placardpt
    Terceira vitória portista no campeonato

    O regressado Vincent, decidido a decidir

    2017/08/20 19:59

    O comboio dos candidatos ao título arrancou a todo o gás nesta nova temporada e o FC Porto continua a demonstrar argumentos mais do que suficientes para não o perder. Ao terceiro jogo, a terceira vitória no campeonato, agora com o Moreirense como uma vítima que nunca conseguiu de facto ameaçar um resultado distinto. Foram três golos sem resposta, todos com o regressado Aboubakar como autor.

    Antes de mais, falemos da questão que marcou o pré-jogo: Ricardo Pereira não jogou no lado direito da defesa portista. Não jogou em qualquer posição, aliás, e o seu nome nem apareceu na ficha de jogo. Qual a razão? Logo saberemos. Por agora, diga-se apenas que num jogo como este, com claro domínio portista, o facto de ter jogado Maxi Pereira no lugar de um mais explosivo Ricardo acabou por não ter propriamente efeitos negativos. 

    Dois seguidos para animar...

    Se não corre tão rápido como Ricardo, Maxi tem pelo menos uma arma conhecida a seu favor: os lançamentos longos. Fez uso disso logo no arranque e assim surgiu a primeira ocasião do encontro. Um lançamento que mais parecia um pontapé de canto levou Felipe a cabecear à baliza, obrigando Jhonatan a uma defesa complicada.

    Pouco seria necessário esperar para surgirem os golos. O FC Porto encontrava um Moreirense muito fechado, a permitir que os portistas circulassem a bola a seu bel-prazer, precisando apenas de procurar as oportunidades certas no último terço. Era uma questão de tempo, e essa questão teve resposta em menos de 25 minutos.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Dois lances separados por apenas três minutos e com o mesmo finalizador, mas inteiramente distintos, encaminharam o FC Porto rumo à vitória que não escaparia. No primeiro, um cruzamento tenso bem ao estilo de Alex Telles encontrou Aboubakar solto por entre os centrais e a resposta foi inequívoca. Cabeça na bola com o timing certo e estava desbloqueada a situação.

    O segundo golo, por sua vez, já foi mais confuso. Um erro de Aberhoune permitiu a Marega tentar a sorte mas Jhonatan defendeu a primeira tentativa. Óliver fez a segunda, contra um defesa, e Aboubakar, por fim, lá conseguiu empurrar para o segundo festejo, muito pouco depois do primeiro. 

    Bem encaminhado e dominante, o FC Porto bem podia ter continuado a empilhar golos no marcador até ao intervalo. Uma vantagem superior não teria surpreendido, até porque a estratégia do Moreirense não parecia alterar-se. O espaço a meio-campo continuava a pertencer aos portistas, que iam gerindo o ritmo confirme convinha. Remates de longe de Danilo e Alex Telles ameaçaram, mas não tanto como Aberhoune, central do Moreirense que por pouco não colocou a bola na própria baliza.

    ...e mais um para completar

    Com naturalidade, o FC Porto voltou para o segundo tempo sem vontade de abdicar da supremacia em campo, embora com um ritmo menos frenético no arranque (o forte calor sentido esta tarde já parecia deixar algumas marcas). Otávio rendeu Brahimi mas nada mudou na estratégia portista e as ocasiões voltaram a acumular-se depois da passagem da hora de jogo.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Marega teve tudo para voltar a marcar, como na primeira ronda, mas fez a bola desviar em Aberhoune e, mais tarde, acertou no ferro da baliza adversária, assistido por Aboubakar. Pelo meio, Corona tentou brilhar com um chapéu mas falhou por pouco o alvo.

    Os outros elementos da equipa tentavam, com toda a legitimidade, brilhar, mas a tarde era mesmo de Aboubakar, que antes do apito final conseguiria completar um merecido hat-trick num lance rápido e acabar com todas as dúvidas a respeito da figura dos dragões nesta jornada. 

