placardpt
      História
      Clubes

      Vitória FC

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E2

      Origens e primeiras vitórias

      No  dia 10 de Novembro de 1910 após um desentendimento com os seus companheiros do Bomfim Foot-ball Club, Joaquim Venâncio, Henrique e Manuel Gregório, resolveram fundar um novo clube.
      Joaquim Venâncio incentivava os colegas dissidentes com a frase: “a vitória será nossa”, e o clube Vitória se chamou.
       
      A 20 de Novembro o clube estava formado, mas só a 5 de Maio do ano seguinte, na primeira Assembleia Geral da sua história, e por sugestão de Joaquim Correia da Costa o clube passa a chamar-se oficialmente Victória Foot-ball Club.
       
      O Vitória inicia a participação em campeonatos inscrevendo-se na Associação de Lisboa, porque o Campeonato de Lisboa era o único disputado no país. Encontrando a forte oposição dos clubes lisboetas, que se recusavam a deslocar a Setúbal para jogar, os sadinos são obrigados a disputar todos os seus jogos na capital.
       
      Após alguns sucessos nas segundas categorias do Campeonato Regional de Lisboa o Vitória participa nas primeiras categorias na época 1918/19.
      Em 1926/27 os sadinos superiorizam-se a Sporting, Benfica e Belenenses e são coroados campeões de Lisboa.
       
      Mais tarde, juntamente com outros clubes do Distrito, o Vitória funda a A.F. Setúbal e abandona a de Lisboa.
      Em 1934/35 o Vitória é um dos oito clubes que disputam a 1ª edição da I Liga portuguesa. A primeira presença na final da Taça de Portugal chega em 1942/43, a segunda final chega em 1953/54.
       
      A era dourada
       
      A 16 de Dezembro de 1962 é inaugurado o novo Estádio do Bonfim. Inicia-se então período dourado do futebol setubalense em que num período de 13 anos o Vitória chegava a seis finais da Taça de Portugal – quatro delas consecutivas – e atingindo por quatro vezes o pódio do Campeonato Nacional.
       
      Em 1962 o clube perde a final com o Benfica, mas três anos depois os sadinos vingam-se e batem o mesmo Benfica por 3x1 e conquistam a primeira Taça da sua história.
       
      Um ano depois, no final da época 1965/66 o Vitória voltava ao Jamor, desta vez para defrontar o SC Braga, mas a sorte sorriu aos minhotos e aos vitorianos restaram as medalhas de consolação.
       
      Demonstrando ser uma equipa especialista na competição, o Setúbal chegou pelo terceiro ano consecutivo à final, desta vez para defrontar a Académica de Coimbra.
      Após um jogo intenso e muito disputado os vitorianos levaram a melhor após prolongamento (3x2).
       
      Em 1968, pelo quarto ano consecutivo, repetindo um feito que até aí só o Benfica tinha conseguido o Vitória disputava a final. Desta vez o opositor era o FC Porto que venceu por 2x1 e levou a Taça para a Invicta.
       
      Entre 1969/70 e 1973/74 o Vitória imiscui-se na luta entre Benfica e Sporting pelo título. Comandados por José Maria Pedroto, esta histórica equipa do Vitória que contava com o mágico Jacinto João “JJ”, e craques como Vítor Batista, Matine, José Maria, Conceição, Tomé, Octávio Machado, encantava o país e conseguiu ficar em 2º lugar em 1971/72, 3º em 1969/70, 1972/73 e 1973/74.
       
      Mas não é só a nível interno que o Setúbal encanta, na Europa chega por quatro vezes aos quartos-de-final da Taça das FeirasUEFA, deixando pelo caminho equipas da craveira do Anderlecht, Leeds United, Spartak Moscovo, Lyon, Fiorentina e Inter de Milão.
       
      Decadência e mais glórias...
       
      Depois do 25 de Abril o Vitória entrou num período menos feliz da sua história.
      Durante os anos 80 e 90 a instabilidade e os problemas de tesouraria tornam-se comuns para as bandas do Bonfim e o Vitória desce de divisão em 1986 depois de mais de vinte épocas entre os grandes.
       
      Até 2004 os verde-e-brancos voltam a cair de divisão mais quatro vezes, mas é precisamente no ano do regresso à I liga em 2005 que o Vitória volta aos seus grandes momento vencendo o Benfica na final da Taça de Portugal por 2x1.
      Em 2006 como que revivendo a sua época dourada, o Vitória voltava à final da Taça de Portugal, desta vez para perder com o FC Porto.
       
      Pelo meio o Vitória perdeu as duas finais da Supertaça com Benfica e FC Porto, mas em 2008 numa época excelente dos sadinos comandados por Carlos Carvalhal, os sadinos chegam novamente à Europa com um 6º lugar, chegam à meia-final da Taça e conquistam a Taça da Liga batendo na final o Sporting após desempate por grandes penalidades.
       
      Ou longo da sua gloriosa história o Vitória conquistou 3 Taças de Portugal e 1 Taça da Liga, além de conseguir um brilhante 2º lugar e quatro presenças nos quartos de final da Taça UEFA e Taças das Feiras, conseguindo assim com todo o mérito o estatuto de histórico do futebol português.
       
      A queda
       
      Mais uma época e, mais uma vez, o Vitória FC teve de lutar até ao fim pela manutenção. A despromoção foi uma possibilidade, mas os setubalenses partiram para a última jornada a depender de si mesmos - um ponto de vantagem sobre o Portimonense - depois de 16 anos consecutivos na primeira liga. Nesse último jogo mostrou como se joga no Bonfim, com uma vitória sobre o Belenenses SAD (2x0) no Bonfim, garantindo a manutenção.
       
      As festas sadinas foram encurtadas, uma vez que a Liga Portugal chumbou o clube por não cumprir os requisitos necessários para a inscrição da equipa nos campeonatos profissionais. O Tribunal Arbitral do Desporto não deu razão aos setubalenses e o futuro tornou-se oficial: O Vitória FC desceu ao Campeonato de Portugal, e o Portimonense permaneceu.
      Comentários (3)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Vitória
      2016-07-14 20h15m por yousandro
      3 Taças de Portugal
      1 Taça da Liga

      O Vitória tem mais titulos que Vit. Guimaraes (1 Taça. 1 Supertaça), que Braga (2 Taças, 1 Taça da Liga) e que Academica (2 Taças)
      E tantas como Belenenses (1 Liga, 3 Taças)

      Apenas Benfica, Sporting, Porto e Boavista tem mais troféus que o Vitória em Portugal.
      Visto que Belenenses tem 1 Campeontao, podes se garantir que o Vitória FC é ainda o 6ºgrande de Portugal !!!
      KI
      Vitória
      2015-01-14 18h47m por kikojj7
      Grande Vitória de Setúbal
      NE
      .
      2012-11-29 00h44m por nemXnemK
      6º clube mais titulado do futebol português, as cópias do Norte ainda têm muito que percorrer para apanhar os charrocos.
      Tópicos Relacionados
      TEXTO DISPONÍVEL EM...
      História
      Biografia Treinador