placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    2020/11/07
    E0
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    A chamada de Paulinho pelo selecionador Fernando Santos representa a concretização de um sonho do jogador, que agora se vai estrear nestas andanças. Acredito que o avançado bracarense deve ter tido uma sensação de alívio quando viu que o seu nome constava na lista para os próximos três compromissos de Portugal, pois esta chamada era muitas vezes prevista, mas depois não acontecia, sendo, porém, completamente justa para o atleta. Paulinho viveu momentos incertos no final do período de transferências, mas depois renovou o contrato com o SC Braga, com melhoria óbvia de condições, estabilizou emocionalmente e começou a marcar golos, afinal o que ele sabe fazer muito bem, além daquilo que oferece ao coletivo e que é muito.

    Agora de cabeça limpa, a viver um marco importante da sua carreira, só lhe resta mostrar que a aposta é correta e tem tudo para dar resultado. Faço votos sinceros para que Paulinho se estreie na equipa das quinas e consiga ajudar a seleção A desta nação valente e imortal. Parabéns, Paulinho e que muitos momentos bons se sigam, quer em Braga, quer na seleção.

    O SC Braga, depois de um triunfo difícil, justo e que apenas peca por escasso frente ao Famalicão, foi a Inglaterra defrontar o Leicester. As duas equipas chegavam ao jogo empatadas em tudo, mas naqueles noventa minutos as diferenças foram muito grandes, tendo culminado numa goleada pesada e desnecessária por 4-0. Carlos Carvalhal rodou a equipa, fazendo alguma gestão, atendendo à fase de calendário apertado que agora termina na Luz, onde os arsenalistas defrontam o Benfica. O jogo, realizado no King Power Stadium, juntou um desempenho fraco de muitos elementos, que fez baixar a qualidade habitual da equipa, e algum infortúnio, bem notório na forma como os três golos primeiros ingleses foram obtidos, ficando a imagem de uma lição que urge aprender, para que um jogo assim tão fraco não se repita no futuro. Nem destaco individualmente, pela negativa, nenhum jogador, mas alguns devem ter percebido, com o fraco desempenho realizado, porque jogam menos vezes do que outros. Sublinho, no entanto, que o apuramento continua perfeitamente ao alcance dos Gverreiros de Carvalhal, desde que não voltem a registar mais nenhuma “falta de comparência”.

    Um dos objetivos da época foi atingido, com o apuramento para a final a oito da Taça da Liga, obtido com os quatro triunfos consecutivos, depois de duas derrotas iniciais que fizeram tocar o despertador, especialmente ao nível dos resultados. O calendário bracarense tinha nas primeiras sete jornadas, as que definem o apuramento dos primeiros seis classificados, a deslocação aos redutos de Porto, a abrir a Liga, e ao Benfica, nesta jornada, o que valoriza o apuramento. Claro que o SC Braga, se quer dar luta aos clubes do sistema, tem de lutar pelos pontos em todos os jogos e as deslocações, aparentemente, mais difíceis não podem ser exceção.

    O agravamento da situação pandémica de Portugal, onde algumas medidas óbvias demoraram muito a chegar, colocaram de novo distante o regresso efetivo dos adeptos aos estádios. Até para as entidades responsáveis isto é mau, pois não podem arranjar no futebol um bode expiatório para o contexto atual, uma vez que os estádios estão vazios e quando receberam adeptos, de modo condicionado em algumas experiências, o futebol foi exemplar. Esta obsessão doentia para com o futebol não se entende, mas a este assunto voltarei em breve.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A época de futebol de praia abriu com a disputa da Supertaça, entre a AFD Torre e o SC Braga, em Buarcos, uma freguesia costeira da Figueira da Foz, pelo que as duas equipas ...
    26-04-2024 23:18
    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Os tempos de mudança que se viveram em Braga recentemente tiveram um começo nefasto para os objetivos da equipa, uma vez que a receção ao Arouca representou uma estreia ...
    12-04-2024 11:57
    Opinião
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa