placardpt
    2022/09/16
    «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

    Noites europeias, noites na ponta da língua, na maré alta da memória.

    «E aquela vez em que o Caneira fez um golo do outro mundo ao Inter?»

    «E quando o Madjer marcou de calcanhar na cara do Pfaff?»

    «E a noite em que o Isaías e o Kulkov destruíram o Arsenal?»  

    Pedaços de perfeição do futebol português, possivelmente irrepetíveis.

    Mas há versões aproximadas, noites em que o génio e a inspiração se enlaçam, num dueto arrebatador e condenado a ser protagonista nas conversas à mesa do café – se no futuro houver mesas de café.

    Noites como a de Turim e a de Alvalade, nesta semana agora a findar.

    «E o Enzo e o Neres a amassarem a Juventus em Itália?»

    «E o Edwards a deixar o Tottenham de cabeça perdida?»

    Testemunhos populares, entusiasmados, a certeza de que sabemos mais do que o compincha do lado, aquele que tem a mania de que bebe mais cervejas do que todos os outros juntos.

    O futebol é muito isto. Momentos de partilha, da celebração de um amor conjugado de cor e salteado, como se estivéssemos a entoar em uníssono os parabéns à maior das nossas paixões.

    Sporting e Benfica não têm tido muito para contar, ultimamente, se o tema for UEFA. Por isso, sublinho o comentado aqui há dias na redação:

    . Ruben Amorim foi o melhor que aconteceu aos de Alvalade nos últimos 40 anos

    . Roger Schmidt veio dar ordem e cabeça a um gigante que esperneava e só partia a mais fina porcelana lá de casa

    São estes jogos, de bancada cheia e povo em êxtase, que constroem o romance entre o clube e as provas europeias. A UEFA pode ser a mais quente das amantes, mas temos de saber estragá-la com mimos.

    Parabéns ao Sporting e ao Benfica pela semana inesquecível.

    PS1: desde 1984 e a final de Basileia, o FC Porto habituou (bem) os portistas a tratarem os jogos europeus por tu. São duas Ligas/Taças dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa e momentos intermináveis de júbilo e orgulho. Ver os rivais maiores a triunfarem como triunfaram na semana em que o dragão foi goleado em casa pelo... Club Brugge, só pode doer. É impossível não haver consequências.

    PS2: o SC Braga só não está no título porque a vitória – sobre uma interessante equipa alemã – teve como palco a Liga Europa, a segunda divisão uefeira. Mas só mesmo por isso, porque tudo o resto neste grupo de Artur Jorge me leva a colocá-lo ombro a ombro com os três típicos candidatos ao título português. Parabéns aos Guerreiros do Minho, cada vez mais membros por direito próprio do lote dos grandes.   



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    Hoffenheim
    2022-09-16 17h39m por DiegoCisse
    https://www. google. com/amp/s/desporto. sapo. pt/amp/futebol/liga-dos-campeo es/artigos/benfica-e-fc-porto- entre-as-dez-melhores-equipas- de-sempre-da-champions


    Noticia de ha 3 anos. Quem diria q o suprassumo do futebol europeu e "unico a dignificar Portugal la fora" estaria ATRÁS do Benifca?!? Muito bizarro mesmo. . . De qualquer modo, aposto que, no entretanto, ja recuperaram nestes 3 anos; afinal fizeram optimas campanhas europeias orientados pelo Nelson Verissimo e agora pelo Roger Schmidt. . .
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2022-09-16 17h06m por MisticaEncarnada
    Certo, festejava na mesma. Tem é que se lembrar que apesar de termos 2 finais de LE e uma eliminação nas meias finais em 2011, isso foi após se ter falhado o acesso aos oitavos. Portanto, falar-se de épocas assim como se tivessem sido só sucessos nas provas Europeias é também esquecer o que se passou na Champions. Essas épocas, em termos Europeus, não se começaram na Liga Europa, começaram na Champions, é bom lembrar. Aliás, o mestre da táctica tem 3 meias finais de Liga Europa mas é...ler comentário completo »
    SC
    . . .
    2022-09-16 16h36m por screwlogic
    Acho muito bem que se enalteça os feitos dos clubes portugueses nas provas internacionais, aliás acho extraordinário este início louco do Benfica, Sporting e Braga; a questão de achar ou não o texto provocatório para os demais é muito relativa; se calhar um portista até acha provocatória a referência que foi feita no PS1, os restantes adeptos e simpatizantes nem tanto - o que é perfeitamente natural. Mas agora eu pergunto: será que os comentários aqui em baixo com as provocações habituais ex...ler comentário completo »
    DiegoCisse
    2022-09-16 16h23m por MisticaEncarnada
    Só uma nota: fomos a duas finais da Liga Europa depois de NÃO termos passado a fase de grupos da Champions, coisa que não acontece assim tantas vezes com o Porto quando lá vai. Não acho justiça nenhuma um clube ser "premiado" com a permanência na Liga Europa quando foi eliminado da Champions, já bastam os milhões como prémio de consolação.
    DI
    Hoffenheim
    2022-09-16 14h46m por DiegoCisse
    "qualquer adepto que não seja fanático sabe reconhecer que estas 2 jornadas são a exceção dos últimos largos anos e não a regra". .

    Claramente! Ate pq toda a gente sabe que foi o Porto q o ano passado venceu em Amesterdao, goleou o Barcelona ou discutiu eliminatorias em Anfield. Qualquer um conhece q, treinados por Rui Vitoria, os dragoes almejaram grandes campanhas europeias com vitorias sobre Dortmunds nos quartos da LC e discutiram ate à ultima passagens às meias finais di...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
    16-04-2024 17:40E4
    * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
    15-04-2024 11:48E4
    * Chefe de Redação  Si yo fuera Maradona viviría como él Si yo fuera Maradona frente a cualquier portería Si yo fuera Maradona nunca me ...
    10-04-2024 15:15E3
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa