placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Antiga internacional e atual técnica

    Sara Fatia e a sua visão sobre a Taça da Liga Feminina 2021/22

    2022/02/25 09:00
    E0

    A Taça da Liga de futsal feminino é uma competição recente, que apenas foi criada na época 2020/2021, sendo este ano apenas a sua segunda edição. À semelhança da edição transata, a competição deste ano volta a juntar o top 4 da classificação do campeonato nacional no final da primeira volta em formato eliminatório de meias-finais e final.

    No próximo fim de semana, em Loulé, Benfica, detentor do cetro, Nun’Álvares, Sporting e Novasemente, vão medir forças pelo título de vencedor da Taça da Liga. Na minha opinião, os finalistas serão os mesmos da primeira edição - Benfica e Nun’Álvares, mas vamos por partes.

    Benfica x Novasemente

    Na primeira meia-final defrontam-se os atuais 1º e 4º classificados do campeonato nacional - Benfica e Novasemente, respetivamente. A turma de Espinho não teve propriamente um grande arranque de época, tendo tido alguns resultados menos conseguidos, criando a expectativa negativa de que a época poderia não correr de feição.

    ©FPF
    No entanto, após a entrada de Miguel Oliveira para o comando técnico a equipa melhorou imenso, tanto a nível exibicional como em termos de resultados, o que lhe permitiu carimbar o passaporte para esta final four. Curiosamente, a estreia de Miguel Oliveira como técnico da equipa principal foi precisamente frente ao Benfica, e, para surpresa de todos, o Novasemente conseguiu o empate e travar a toada constante e demolidora de vitórias das lisboetas.

    Ainda assim, importa descortinar porque é que o Benfica é afinal de contas qualificada como uma super equipa? Vamos a contas: a última derrota do Benfica em todas as competições nacionais remonta a 5 de maio de 2018 e o dono da proeza foi o Sporting, vice campeão na época de 2017/2018. Desde então o Benfica leva 67 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota e esta época no campeonato a equipa da 2ª Circular leva uma média de mais de cinco golos marcados por jogo, faltando apenas um golo para atingir a centena, e tem menos de um golo sofrido por jogo.

    ©FPF
    Ainda que nos últimos meses o Benfica tenha sido assolado por algumas lesões graves em jogadoras determinantes como a Ana Catarina, a Raquel Santos e a Angélica, tenha tido uma troca inesperada de treinador, e tenha perdido inegavelmente duas das suas melhores executantes [Janice e Fifó] para o campeonato italiano, é factual que a máquina continua demolidora. Os reforços, as jogadoras mais jovens, e até jogadoras com menos preponderância no seio da equipa, disseram “presente” e chamaram a si a responsabilidade de manter a equipa no topo e com a chama imensa bem viva.

    É certo que a tarefa das espinhenses não se afigura fácil. O histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável às lisboetas com 16 vitórias em 24 partidas disputadas. O Benfica é favorito, porém, é um jogo a eliminar, um mata-mata do primeiro ao último segundo e nestes jogos tudo pode acontecer (eu que o diga).

    Apesar disso, o Benfica tem mais experiência que qualquer outra equipa em fases de decisão, e acredito que esse fator - a par do regresso de Ana Catarina - será decisivo para o desfecho da partida.

    Nun’Álvares x Sporting

    Na segunda meia-final encontram-se Nun’Álvares e Sporting, para definir o outro finalista desta edição da Taça da Liga. O Nun’Álvares foi o finalista vencido da edição anterior e posiciona-se este ano, meritoriamente, como um dos candidatos ao título. O Sporting, depois da época desastrosa do ano passado, volta a estar nos grandes palcos e nos momentos de decisão, muito graças à mudança de paradigma e à liderança de Márcio Marcelino, que soube (re)unir as tropas e curar as feridas de um leão agastado pelas duras batalhas do ano anterior.

