placardpt
    Médio turco deixou duras críticas

    Kokçu desiludido no Benfica: «Desde o início que nunca me fizeram sentir importante»

    2024/03/16 10:10

    Numa entrevista aos neerlandeses do De Telegraaf, o médio turco Orkun Kokçu deixou duras críticas ao Benfica e à forma como foi tratado desde a sua chegada à Luz, mostrando o seu claro descontentamento.

    «Não, não era o que eu esperava. Houve muita coisa que aconteceu no mercado de transferências no verão passado, fiz uma escolha consciente pelo Benfica com a ideia de que este era o melhor passo na minha carreira para me desenvolver ainda mais em todas as áreas. Isso aconteceu apenas em parte», começou por dizer.

    «Tive que seguir para a seleção turca imediatamente após contrato. Uma apresentação no estádio? Não, não, tudo foi bastante rápido. Não pensei muito nisso durante o verão e também sou bastante modesto por natureza. Claro que vi como outros jogadores foram colocados em destaque em Portugal e em outros grandes clubes. Isso cria um certo status. Desde o início que nunca me fizeram sentir importante. Nem pelo treinador! Mas não sou o tipo de pessoa que bate o punho na mesa ou faz exigências, mas talvez tenha sido modesto demais justamente pelo papel que ele me deu...», acrescentou, sobre ter sido a transferência recorde do clube e não ter tido a devida apresentação.

    Kokçu comentou ainda o que Roger Schmidt lhe disse aquando da sua contratação: «Que teria uma função semelhante à que tinha no Feyenoord, onde defini as linhas de passe e os rumos do campo e sempre quis jogar para a frente. Mesmo que eu tivesse de perseguir e derrubar toda a defesa do adversário. Eu seria um jogador importante para ele, o clube também me disse o mesmo. O treinador não precisou de falar muito sobre o que pretendia de mim. Pareceu-me bastante lógico como deveria jogar no Benfica. Eu senti mais: ele [Schmidt] sempre me viu nos Países Baixos, joguei ótimas partidas contra ele, 'saberá o que fazer com minhas qualidades', pensei.»

    «Sou um tipo de jogador de futebol mais eficiente para uma equipa se me derem liberdade. Quero dar muito mais à equipa. Na temporada do campeonato com o Feyenoord e em todos os jogos europeus com o Feyenoord estive melhor. Mesmo durante o Ramadão, como agora. Isso não me afeta. Schmidt prende-me demasiado a todo o tipo de tarefas [defensivas]. E isso não é necessário se quiseres mesmo rentabilizar as minhas qualidades. Eu consigo encontrar soluções no campo, penso à frente, sou conhecido pelo meu passe em progressão. Mesmo esta época, a estatística sublinha isso mesmo. Ainda posso significar muito mais para o Benfica, talvez seja aí que reside uma parte da minha frustração», comentou ainda, sobre o seu papel mais defensivo esta época.

    «Ser substituído diversas vezes deixou-me com raiva e dececionado. Naqueles exatos momentos, sabia que poderia significar muito para a equipa», concluiu.

    Turquia
    Orkun Kökçü
    NomeOrkun Kökçü
    Nascimento/Idade2000-12-29(23 anos)
    Nacionalidade
    Turquia
    Turquia
    Dupla Nacionalidade
    Países Baixos
    Países Baixos
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(51)

    Liga Portugal Betclic: Farense x Benfica
    Liga Portugal Betclic: Farense x Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Kokcu
    2024-03-19 00h09m por jorgemartins575
    Houve também um aspecto que escapou a alguns, ele no Feyenoord também jogava a 8 e adivinhem quem era o parceiro dele ao lado quando jogaram juntos no Feyenoord? Aursnes isso mesmo, só que neste momento há um jogador no Benfica que se está a assumir no meio campo que é o João Neves
    E vendo bem as coisas apesar de concordar com ele sobre a parte das tarefas defensivas a que se refere ele também já jogou noutras posições mais á frente do meio campo como no lago esquerdo e ai também nao re...ler comentário completo »
    AmoFutebolAmoSL B
    2024-03-17 11h37m por Benfiquista_N10
    O problema é que ele fala de boca cheia, quantos jogos ele fez este ano pelo Benfica? Quantas oportunidades teve? Tudo bem que jogou numa posição mais recuada, mas esforçou se para render? Não, mesmo jogando na sua posição, não vale nem metade do dinheiro que foi pago e nem deslumbra. . . Agora se começar a jogar mais à frente e começar a justificar o dinheiro pago, ai meto a viola no saco e pedirei desculpas, mas até à data, ele devia ter ficado calado que tem um colega na sua equipa qu...ler comentário completo »
    SLB. . .
    2024-03-17 11h23m por AmoFutebolAmoSLB
    Rui Vitória, B. Lage, JJ. . . quem estava no balneário, cujos adeptos, dia após dia resmungavam sobre profissionalismo, caráter, postura, etc. . . ?!?

    Pizzi, André Almeida, Grimaldo, Rafa. . .

    Pois. . . algumas das papoilas saltitonas já foram, mas entretanto outras chegaram, para juntar às que ainda foram ficando.

