O Koninklijke Atletiek Associatie Gent, também conhecido entre nós, e no mundo francófono, como La Gantoise, é um clube belga, com sede na belíssima cidade de Gante [Gent em neerlandês; Gand em francês] na Flandres Oriental.
Clube antiquíssimo, nasceu em 1864, como um clube de ginástica, com o nome de Association Athlétique La Gantoise. Nos anos seguintes o La Gantoise alargou a prática desportiva a diversas modalidades como o atletismo, o boxe, a natação, o ciclismo, polo aquático, críquete, esgrima, jogo das palmas (jeu de paume) e ténis.
Chega o futebol
O futebol chegou à cidade na última década do século XIX, mas só chegaria ao clube em 1900, já quatro anos depois do La Gantoise se ter juntado a outros nove clubes para formar a Union Belge des Sociétés de Sports Athlétiques (UBSSA).
Diversos clubes pequenos surgiram pela cidade, destacando-se entre eles o Racing Club Gantois, fruto de uma fusão, que o transformou no maior clube da cidade e no futuro rival do KAA Gent.
Em 1900, um grupo de estudantes do Colégio Melle, nos arredores da cidade, resolveu criar a secção de futebol do clube. O seu primeiro presidente foi Hector Priem e os jogos eram disputados no Carpentierplein. O preto e o branco foram as cores escolhidas, mas quando o clube se inscreveu na federação a 31 de outubro de 1900, para receber o número de inscrição número sete, já as cores tinham mudado para o atual azul e branco.
O Omnium ##Sporting Club foi o primeiro adversário, num jogo que teve lugar a 15 de novembro do mesmo ano, mas a que não nos chegou o resultado final.
Em janeiro houve o primeiro embate com o rival Racing, que saiu vencedor dérbi com uma impensável goleada de 10x0... Tal era a diferença de valor entre as duas equipas nesse tempo...
Índios, cobóis e bolas de futebol
Cinco anos mais tarde o grande herói do oeste americano, William Frederick Cody, universalmente conhecido como Buffalo Bill, passou pela cidade de Gante com o seu circo itinerante, o lendário Buffalo Bill Wild West Show, um espetáculo de vaudeville que apresentava índios e cowboys, animais selvagens, perseguições e jogos, que encantavam multidões por toda a Europa, com o imaginário dos fora-da-lei do faroeste. A tour entrou na Bélgica em Setembro de 1906 e depois de ter passado por cidades como Bruxelas e Antuérpia, chegou a Gante, onde permaneceu nos dias 20 e 21.
Entre as diversas acrobacias e atuações, um jogo de futebol com os jogadores a chutarem bolas gigantes enquanto montavam os seus cavalos conquistou a plateia em geral e os jogadores e adeptos do clube em particular, ao ponto de a partir desse dia se batizarem como De Buffalos, os Búfalos. Nascia a improvável ligação entre um pequeno clube flamengo e o grande herói do oeste selvagem.
Crescimento e as guerras
Durante os primeiros anos a equipa disputava a segunda divisão belga, tendo subido mais tarde para a primeira. Em 1904 trocou o campo de Carpentierplein pelo de Mussenstraat e aí permaneceria até à exposição mundial de 1913, quando os terrenos de Mussenstraat foram utilizados para a Expo, obrigando o clube a mudar-se para Albertlaan, onde além do campo, existiam campos de treinos, courts de ténis e pista de atletismo. O campo seria a casa do clube até 1915, quando durante a Primeira Guerra Mundial, o estádio ardeu por completo.
Meses antes do começo da guerra o clube recebeu o título real, passando a ser conhecido como Association Royale Athlétique La Gantoise (ARA La Gantoise) e seria com esse nome que disputou a Primeira Liga em 1913/14.
A invasão alemã da Bélgica, em Agosto de 1914, que provocou a entrada da Grã-Bretanha na guerra ao lado de franceses e russos, deixou o país em suspenso.
Durante os quatro anos que durou o conflito, a Bélgica encontrava-se ocupada em mais de 9/10 do seu território, restando uma pequena faixa na Flandres, junto à fronteira francesa. Gande ficou debaixo da ocupação alemã até ao fim do conflito, tendo felizmente sido poupada a grande destruição.