placardpt
FC Porto está na final da Taça da Liga

Para um Bicho duro de roer, um grande Dragão

2023/01/25 21:49

O primeiro passo em direção ao troféu que teima em fugir aos dragões está dado! Não foi tão fácil quanto o resultado faz parecer, mas o FC Porto garantiu mesmo o último bilhete para a grande final da Taça da Liga ao vencer o Académico de Viseu por 3-0. Os homens de Conceição fizeram-se valer de uma entrada asfixiante para ganhar vantagem, aguentaram a resposta de um Académico personalizado e confiante ainda na primeira parte e acabaram com as dúvidas na segunda. O Bicho foi duro de roer, mas o Dragão foi ainda mais forte.

Entrada à Porto, reposta de viriato e…

Sérgio Conceição tinha avisado na conferência de imprensa de antevisão à partida que encarava esta meia-final como se fosse um jogo de Liga dos Campeões. Ora, as palavras podiam ser só isso mesmo, mas a entrada comprovou que o FC Porto não estava para brincadeiras e estava avisado para a qualidade do Académico de Viseu, que vinha de uma série de 20 jogos sem perder. Foram, sobretudo, 15 minutos em que os azuis e brancos asfixiaram os viriatos.

�Catarina Morais / Kapta +
Logo a abrir, Namaso mostrou ao que vinham com um remate perigoso e, pouco depois e na sequência do primeiro de vários ataques perigosos provenientes da direita do ataque portista, chegou o primeiro golo da partida. Marcou Stephen Eustáquio, quase sem querer, assistido por Veron. Os adeptos do FC Porto gritaram golo pela primeira vez e ameaçaram novo grito outras duas vezes, à passagem do primeiro quarto de hora. Porém, o poste negou o golo a Pepe e Soufiane Messeguem, quase na linha de baliza, negou o golo a Namaso.

O Académico tinha merecido muito elogios por parte de Conceição na antevisão, mas só os começou a justificar a partir dos 20 minutos. Foi aí que a defesa estabilizou, as recuperações a meio-campo começaram a surgir e Famana Quizera começou a aparecer no jogo, aproveitando o espaço concedido pela defesa subida dos dragões para criar perigo, tanto através de lances individuais que concluiu com remates perigosos como de passes para a velocidade de Ott ou à procura de André Clóvis. Apesar da boa resposta, o FC Porto aguentou a pressão – pelo meio até voltou a ameaçar o golo num lance de contragolpe – e o resultado não sofreu alterações até ao intervalo.

 …dois golpes finais

A segunda parte teve novo bom início do FC Porto, que ameaçou o 2-0 golo aos 49 minutos e só não festejou graças a mais um corte milagroso, desta vez de Rafael Bandeira. O momento, todavia, era distinto dos 15 minutos iniciais, algo que, de resto, não se repetiu no jogo. Ainda assim, era de superioridade portista e culminou mesmo no 2-0. Já depois de mais um grande corte, agora de André Almeida, João Mário descobriu Namaso sozinho na grande área com um belo passe e o avançado, que estava em jogo devido ao mau posicionamento de Bandeira, finalizou de forma exímia.

Adeptos do Académico encheram bancada e fizeram-se ouvir �Catarina Morais / Kapta +
Estava feito o 2-0, para tranquilidade de Sérgio Conceição e dos seus jogadores. Até porque, para além da vantagem óbvia no marcador, o golo também travou que o Académico voltasse ao nível que apresentou na segunda metade dos primeiros 45 minutos e, consequentemente, afastou uma possível surpresa. André Clóvis ainda rematou ao lado numa tentativa de resposta, pouco depois, mas não tardou até que chegasse o golpe final. Foi através de Bernardo Folha, num lance infeliz de Arthur Chaves, que chegou o 3-0.

Agora sim, a partida estava decidida. Os últimos minutos ainda trouxeram um esforço final por parte do Académico, mas até foi o FC Porto quem ficou mais perto de aproveitar o espaço deixado livre pela equipa de Viseu e de chegar ao quarto golo na partida. O marcador, porém, não voltou a mexer e o FC Porto carimbou mesmo a passagem à final da Taça da Liga.

U Quarta, 25 Janeiro 2023 - 19:45
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Rui Costa
3-0
Stephen Eustáquio 7'
Danny Namaso 66'
Bernardo Folha 79'
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Lotação23 888
Medidas105x68
Inauguração1958
FaseMeias-Finais
Lances Capitais
GOLO FC Porto!
Stephen Eustáquio marca
Stephen Eustáquio marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Stephen Eustáquio marcou o seu 6º golo na equipa (36 jogos)
66´
GOLO FC Porto!
Danny Namaso marca
Danny Namaso marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
79´
GOLO FC Porto!
Bernardo Folha marca
Bernardo Folha marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Bernardo Folha marcou o seu 1º golo na equipa (7 jogos)
A Chave

Golo de Danny Namaso, aos 66 minutos: a resposta positiva do Académico deixou ainda mais em aberto um jogo em que a vantagem portista era de apenas um golo, mas o 2-0 veio trazer outra tranquilidade e travou o ímpeto dos viriatos.

O Árbitro

Arbitragem positiva para Rui Costa, com exceção de um lance. A entrada dura de Rafael Bandeira sobre João Mário mereceu o cartão amarelo, mas ficam dúvidas se não merecia mesmo o vermelho. Aqui, o VAR também tem responsabilidade, uma vez que não chamou à atenção do árbitro da AF Porto.

O Melhor
Apoio viseense

Mesmo sem a certeza dos números, a perceção visual e auditiva deixou bem clara a grande quantidade de adeptos que viajaram de Viseu para encherem praticamente uma bancada do Dr. Magalhães Pessoa. Ao contrário do que acontece em quase todos os jogos das provas nacionais, em que a equipa grande joga sempre em casa, desta vez não faltou apoio ao Académico, num dos momentos mais bonitos da final-four desta Taça da Liga.

O Pior
Dores de crescimento

Apesar da boa resposta do Académico, sobretudo na primeira parte, a verdade é que tanto o 2-0 como o 3-0 nascem de erros individuais - Bandeira não respeitou a linha de fora de jogo e Arthur cortou a bola contra Bernardo Folha junto à pequena área. São dores de crescimento naturais de uma equipa jovem, mas tiveram um impacto importante no resultado final.

Forma
FC Porto
2022/2023
32J
24V
4E
4D
82-20G
Académico de Viseu
2022/2023
27J
14V
9E
4D
53-35G
Sabia que...by playmaker stats
O Académico de Viseu voltou a perder, 20 jogos depois: não perdia desde setembro
Ao 27.º jogo da época, o Académico de Viseu não marcou qualquer golo pela 1.ª vez
Pais e filhos que marcaram pelo FC Porto:
Domingos Paciência e Gonçalo Paciência
António André e André André
Sérgio Conceição e Francisco Conceição
António Folha e Bernardo Folha
Nos 5 jogos disputados nesta edição da Taça da Liga, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, 2 golos
FC Porto vai disputar a final da Taça da Liga pela 5.ª vez (2010, 2013, 2019 , 2020 e 2023): ainda procura o 1.º título na prova
3 anos depois, o FC Porto volta a disputar a final da Taça da Liga
6.º jogo entre FC Porto e Sporting na Taça da Liga ? os dragões nunca ganharam: somam 2 derrotas e 3 empates (com 2 derrotas no desempate por grandes penalidades)
Definida a final da Taça da Liga 2022/23: Sporting e FC Porto vão lutar pelo troféu

Fotografias(45)

Allianz Cup: FC Porto x Ac. Viseu
Allianz Cup: FC Porto x Ac. Viseu
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
ACADÉMICO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
XP
MisticaEncarnad a
2023-01-26 12h36m por xptoz
O jogo de futebol, parecendo que não, é recheado de duelos individuais. A tarefa do João Mário é ganhar os seus, como de qualquer jogador. Quer isto dizer que, se o João ganhar os seus duelos, criará desequilíbrios. O Sporting pode sempre anular colocando o João em situação de 2x1, mas aí está a abrir espaço para outros jogadores.
Daí o futebol ser tão interessante taticamente, há jogadores que por vezes têm de ser anulados com situações de 2x1 ou até mesmo 3x1. Depois compet...ler comentário completo »
xptoz
2023-01-26 10h40m por MisticaEncarnada
O Sporting, coletivamente, se fizer uma boa exibição, pode "anular" o jogo do João Mário e ele é o mesmo jogador. As exibições individuais dependem sempre do coletivo e vice-versa. E também dependem da forma como o adversário consegue anular ou não alguns jogadores.
Recordo um caso muito conhecido que até penso que foi numa meia final ou quartos de final de Champions em que o Pirlo não fez qualquer diferença no jogo porque o Ferguson montou uma estratégia para que tal não aconteces...ler comentário completo »
GS
FC Porto 3 Académico de Viseu 0
2023-01-26 10h38m por GSCGrandeamor
Vitória natural e esperada da equipa que tinha a obrigação de ganhar, simples.
O Académico tentou fazer o melhor possível e até nem esteve mal, olhando às diferenças, até gostei. O Jorge Costa é um ótimo treinador e seria muito bom ver o clube na I Liga.
Sobre o FC Porto, vamos ver se será desta que conseguem levantar o Taça da Liga.

Saudações
FCP
2023-01-26 08h37m por moumu
Tornaram fácil mas o Viseu está na 2ª liga e a prioridade é a liga para subir ou tentar, Vamos ver se o FCP levanta a taça da liga, ainda bem que mudaram o formato, é escusado fazer tantos jogos.
Este Porto
2023-01-25 23h12m por MasterF
Mais perigoso do que parece. Vamos ter dificldades no sabado, principalemente se jogarmos com o Esgaio de inicio. O meio campo vai ser importante tambem, Ugarte tem k estar perfeito
xptoz
2023-01-25 23h05m por sonyec
Ah pois, os jogadores do Porto sempre a fazerem se as faltas o, árbitro a não deixar jogar e fizeram faltas e faltas reincidentes e nada, o Messeguem faz 3 faltas e leva amarelo, etc etc. . Mas lá está, só vêem para o vosso lado. . Parabéns pelos 2 grandes golos de ressalto. No Fontelo a história pode ser outra
XP
sonyec
2023-01-25 23h02m por xptoz
Lamento se o caríssimo não tem os olhos abertos. Qualquer pessoa sem palas vê perfeitamente que o que eu disse é verdade. Basta até ler ali o cantinho do zerozero, mas quem tem tamanhas palas certamente não leu isso.