    E depois, uma cesta de maças fresquinhas se tiverem uma ou duas maças podres, o que acontece. . . ?

    O...ler comentário completo »
    Circo
    2024-03-17 05h02m por solidsnake16
    3 paginas de comentários? O circo já chegou.
    Kokçu
    2024-03-16 21h35m por MisticaEncarnada
    Tem muita razão no que diz sobre o Schmidt acerca de jogar fora da sua posição e não tirar o melhor dele (é assim com ele e outros).
    Agora, dois pontos:
    - em 1º lugar, não tem de se queixar do clube em si porque já lhe paga e bem
    - em 2º lugar, todas as declarações, incluindo sobre o Schmidt (mesmo que tenha toda a razão do mundo nesse aspecto) são escusadas, porque coloca em causa os interesses da equipa e do clube, seja em que fase da época for, quanto mais nesta fase com todos os títulos em aberto.
    ZH
    Ispeaksempolemi cas
    2024-03-16 21h17m por zhar
    E quem sabe se não se expressou la dentro? quem diz que isto não é o resultado de 8 meses de frustração e de casmurrisse e incopetencia enorme do treinador e estrutura do benfica? como referi. . o caso do kokcu está longe de ser o unico . . não na entrevista mas um balneario podre e toda a estrutura sem mão para os controlarem. . . foi assim nos tempos do vitoria , foi com o lage , com o jj e agora com o schmidt. . . indo a um caso bem recente mais a norte. . quem fez a cama ao carmo? foi...ler comentário completo »
    Augusto_SLB
    2024-03-16 20h39m por AngelEyes
    Lembro-me que isto aconteceu com o Cebolinha há uns anos atrás tbm. O que se passa com o nosso clube? O Rui Costa tem que vir esclarecer os adeptos e não pode vir com falinhas mansas. É preciso ter pulso, pq senão vamos andar sempre neste registo.
    Augusto_SLB
    2024-03-16 20h06m por moumu
    Não é só demérito o SLB ganhou uma larga vantagem na 1ª metade da época transacta, viu-se um pouco à rasca para a manter mas bastou e prontos.
    Zhar
    2024-03-16 19h53m por Ispeaksempolemicas
    O jogador até pode ter toda a razão do mundo e até o percebo nalguns pontos mas se todos que não se sentem bem reclamarem para a imprensa do que vai ser o Benfica? Mas isto é um clube profissional ou é uma baderna? É lá dentro que tem que expressar onque sente e não na imprensa para todos verem. . . como que defendem isto? Não entendo.
    Kokçu
    2024-03-16 19h40m por danimoura
    Declarações infelizes. . .
    Ele não tem que se sentir importante, num grupo todos devem ser importantes, se um se acha mais que os outros têm de ser encostado. Tendo o Luisão (e mesmo o Rui Costa, apesar de que ele sempre teve um lugar especial na admiração dos adeptos benfiquistas) deveriam ser os primeiros e lhe dar uma valente reprimenda.
    Depois, o treinador saberá melhor onde acha que ele melhor pode ajudar a equipa. . . Hoje em dia confunde-se muito o papel dos jogadore...ler comentário completo »
    PotentEagle
    2024-03-16 18h34m por AngelEyes
    Era o melhor a se fazer. Os níveis de toxicidade e artificialidade dentro do nosso clube andam altíssimos e parece que andamos a viver loops e deja vus todos os anos. Conseguimos transformar o bom em mau e o mau em horrível.
    Agora a serio
    2024-03-16 18h31m por Ronaldinho-gaucho
    Nao interressa se o homen tem ou nao razao no que diz.
    Com um treinador a serio teria um castigo pesado
    Tudo bem ele achar que noutra posiçao ou com outras tarefas ele se sai melhor mas quem comanda a estrategia "da equipa inteira" é o treinador.
    isto é afronta nao só ao treinador como ao clube, alguns treinadores nao admitem que os jogadores digam isso cara a cara e muito menos numa entrevista.
    Devia era esforçar para se adaptar a nova tarefa ou a nova posiçoes a...ler comentário completo »
    ZH
    Benfica
    2024-03-16 18h25m por zhar
    A sorte do Bruno Guimaraes foi que o lyon se chegou a frente e bateu forte e rapido senão tinham-lhe feito o mesmo que fizeram ao weigl e estão a fazer agora ao kokcu. . . compram jogadores que não cabem minimamente no que as equipas precisam e mandam-nos la para dentro "safa-te!!!"
    Vlachodimos 2. 0
    2024-03-16 18h21m por PotentEagle
    Enfim. Que clube absolutamente ingovernável. Desisto. Façam uma limpeza de alto a baixo e um rebranding. Isto desde 2017 que é um forrobodó sem solução simples à vista.
    Kokuc
    2024-03-16 17h58m por ago
    Não deveria ter dito publicamente, estás coisas têm de ser resolvidas dentro do balneário.
    Mas dou razão ao kokuc , Schmidt não coloca a onde o turco rende mais.
    Existe colocar Rafa e João Mário.
    Kokuc têm que jogar a 10 , e Rafa numa linha.
    Sr. Schimdt
    2024-03-16 16h56m por Tobin
    Agora vamos ver se o homem tem pulso no balneário ou não.
    RI
    Kokcu
    2024-03-16 16h41m por river_shannon_is_bac
    Atenção que este tipo de entrevistas não é novidade nenhuma, não vale a pena dizer que "antigamente não havia nada disto", o próprio Jordão que era muito discreto quando jogou no Sporting e foi treinado pelo Malcom Allisson deu entrevistas a criticá-lo porque não o colocava a jogar. . . obviamente que o Jordão é incomparável a este rapaz mas percebem o princípio.
    ZH
    kokcu
    2024-03-16 16h40m por zhar
    So naquela. . quanto a defender. . é completamente diferente jogar no meio campo a 3 como joga o feyenoord e vir jogar para um meio campo a 2 que os 4 da frente não correm para tras e os laterais são adaptados. . . é realmente pedir o mundo a quem não estava habituado e tem uma mentalidade mais ofensiva. . . o aurnes e o neves são completamente diferentes. . .
    ZH
    kokcu
    2024-03-16 16h36m por zhar
    Primeiro. . . tudo o que diz é verdade. . o treinador é um banana que não tem mão nenhuma nas prima donas que teem que jogar todos os jogos os 90 minutos. . . que diga-se não é caso virgem no clube. . . é problema habitual formarem-se pequenos grupos no balneario do benfica que depois fazem jogos de poder la dentro. . . e os treinadores não teem mão neles. . . depois. . . estoira-se 30 milhoes para contratar um jogador para o por fora da posiçao dele? ou as necessidades do plantel era um ...ler comentário completo »
    Kokçu
    2024-03-16 16h24m por Taument_da_Silva
    É incompreensível que venha a público dizer estas coisas, para mais quando finalmente o Schmidt começou a apostar mais nele a 10 (se bem que ainda a espaços, mas com a saída do Rafa seria titularíssimo no ano que vem). Belo caso bicudo que temos em mãos. . .

    E é lógico que não está talhado para ser um 8, se o objectivo era tê-lo para substituir o Enzo então foi uma contratação completamente desastrosa (mais valia termos ficado com o Chiquinho). Mas vir a público mandar vir com o treinador e o clube com a época a decorrer é de loucos.
    HA
    Kokcu
    2024-03-16 15h26m por Halibut
    O Roger até pode fazer o que quiser agora, no final da época deverá sair, é um Treinador limitado, ganhou um campeonato por demérito dos rivais e isso viu-se no fim da época transata.
    Kokçu
    2024-03-16 15h23m por JamaicaNN
    Não disse mentira nenhuma é um 10 puro adaptado á função de 8. . . Ele poderia render muito muito mais na posição onde o Rafa joga. Embora seja um grande jogador ainda não entendi a sua contratação se era para 8
    Kokçu
    2024-03-16 15h19m por BurroDeBancada
    Sobre ser suplente, que se aguente, com a profundidade do nosso plantel há muitos craques regulares que vão ter de abancar de vez em quando. De resto, só disse verdade. É óbvio que Schmidt está a tentar fazer dele de Enzo; e é verdade também, que Kokçu não é apto para essa função: se Schmidt quer um Enzo, que olhe para o João Neves. Quando jogou a 10, Kokçu sempre mostrou que é aí que se sente a jogar de forma natural e onde se extrai o melhor dele, claramente dos jogadores mais difere...ler comentário completo »
    Li os comentários
    2024-03-16 14h25m por AngelEyes
    E reparei que houve muita gente a interpretar mal o que o Kokçu disse sobre defender. Ele no Feyernoord tinha dois extremos que ajudavam nas tarefas defensivas e ele próprio o fazia também, só que com moderação, mas é com mais liberdade que ele joga o seu melhor futebol. Andei esta época toda a dizer isso. Para ter o Kokçu no onze, não podemos ter jogadores dos lados que façam zero sem bola. Querem cascar nele por dizer isto, mas o que ele está dizer faz todo o sentido e se ele não rende...ler comentário completo »
    Esqueci-me
    2024-03-16 14h14m por AngelEyes
    de referir que o timing está longe de ser o certo, mas como estamos à beira de uma paragem no calendário para as seleções jogarem, acredito que isto não vá fazer assim tanta mossa. Pelo menos é o que eu quero acredita, vamos ver.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    CDM 2-1 OLI em direto!
    GOLO UD Oliveirense!João Paulo marca Acompanhe aqui o CD Mafra x UD Oliveirense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    GU
    Gunty 27-04-2024, 09:57
    mario1953 27-04-2024, 09:47
    mario1953 27-04-2024, 09:32
    zlatan_21 27-04-2024, 09:20
    mario1953 27-04-2024, 08:52
    CO
    Convocado 27-04-2024, 08:11
    moumu 27-04-2024, 06:48
    moumu 27-04-2024, 05:52
    moumu 27-04-2024, 05:50
    moumu 27-04-2024, 05:48
    moumu 27-04-2024, 05:46
    moumu 27-04-2024, 05:45
    moumu 27-04-2024, 05:43
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:14