Liga Portuguesa 1979/80

1979/80: Seja bem-vindo Sr. Leão

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0

Os sportinguistas não estavam habituados a estar tanto tempo sem se sagrarem campeões. Não havia na história leonina, memória de um jejum assim. Entre 1974 e 1979 o leão não só não conquistara nenhum Campeonato como vira as vitórias e a luta pela supremacia do futebol português ser quase um exclusivo de Benfica e FC Porto. E se dizemos "quase" é porque o Boavista de Pedroto se intrometera na história, dando luta ao Benfica...

Mas 1979/80 foi um ano de regresso para o clube de Alvalade. Com o Benfica em dificuldades, o FC Porto partia como grande candidato à conquista do histórico tricampeonato nacional.

Porto e Sporting viveram uma época de intensa rivalidade, com Pinto da Costa e João Rocha a trocarem mimos, enquanto as duas equipas travavam um duelo épico pelos campos do país.

Os portistas tomaram a liderança cedo, e se bem que o Sporting tenha ocasionalmente roubado a liderança, o FC Porto chegou na frente à entrada para o último quarto da prova. 

Na 27.ª jornada os leões empataram a uma bola nas Antas e continuaram a um ponto do FC Porto. Na semana seguinte um empate do FC Porto na Póvoa do Varzim deixou os dois empatados. 

Na penúltima jornada, o FC Porto bateu o Boavista em casa (2x0) e o Sporting venceu em Guimarães (0x1) com um auto-golo de Manaca que deu brado e deixou os portistas descabelados, com Pedroto a insinuar que Manaca ajudara o seu ex-clube. 

Na 30.ª ronda o Sporting sagrou-se campeão batendo a União de Leiria em casa (3x0), enquanto um FC Porto descrente caiu em Espinho, perdendo por 2x0 com o ##Sporting local.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Manaca. . .
2016-05-13 13h07m por nmac1973
. . . e não "Manacas". . .
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado, o texto foi corrigido.