Na 1ª parte o toro faz uma entrada tardia sobre o Otávio, o árbitro deu lei da vantagem. Ficou o amarelo por mostrar, que mais tarde seria o segundo. Na 2ª parte, semelhant situação, mas o cartão foi mostrado ao Eustáquio. Eu sei que tal diferença de critér...ler comentário completo »
Jogo
2023-01-25 23h00m por Redfoo_16
Positivo, faltou algum controlo mais na 1 parte mas também tivemos várias ocasiões para sair mais descansados para o intervalo. Gostei das mexidas na frente, temos muita opção de qualidade na frente.
O melhor foi João Mário mais uma vez, os 3 golos foram de passes vindos dele. Podia ter saído mais cedo para estar mais fresco para sábado.
Os próximos dois jogos podem definir muito desta época e são num curto espaço de tempo. Mas para já, ganhar sábado.
albinoo
2023-01-25 22h57m por Redfoo_16
Verdade amigo, ainda na época passada na Taça tivemos adversários fáceis como o Benfica ou o Sporting Lisboa antes da final. Tudo feito para os mesmos
XP
Vitória indiscutível
2023-01-25 22h31m por xptoz
15 minutos de grande qualidade, mas a equipa baixou a intensidade de forma impercetível e permitiu ao Académico crescer no jogo e aproximar-se na área, mesmo sem criar grande perigo. A quantidade de passes falhados na primeira fase de construção foi muito grande, algo que não pode acontecer. Sempre que a bola entrava nos médios era uma auto-estrada, dado que existia uma imensidão de espaço entre linhas, raramente aproveitada.

De realçar uma arbitragem muito negativa de Rui...ler comentário completo »
simon padoin
2023-01-25 22h23m por thiagobraga798
se o Porto não ganha a este Sporting mediocre e que vai entrar com 10 , entao nunca mais ganha.
FA
Jogo
2023-01-25 22h13m por falcaoimperdoavel
Muito interessante de se seguir, tomara haver na primeira liga mais equipas como este Académico, muito bem organizado e com princípios de jogo estudados. Enquanto portista, não gostei muito da primeira parte, até aos 15 minutos aproveitamos bem o nervosismo do Viseu, mas a partir daí, perdemos o controlo do jogo e não conseguimos passar a pressão a meio campo. Na segunda parte corrigimos, obrigamos o Viseu a ter a bola para sermos nós a pressionar de forma equilibrada e com a quebra fís...ler comentário completo »
JS
Não vou falar muito do jogo
2023-01-25 22h10m por jsilva77
Uma vez que a vitória foi justa e de encontro àquilo que seria o espectável e lógico . . .

Gostaria sim de deixar uma palavra para este Académico de Viseu e o seu treinador, Jorge Costa . . . Entraram mal no jogo, é certo, sofreram um e podiam ter sofrido dois ou três, mas . . . A equipa transfigurou-se a partir dos 15 / 20 minutos e jogue de igual para igual com o Campeão Nacional, muito bem mesmo, excelente trabalho do Jorge Costa, que apanhou uma equipa de rastos e t...ler comentário completo »
Jogo tranquilo
2023-01-25 22h04m por OJaime_Pacheco
Como tinha esperado.
O Viseu raramente causou problemas.
Jogo de gestão , sem qualquer tipo de desgaste extra e deu para poupar Taremi e Galeno para Sábado.

Agora espero que finalmente ganhemos a taça da carica.
É que isto já tem 20 anos e nós ainda sem uma é um pouco vergonhoso.
Previsível mas azar também
2023-01-25 22h02m por sonyec
Entraram nervosos e sofremos 2 golos com azar. . Fizeram um bom jogo, mas o Jorge Costa podia ter arriscado mais um pouco e ter metido um ponta de lança para ajudar o Clovis. Uma arbitragem de caca com um árbitro apitar tudo que era para o Porto, jogadores do Porto sempre a fazerem se as faltas e o árbitro a não deixar jogar. . É mais do mesmo, arbitragem fraca
Académico
2023-01-25 21h57m por academico23
Estou orgulhoso da equipa, fizeram um bom jogo, até melhor do que eu estava à espera. Mas claro que o Porto é muito superior e acabou por ganhar com naturalidade.
Precisamos de melhorar a finalização, hoje foram muito precipitados e acabaram por não aproveitar alguns ataques por rematarem de muito longe para a bancada. E em dois dos golos do Porto a defesa está mal alinhada, o que faz com que os jogadores do Porto não fiquem em fora de jogo.
Mas enfim, deram tudo em campo...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...