placardpt
    analisamos a equipa de Sandro Mendes

    Uma máquina a precisar ainda de muitas afinações

    Quatro jornadas do Campeonato já ficaram para trás, agora segue-se a pausa para o compromisso das Seleções. Aproveitando esses dois indicadores, o zerozero apresenta-lhe durante os próximos dias, até ao início da 5.ª ronda da Liga NOS, a análise tática dos 18 participantes do principal escalão do futebol português. Continuamos com o Vitória Futebol Clube.

    O Vitória Futebol Clube, comummente conhecido como Vitória de Setúbal, é um dos históricos do futebol português que, pese as dificuldades que pairam em redor do clube praticamente todos os anos, tem sido capaz de segurar-se no principal escalão.

    Com maior ou menor dificuldade, os setubalenses lutam há 15 anos consecutivos pela manutenção na Liga e este ano os esforços vão no sentido de carimbar esse objetivo de forma mais atempada, sem que seja preciso o recurso à calculadora nas últimas jornadas.

    Sandro Mendes substituiu Lito Vidigal no decorrer da temporada passada e continua no comando técnico dos sadinos, embora nos últimos tempos a sua continuidade tenha sido questionada na imprensa nacional, que tem dado conta de uma alegada ruptura entre treinador e Direção.

    O certo é que os discursos parecem divergentes no que diz respeito à constituição do plantel para 2019/20.

    Um coletivo que precisa de ser fortalecido

    Em termos de saídas, Rúben Micael, Allef e Vasco Fernandes deram por terminada a passagem por Setúbal. Carlinhos, Hachadi, Mansilla e Guedes foram os primeiros a chegar ao Bonfim, mas ainda não conseguiram confirmar todas as credenciais.

    O último dia de mercado foi mais generoso para Sandro e os três reforços que chegaram - Jubal, Leandrinho e Nabil Ghilas - têm condições para serem presença regular no onze ao longo deste ano.

    Os primeiros jogos mostraram uma aposta clara no 4x4x2, com um avançado mais fixo (Hachadi) e outro mais móvel (Zequinha), que se transforma num 4x5x1 nos momento de transição defensiva, em que o internacional marroquino fica como único homem mais adiantado e aquele que exerce a primeira pressão sobre o adversário.

    Artur Jorge e Hildeberto continuam da temporada passada ©Flávio Alberto / Kapta +
    No meio, um losango. O médio defensivo (Semedo) posiciona-se logo acima dos centrais e funciona como uma espécie de segurança, apostando no duelo físico para criar situação de vantagem; o médio ofensivo (Éber Bessa) é o desbloqueador e os dois médios/extremos têm missões distintas.

    Hildeberto é o elemento mais vertiginoso, aquele que aposta mais no 1x1 e nas incursões da faixa para o interior, enquanto Nuno Valente é um falso extremo, até porque Zequinha acaba por aparecer muito pelo corredor e obriga o médio a fechar mais no meio.

    Os nomes apresentados são apenas referências tendo por base as apostas que têm sido feitas nestas quatro primeiras jornadas. Há mais soluções, boas soluções, diga-se.

    No entanto, neste momento, há ainda um longo caminho a percorrer. Numa equipa que vale (ainda) muito das suas individualidades, em vez do coletivo, falta algum equilíbrio e organização ao conjunto de Sandro e isso é evidente pelos espaços concedidos aos adversários.

    A finalização também tem sido um problema - zero golos marcados na Liga - e o mais preocupante é que a equipa não tem criado muitas oportunidades de golo. Posto isto, há muito trabalho pela frente.

    U Sexta, 13 Setembro 2019 - 20:30
    Estádio do Bonfim
    Artur Soares Dias
    1-0
    Khalid Hachadi 74'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Ponto Forte
    Bonfim Nos últimos tempos tem havido uma aproximação mais vincada entre o clube e a cidade, com os adeptos a proporcionarem condições favoráveis para os jogadores do Vitória FC e adversas para... os adversários. Este ano, o Bonfim assistiu à única vitória do clube (na Taça da Liga) e a dois nulos. E é por terras do Sado que a equipa se sente mais confortável a jogar.
    Ponto Fraco
    Divórcio com os golos Quatro jornadas, zero golos. Se os números são naturalmente preocupantes, ganham ainda maior dimensão quando são perfeitamente justificáveis pela fraca capacidade do Vitória em criar situações de perigo junto às balizas contrárias. Os primeiros sinais dão conta de uma equipa desequilibrada, desorganizada e que vive muito dos rasgos individuais de alguns jogadores. Francamente pouco.
    História
    Peritos na fuga à despromoção

    O Vitória de Setúbal é um dos históricos do futebol português, mas também aquele clube que muitos apontam como forte candidato à descida praticamente em todos os anos. O certo é que os sadinos, com maior ou menor dificuldade, vão ultrapassando todos os problemas (e crises) e continuam pela Liga. São já 16 anos consecutivos no principal escalão do futebol português.



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Éber Bessa
    Não é um jogador brilhante, mas é um excelente jogador. Éber Bessa destacou-se na temporada passada ao serviço dos sadinos, sobretudo pela regularidade, e surge para o novo ano com o mesmo estatuto. O camisola 10 é daqueles que não precisa de muito espaço para criar desequilíbrios no adversário e também é forte nas bolas paradas.
    O Técnico
    Sandro Mendes
    O antigo médio e capitão do Vitória FC passou do escritório (era Diretor Geral de Futebol) para o relvado, tendo assumido o comando técnico dos setubalenses após a saída de Lito Vidigal. As três vitórias em 16 jogos parecem ter sido suficientes para começar ao leme de uma equipa que ainda não marcou qualquer golo esta temporada.  
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sobre o ponto forte
    2019-09-09 16h03m por Torinha
    Diria que é mais o contrário. Quanto menos cheio o estádio estiver, melhor joga o VFC. Há muita gente que vem ao Bonfim a pensar que ainda estamos nos anos 80, e qualquer passe para trás, qualquer mau passe, qualquer má recepção vale logo um monumental coro de assobios, que enerva os jogadores. Ficam demasiado ansiosos. Depois essas mesmas personagens da bancada desaparecem nos restantes jogos porque "para ver isto, mais vale ver em casa ou no café". O próprio Sandro já se queixou dis...ler comentário completo »
    VFC
    2019-09-09 15h27m por Juninho_PSG
    Bom artigo, e é sem dúvida notória a maior aproximação entre clube e cidade/adeptos, contudo Setúbal continua minado de estarolas com a mais célèbre frase "apoio o Vitória e um dos 3 grandes pois jogam em campeonatos diferentes, uns para ser campeões outros para não descer" a estes pseudo-adeptos so tenho uma coisa a dizer, não precisamos de vocês, precisamos sim de união e de lutar para meter o nosso Vitória numa posição de maior respeito no futebol nacional, Setúbal merece golos e bons m...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Arábia Saudita
    Diante do Al Fateh
    Após a eliminação na Liga dos Campeões Asiática, o Al-Hilal levou a melhor diante do Al Fateh (3-1), após uma cambalhota no marcador. O português ...