    U Domingo, 20 Agosto 2017 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Manuel Oliveira
    3-0
    Vincent Aboubakar 18' 21' 77'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 3
    Lances Capitais
    18´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    21´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    77´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Minuto 21: Numa jogada de insistência e persistência, Aboubakar acaba por encostar para o fundo das redes e tudo fica completamente tranquilo para os dragões graças à vantagem de dois golos.
    O Árbitro
    Jogo sem casos a nível de arbitragem, muito porque os lances capitais do encontro não deram grande margem para dúvidas.
    O Melhor
    Aboubakar, pois claro
    Grande noite do camaronês, autor dos três golos do encontro. Fez golos de vários feitios diferentes, mostrando como é completo como ponta-de-lança. Em dias bons, naqueles em que as coisas saem bem de forma natural, Aboubakar é mortífero.
    O Pior
    Cónegos abdicaram cedo
    A equipa de Manuel Machado apresentou-se muito fechada durante boa parte do encontro e nem os golos portistas mudaram isso. Não se viu grande atrevimento da equipa minhota, que rapidamente pareceu resignada com a desvantagem.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    3J
    3V
    0E
    0D
    8-0G
    Moreirense
    2017/2018
    4J
    1V
    2E
    1D
    2-4G
    Sabia que...by playmaker stats
    É a 4.ª vez na Liga Portuguesa, que os 3 grandes conquistam 3 vitórias nas 3 primeiras jornadas:
    83/84
    90/91
    94/95
    17/18 (vitórias valem 3 pts)
    Há 20 anos que o FC Porto não tinha um arranque tão demolidor na Liga:
    2017/18 3J, 3V, 8-0 Gls - Treinador
    1997/98 3J, 3V, 8-0 Gls - Jogador
    Últimos treinadores do FC Porto sem golos sofridos à 3.ª jornada:
    2017/18 Sérgio Conceição
    2014/15 Julen Lopetegui
    2010/11 André Villas-Boas
    1997/98 António Oliveira
    Desde Janeiro 2014 (com Paulo Fonseca) que o FC Porto não vencia 3 jogos consecutivos em casa com goleada (3 ou + golos de diferença)

    Fotografias(28)

    Liga NOS: FC Porto x Moreirense
    Liga NOS: FC Porto x Moreirense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MOREIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DR
    FC Porto
    2017-08-21 08h41m por dragaodebancada
    Jogo em que se esperava mais uma goleada. Para a próxima jornada aí sim vamos ver com que FC Porto podemos contar para esta nova época. Salta à vista que faltam reforços. Pelo menos mais um extremo e um médio centro . Wendel e Pavón/Malcom e temos equipa para lutar em todas as frentes. Mas cheira-me que este ano o FC Porto vai jogar com o que tem , pq o fair play financeiro limitou-nos muito. Espero que a ausência de Ricardo não seja sinonimo de transferência.
    FU
    Ó JM
    2017-08-20 23h08m por Furiosovp
    Se és tão nosso amigo no dia 31 manda um dos chineses com que trabalhas pagar a cláusula do Ricardo e fazer uma proposta de 40 ou 45 pelo Aboubakar para os gajos terem de pagar os 60% ao Lorient ou venderem a saldos, assim é que eras amigo Mendes, era menos um na luta pelo título!
    Aboubakar
    2017-08-20 23h02m por Jorusescu
    Mesmo ontem tive uma discussão com um grande amigo meu portista que dizia que ele não prestava para nada
    NA
    Heinrich_Schmit z
    2017-08-20 22h29m por NapoFcp
    achas mesmo que o sporting vai competir pelo o titulo com aquela equipa, voces nao percebem nada de futebol, daqui a 10 jornadas o scp esta a 6 a 8 pontos do primeiro, guarda este texto para futuramente relembrar!
    PORTO
    2017-08-20 22h05m por iSMURF4
    Na pré época não gostei nada de termos sofridos muitos golos, mas até agora nenhum golo sofrido!

