à experiência em Portugal, passando ainda por França, Polónia, Estónia, República Checa e uma recente e curta passagem pelo Galitos.

    Na segunda parte da entrevista, Ivan falou da saída de Portugal para o campeonato francês, das várias experiências que teve pela Europa, com destaque para uma época de sonho na Polónia, e ainda de como uma lesão o impediu de chegar à EuroLiga.

    Recorde a parte I – MVP aos 24 anos e líder na conquista da Taça: «Tínhamos um grupo de jogadores de outro nível em Portugal»

    «Era um dos melhores marcadores da segunda melhor liga da Europa»

    ZZ: Depois de uma grande temporada em Portugal, seguiu-se o Lille da segunda divisão francesa. Porquê o Lille?

    Não foi muito bem uma decisão minha, só foi porque assinei. Tinha assinado por uma agência nova espanhola e no plano que eles tinham traçado achavam que ir para França era a melhor opção. Eu tinha ofertas de uma equipa da ACB - o San Sebastien -, mas eu não ia ser o jogador principal. Ia sair do banco e a minha agência não queria esse papel para mim, queriam que eu jogasse mais e que tivesse um papel principal. Em Lille tive também duas épocas fabulosas. Na segunda fui o melhor marcador do campeonato, conheci o presidente do clube, com quem mantenho relação - já foi a minha casa em Cabo Verde, eu já fiquei em casa dele e é sempre ele quem trata das minhas lesões [é médico].

    ZZ: Tu coincides com o John Fields (jogador da Oliveirense) no Lille, certo?

    Sim, ele é um grande amigo meu! No meu primeiro ano passámos muitas noites juntos, é um gajo mesmo porreiro. Não tive oportunidade de estar com ele em Portugal, mas falamos por mensagens e mantemos sempre contacto.

    ZZ: Consegues depois chegar ao escalão principal em França. Como é que foi jogar na Pro-A?

    Cheguei à Pro-A num momento importante para mim. Foi depois de uma lesão no pulso direito e de ter sido operado ao ligamento da mão esquerda. Cheguei em janeiro e os médicos só previam o meu regresso para março. Foi algo forçado e ainda estava em reabilitação. A mim correu-me muito bem, tendo em conta a lesão que eu tive e as dificuldades que me provocou, porque eu penetrava muito pelo lado esquerdo e perdi destreza nessa mão, o que me obrigou a ajustar o meu jogo em plena época e não estava a 100%. Ainda assim, a época correu bem, tive números interessantes e foi a primeira vez que joguei num dos principais campeonatos da europa. No verão, decidi que já estava na altura de deixar França…já tinha passado lá quatro anos e eu queria algo novo, outro desafio e decidi ir para a Polónia.

    ZZ: Tinhas outras opções?

    Nem me estou a lembrar. A época correu tão bem que o que aconteceu nesse verão já nem interessava. Fui campeão, fui MVP da fase regular...

    Ivan viveu época de sonho na Polónia ©Anwil

    ZZ: Na Polónia foste bicampeão, MVP da fase regular, MVP das finais , vencedor e MVP da Supertaça...

    Sim, eu cheguei, tivemos logo o jogo da Supertaça e eu fui MVP. Começou logo tudo a correr muito bem. Foi uma bola de neve de momentos positivos.

    ZZ: Porquê deixar a Polónia quando estava tudo a correr tão bem?

    Eu e o meu agente da altura tivemos problemas nas negociações com o clube e depois quando traçamos o plano, decidimos que o objetivo era jogar a Liga VTB, jogar bem e depois sair a meia da época. O plano estava a correr bem só que tive uma fratura no pé direito. Antes dessa fratura, o meu agente estava a falar com o Darussafaka, da Turquia, que estava na EuroLiga, mas depois tive a lesão…Foi Toney Douglas para lá e eu fui para Cabo Verde recuperar. Passei o mês de outubro a jogar com essa fratura, que passou a multifratura e tive de ir até França para ser diagnosticado.

    ZZ: Deve ter sido uma fase complicada para ti...

    Sim, ver tudo a cair…Tinha lutado com muita dificuldade e estava tudo a correr bem na VTB…Era um dos melhores marcadores da prova atrás do Alexey Shved e tinha média de 22 ou 23 pontos por jogo na segunda melhor liga da Europa, que é a liga russa, e depois tudo se desmoronou com a lesão. Recuperei bem com o meu fisioterapeuta em Cabo Verde, felizmente não foi preciso cirurgia e já estava pronto para jogar antes do final de janeiro. Não voltei para a Estónia porque quando liguei para a equipa a dizer que estava nos momentos finais da recuperação - já treinava e já jogava -, eles disseram que mesmo que voltasse, não ia voltar a jogar porque a lesão era muito grave e ia voltar a lesionar-me. Na altura eu tinha salários em atraso e então decidi rescindir contrato em conjunto com o meu agente.

    ZZ: Terminou da pior maneira…

    Ivan ao serviço do Nymburk, na Liga dos Campeões ©Basketball Champions League
    Não, não acabou da pior maneira. Eles, desde logo, não assumiram a minha lesão, eu tive de sair da Estónia e ir até França para ser diagnosticado. Tudo do meu bolso, porque na Estónia só me diziam que eu tinha uma inflamação no pé. Mas para mim acabou por ser positivo, porque lesões acontecem no mundo profissional e hoje sou grato por ter jogado em Lille e ter conhecido o presidente, que foi quem me ajudou com a lesão e quem me mostrou o caminho certo para dar mais uma volta na minha carreira. Regressei à Polónia, fui campeão outra vez, não aconteceu nada ao meu pé e fui MVP da final a jogar melhor do que nunca. Tinha números melhores, mais assistências, melhor visão de campo, estava mais eficiente e fazia todas as cinco posições. Há males que vêm por bem e acabei o ano em positivo.

    ZZ: Depois veio um novo desafio na República Checa. Como é que correu?

    Sim, mas antes disso...eu acho que ninguém soube, mas joguei os play-offs na Polónia com um ankle empaegment [lesão no tornozelo] no pé esquerdo. A fratura tinha sido no pé direito e agora tinha muitas dores no pé esquerdo com o problema no tornozelo. Durante os play-offs já nem treinava, só fazia os jogos e fui MVP das finais. Fiz a cirurgia no final da época, correu tudo bem, passei o verão inteiro a treinar com o meu irmão e depois apareceu essa oportunidade de ir para Nymburk, na República Checa. Só que quando cheguei lá o treinador não cumpriu com aquilo que me tinha dito que ia ser o meu papel e acabamos por rescindir contrato.

    ZZ: Apesar de não ter corrido como esperavas, foi no Nymburk que te estreaste na Liga dos Campeões. Foi um momento importante para ti?

    Nunca foi um objetivo exato. A oportunidade apareceu e eu quis tentar perceber como é que era e aproveitar, mas já tinha jogado na VTB, que é uma Liga muito mais física do que a Liga dos Campeões e já tinha a experiência de defrontar jogadores da EuroLiga.



    Cabo Verde
    Ivan Almeida
    NomeIvan Freitas Almeida
    Nascimento/Idade1989-05-10(34 anos)
    Nacionalidade
    Cabo Verde
    Cabo Verde
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoExtremo

    Fotografias(50)

    Liga Betclic 23/24 | Benfica - Sporting (J19)
    Liga Betclic 23/24| Ovarense x Benfica (J18)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVCxARO em direto!
    Começou a partida em Barcelos Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53