    ©FPF
    Um pouco menos demolidor que o Benfica, mas igualmente com uma máquina bem oleada, o Nun’Álvares chega a esta Taça da Liga como favorito à final, mas não terá com certeza tarefa facilitada por este Sporting, que já demonstrou, inclusive na última eliminatória da Taça de Portugal, que, apesar da derrota, poderá disputar de igual para igual o jogo com as fafenses. Todos os jogos entre estas duas equipas são tendencialmente equilibrados e, apesar do histórico de confrontos ser favorável às leoas com quatro vitórias em oito partidas, no último ano o Nun’Álvares tem-se superiorizado.

    Uma vez mais, falamos de uma decisão a um jogo e é comum haver equipas que apesar de não favoritas se galvanizam e se auto motivam a tarefas que aparentam ser impossíveis. 

    O Nun’Álvares é uma equipa muito coesa e a quem é extremamente difícil marcar golos: são a segunda melhor defesa do campeonato e o segunda melhor ataque, tem executantes de topo e vem de uma vitória relativamente tranquila frente ao Águias de Santa Marta, atual quinto classificado do Campeonato Nacional. Será certamente um jogo equilibrado, mas com sinal mais para a equipa de Fafe.

    Esta Final Four da Taça da Liga tem a particularidade de se realizar 48 horas depois do estágio de preparação da Seleção A para o Europeu de Futsal Feminino, com dois jogos de preparação frente à atual campeã europeia, a Espanha. Este é um pormenor importante de realçar uma vez que das 14 atletas convocadas pelo selecionador nacional, 11 pertencem aos clubes que sábado de manhã estarão a disputar as meias-finais no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé.

    É um desafio às atletas e aos clubes em termos de gestão e planeamento, e exige uma estratégia de recuperação física e mental ao nível dos melhores profissionais, principalmente para a equipa do Nun’Álvares que, além de ser a equipa mais representada no estágio com seis atletas, é ainda a equipa que terá que percorrer praticamente o país de norte a sul para participar nesta competição.

    Admitindo que os favoritos confirmam as suas odds, poderemos ter uma reedição do jogo da Supertaça com o reencontro entre Benfica e Nun’Álvares. É certo que o Nun’Álvares ainda não conseguiu quebrar o enguiço, que é como quem diz, vencer o Benfica, mas uma final é uma final. 

    À semelhança da Final Four da Prova Rainha, a Final Four da Taça da Liga é também uma oportunidade de visibilidade aos clubes femininos à medida do futsal português – de excelência. As transmissões no Canal 11 estão garantidas, o palco é de enorme qualidade, as atletas são de topo e há um título em disputa. Estão reunidos todos os ingredientes para que os amantes do futsal possam desfrutar de uma grande festa do futsal feminino português – fantástico, ousado e do melhor que há no mundo.



    Portugal
    Sara Fatia
    NomeSara Isabel Gil Fatia
    Nascimento/Idade1987-05-01(37 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(2)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Antevisão
    Primeiro jogo da 2ª mão das meias-finais
    É já esta terça-feira que o primeiro grande finalista da Liga dos Campeões fica decidido. A vantagem parte do lado forasteiro, depois da ligeira superioridade do Borussia ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    RV
    RVL22 07-05-2024, 02:49
    moumu 07-05-2024, 02:38
    moumu 07-05-2024, 02:34
    moumu 07-05-2024, 02:33
    moumu 07-05-2024, 02:31
    moumu 07-05-2024, 02:29
    moumu 07-05-2024, 02:27
    Messinaldo 07-05-2024, 02:00
    Messinaldo 07-05-2024, 01:58
    Messinaldo 07-05-2024, 01:56
    Messinaldo 07-05-2024, 01:56
    SA
    santossantos 07-05-2024, 01:23
    ohjuejue 07-05-2024, 01:23
    ohjuejue 07-05-2024, 01:21
    miguelcarvalho244 07-05-2024, 00:27
    miguelcarvalho244 07-05-2024, 00:21