    Continuamos no topo!
    FC Porto
    2017-08-20 21h47m por Yovanofcp
    Bom jogo 💙
    Um extremo e um médio do estilo do Wendel teríamos um plantel muito equilibrado 👌
    FC Porto . .
    2017-08-20 21h40m por Heinrich_Schmitz
    Como sportinguista , gostei do jogo do Porto . . Ainda bem que pelos vistos vamos ter um campeonato bastante competitivo , é com bom agrado que vejo o FC Porto a reerguer - se nesta época . .
    Jogo
    2017-08-20 21h18m por moreno07
    Para começar dizer que o manuel machado abre as pernas sempre que joga contra o porto é no mínimo rídiculo, ele não treina equipas de nível, tanto arouca, como nacional e moreirense não são equipas que criem qualquer dificuldade aos 3 grandes e facilmente surgem goleadas embora os 2 primeiros clubes já nem estejam na primeira liga.
    Aboubakar fez um bom jogo, concordo quando dizem que falha muito mas mesmo assim considero que é um ótimo ponta de lança e facilmente supera a marca dos ...ler comentário completo »
    reforços
    2017-08-20 21h03m por dragaopausado
    nao ha espaço para reforços querem o que ? querem que se vá inventar alguma lacuna só para verem uma cara nova ? o pouco espaço que ha devia ser para tentar desenvolver alguém da formação
    lagostin
    2017-08-20 20h50m por hawkie
    Mas que lixo é que tu acabaste de escrever????
    ispeakwiththetr ue
    2017-08-20 20h49m por senhor-doctor
    Bem se o jogo em casa foi o segundo da eliminatória, apenas quer dizer que eles estavam relaxados e controlaram o jogo em casa, pois o adversário era quem tinha de atacar. O Sporting precisa de entrar com tudo e defender bem, espero que Mathieu recupere.

    Sobre a noticia, parabéns ao Porto, os tres grandes com diferença de golos +8, será que vamos ter uma luta a 3? Mas muito cedo para dar qualquer palpite
    Porto
    2017-08-20 20h45m por dragaoazul_18
    A realidade deste campeonato é que em casa os grandes vão ganhar fácil . Fora é que vai ser um ai jesus.

    Vai ser em campos difíceis como em Braga, Guimarães, Chaves, Setubal, etc que as equipas vão sentir mais dificuldades.

    Vai ser um campeonato fervoroso. Não tenho duvidas nisso. Nenhum dos grandes vai perder muitos pontos esta época ! Um empate pode fazer toda a diferença. É o campeonato de tudo ou não para Jesus, é o campeonato de tudo ou nada para o Port...ler comentário completo »
    ispeakwiththetr ue
    2017-08-20 20h44m por dragaopausado
    Ele e do vitoria de guimarães e já o disse publicamente. . .
    Porto_Meu_Amor
    2017-08-20 20h35m por dragaopausado
    agora o manuel machado é portista ?
    ZZ
    Coisas a melhorar
    2017-08-20 20h35m por zzFan
    Mais uma vez a perceber-se que falta um extremo em condições para lutar com Brahimi e Corona, eu quero ver quando estes dois algum deles não estiver indisponível e não posso jogar como vai ser. Hernâni ainda não me provou nada e não tenho confiança nenhuma nele. Otávio é bom jogador e gosto muito dele, mas não tem nenhuma característica de extremo. Por mim substituía o Hernani por um extremo mais jovem e com mais potencial.
    Marega está-me a calar, ainda não fez um jogo mau, apesar...ler comentário completo »
    ZZ
    2017-08-20 20h26m por avintes_31
    Foram ver o jogo outra vez, para ver se encontravam o PIOR jogador(do Porto) para colocar na noticia?
    Marega e Aboubakar
    2017-08-20 20h19m por FCPorto_8916
    Grande Dupla , promete ! Marega muito forte fisicamente , não se está a sentir nem um bocadinho a ausência de Soares , na minha opinião o Maliano é até superior e creio que está de pedra e cal neste 11 .
    Aboubakar , muito inteligente nos movimentos e com uma finalização apurada e com um estilo aguerrido . Tiquinho tem que esperar ;)
    Ricardo
    2017-08-20 20h10m por petitor
    Penso que estava indisposto espero que não o percamos.
    Contratar um extremo e renovar com aboubakar e ricardo
    Aboubakar
    2017-08-20 20h04m por Caravaggio
    Havia de sair a custo zero, para dar uma lição à quem o criticou
    Marega
    2017-08-20 20h04m por hawkie
    cada vez melhor! quem o viu e quem o vê!!!!
    Estiveram todos bem, apenas estou a falar dele porque gosto de ver finalmente as coisas a correr bem ao rapaz.
    jogo
    2017-08-20 20h03m por dragaopausado
    mais 3 pontos e tá bom. Aboubakar monstro no ataque. . .
    Ficou um cartão por mostrar ao maxi e de resto nada a apontar, tiveram todos em bom nivel, só nao gostei pessoalmente do marega.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Crónica
    Duelo de abertura da jornada 31 da I Liga
    No duelo de abertura da jornada 31 da Liga Betclic, o Arouca esteve perto de vencer o Gil Vicente (2-2) na deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, mas deixou escapar a vantagem ...