placardpt
    Liga Portuguesa 1941/42

    1941/42: A águia voa mais alto

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0
    Depois de terminar dois campeonatos seguidos na quarta posição, o Benfica pôde finalmente festejar a conquista do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, título que lhe escapava desde que a competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) substituíra a anterior Liga Experimental.
     
    O Campeonato de 1941/42 teve uma sensação de déjà vu, pois tal como dois anos antes, o FC Porto voltara a falhar a qualificação para o Campeonato Nacional e a FPF, que já alargara a competição para dez clubes para precaver estas situações, viu-se obrigada a aceitar a participação de mais dois clubes na prova, para que o FC Porto não ficasse de fora.
     
    Mas ao contrário da edição de 1939/40, o FC Porto não se sagrou campeão. Desta feita, os azuis-e-brancos não aproveitaram a benesse e acabaram em 4.º lugar atrás dos três rivais lisboetas: Benfica, Sporting e Belenenses. Curiosamente, Académico do Porto e Leça, os dois clubes que haviam terminado à frente dos portistas no Campeonato regional do Porto, terminaram na cauda da tabela, sendo o Leça último classifcado, sofrendo de permeio uma humilhante derrota de 14x0 em Lisboa, às mãos dos leões.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...