placardpt
    Poente B2
    José Pedro Fernandes

    T.D.A.N.

    2019/02/22
    E1
    Poente B2 é o olhar de José Pedro Fernandes sobre o desporto, o futebol e os media. Uma perspectiva a partir da pedreira, com um espectro vermelho e branco, sem amarras ou pressupostos de isenção, mas tendo como linha orientadora a honestidade intelectual.

    Todos nós temos aquele amigo que percebe de tudo e eu não fujo à regra, tenho o meu. Já perdi a conta aos temas que ele domina como ninguém e como ninguém entenda-se os próprios especialistas das áreas que o meu amigo percebe. Em suma, todas! Engenharia, medicina, informática, educação, desporto, economia, política, sejam elas quais forem, ele trata-as por tu e livre-se um trabalhador de uma qualquer área de o questionar, quem percebe da coisa é ele.

                A versão mediática do meu amigo é Miguel Sousa Tavares (MST) que, semanalmente, nos entra casa dentro via TVI. Assim aconteceu no dia 11 de fevereiro, onde o televisivo “especialista em tudo” comentou uma eventual venda do Estádio Municipal pela autarquia de Braga e insurgiu-se contra o SC Braga de forma tão provocatória e desinformada ao ponto do próprio clube ser obrigado a emitir um comunicado oficial em que adjetiva o jornalista, enquanto comentador e formador da opinião pública, de “trauliteiro, arrogante, desdenhoso e, acima de tudo, néscio”.

                 Quem acompanha MST sabe que de naïf tem muito pouco e, segundo o SC Braga, a sua intervenção naquele espaço informativo foi de uma “gravidade tremenda e não é desculpável pela manifesta ignorância e malícia do comentador”.

                Pessoalmente, a sensação com que fiquei é de que MST está como um jogador de futebol, à procura de clube depois de ter sido dispensado do qual é adepto. É que depois de ser persona non grata para os lados do Dragão, parece estar a tentar uma aproximação ao Vitória SC.

                Mas vamos às palavras. Se arrogante é comummente usada, já trauliteiro, desdenhoso e néscio são menos comuns nos dias de hoje, ao ponto de quase caírem no esquecimento. Assim, para que o leitor esteja devidamente informado, aqui ficam, com a ajuda do dicionário Priberam as definições das mesmas:

     

    TRAULITEIRO

    substantivo masculino

    1. [Informal]  Espancador; caceteiro.

    2. [História] Cada um dos partidários da Traulitânia, movimento monárquico que houve no Norte de Portugal, entre 19 de janeiro e 13 de fevereiro de 1919, com sede na cidade do Porto . (Mais usado no plural).

     

    adjectivo e substantivo masculino

    3. [Popular]  Diz-se de ou certo tipo de recipiente de vidro para líquidos.

     

    DESDENHOSO

    adjectivo

    Cheio de desdém; sobranceiro; esquivo.

     

    ARROGANTE

    adjectivo de dois géneros

    1. Que tem arrogância.

    2. De aspecto marcial.

     

    NÉSCIO

    adjectivo

    1. Ignorante, inepto.

    2. Estúpido.

     

    substantivo masculino

    3. Indivíduo inepto.

     

                Néscio ou não, as palavras de MST podem ser o tónico que faltava ao SC Braga para, de uma vez por todas, arrogar-se como campeão nacional. É que se “sem adeptos” o SC Braga consegue lutar pelo título de campeão nacional, jogar na Champions e até chegar a uma final europeia, imagine-se se o SC Braga tivesse adeptos. 

     

    CURTAS

    - Quanto tempo aguenta Sérgio Conceição sem falar em arbitragens? Quanto tempo durará o estado de graça de Bruno Lage no Benfica? E Marcel Keizer, aguenta-se como treinador do Sporting até ao final da época? Façam as vossas apostas.

     

    - De louvar a surpresa que Diogo Dalot proporcionou ao “clube” que o viu nascer para o futebol, a Escola de Futebol O Fintas. A oferta de uma carrinha à instituição bracarense é reveladora, apesar da tenra idade do lateral direito do Manchester United, do seu enorme carácter enquanto cidadão.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Eu tenho mais uma aposta para ti
    2019-02-22 21h38m por batenarede
    Até quando é que o Braga sustém um treinador banal como o Abel?

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    10 Anos da Final Europeia (18/05/2011) Quem como eu viu várias fases e faces do SC Braga creio que só nos mais excêntricos sonhos imaginaria ver o SC Braga numa final ...
    19-05-2021 14:36
    Da atípica à excelente - Entre as muitas constatações e análises que se fizeram sobre o SC Braga e o seu percurso na época 2019/20, a mais badalada e ...
    11-05-2021 14:55E3
    Quando em finais do ano letivo 90/91 disse à minha Mãe que queria ir para a área de desporto, ela deitou as mãos à cabeça. Num instante foi ao gabinete de ...
    26-06-2019 10:53E1
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho